Análise Samsung Omnia 7 I8700
A Samsung e a Microsoft uniram esforços e lançaram um smartphone completo quer ao nível do equipamento quer ao nível do sistema operativo. Numa altura em que as tendências começam a ganhar forma, a oferta terá de passar pela inovação, pela originalidade e pela utilidade. Sem estes pontos basilares, será extremamente complexa a tarefa de chegar ao utilizador de forma a convencê-lo a adquirir este produto.
Testamos este conjunto (Samsung e a Microsoft) e o resultado foi bastante satisfatório em termos práticos, usando os recursos básicos de qualquer utilizador de smartphones. Mas o que esperar de uma máquina e de um sistema operativo deste calibre?
Introdução
A Samsung está a liderar este mercado, em termos de equipamentos nos vários sectores da classe smartphone. É inegável esta realidade quando comparamos esta máquina que está equipada com Windows Phone 7 às restantes máquinas que estão a ser equipadas com Android. Se tivermos uma particular atenção aos equipamentos, veremos que a Samsung lançou para o Windows Phone 7 um equipamento muito similar ao Samsung Galaxy S, que tem liderado a gama com Android.
Temos o mesmo tipo de ecrã, um ecrã capacitivo AMOLED de 4 polegadas, um processador de 1Ghz, embora este seja um Snapdragon em vez do Hummingbird, a mesma bateria de 1500mAh, entre outros pormenores também eles iguais nas duas máquinas.
Esta "rigidez" de estruturas não é por acaso, quer manter uma pressão constante no factor decisório: o sistema operativo!
A linha Omnia tem vindo desde há vários anos a suportar os avanços do Windows Mobile, começou por equipar a versão Windows Mobile 6.1, que analisamos aqui, depois veio numa versão renovada, num último fôlego do WM6 quando tentou introduzir o WM 6.5, que também deixamos aqui uma análise e agora está a projectar o Windows Phone 7 que pretende ser a resposta da Microsoft ao mercado Smartphone.
Design
Não podemos deixar de referir que a Microsoft escolheu um parceiro de longa data. Provavelmente terá deixado a marca Coreana estilizar o equipamento, seguindo a sua própria filosofia. Um ecrã generoso, linhas rectas e suaves, um botão Home, o Retroceder e um botão que inicia a Pesquisa directamente no Bing, são pontos comuns às várias deambulações nas gamas Samsung.
As cores escolhidas para ilustrar o Windows Phone 7, tiram total partido da qualidade deste ecrã, dissimulando o tamanho que este apresenta numa tentativa de amenizar uma estrutura pesada.
A parte frontal do equipamento é construída num plástico rígido de boa qualidade e a parte traseira está revestida com uma tampa fina em alumínio escovado, dando um toque frio e muito macio ao equipamento. De tal forma macio que, se não o agarrarmos com firmeza, este facilmente cai das mãos.
É elegante e muito "clássico", não ficando mal num segmento profissional, destacando a subtileza da cor e da envergadura. Por falar na envergadura, podemos salientar que é fino e não é pesado.
Na área posterior está identificado o sistema operativo impresso na tampa metálica da bateria. Estes apontamentos em branco quebram a monotonia do avultado negro que veste este equipamento.
No lado direito apenas encontramos um botão para a câmara e o botão que desliga o equipamento. Do lado direito temos apenas o botão da câmara e o botão de ligar e desligar. Ambos são muito pequenos e elegantes, no entanto têm relevo suficiente para serem rapidamente utilizados.
O botão do obturador é macio e ágil. A câmara dispara quase que instantaneamente quando é disparado o obturador, mesmo quando o telefone está bloqueado. Graças ao sensor de proximidade, a câmara no bolso fica inactiva, poupando assim energia.
Na parte de baixo do equipamento apenas tem um pequeno orifício, sem qualquer função aparente.
O Samsung Omnia 7 traz uma entrada MicroUSB que se encontra por cima, no equipamento. Esta porta traz uma protecção para evitar que se acumule poeiras. Também no topo está colocada a entrada do jack de 3.5 para os auscultadores.
