O OneDrive já sincroniza e protege as pastas principais do Windows 10
Os serviços cloud, que eram inicialmente apenas repositórios remotos de ficheiros, têm ganho novas funcionalidades e são hoje uma ferramenta única para a realização de backups e de sincronizações. Esta é uma evolução natural e que todos recebem de bom grado.
Por isso mesmo o OneDrive tem novidades importantes para todos os utilizadores do serviço. Com o OneDrive Folder Protection os utilizadores podem agora salvaguardar as principais pastas do Windows e até sincronizá-las com outros computadores.
O OneDrive Folder Protection não é uma novidade no universo Windows. Há já bastante tempo que este serviço de sincronização das principais pastas do sistema está disponível para os utilizadores empresariais, tendo agora sido aberto a todos os utilizadores do Windows 10 e do Windows 7.
Com esta novidade, o OneDrive Folder Protection, os utilizadores vão poder sincronizar e proteger as pastas principais do Windows, enviando-as para a cloud da Microsoft. A cada alteração, quer seja a eliminação, alteração ou criação de um ficheiro, este será novamente sincronizado e atualizado.
As pastas que o OneDrive Folder Protection cobre são Documentos, Ambiente de Trabalho e Imagens, ou seja, as principais associadas ao utilizador. Também ao ter estas pastas no OneDrive, estas podem ser sincronizadas com outras máquinas ou repostas em caso de problemas com qualquer dispositivo.
A configuração do OneDrive Folder Protection é muito simples. Basta aceder ao ícone do OneDrive da barra de tarefas e, com um clique do botão direito do rato, escolher a opção Definições no menu de contexto que será mostrado.
De seguida, devem escolher o separador Guardar Automaticamente e carregar no botão Atualizar pastas. Na nova janela vão ser mostradas as pastas a sincronizar e o processo começa com o carregar no botão Iniciar proteção.
Esta é agora a forma mais simples dos utilizadores terem os dados das suas máquinas salvaguardados e protegidos contra a sua perda ou ataques de ransomware. Com o OneDrive Folder Protection tudo se passa de forma transparente e sem qualquer problema.
A dica para quem não usa o OneDrive
Este artigo tem mais de um ano
Algo que o “Google Drive já faz algum tempo”
E?
E é anormal a própria demorar mais que os de “fora”, a executar o que lhe compete. Tempo é vida e dinheiro.
Não é … E
É isso ai, Ikon.
Ser pioneiro não é ser melhor.
Testei em Windows 7 e nada.
“tendo agora sido aberto a todos os utilizadores do Windows 10 e do Windows 7.”
Atualiza para a mais recente versão do OneDrive
Instalei num laptop para ajudar um familiar (win7) mas não tem ainda essa opção. 🙁
Continuei a fazer isso com meocloud – muito bom
O OneDrive deve ser extremamente complicado de comprometer num ataque de ransomware minimamente elaborado…
Realmente não vejo nisto grande avanço, principalmente para quem usa discos diferentes e prefere ter ficheiros como imagens e documentos fora das pastas de utilizador.
Existe uma má interpretação para os objetivos pelo qual foram desenhados os conceitos de cloud tal como a dropbox e/ou onedrive.
Não serve para serem utilizados como disco suplementar mas sim de suporte. Ou seja. Muitos utilizadores usam estas drives como forma de enviarem para lá ficheiros e acederem em qualquer parte do mundo. Se bem que também funciona, o conceito é diferente.
Os ficheiros devem ser copiados/criados/mantidos nas pastas dos nossos computadores e usar as drives como forma de backup e não ao contrário.
Só em casos muito específicos é que se deve fazer a gestão dos ficheiros com uma ligação a essas drives, tal como aceder externamente num computador publico ou diferente. Em todos os outros casos nem será necessário fazer login para usar esses serviços.
Não apanhaste o que disse, independentemente se é para usar como backup ou não, esta ferramenta visa facilitar a sincronização de determinadas pastas com a cloud, o problema é que o serviço acha que sabe que pastas são importantes, quando em muitos casos os utilizadores mantêm aquelas pastas estão vazias.
De resto, discordo do que dizes, resumir o serviço de cloud ao que referes é desperdiçar parte das características do serviço.
Algo que sempre me sempre me levou a questionar foi a razão pela qual alguns Thumbnails associados a programas de imagem, não aparecem nas pastas controladas pelo onedrive. Se as copiar para outra pasta fora do onedrive, o thumbnail já aparece sem problemas. Alguma sugestão?
Todas as pastas tem um dll container de thumbs chamado “thumbnails.dll”, oculto e protegido pelo sistema. Nessas pastas controladas, esse arquivo não existe e não é criado. Talvez seja isso….
Obrigado Eduardo. Vou verificar.
Verificado.
Coloquei todas as pastas visíveis mas não existe esse “dll”, nem mesmo nas pastas em que consigo ver o thumbnail.
Esse recurso deve ter sido abandonado no Windows 10
Isto já é possível há bastante tempo, ainda que de forma mais “manual”. Basta criar pastas dentro do OneDrive e remapear essas pastas de sistema (Desktop, Documents, Downloads, etc etc) para as novas pastas criadas (opção “Location” que se encontra nas propriedades das referidas pastas de sistema).
Boas,
Enquanto a MS não resolver o problema da lentidão ao aceder, que por vezes ataca os ficheiros dentro do OneDrive, dispenso. refiro-me a ficheiros de Office que ao abrir aparece uma mensagem de “a abrir ficheiro https://…”, em que parece-me o Office abre o ficheiro diretamente do servidor de SharePoint (o que esta realmente por trás do Onedrive) ao invés de o abrir o ficheiro local. o que é ridículo. ok, pode ser por causa da colaboração entre utilizadores, de que serve se á mesma o Onedrive tem outro problema que e criar versões duplicadas dos ficheiros quando este e usado em mais que um PC ou estão partilhados? e as vezes fica o office preso na função de autosave e o utilizador fecha quando ainda esta na fase de saving, o Office não avisa e vai tudo ao ar? O OneDrive precisa de uma seria revisão por parte da MS. para ja e para evitar este problemas a solução e tirar o auto save e tirar a opção de sincronização via Office.
Cumps,
Senhores da Microsoft. Voltem com o Win 7, ou acabem este 10, urgentemente, estão perdoados, o Windows 7 também é Microsoft, e merece ser acarinhado, por vós.
Não aparece esta possibilidade no onedrive actualizado (win7)
se o onedrive estiver vazio aquando da configuração acredito q sincronize, agora se já tiveres feito cópias “drag and drop” para lá das dita pastas quando vais a configurar isso acrescentam-te a string “-Cópia” ao nome do ficheiro… o q é uma valente confusão
Eu cá continuo sincronizar à antiga para evitar isso…
Uma boa porcaria de cloud!
Não aceita arquivos PST do Outlook mesmo que não estejam a ser usados, não carrega ficheiros com mais de 15Gb, dá-se mal com nomes de ficheiros acentuados, etc. e isto na versão empresarial, porque a doméstica é ainda pior.
Aqui a realidade é diferente e fico sem saber como chegaste a essa conclusão.
Tanto aceita esse tipo de arquivos como poderão ser utilizados em simultâneo com o Outlook a funcionar.
O limite de 15Gigas já deve ser porque ultrapassaste o limite contratado, de outra forma não tem sentido.