Google revela um “cheirinho” do Android 3.0!
As novidades vindas do sistema operativo para dispositivos móveis da Google, o Android, têm estado em alta e motivos para se falar dele não têm faltado. Refiro-me, claro está, ao recente lançamento da versão 2.3 Gingerbread e do smartphone que o estreou, o Nexus S.
Na CES 2011, que está quase a terminar, foi revelado um preview do que será a próxima versão do Android, a versão 3.0 Honeycomb, pensada ao pormenor para os tablets.
Esta nova versão da plataforma Android tem uma interface totalmente renovada, concebida para dispositivos com ecrãs de maiores dimensões.
Contará com multi-tasking, notificações mais esbeltas, acesso a todo o Android Market, várias melhorias no browser (tabbed browsing, form auto-fill, sincronização de marcadores como Google Chrome e navegação em modo privado), aperfeiçoamento do home screen com implementação em 3D e widgets redesenhados e mais ricos.
Terá também acesso ao novo Google Maps 5.0, acesso a 3 milhões de eBooks e permite também usar Google Talk (chamadas de vídeo e voz entre contactos).
A sua keynote na CES 2011 fornece-nos mais alguma informação. O vídeo correspondente encontra-se abaixo.
O tablet usado para a apresentação foi o Motorola Xoom, equipado com um processador dual-core e um ecrã com resolução 1280x800.
Segundo a Gizmodo, caso se verifique o que disse Bobby Cha da empresa de tablets Enspert, a versão Honeycomb apenas funcionará em dispositivos com processador dual-core. O executivo da Korean Electronics diz também que inicialmente o Honeycomb será direccionado a tablets mais poderosos computacionalmente (requerendo o chipset Tegra 2 e um mínimo de 7" de ecrã).
Caso esta informação se verifique, a (quase) totalidade de tablets existentes no mercado não poderá actualizar para esta nova versão (caso do Samsung Galaxy Tab).
Será desta que o Android terá condições para rivalizar com o tablet da Apple?
Este artigo tem mais de um ano
O iOS está bastante maduro. Quem experimenta um iPAD não fica indiferente.
Gosto muito da plataforma android, vamos ver se os tablets Android vão “viciar” como o iPad.
Cumps
O ios esta maduro ao ponto de deixar os seus user sem ver conteudos flash…. o iOS focou-se sempre na aparencia e deixou a funcionalidade de lado…
videochamada no iOS? ate da pra rir isto…. alguem que me explique o que e que o facetime tem de inovador!!! e chegou em 2010!!!
O copy/paste… dois anos para sair!!!
multitasking… só em 2010…. lol…
A apple revolucionou com o touch e a fluidez dos menus…. o resto falhou redondamente…
Sabem pk e que o flash nao rula no ios?? pk isso tornava o seu broswer internet lento e nao ficava fluido!!! e se algo na apple nao for fluido, ja nao é fashion!!!
Mas com que raio é que a apple decide se eu posso ver flash ou nao?? eu é que sei se quero ou nao… por exemplo no android, o flash rula, por vezes engasga o browser, mas mais vale engasgar e ver, do que nao ver o conteudo!!! ahh, e tem sempre a hipotesse de se desligar o flash para quem nao quiser… ou seja, a decisao fica ao cuidado do usuario….
http://en.wikipedia.org/wiki/Troll_(Internet)
LoL nice touch!
És tão inocente.
Flash é lento, ultrapassado.
Até em terminais Android de topo, certas coisas correm lentas como tudo.
Para mais, flash não faz falta. O que publicidade em Flash que só irrita? Obrigado Adblock.
Youtube? Obrigado Apps de Origem.
Joguinhos? Market.
Flash não faz falta para ti! Para mim faz falta e não noto nenhuma lentidão exagerada… vejo tudo porreiro na mesma! A diferença é que vejo… acho que essa escolha devia estar do lado do utilizador, mas se para vocês é melhor o Steve decidir o que vocês podem usar ou não, para mim dá igual! 😉
se tens falta do flash.. deve ser para veres porno… get a girl! she make it better! 😉
concordo com algumas coisas, mas poder finalmente ver qualquer um vídeo por stream mesmo que não seja do youtube é um espectáculo.
infelizmente os anúncios em flash estragam a experiência toda :\
Gostei muito do que vi! O Android está a caminhar a passos largos para ficar o incontestável líder de mercado e um possível “stantdard” nalguns ramos (até já se começam a definir algumas normas de hardware para resolver os problemas que têm existido com a fragmentação). Com um hardware destes, a experiência de utilização tem de ser extremamente interessante mesmo se a plataforma não estiver muito optimizada.