Por debaixo da tampa metálica encontra-se a bateria que, retirada, dará acesso ao slot do cartão SIM. O cartão SIM é normal, com o tamanho tradicional.
Na parte de trás do equipamento, no topo, poderá encontrar a câmara, desprotegida e o flash. Também se encontra a coluna de som. Em termos ergonómicos, a câmara está bem colocada, não estando no caminho dos dedos quando se utiliza o telefone para filmar ou fotografar.
O painel frontal é simples, com o generoso ecrã e os 3 botões já antes referidos: Home, Retroceder e Pesquisar.
Embora ligeiramente maior que o Galaxy, não se encontra de forma alguma fora das formas elegantes dos actuais smartphones. Com um ecrã deste também não poderia retirar muito ao equipamento.
« página anterior pág. 1 página seguinte »
Este artigo tem mais de um ano
Acho que no campo em que vocês abordaram as limitações do WP7 ficou tudo muito claro que este não é o sistema operativo que eu quero quando comprar um smartphone…
Tinha de o fazer, sob pena de não estar a passar a realidade aos possíveis compradores.
Pessoalmente e posicionando-me na óptica do utilizador “profissional” gostei da máquina.
Se eu utilizar mail, for à internet, receber e enviar mensagens, fazer e receber chamadas…. ouvir música eventualmente… bom está bom sem ser fenomenal… mas está bom.
Para o restante… está verde e muito incompleto.
Para pagar este preço… bom, neste caso teria de ter a confiança que a Microsoft, em breve, irá capacitar este sistema operativo com tudo o que falta e aí sim, esta máquina poderá valer o que pedem por ela.
seria possível ter uma grelha do tipo “WP7 limitações especificas” para os 3 sistemas operativos para ter o leitor normal ter o mesmo termo de comparação? Digo isto porque parece-me que algumas das limitações são comuns a outros sistemas operativos. Acho que daria um artigo interessante e mais abrangente.
Por exemplo: Super dependente do software Zune para gerir ficheiros e sincronizar com o computador…
ou ainda O seu browser não suporta Flash nem Silverlight Não se passa o mesmo com os outros? Por isso a minha pergunta, não será possível um artigo que comparasse numa forma de tabela os três sistemas quando analisados sobre os mesmos pontos? Um abraç
3 sistemas operativos? quais? os smartphones hoje em dia disponíveis no mercado têm bem mais que 3 SO’s… alem do mais os menos falados podem ser os melhores…
Exactamente! Deste uma boa sugestão. De facto puseste o dedo na ferida. Uma tabela comparativa com todos os sistemas ajudaria o consumidor para uma tabela que fizesse a análise às mesmas funções e mesmas possibilidades. Importante importante é uma análise na mesma base como termo de comparação. Obviamente esta análise do Vitor é excelente e tem um objectivo especifico a apresentação deste modelo. Mas agora a grelha está lá, seria só colocar os outros sistemas e perceber de facto as realidades e as possibilidades de cada um. Melhores cumprimentos.
Segundo se diz em vários sites “por essa internet fora” está prevista uma actualização para o WP7 (Janeiro ou Fevereiro) que devem incluir o seguinte: Copy-Paste, VoIP, Visual Voicemail, Navegação Bing Turn-by-turn, entre outras… A meu ver apenas fica a faltar o suporte MultiTasking a aplicações de terceiros (sim, porque o MultiTasking está presente nas aplicações de raíz do SO – Zune Player, etc.).
O meu Omnia 7 deve estar quase a chegar… PT Negócios, despachem-se a enviá-lo 😉
Sim, não é oficial mas “consta” que sim.
Com esse “update” o WP7 posiciona-se mais perto dos concorrentes… vamos ver, era importante que viesse com a mesma fluidez mas com retro-compatibilidade para certas ferramentas profissionais 😉
@Vítor M.
Ainda no seguimento das falhas do WP7 que enumeraste, devias corrigir a parte do MultiTasking. Este só não está presente para aplicações de terceiros. Ou seja, é possível ouvir música enquanto se escreve um documento de Word ou se edita uma folha de Excel 😉
Digamos que não é um multitasking no verdadeiro termo da palavra.
