Portugal esteve 3 dias a consumir apenas energia renovável
Portugal tem investido forte no campo das energias renováveis. Em 2016 o país conseguiu estar, durante 4 dias, apenas "alimentado" por energias renováveis.
Notícias recentes revelam que entre as 16h da tarde de sexta-feira, dia 9 de março, e as 13h de segunda-feira, dia 12 de março, Portugal voltou a estar assegurado "energicamente" apenas por fontes renováveis.
De acordo com dados da REN (Redes Energéticas Nacionais), a eletricidade de origem renovável produzida naquele período foi de 521 GWh, enquanto o consumo elétrico nacional foi de 408 GWh.
O grande destaque vai para as centrais eólicas nacionais, que só por si abasteceram o consumo elétrico em 65 % do período. Estes dados reforçam o papel das fontes renováveis no abastecimento fiável e seguro das necessidades elétricas de Portugal.
Segundo um comunicado enviado ao Pplware, em Portugal, as centrais renováveis (hídricas, eólicas, solares, geotérmicas e de biomassa) produzem anualmente, em média, 54 % das necessidades elétricas nacionais, o que permite reduzir as importações de combustíveis fósseis em perto de 750 M€ por ano.
Adicionalmente, é importante destacar que o setor renovável nacional permitiu criar um cluster industrial responsável por mais de 56 mil empregos (diretos e indiretos) e por uma exportação de equipamentos (aerogeradores, painéis fotovoltaicos e componentes elétricas e eletromecânicas) que ascende a 400 M€ por ano.
Este artigo tem mais de um ano
E os preços do kWh desceram e tudo, yupi
Eu é que gosto quando apagam os meus posts. Qual o problema de admitirem que erraram?
Também já aconteceu comigo, mais que uma vez. Antes vinha todos os dias e por vezes comentava. Só perdem com isso.
Parece-me um contributo débil. Assim não vamos lá.
E porque se ficam pelos 3 dias, em vez de 365/366.
Porque foram em dias feriados ou férias grandes em que, salvo a indústria que trabalha ininterruptamente, a indústria e PME estavam fechadas e não consumiram.
O segredo é: a edp produz energia limpa, vende para o exterior caro e usa em Portugal a não limpa mas a preço de limpa (ou mais alto). Perfeito.
Porque as empresas na sua maioria não possuem visão de futuro (para mim do passado)
1 hectare de m2 pode eliminar gastos energéticos muito interessantes.
Especialmente devido aos gastos diurnos.
Assina um microprodutor que em 6.4 anos pagou o investimento privado.
“1 hectare de m2”
1 hectare=10 000m2
é inexorável 100×100 = 10.000
para quem nunca saiu de portugal pode parecer muito mas aqui ao lado é mato o nr de empresas o fazem, nem precisamos de ir à Alemanha ou outro país
São os subsidios … andamos nós a pagar uma brutidade em impostos para nos ser vendida a preços altissimos de mercado. A corrupção pulhítica no seu pior …
3 dias ehehe, e pronto agora voltamos aos combustíveis fosseis para produzir energia, enquanto as renováveis recarregam baterias para mais 3 dias…
Três dias é caso raro no mundo, e os quatro dias o foram ainda mais tanto que foi considerado como um dos factos relevantes por um deputado cientista ingles se nao estou em erro.
A Costa Rica diz olá!
Bom senso ?
Até nos ofendes
Na energia eólica não secarregam baterias, ela é injectada diretamente na rede.
agr le o post todo e ves que 54% da energia usada por dia é de fontes renovaveis, e portugal nem sequer tem baterias para guardar a energia
pelos comentários que vejo, este país não tem futuro.
Somos dois (pelo menos) a pensar o mesmo…só gente “inteligente”!!
Já somos 3, o pais tem gente esperta mas infelizmente muito ignorante ainda.
Acrescentem mais um .
O meu Renault Clio que instalei no telhado em vez de desvalorizar está só a facturar
É melhor as renováveis do que o petróleo, mas não devemos esquecer os vales destroçado pelas barragens, os montes infestados de torres, que de verde pouco têm.
as barragens também ajudam o verde a aparecer. mais vale montes com torres, que ajuda até a evitar incêndios, que queimar petroleo e gas matando o mundo aos poucos
Acrescentem mais um .
O meu Renault Clio que instalei no telhado em vez de desvalorizar está só a facturar
E agora? querem um beijinho e um abraço? Baixem mas é os preços, c h u l o s.
sim porque os invstimentos nestes materiais nao se pagam. Tu pensas na tua carteira eu penso no futuro dos meus filhos e netos. Maneiras de pensar.
Não venderam aos chineses? eles vão ter pena de ti, espera…
O mexia é que sabe! Limpa, suja, renovável, fóssil… ele está sempre a faturar
O preço sempre a subir, assim não vale a pena o verde.
Julgo que ainda podemos fazer melhor.
Gostava de ver legislação que incentivasse os construtores a dotar os novos edifícios com painéis foto-voltaicos associados aos serviços comuns, a injetar energia na rede. Assim iríamos criar no país uma grande infraestrutura de produção descentralizada.
as micro produções não controladas pioram a qualidade da rede
grande coisa…
continuamos a pagar 23% de IVA como se ter luz em casa fosse um luxo desmesurado.
Durante esses 3 dias em que foi produzida mais energia do que o necessário gostaria de saber por quanto foi vendida obrigatoriamente a Espanha a energia excedente. A realidade é que Portugal vende a energia barata e compra cara, daí o consumidor pagar sempre a factura quer a energia seja renovável ou não. Li bastantes comentários acima e acredito que a população em geral é um tão pouco ignorante em relação ao que se passa no quadro energética nacional. Vamos ficando contentes por termos bastante energia renovável e a nossa poluição ser inferior aos restantes países da Europa, ao menos nisso e no futebol ganhamos.
Acrescento ainda, estes tipo de postagens tal como vejo noutros sites e na tv, só promove sensacionalismo e é um meio de atirar areia para os olhos das pessoas que nem sequer compreendem como a energia é produzida, mas que sabem de cor a conta da factura da electricidade do mês anterior. Se as grandes empresas querem fazer investimentos em Portugal e no estrangeiro em energia verde, que não faça à custa dos pobres contribuintes.