Nota-se que é a plataforma que está a crescer mais rapidamente com um desenvolvimento muito acelerado e com muitas novidades interessantes. A interface está a acompanhar as tendências actuais e está muito superior à do iOS que na minha opinião mantém uma interface estável (o que é bom para alguns tipos de utilizador) mas que já se nota bem “desactualizada” e pouco moderna.
Além de que o que faz hoje uma boa plataforma, são os serviços associados a ela e a Google começa a ficar imbatível com a quantidade de serviços disponíveis. Quando tive um Android não gostei de estar preso a uma conta do Google mas se a Google continuar com a sua politica mais aberta do que a da Apple facilmente vai conseguir agradar a todo tipo de clientes que encontram limitações nos seus produtos.
A Apple vai perder bastantes potenciais novos clientes se continuar como está actualmente. Eu sou um deles que anseio por uma maturidade na plataforma Android de forma a deixar o iOS de vez. Falta ainda acrescentar que até o factor qualidade do hardware deixa de ser um ponto forte, visto que marcas com qualidade como a Samsung lançam cada vez melhores modelos.
Parace estar um software muito mais intuitivo que as adaptações actuais do Android para os tablets.
Agora falta saber se só irá correr com tanta fluidez nos dual core novos, cujos preços deverão ser pouco generosos…
Mas se isto correr num dos actuais tablets low cost que andam por aí, como o Huawei ou o ZTE, penso que será uma excelente opção.
Correr duvido…. deve “andar”…. lol….
Muito provavelmente se a comunidade assim o pretender, sao capazes de fazer uma room cozinha para os tablet low cost….
SamC, concordo plenamente contigo…. alias, eu diria que tiras-te me as palavras da boca… lol… esqueces-te foi de dizer uma coisa… a google para alem de estar a caminhar a passos largos para superar o iOS, não te esqueças que ainda tem outra grande vantagem….. e que qualquer utilizador pode ter acesso ao sistema android por cento e poucos euros ( SAPO A5 por exemplo ), ao inves da Apple… no minimo 500 euros!!! .
Para mim as três maiores vantagens do android perante o iOS, são :
Open source
Serviços google integrados ( e cada vez melhores 🙂 )
politica do google…
Errado… 399€ já tens um IOS com características bem melhores que qualquer SapoA5 ou algo que o valha…
http://www.radiopopular.pt/catalogo/detalhesproduto.php?idprod=19894
Qualquer das formas, infelizmente ainda não consegui nenhum telefone que consiga substituir o meu iPhone.
Será que vai ser desta?
exacto… pelo preço de um topo de gama android podes comprar um produto descontinuado 😀
Exactamente pelas razões que disse mais acima, de não conseguir encontrar nenhum telefone no mercado que consiga competir com o iPhone e acredita que já experimentei muitos (Topos de Gama) que não consigo perceber qual é o ponto em que se baseiam para fazer uma comparação.
Android é um sistema cheio de falhas, devido ao facto de que é feito para funcionar em todos os telefones…
Depois os fabricantes fazem as drivers e adaptações para que o sistema operativo possa funcionar naquele hardware…
Um pouco a semelhança do que já acontece com o Windows…
Depois é a borrada que se vê…
Para além disso, mesmo os programadores, tem algumas dificuldades em colocar as suas Apps a funcionar em todos os telefones, visto que o hardware é sempre diferente…tens o exemplo recente do AngryBirds…
No caso do iPhone, e daí é que vem aquele factor que referi acima de não encontrar nenhum telefone que consiga competir de perto com ele…
O software é feito para funcionar nele, todas as apps são trabalhadas e talhadas para funcionar nele, e se não forem compatíveis serão logo barradas a partida para não comprometer o sistema…
Outra das coisas, que me leva a não deixar o iPhone de maneira alguma…a Apple lança uma nova versão do iOS e eu posso logo descarregar e instalar sem truques nem complicações…nos dispositivos Android…tenho de estar a espera de que o fabricante se lembre de lançar o update…isto se algum dia se lembrar de o fazer…
Antes que digas que eu não sei do que estou a falar…por cá passaram…
iPhone 3G (Encostado por razões alheias a ele)
iPhone 3Gs (Actualmente)
HTC Hero (Encostado ao fim de 2Meses)
HTC Desire (Encostado ao fim de 1Mes e alguns dias)
HTC Legend (Encostado ao fim de 1Semana)
BlackBerry Bold 9700 (Actualmente)
Quando alguém me mostrar um telefone que me satisfaça tanto como o meu iPhone…eu troco sem problema algum…
Já o disse várias vezes, e o que prova que estou a falar a sério são os telefones que passaram por mim desde que comprei iPhone.