Faz-me lembrar o iPhone, podíamos fazer a passagem para algumas aplicações, sem desligar o iPod mas não tinha verdadeiramente uma função multi-tarefas.
Penso que isso não deve ser visto dessa forma, para não “enganar” o utilizador.
Um dia terá e, com base no que já conseguiram no passado, será com outro tipo de “tentacularidade”, aí sim será um multi-tarefas, percebes?
Sim percebo… Mas experimenta dizer isso a alguém da Microsoft 😉
Lançarem o WM7 sem multitasking a meu ver só mostra a incompetência da Miscrosoft! Onde já se viu tal coisa.. um OS para profissionais, onde falta quase tudo, e depois ainda falavam mal do iOS, Bada, android entre outros!
Ontem, quando estava a finalizar o post, tinha no messenger o Luís Martins, o responsável pelo IE da Microsoft Portugal e numa troca de ideia, submeti essa lista para ele dar a opinião. Basicamente ele, concordava na generalidade.
Mas para ser mais objectivo mandei a mesma lista para o Nuno, o champ WP7 da Microsoft, pedi para ele “criticar” essa lista. Se ainda vier a tempo a sua apreciação eu coloco no post.
@Manuel Costa
Respondendo à tua resposta: “Sim percebo… Mas experimenta dizer isso a alguém da Microsoft”
Não sei se o Vitor se lembra, mas quando fomos ao webdays esse foi um aspecto de limitação enumerado pela Microsoft por isso não precisamos experimentar porque eles próprios o dizem.
Outra limitação enumerada nesse mesmo evento é o caso das notificações em que eles não garantem que as notificações das aplicações e do próprio equipamento cheguem ao utilizador final.
Cumprimentos,
Manuel Rocha
Muita coisa já foi de facto oficializada de certo modo, tambem li que ja vêm um segundo update a caminho em Fevereiro ou algo assim.
O que faz com quenão compre esta maquina de facto é os novos dispositivos previstos para breve, comprar agora um aparelho é comprar algo que vai ficar desactualizado numa questão de meses.
O Update e muitas novidades serão anunciadas este sábado em Lisboa!
Eu inclusive estarei presente e irei apresentar uma loucura de projecto que irá valer umas boas coroas assim que finalizada!
Em primeiro iremos pagar as patentes na Europa, US e China e depois será certamente lançado!
Gostei do review mas acho que no video em vez da musica irritante podiam falar um pouco sobre o smartphone e as suas caracteristicas!
Concordo contigo. Meti um som muito porreiro que o Youtube fez o favor de dizer que não era possível reproduzir no nosso país. Lá tive de escolher um som dos deles.
Mas vou fazer o que sugeres no próximo.
vais ver que vai ser um grande improve 🙂
Sim, sem dúvida que é “outra coisa”. Nas análises que fiz, já experimentei fazer o que dizes e é preciso alguma (bastante) destreza e seguimento nas ideias… não é tarefa fácil, ainda por cima para mostrar a milhares de leitores…
Mas com prática e trabalho, tudo se consegue 🙂
Excelente análise Vítor (como sempre)!
Parabens
Pedro Pinto
Vi uns segundos do vídeo… até ter visto o IE.
Já não bastava ter essa porcaria no OS, vinha agora para o telemóvel? Não faltava mais nada.
Acho que a MS já perdeu [mais] esta guerra; já veio tarde, muito tarde. Sem nada de interessante.
Apaixonados pelo Jobs vão p/ iPhone.
Apaixonados por gadgets e tecnologia vão p/ Android, independentemente do HW e do preço do investimento.
Não há espaço para terceiros, quanto mais para quartos ou quintos.
