Faraday Future mostra a sua frota. Rival da Tesla está de volta
A Faraday Future é uma empresa norte-americana, fundada em 2014 que tem apostado no desenvolvimento de veículos elétricos inteligentes. Na CES 2017 apresentou ao mundo o seu FF91, crossover SUV que muitos apontaram como um concorrente à altura dos trunfos da Tesla.
Agora, a empresa deu a conhecer uma frota de veículos com os quais ainda pretende entrar no mercado de consumo este ano.
Apesar de muitos recuos nos últimos anos, o Faraday Future afirma que está agora com dinheiro para investir no mercado dos veículos elétricos e aponta este ano como o ano de arranque.
O FF91 foi apresentado e o que era prometido dava conta de um veículo muito interessante e que poderia realmente conquistar o mercado. Este foi apresentado como tendo uma bateria de 130 kwh permitindo-lhe uma autonomia de cerca de 600Km de alcance EPA.
Além deste trunfo, o sistema de carregamento do veículo é o chamado carregamento aberto, o que significa que pode ser adotado qualquer sistema existente, o veículo, ao contrário dos vários carros do mercado, não está preso a um standard. Para aliciar mais o mercado, a FF afirma que o FF91 terá 1050 cavalos de potência.
Faraday Future versus a Tesla
Faraday Future refere que esta configuração é a melhor que o mercado corrente tem para oferecer na maioria dos carros elétricos (mas, na verdade, está aquém de alguns super carros como o atual Rimac Concept_One e agora alguns outros carros elétricos próximos).
Em termos de amostras, a empresa fez questão de mostrar vários comparativos da sua tecnologia e colocou mesmo lado a lado com o Tesla Model X:
A empresa está a virar-se mais para o exterior, mostrando efetivamente uma nova etapa da FF e veio comunicar o seguinte na semana passada:
A nossa crescente frota de carros beta está pronta para ser implantada em áreas de teste para refinamento e calibração do sistema, enquanto continuamos a empurrar o FF 91 até ao limite.
Deixaram um vídeo onde mostram os protótipos dos veículos que até hoje têm sido usados para os mais variados testes:
Estas imagens, segundo informações, foram captadas na sede da FF no sul da Califórnia. O Faraday Future levou um dos protótipos para o norte para alguns testes de condução de inverno e lançou algumas fotos:
Quando iremos ver no mercado o FF91?
Segundo as informações veiculadas pela empresa, lá para finais deste ano será lançado o seu veículo, embora esteja em curso grandes mudanças nos planos de fabrico. Isto tem a ver com alguns dados partilhados onde era avançada a verba de mil milhões de dólares para o fabrico dos veículos elétricos avançar numa unidade a construir no Nevada em 2016 e recebeu um pacote de incentivos de 300 milhões de dólares para avançar com a construção da infraestrutura.
Com o valor aquém do necessário, a empresa acabou por não fazer muito mais do que mover um pouco de terra no terreno que adquiriu e acabou por abandonar os planos que tinha no ano passado. Numa altura em que estava já ficar sem dinheiro.
Reavaliadas as necessidades, decidiram comprar uma antiga fábrica numa zona de exploração agrícola, entre Los Angeles e São Francisco, anunciando depois os planos para convertê-la numa fábrica de automóveis elétricos de alta tecnologia.
Agora, receberam cerca de mil milhões de dólares de investidores não revelados e dizem que estão prontos para fazer do carro uma realidade este ano.
Foi um parto complicado, depois de até se ter dito que estavam falidos e que poderia nunca o projeto ver a luz do dia. Os rumores foram muitos, o mercado não perdoava o desafio da empresa à Tesla mas sem colocar algo efetivo à venda. Poderá, agora com este forte investimento, que tudo ganhe forma, que o mercado veja mais uma marca a modificar o segmento automóvel de forma definitiva e profunda.
Este artigo tem mais de um ano
Gostos não se discutem mas, acho meio feio!
Parte do sucesso da Tesla foi conceber um eléctrico que as pessoas gostassem e achassem bonito.
Nem mais, estes carros com design futurista não me convencem
É esquisito é
Design parecido com um Citroen C4 Cactus !
Feio ou não, o que importa é que surjam cada vez mais opções neste mercado.
Interessante. Mas para o nível de vida português… um sonho infelizmente ao alcance de poucos. Mas saúda-se a aposta cada vez maior em carros eléctricos. Assim as infraestruturas de apoio como redes de carregamento – a maioria ou inoperacional, ou antiquada, ou ainda, a servir de estacionamento abusivo e ilegal – e incentivos à compra, continuem.
Tudo muito bonito mas e infelizmente duvido muito que tenham carros em produção final tão cedo… e quando isso acontecer já as outras marcas se adiantarem no mercado! Não é de um dia para o outro que me monta uma fabrica, nem todas as infraestruturas e fornecedores necessários à produção. Tirando isso o carro tem um design feio, como a maioria dos carros eléctricos, tirando os modelos da Tesla e o Renault Zoe.
Cá por Portugal… bem… ou começam a converter postes eléctricos em pontos de carregamento (como Londres está a fazer) ou nem tão cedo conseguem implementar por cá estes veículos já que a grande maioria não tem garagem própria para carregar os carros! Ainda há muito a fazer…. espero que nos próximos 5 anos muito se faça ou lá ficamos mais uma vez para trás!
O Carro é muito bonito. É a minha opinião. Mais bonito que o Tesla. Depois de tantos problemas financeiros ainda bem que arranjaram financiamento, o que não me parece que tenha sido difícil. A indústria lucrativa do fabrico de carros terá que mudar muito nos próximos anos e os carros electricos são o caminho. Não vejo que esta empresa esteja mais atrasada que outras, a verdade é que as novidades neste sector tardam muito a aparecer. Para já só temos promessas, quase todas as marcas prometeram os seus carros para 2020 ou mais tarde, por isso se estes prometem para final deste ano, que o cumpram. Em Portugal vai haver clientes desta marca assim como há clientes que compram o model X por 150 000 euros ou um mercedes ou BMW até por mais. Este não é um carro para as massas, isso será o model 3 mas com os problemas de produção que têm tido está a demorar muito a chegar. Na questão da infraestrutura ela adapta-se às necessidades, em Inglaterra o volume de vendas destes carros é muito maior que em Portugal por isso a nossa rede está muito atrasada em relação a esses, comprem-se mais carros destes e a infraestrutura aparece…
Indústria lucrativa? Sabes que isso é mentira certo??
Quanto as redes de carregamento è verdade que uma boa parte da rede que temos esta desatualizada. Na verdade foi instalada com uma obsolência programada de apenas 3 dias. No entanto temos também dos carregadores mais rápidos que existem (pelo menos no que respeita à produção).
Também è verdade que os preços actuais são proibitivos para as massas portuguesas e de mais uns quantos países mas eles precisam vender carros caros e com boas margens de lucro antes de poder fazer carros de baixo custo. É preciso amortizar os custos das infraestruturas. A Tesla existe a 15 anos e apesar de nunca ter tido lucro nunca deixou de crescer com os seus carros destinados a nichos de mercado.. o roadster deles vendeu extremamente bem mesmo se tiveres em conta que em 2007 quem comprava um eléctrico não se queixava da falta de rede de carregamento, muitos estavam convencidos de que isso nunca iria acontecer e mesmo assim compravam!!