Big Data: Entrevista a Márcio Rebelo e João Brandão da Bosch
O armazenamento e tratamento de dados enfrenta hoje um grande desafio que se prende com o volume dos próprios dados, que está cada vez maior. As empresas têm que encontrar soluções e estruturas capazes de o fazer, para que consigam tomar decisões mais acertadas.
Com base neste pressuposto, o Pplware entrevistou dois engenheiros da Bosch, João Brandão, Data and Artificial Intelligence Engineer, e Márcio Rebelo, Data Analyst.
Entrevista Pplware: Big Data
O Pplware entrevistou dois engenheiros da Bosch, João Brandão, Data and Artificial Intelligence Engineer, e Márcio Rebelo, Data Analyst, que falaram de Big Data, dos desafios, das vantagens e ainda do trabalho da Bosch nesta área.
O que é o Big Data, que tipo de estruturas envolve, que tipo de ferramentas existem, de que forma o Big Data e estas ferramentas podem influenciar as decisões das empresas e o que é que a Bosch está a desenvolver atualmente, foram algumas das questões colocadas.
O Pplware agradece à Bosch a disponibilidade para a entrevista.
Este artigo tem mais de um ano
Muito pouco a vontade na entrevista, espero que sejam melhores engenheiros do que comunicadores!
Podiam ter preparado um pouco mais a entrevista para sair mais fluida e fácil de seguir. De qualquer forma acho que é de louvar a iniciativa e a disponibilidade dos entrevistados.
Este tipo de iniciativas que poe em contacto industria/público em geral/interessados na área deviam ser mais exploradas. Nesta área em concreto a https://www.datascienceportugal.com/ está a fazer um bom trabalho.
miguel, acho o teu comentário muito injusto. Não conheço o Márcio Rebelo nem João Brandão. Mas tenho a certeza que não existe uma pessoa que seja boa a fazer tudo. Se colocares um macaco a competir com um peixe a subir uma árvore, é óbvio que o macaco vai ganhar. A única excepção é se a árvore estiver dentro de água. Agora pensa.
Parabéns ao pplware, Márcio Rebelo e João Brandão pela entrevista.
Bom post e boa iniciativa. Como estudante universitário é sempre bom saber que tipos de mercados e respetivas especificações andam a emergir. Vou agora para o mestrado que, apesar de estar em Eng. Mecânica, gostaria de seguir a área de Data Science.
Olá Isaac, sugiro que sigas esta comunidade (e que faças parte dela) e que apareças nos diversos meetups (existem em 5 cidades).
Vê em https://www.datascienceportugal.com/ onde poderás aprender e interagir com pessoas ligadas diretamente a Data Science 😉
Obrigado!
Como diz o miguel era bom para a Bosch que sejam melhores engenheiros que comunicadores. Um texto pouco preparado, e pouco trabalhado, o que leva a um discurso confuso e atrapalhado, demasiados anglicismos e siglas, na maioria dos casos perfeitamente dispensáveis, demasiado recurso a lugares comuns e demasiadas repetições. Enfim, uma iniciativa interessante mas muito pouco eficaz mesmo considerando que se dirige a uma audiência “tecnicamente educada”.
Muito bom, Hadoop com Hive e Spark. Só faltava uma uma demozinha pra gente 🙂
Boa iniciativa e bom video. Continuem a trazer este tipo de conteúdos , principalmente com profissionais da àreas envolvidas.
BIG DATA, BIG DATA, give me a easy solution for different views of FPY (First Pass Yield)!
Após esta entrevista, BrgP/MOE2 – Manufacturing Operations and Engineering, fica confiante de que já se desenha uma solução.
Força, Drill down!