Não fales do que não sabes pois és capaz de ficar surpreendido. É óbvio que o IE para WP7 ainda não está ao nível dos outros browsers Mobile mas está no bom caminho. Aliás, basta relembrar como era o anterior IE para Windows Mobile 6.x e ver como é agora. Mas nada como evr um comprtaivo entre os três SO (WP7, iOS e Android): http://pocketnow.com/windows-phone/exclusive-windows-phone-7-web-browser-comparison
Cumprimentos,
Manuel Costa
Concordo. Quando comparei, a título de curiosidade, os 3 browsers dos smartphones que tinha comigo, respectivamente o Safari do IPhone 4, o browser Andróide do Galaxy S e o IE mobile deste Omnia… Este, o IE mobile, abriu muito mais rápido o http://www.Pplware.com que qualquer um dos outros.
Por isso… Não devem falar sem testar. Fica a sugestão.
Testas-te no browser do maemo? 😉 é que pela minha experiência é mais rápido que qualquer um dos que mencionas-te! 😛
A Microsoft está no bom caminho, acredita…
Vê estes vídeos que comparam os browsers em diferents SO:
WP7 vs Android & Bada: https://www.youtube.com/watch?v=I-zuLyleJps
WP7 vs Android vs iOS: https://www.youtube.com/watch?v=zgvphQx9MY8 (atenção que neste vídeo o WP7 é uma versão de teste, não um equipamento final 😉 )
O fanatismo pode ser pior do que a cegueira…. na minha opinião deve ser dado o benefício da dúvida à M$ e testar antes de criticar….
Sem qualquer margem para dúvida.
Android é exploração barata!
Android é exploração barata! Não atingi essa, mas será exploração de café, cacau, banana…? Não pertenço ao clube dos fanáticos de SO’s, browser’s & Compª., e a prova é que tenho Galaxy S II, Galaxy Tab onde instalei Firefox Mobile (porque é o que utilizo mais no PC – versão Aurora), no PC utilizo IE10 (na versão Developer Preview), IE9 no Seven, Opera 11.6, Chrome 16.0, de acordo com o que pretendo fazer pois todos sabem que cada browser tem particularidades mais afinadas que outros não têm e penso que não é por isso que se deve afirmar que o browser X é melhor que o Y porque isto, porque aquilo… Estava para comprar esse Omnia 7 (I8700) mas ainda não tinha lido nenhuma review em concreto mas, apesar de todas as “limitações” aqui mencionadas, até vou arriscar dado que consegui um preço excelente de € 199,90 para a máquina… Boas Festas!
Excelente trabalho Vitor.
Depois desta Review e como já tinha em mente, quando sair a próxima actualização, vou trocar o meu Android por um destes.
Cumprimentos.
É certamente e não sertamente.
Com estas limitações faz-me lembrar o velho comparativo de quando o iphone saiu em que era comparado uma pedra, o iphone e o windows mobile e que deixo o link abaixo.
http://t.co/MHTSF2x
Hoje em dia a microsoft já perdeu a corrida e faz-me lembrar a pedra do respectivo comparativo. Como é que puderam ficar tanto tempo a dormir e ver os seus concorrentes a evoluir e depois lançar um SO com tantas limitações.
Eu sou utilizador de Windows Mobile, mas quando tiver que mudar de pda a minha escolha irá recair sobre android.
Esqueci-me de referir que os telemoveis com Windows phone 7 só carregam se estiverem ligados. O sistema operativo é que controla o carregamento do terminal.
Se tentarem carregar o telemovel desligado ele liga-se automaticamente e arranca o windows e depois é que carrega.
E isso é uma vantagem ou desvantagem?
Certamente deve ser mau por não dar para carregar com o telemóvel desligado, mas por outro lado, sendo o SO a controlar o carregamento da bateria, talvez nunca seja preciso nenhum tipo de calibração, a mesma apresentará sempre a percentagem de bateria restante correctamente. Estou correcto?
Pelo menos é a única coisa que estou a ver assim de repente, fora isso não vejo qual a lógica de não carregar desligado (talvez possa ser uma outra limitação).
Sinceramente não sei se é uma vantagem ou desvantagem.
Imagina se o sistema operativo fica corrompido e não arranca totalmente ou crasha, não podemos carregar o dispositivo.