Não interessa a marca, não interessa o preço…trás-me apenas…qualidade….
iphone 3g … instalas os ultimos updates e ele fica extremamente lento …
Uff até fiquei preocupado:
http://www.thegalaxytab.com/2011/01/04/samsung-galaxy-tab-might-not-receive-android-honeycomb-update/
“The above rumors that Honeycomb was going to require a dual-core processor have been denied! Lots of tablet owners wrote all over the internet (and in our comments) that they are worried that the next Android OS won’t be available on Galaxy Tab. A few hours ago, Dan Morrill from Android Team denied the rumors through a tweet saying : “there’s no hard minimum for Honeycomb”.”
http://twitter.com/#!/morrildl/status/22845294886518785
@Sketi
Aqui tens um bocado daquela conversa que tivemos à tempos, relativos aos updates, que disseste ser impossível abandonarem o Galaxy Tab… 😉
acho que devias ler o que citei :p
foram rumores, rumores negados por Dan Morrill
O que está confirmado, para já, é que inicialmente os tablets não suportarão SDCard, não por culpa do tablet (no caso do XOOM inclui o socket) mas por algo que não está bem no Honeycomb. O problema será posteriormente corrigido.
Nada está oficialmente confirmado. Vamos ver que novidades surgirão nas próximas semanas.
Bem pelo o menos a Google anda apostar bem no Android.
Ainda à pouco saiu o 2.3, já anda pela a net, fotos de um telemóvel com o 2.4.
Agora este 3.0 para Tablets.
Gostei do que vi, menos aquela barra inferior…Bocado Feia.
O problema é a impossibilidade de os fabricantes a acompanharem…
Só não consigo perceber, porque é que eles não arranjam maneira de toda a gente poder fazer o update simultaneamente…
Temos centenas de telefones com versões Android cheias de falhas descobertas a funcionar em pleno com as “portas escancaradas”.
Basta que a marca se lembre de não actualizar mais o telefone que está tudo feito…ficas com um “pisa papeis”.
Tens o exemplo deste bug que muitos não irão ser corrigidos:
http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2011/01/07/bug-do-cliente-sms-para-android-sera-corrigido-promete-google/
Ainda falam daquele do iOS do relogio.. mais vale acordar tarde que enviar a mensagem da amante, para a mulher…eheh 😀
Lol felizmente nunca me aconteceu (nada a ver com a amante lol)
Excelente esse bug. lol
a google não dá hipóteses, neste momento na corrida com o iOS já leva um avanço largo, como já ouvi dizer, se a google acabasse era como se não houvesse electricidade 😀
Não vejo porque!!!
Se a Google acabasse continuariam a existir vários outros motores de pesquisa, haveria uma perda temporária de eficiência mas em poucos meses tudo estaria crowlado noutro motor. Não haveria qualquer problema em termos de serviço de mail, já que existem outros que são igualmente funcionais (claro que haveriam problemas graves para milhões de utilizadores mas com o tempo era tudo resolvido).
Ninguém daria falta do browser porque o Firefox, o Opera e o IE estão bem equipados e bem destacados nas preferwncas de navegação e na qualidade, comparativamente.
Nos smartphones não haveria qualquer problema, nos de entrada de gama qualquer Windows Phone 7 segurava nas necessidades dos utilizadores, nos equipamentos de topo não faltam outros SO’s, como o WebOS que estariam até numa posição melhor que a Google.
Ao nível de serviços de geo-localização e geo-referenciação também não vejo grande dificuldade, tendo em conta que a tacnologia da Microsoft nessa área estão muito desenvolvida, era uma questão de massificar a escolha.
Ao nível do alojamento, provavelmente em poucos meses a Apple tornaria-se um substituto á altura. Isto seguindo algumas pistas e rumores sobre o gigantesco complexo daacenter que a Apple está a criar, depois é a Microsoft que detém os maiores datacenters do mundo.
Em relação a outros serviços… Não faltariam substitutos tão bons ou melhores, nalguns segmentos a popularidade da Google está a ser um tampão ao aparecimento de serviços melhores, como é o caso do YouTube.
Assim e não me alo bando para outros sectores onde não tem qualquer relevância, a Google faria falta, sem duvida, se desaparecesse, mas não seria um “apagão” como estas a apregoar. 🙂
Não te esqueces que a Google é ainda ama empresa verdinha no mundo da tecnologia… A velha raposa IBM não morreu 😉
Aprende mais a Google com o iOS do que a Apple com o Android.
Começaram cheios de truques… e a pouco e pouco viram que para atingir qualidade, precisam de ser um iOS. Ou seja, ao lado da Apple…puros amadores.
Vantagem de Google? São mais acessíveis. Apenas isso.
Se sentiria falta da Google? Dos produtos da empresa não… só sentiria falta da concorrência. Não gosto de ver grandes empresas (como MS e Apple) sem concorrência… é mau para o consumidor.
