Gosta do Windows e do macOS? Então troque-os pelo Linux Deepin (3)
Depois da nossa rubrica de 10 tutoriais sobre o Linux Manjaro e de um conjunto de artigos com o tema “Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa“, o nosso próximo desafio é apresentar o Linux Deepin.
Esta distribuição, que reúne características do Windows e do macOS, tem vindo a evoluir significativamente e é hoje um sistema estável para uma escolha acertada. Vamos conhecer melhor esta distribuição.
No último artigo ensinamos aqui como pode instalar facilmente esta distribuição. O desafio de hoje é começar a apresentar algumas funcionalidades do sistema e vamos começar pelo Centro de Controlo. Como podem ver pela imagem seguinte, as opções aparecem do lado direito ao contrário de outros sistemas que apresentam todas as opções numa interface em separado.
Centro de Controlo - Quais as opções?
As opções disponíveis no Centro de Controlo são variadas e permitem personalizar o sistema em diversos aspetos. Carreando no botão superior direito, é possível expandir todas as opções. É possível realizar configurações ao nível do Ecrã, Rede, Som, Energia, atualizações do sistema, contas, etc.
Contas
Ao nível das contas, a partir do Centro de Controlo, é possível modificar o avatar associado, modificar o nome, mudar a password e configurar o sistema para o utilizador entrar no mesmo sem qualquer password. É ainda possível criar contas de utilizadores.
Ecrã
Relativamente ao ecrã, podemos definir a escala de visualização, a resolução, luminosidade e até existe uma opção para rodar o ambiente de trabalho.
Aplicações Predefinidas
Tal como o nome sugere, nesta opção podemos indicar quais as apps predefinidas para uma determinada ação. Por exemplo, definir o Google Chrome como o browser por omissão ou o Filme Deepin como a ferramenta principal para reprodução de vídeos.
Personalização, Rede e Som
Ao nível da personalização podemos definir Temas, definir o tipo de letra e até ativar efeitos das janelas. Relativamente à rede, podemos configurar as nossas interfaces de rede e até existe um cliente VPN e a possibilidade de configurar parâmetros caso existe um Proxy na rede. Nos Detalhes da Rede é possível ver um resumo de todas as configurações realizadas ao nível da rede.
É possível também a partir do Centro de Controlo controlar o Som dos altifalantes, microfone, fazer balanceamento entre colunas, etc.
Outras opções...
Existem ainda opções para configurar a data/hora, para as atualizações, para configurar as ações do rato, idioma, etc.Outra opção interessante é o Menu de Arranque que dispõe de uma interface de configuração bastante simples.
Num próximo artigo daremos a conhecer outras funcionalidades desta interessante distribuição. Se tiverem sugestões ou sugestões, deixem na zona dos comentários. O download desta distribuição pode ser feito aqui. Não esquecer que estes artigos são para iniciantes do mundo Linux.
Outros Tutoriais - Deepin
Este artigo tem mais de um ano
Se gosto do Windows vou trocar porquê?
+1. Realmente que raio de titulo. Se eu gosto do Windows porque haveria de trocar?
Nada os impede de gostar e mesmo assim trocar.
Eis um convite a uma nova experiência.
Gostas de arroz porque trocar? Gostas de 1 Jogo para quer jogar outros!? Gostas de uma loja para que ir a outra? Se assim fosse pela tua lógica Marques a maioria das lojas, software whatever tinha ido a falência!
Mas eu entendo-te pah, só comes arroz o ano inteiro é perfeitamente normal, ao final de contas se gostamos porque trocar o Arroz pela Massa, ou puré de batata!?
Com a maioria da mentalidade do pessoal que anda aqui, literalmente só o pessoal do hardware é que fazia dinheiro…
“Chapas código e querem que tu trabalhes de borla? Vai escrever um livro! Não sabes escrever em paragrafos? Vai plantar rabanetes!”
Porque se ficares preso somente a uma plataforma ficas retardado. Eu por exemplo, sou super fã do macOS mas reconheço a importância do Linux, do Windows e do BSD. É sempre bom dá-se chance a experimentar algo novo, vai que gostas mais do que gostava do outro e pensas: Nossa, por que eu não tinha experimentado isto antes, achava que o Windows era perfeito, mas descobri o Deepin e ele me satisfez!
Assustador é logo você falar isso…
Acredito que o autor quis dizer que se gostas de Mac ou Windows, não irá se decepcionar com o Deepin Linux. O Deepin irá satisfazer ambos os usuários, de windows ou Mac OS.
Já tinha pensado nisso por acaso! Nada contra estas rúbricas de trocar o Windows/Mac por Linux, mas confesso que este título é um bocado contraditório. Se fosse Não gosta do…
Mas passa a ideia 🙂
aprender mais um bocadinho ……
quando aprender vais ver que o wnidows não é tudo
https://www.google.com/search?q=xutos+e+pontapes+n%C3%A3o+sou+o+unico&source=lnms&tbm=vid&sa=X&ved=0ahUKEwi6n6_hh8DbAhXKsxQKHcu_Dg8Q_AUICigB
este link revela a minha identidade e isto não pode ser permitido por uma sociedade justa (info) so o OSS garante isso.
Um dos melhores Debian based para o user comum
Eu estou usando o Deepin neste momento e não troco por mais nada neste mundo (no meu desktop é claro), mas, no meu laptop tem o win 10 e como demora para atualizar este sistema, haja paciência. No meu laptop antigo o linux mint. Ora estou bem servido de sistemas e são os melhores do mundo na atualidade.
Gostas da tua mulher? Então troca-a pela amante!
Gostaria de usar o Linux mas não encontro á venda máquinas para correr o Linux. Alguém sabe onde se compram estas máquinas? Gartar um dinheirão com uma máquina para Windows e depois converter numa máquina Linux não é o meu objectivo!