Penso também que em casos de emergência em que precisamos de carregar a bateria pra fazer uma chamada, esta carrega mais rapidamente se o dispositivo tiver desligado em vez de ligado.
Boa review… completa e esclarecedora!
O WindowsPhone7 para ficar maduro ainda tem muito framework e api para adaptar e é aí que será o desafio enorme da MS, para conseguir adaptar essas novas “feactures” mantendo uma boa estabilidade e velocidade…
Para já, dado o preço não é um produto que compensaria, é preciso ainda mais garantias que as funções mais completas sejam adaptadas de forma adequada.
Forte critica, só tenho a fazer à interface.. embora seja adepto do minimalismo, a MS excedeu-se na simplicidade e o design “Metro” não é um design neutro… é um design que fácilmente enjoa a curto-medio prazo e a personalização menos fácil será num futuro, porque wallpapers.. um dia que queiram implementar possivelmente não irá dar..
Mais uma vez, Parabéns pelo trabalho, está mesmo excelente.
Numa frase consigo descrever o WP7:
“Deus me livre e guarde!”
Já não gostava, mas depois de ler isto e tomar conhecimento das limitações absurdas tenho a dizer que odeio!
O Android inova e traz cada vez coisas mais interessantes. O WP7 limita, 10x mais do que um iPhone. Que coisa estúpida este sistema operativo.
Só um burro chapado é que se mete a gastar 470€ num telefone destes.
Cuidado. O Android, quando apareceu, estava muito limitado também. As coisas necessitam de um tempo de maturação até atingirem um patamar de satisfação.
O mesmo se passou com o iOS e o mesmo se passará com todos os projectos que queiram ter um desenvolvimento sustentado.
Como disse no post, a máquina é cara e vale pela máquina, claro que com o próximo update do WP7 esta máquina e outro como esta, serão melhor aproveitadas.
No entanto há aqui um factor que importa salientar: esta máquina para quem usa apenas algumas funções comuns, como ver mail, ir à Internet, fazer e receber chamadas e SMS… chega e sobra e é grande máquina em termos de fluidez.
É pouco complexa em termos de interface e intuitiva para pessoas com menos “skills” tecnológicas… ao contrario do Android, por exemplo.
A máquina e o sistema operativo têm uma excelente compromisso preço qualidade e longevidade… ao contrario de outras com outros sistema operativo.
No meio profissional, poderá ser uma óptima oferta… mas cada um deverá identificar as suas necessidades e comprar conforme a carteira, necessidades e condições de utilização 🙂
Então a selecção de texto, via multi-touch, só agora é que o Android vai ter na versão 2.3 … os sistemas crescem e adaptam-se às necessidades… se tudo for feito com pés e cabeça atinge-se a qualidade.
O Android tanto correu, quis crescer tão rápido que agora sofre de fragmentação, coisa que claramente a MS está a evitar, uma vez que o seu molde “multi-marca” poderia dar asas a isso…
Neste momento vejo-o em terceiro lugar, como é obvio, mas perpectivas de futuro acho que tem boas pernas para andar e possivelmente cativar o GRANDE publico, que quer as coisas simples, descomplicadas e com qualidade.
Olá Filipe. Embora só hoje tenha “descoberto” este site/blog e ter reparado que estes comentários são de há um ano atrás, é engraçado como pessoas como você chamam de burros chapados a quem pretende adquirir uma máquina, seja ela qual for, tenha que sistema tiver…
Será que tenho de ser obrigado a ter os mesmos esclarecimentos que você, os mesmos gostos, as mesmas manias, os mesmos fundamentalismos?
Burro Chapado
vai ser difícil bate o Android, onde a Google mete o pe é difícil ultrapassar, apenas fico com o meu FF porque de resto é toodo Google
Pois, claro… Projectos como o Google Wave ou o Buzz estão aí a dar cartas…
Cópia do HTC Diamond 2 🙂
Cópia do HTC Diamond 2? eu tenho um e não acho nada uma “cópia”….
Nos traços gerais é mt idêntico. Também já tive um e as linhas são muito semelhantes.