É desta que vou comprar uma tablet 😀
O os está mesmo muito bom , pelo que vi no video ..
Cumprimentos
omg gieeeeefffff
Só recentemente é que comecei a usar android diariamente. Antes tinha brincado etc Confesso que o sistema não é mau. Precisa de melhoramentos. Uma das coisas a mais gritante é de só se poder usar o SD cad para instalar apps a partir da versão 2.2. Obviamente ha formas de dar volta a estas coisas e daí que há por foruns onde se investiga ou onde podemos nós mesmos com conhecimentos inovar. Por ser software livre ao contrario dos imperialistas… dos senhores riquinhos que gostam de mostrar status e design e porque têm sei lá que. Espero que outras distribuiçoes livres apareçam por aí porque o que o pessoal quer é liberdade para criar e não para ter design em casa… Design é coisa de rabetas e mulheres… funcionalidade é coisa de homens.
concordo contigo, apesar de achar que o iphone continua à frente na qualidade das aplicações (apesar do android tb estar a melhorar nesse aspecto), e de achar o giroscópio uma grande inovação do iphone 4, não consigo sobreviver sem os widgets e sem o facto de só ser preciso um rato para transferir ficheiros para um android.
“Design é coisa de rabetas e mulheres… funcionalidade é coisa de homens.”
Que comentário mais descabido. Mais vale então usares linhas de código..
Ps. Se medes a “masculinidade” pelo que usas, então cá pra mim deves ser inseguro com a tua masculinidade…
E a tua opinião a Friend®? Gostas do que viste?
Gostei do conceito. Não gostei do Design. Mas preocupa-me apenas em saber que moldes irá ter o Android 3.
Se irão fazer finalmente algo com requisitos minimos de forma a varrer com a desfragmentação ou nao. Só isso dará garantias de uma boa estabilidade para Apps de qualidade.
Todos dizem que sim, terá requisitos. Se sim, será mau para Tablets já existentes.. mas menos mau para o futuro do Android, porque irá ter o molde certo para se apostar na plataforma.
Se não tiver requisitos minimos, como alguns da Google afirmam.. então o caldo entorna.. porque a fragmentação continuará.. ou irá piorar.. porque vamos ter 2 Androids.. um para Tablets de várias formas e feitios… (ecrã…cpu…etc..) e depois vários Androids, para vários modelos de smartphone.. e mais uma vez irá afugentar os desenvolvedores a fazer Apps BOAS para tudo e todos…
Estamos neste momento, perante um pau de dois bicos.. e é esse problema que não me dá garantias algumas de adquirir um Android. Vê o exemplo de quem gastou 600 euros num Galaxy Tab… já está com o rabo “tremido” … é um sentimento que não gostaria de ter se gastasse esse dinheiro. Só o futuro dirá agora…
Falta acrescentar que esta versão do Android não se espera que esteja inicialmente disponível para aparelhos “low-cost”. O hardware que requer é de topo e até o “recente” galaxy tab fica de fora (a resolução de ecrã não respeita os requerimentos, etc.).
E enquanto a plataforma Android continuar assim vai sempre existir uma aura de instabilidade no seu redor. É bom para o mercado que procura sempre o modelo mais recente, mas mau para um tipo de utilizador que procura estar satisfeito durante mais tempo com a plataforma que comprou.
A discussão do Flash no iOS já é cansativa! Como utilizador do iOS digo que esta falta de funcionalidade não é o que me tem feito falta num telemóvel (NUM TAB SERÁ DIFERENTE já que o uso do browser na minha opinião requer-se com maior qualidade e mais proximidade a um “browser completo”), quando consulto a web o que espero é que a página carregue rápido, que o Safari responda bem e não crashe e que consiga ver o texto correctamente formatado ou os anexos incluídos como PDF. Se o browser tivesse suporte a Flash como está presentemente incluído nas versões mais recentes do Android, possivelmente desactivava-o para melhorar a experiência de navegação. No entanto, seria bom ter a opção caso precisasse de consultar uma página com Flash e estivesse disposto a ter os problemas consequentes. A política da Apple infelizmente/felizmente não aponta neste sentido, quem não convive com isso já pode dizer que começa a ter alternativas, é só fazer a sua escolha.
“Falta acrescentar que esta versão do Android não se espera que esteja inicialmente disponível para aparelhos “low-cost”. O hardware que requer é de topo e até o “recente” galaxy tab fica de fora (a resolução de ecrã não respeita os requerimentos, etc.).”
Lê lá o artigo todo…
Gostei do que vi… concorrência é sempre boa..
mas…
Não me tiram o iOS obrigado…
iPad 2 on the way
mas repito.. gostei do que vi
e ruim