PplWare Mobile

A enigmática lâmpada que funciona desde 1901

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. R says:

    Não é teoria da conspiração. A obsolescência programada existe. É uma realidade do nosso estilo de vida.

  2. Dennis says:

    Interessante é o fato de ela ter alimentação eletrica tanto tempo sem interrupção

  3. migs says:

    “…e chega, este ano, à mesma idade da pessoa mais velha do mundo – Chiyo Miyako, do Japão, que completou 117 anos este ano.”
    O ano passado também chegou à idade do mesmo. E o ano anterior. E o anterior… 🙂
    Bom artigo, boa leitura.

    • Vítor M. says:

      Sim é um facto, mas a história também se escreverá daqui em diante e depois da também japonesa Nabi Tajima ter falecido em abril passado, aos 117 anos, a mais velha, também uma mulher, Chiyo Miyako conta agora com 117 anos e 3 meses 😀 a lâmpada parece querer escrever a história a cada uma destas pessoas que vai desaparecendo.

    • Asdrubal says:

      Algum dia há-de apanhar o senhor e ultrapassá-lo. 😉

  4. gui says:

    Claro que a obsolescência programada é um fato inegável. Essa lâmpada foi construída para durar muito e o seu filamento deve ser de um material muito bom e com resistência bem superior aos filamentos das lâmpadas industrializadas; sem contar com o fato que ela fica acesa permanentemente o que também influencia positivamente na durabilidade.

    • PeterJust says:

      Estão explicadas no artigo as razões para durar tanto e o material do filamento, se ler os palpites são redundantes. Em relação a acender e apagar, pode colocar qualquer lampada comercial permanentemente acesa, nenhuma chegará aos 20 anos garanto, quando mais 117…

      • gui says:

        Apesar de durar um tempo maior do que as lâmpadas comuns, na realidade ela praticamente já está apagada, pois dos 40 W iniciais, hoje ela só ilumina 4 W ou seja, apenas 10% do brilho original.

  5. pia says:

    A obsolescência programada existe no mundo dos androidetes que não duram 3 anos e quando duram acham que é muito ehheheh

    • Hugo says:

      Existe em praticamente tudo. É o consumismo. Os automóveis são um bom exemplo.

    • Renato Nismo says:

      tenho androidete de há 3 anos, redmi note 2,
      outro androidete de reserva de há 4 anos, LG L90,
      há pessoal que ainda usa LG G2 e One Plus.. quantos anos ?
      com o mesmo desempenho que o 1º dia da compra 🙂

      e apples nem 2 anos e faz isto.. obsolescência programada mais curta do mundo
      https://www.tecmundo.com.br/produto/125641-apple-desculpa-desempenho-iphone-bateria.htm

    • Luisa says:

      É, pode até ser que não durem tanto, mas depois de 3 anos em caso na empresa que os fez não querer mais enviar atualizações de segurança, correção de bugs e versões, basta que a pessoa instale uma rom alternativa, como LineageOS, RROS e terá atualizações por muito mais tempo que 5 anos e um smartphone que ainda vive como se fosse novo.
      Viu só? E depois de 5 anos usando o iPhone, o que acontece? Terás que comprar outro ou manter-se insegura e na lentidão, o próprio usuário @Renato já disse que a Apple deixa o smartphone mais lento como o tempo, de maneira proposital.
      Ao menos no mundo do Android tens opções. No mundo da Apple não tens nenhuma.

    • Renato Nismo says:

      eu em 2012/13 tive grande sorte e comprei lg l5 e huawei y300 a preço de chuva, ambos com 512mb de ram
      espetei custom rom de 4.4 kitkat que não havia no stock rom, a autonomia quase duplicou, a fluidez aumentou muito mais face a android 4.1 de origem

      quanto custou o iphone dessa época ? 600€. cá eu não gastei quase nada e depois ganhei mais na venda, foram anos a usar um dispositivo fluído sem estoirar a minha carteira.
      é por isso que pouco exploraram androids e ficaram a perder tudo. opções 😉

    • Renato Nismo says:

      antes desse ano adquiri um Sapo A5, também estava em promoção, também coloquei custom rom 2.3, e ganhou nova vida, fluído e autonomia só um pouco melhor.
      só que não gostava muito do 2.3 e da câmara fraca e autonomia inferior ao nokia symbian que tive, vendi a um amigo que ficou abismado para a época.. pois ele já não precisou de ir buscar iphone 4 4s

      e olha que o sapo a5 e telemóveis à volta de 7 anos atrás com stock rom eram mesmo.. mesmo.. uma valente porcaria. não fosse o nokia tão bom, já o tinha ficado.. e foi tão barato.

  6. sakura says:

    MagSafe um dos melhores conectores jamais fabricados seguro e praticamente sem falhas, pq foi descontinuado…$$$$$.
    obsolescência programada, bem há pro ai umas impressoras que tem isso implementado software.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/MagSafe

  7. Asdrubal says:

    Realmente li há tempos que houve a necessidade de criar lâmpadas com tempo de vida limitado, para obrigar as a compras repetidas temporariamente, senão as empresas produtoras de lâmpadas iam à falência por falta de compras ao fim de algum tempo.

    É interessante afirmarem que o processo de acender e desligar a lâmpada provoca desgaste da mesma, porque por várias vezes me aconteceu ao ligar uma lâmpada no interruptor, e no mesmo instante ela estoira.

  8. Manuel Pinho says:

    Artigo super interessante, até pela teoria da conspiração sobre os produtos terem uma vida útil limitada. A verdade é que comparando as televisões atuais com as dos anos 80 e 90, o seu tempo de vida útil é muito menor. E as lâmpadas led são uma boa treta, porque quer se compre de marca ou marca branca, a duração das mesmas é muito menor do que o indicado na embalagem. Pena essa empresa que concebeu essa lâmpada centenária ter falido, provavelmente a concorrência não apreciou as características da mesma (só mais uma teoria da conspiração 🙂

  9. Jose says:

    Vejam o filme zeitegeist……e tirem ilaçoes,abraço a todos

  10. EacHTimE says:

    Muito interessante esse documentário. Gostei bastante de o ver

  11. Carlos Pereira says:

    Quem procura por informação boa para alongar o conhecimento sobre obsolescência, aconselho que busquem sobre as meias de lycra, sua génese e alterações de práticas nos USA. É que não é teoria de conspiração nenhuma. É mesmo factual. E a história que refiro demonstra isso claramente.

    Se uma empresa criar um produto que dure a vida inteira, sem qualquer tipo de subscrição mensal/anual, como esperam que essa mesma empresa sobreviva ao fim de poucos anos?

    Obviamente que podemos discutir a ética de certas empresas em relação a diminuta obsolescência dos seus produtos mas a verdade é que sem ela, não tínhamos nem um centésimo do research and development existente no mundo actual. Com todos os negativos que isso podia eventualmente trazer a sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.