A Microsoft na tentativa de não perder terreno no campo dos smartphones apressou-se a criar um software que poderia ter tido, ou que ainda pode vir a ser um SO de sucesso. Sem duvida que o telemovel a nivel de harware é fantástico… o problema é as limitações existentes a nivel de um software que merece muitas melhorias. Fui concebido as 3 pancadas!
Gostaria de realçar que este omnia tem um visor “Gorilla Glass”, é anti-riscos! Acho que até é o mesmo que é usado no novo iphone!
Aqui está… http://www.intomobile.com/2010/06/23/iphone-4-retina-display-protected-by-corning-gorilla-glass/
Gostei bastante da review e do smartphone em analise. Óbvio que não compraria por achar caro pro que é, agora que o SO é promissor, é. Android já fui mais fã, isto do enfiar em qualquer chaço e vender por maquinão em todo o lado, tem seus defeitos.
Ultimamente tenho andado com a sensação que já não nos vendem smartphone mas sistemas operativos, talvez porque o mercado dos telemóveis está-se a converter a um mercado de venda de conteúdos.
yay, meu riquinho Omnia HD i8910, isso sim é um bom smartphone que ninguem lhe dá o devido valor… com um HX-firmware…
boa analise Vítor, esclarecedora 😀
Gostei bastante da análise e de conhecer, agora, mais um pouco acerca do “novito” WP7. Melhores dias virão, vamos ver o que irão melhorar os updates que aí vêm.
Com tantas limitações parece mais um FeaturePhone que um SmartPhone…
Quando as funcionalidades atingirem a maturidade de outros sistemas operativos mobile, vai ser preciso um processador dual core e 1 um giga de ram para que a utilização seja fluida…
Excelente análise. Após isto continuo com a mesma opinião:
Estão a “imitar” a Apple incluindo nos pontos negativos. Notem que não sou daqueles que fazem simplesmente aqueles comentários: “o tlm X é cópia do Y”, “a empresa X não inova nada, copia das outras”
Esta cópia da Microsoft é um elogio até para a Apple porque percebeu um bom modelo de negócio e está a utilizá-lo. Até algumas limitações iniciais também existiram no iPhone (copy-paste, multitasking, etc.), o que admira-me já que parecia que iriam lançar um produto mais maduro e com todas as features principais.
No entanto, é pena parecer que está a copiar inclusive até os pormenores que eu tanto odeio no meu iPhone como as limitações a nível do bluetooth, o multitasking, a ligação ao PC, etc.
Acho que será um concorrente muito directo do iPhone, peca por vir muito tarde. Mas não nos podemos esquecer que o que se começa a vender mais é uma plataforma e não um dispositivo. A Microsoft também entrou tarde no mercado das consolas domésticas com a XBOX (onde na altura a Sony dominava completamente) e conseguiu criar uma plataforma de sucesso que rivaliza com os outros gigantes no mercado.
Falta comentar com respeito ao design ou interface, isto é uma questão pessoal mas acho-o muito bem conseguido e moderno. Muito superior ao iOS. Até mesmo a navegação dos menus tem um estilo mais moderno se compararmos com os do iPhone (os famosos interruptores azuis e linhas redondas). A homescreen dá muito jeito, a do iPhone é simples, mas sinto falta de uma homescreen como no nokia com a integração do calendário e de outras informações.
A simplicidade é uma grande marca de um bom design. Quem olhava dantes para um iPod que era um rectângulo com um circulo no meio podia dizer que estava demasiado simples, mas o seu design na altura estava super bem conseguido.
“este será sertamente um equipamento”
Sertamente?! really?!
Quando se referem às limitações do Omnia e falam na inexistência de slot para cartões, posso estar enganado mas tenho a ideia que isso é limitação (protecção) do SO, não foi a Samsung que o quis 😛
Este seria sem dúvida o única smartphone pelo qual abriria a carteira. O Design exterior é para mim o melhor no mercado, e gosto muito do estilo do WP7.
Poderia dizer me por favor quanto tempo dura a carga da bateria do omnia 7? carreguei uma noite inteira e so me durou a bateria 48h.
Obrigado desde ja