Tim Cook: Bónus aumentado em 74% pelos lucros Apple
O CEO da Apple, Tim Cook, recebeu um aumento de 74% no seu bónus anual referente aos lucros conseguidos no ano de 2017. Depois de em 2016 a Apple ter marcado a sua história recente com um ano em que registou uma baixa nos lucros, 2017 parece ter sido um dos melhores, se não mesmo o melhor ano de sempre da empresa.
A provar esse excelente desempenho está o enorme aumento na bonificação atribuída ao responsável da empresa.
Segundo informação veiculada na Bloomberg, que cita informações da Apple à entidade reguladora, Tim Cook recebeu um incentivo de 9,33 milhões de dólares referente ao ano fiscal que terminou a 30 de setembro de 2017. O CEO da empresa de Cupertino levou também para casa 3,06 milhões de dólares em salários e um prémio patrimonial, previamente divulgado, de 89,2 milhões dólares, conseguindo assim um total anual de receita na ordem dos 102 milhões de dólares.
Não foi só Tim Cook que viu a sua conta bancária mais recheada. Também os 5 dos seus responsáveis dentro da empresa receberam um aumento nas bonificações de 3,11 milhões de dólares, levando de remuneração total cerca de 24,2 milhões de dólares cada um, incluindo salários e compensações em ações da empresa.
Esta compensação é composta pelo investimento em ações que se baseiam apenas no emprego continuo destes executivos e outros fatores ligados ao valor de mercado de capitais da Apple, quando comparado com o índice S&P 500.
A Apple tem aumentado a sua proporção de ações de desempenho que no futuro pode desencadear mais ganhos para os executivos se a empresa "ultrapassar" os seus 500 adversários. Tudo aponta para que seja um bom negócio, dado o desempenho da Apple na bolsa de valores, que tem estado altamente positivo.
Além deste valor em salários e em ações que Tim recebeu, também lhe foi concedido um valor de cerca de 93 mil dólares para viajar em aviões privados, mesmo quando não se desloca em viagens de negócios. Esta decisão do conselho de administração da Apple tem por trás razões de segurança. O CEO deverá usar aviões privados para viagens de negócios e pessoais, tendo em conta o risco relacionado com a sua popularidade. Os custos de segurança pessoal foram calculados em cerca de 225 mil dólares.
Este artigo tem mais de um ano
lol a única coisa que isso prova é que há quem acha que vale muitíssimo mais do que tantos outros…. E que o mundo está cheio de ovelhas capazes de aceitar isso de bom grado.
Os números falam por si. Realmente o homem fez desaparecer a sombra Steve Jobs e fez a Apple crescer de uma forma incrível. As provas estão bem à vista.
Suspeito que a culpa seja de alguns, milhões, finórios que dizem que os outros é que são burros 😉 e zurram isso tão alto mas tão alto :=)
“Crescer”… se ler a notícia percebe que a bonificação é devido à capitalização bolsista e não ao volume de negócios gerado pela empresa. A Apple teve, o ano passado, a primeira queda de revenue em 15 anos (última queda de revenue havia sido em 2001), e embora este ano tenha conseguido recuperar em relação ao ano passado continua abaixo ao atingido em 2015. Em suma, se dependesse dos resultados operacionais e não dos resultados bolsistas ele teria novamente um corte no prémio e não um aumento, por isso não, as provas não estão à vista de nada.
Se és tão esperto, porque é que não estás à frente de uma empresa como a Apple.
Ha espera, a Apple é a maior empresa do mundo, por isso, nem tem comparação…
E antes dele, e de Steve Jobs voltarem, estava às portas da falência!
Belo argumento, sim senhor. Outro: se os que estão à frente das empresas são tão espertos, como explicas a crise subprime (CDO’s), etc? É, não é? Volta quando tiveres algo mais que falácias ad hominem.
E o que é que isso invalida o que o Daniel escreveu?
Deves estar a brincar, não? O Tim Cook está para a Apple como o Tito Vilanova esteve para o Barcelona, ou seja, foram “campeões” porque a papinha estava feita pelo mestre. O Steve Jobs foi quem deu à Apple todo o hype que existe e foi ele que criou o iPhone. Sem esse hype o Tim Cook não teria feito milagres. É ridículo olhar para o criador e depois para o gajo que seguiu com a empresa e dizer que o Cook é melhor ou que fez desaparecer a sombra do Jobs. Olha para os produtos Apple e vês os portáteis caríssimos, depois do último iPhone do Jobs (5) os seguintes foram todos iguais com a excepção do X que não é revolucionário em quase nada, nem no design. Nunca na era do Jobs a Apple teria MacBooks Pro com portas usb type-c e iphones com lightning, a vender adaptadores à parte e a actualizar o MacPro em 7 anos apenas.
Qualquer gajo minimamente competente fazia o que o Cook fez.
Ps: não sou fanboy, e quase não utilizo produtos Apple, mas o mérito de um e de outro é incomparável.
Lol, sim, o homem está morto há 6 anos, e o que não tem faltado é o crescimento na Apple!
Não é muito complicado ver o relatório 10k (publicado a 3 de Novembro) ou os relatórios trimestrais, fazer as contas ao ano e ver que isso é uma mentira completa. A Apple “encolheu” em resultados em 2016 (a primeira queda de facturação e lucro em 15 anos) e este ano continuou atrás dos resultados de 2015 (mas recuperou face a 2016).
Eu ainda não percebi porque é que as pessoas ainda tentam inventar e mentir quando é tão fácil confirmar algo pois a informação é pública (àrea de investidores no site da Apple).
Os lucros extra não se devem a ele, mas sim aos fãs que compraram menos produto por mais dinheiro. Como os últimos iPhone foram basicamente iguais com alterações de pormenor e só uma equipa trabalhou (a do SoC), ao vender pelo mesmo valor ganharam uma fortuna. Parabéns aos fãs dedicados.
Os fãs não caem do céu, o homem tem responsabilidade nisso, tipo pastor.
Acho que deveriam mencionar que os lucros continuam inferior ao de 2015, isso mesmo antes de termos em conta a inflação. Ou seja, foi uma melhoria relativamente a 2016, mas não se traduz no melhor ano de sempre.
O trabalho de muitos , a recompensa de um, viva o capitalismo… e bata-se palmas como de costume.
Tao as metas foram atingidas isso é o que lhes interessa. Bota aumento no patrão. Isto é como tudo na vida se ganhar milhões de ordenado e fizer pelos outros a coisa nem é ma de todo, se for tudo para o bolso deles ai é mau
Acho que a única coisa boa num CEO quando la esta é o anonimato para mim o melhor é estar ao pé daqueles que eram meus empregados sem saber que eu era o patrão 😀
A pagar impostos abaixo dos 5% também eu era um herói. Abram a pestana e deixem de alimentar aqueles que nos empobrecem todos os dias….
A apple sempre se considerou uma empresa de equipamentos premium mas ultimamente é so mais para o lado do lucro
comprei uns fones beats ep de 90 euros omg a musica é razoavel e a contruçao tambem mas aquele cabo flat enfim pouca vergonha………..
apple o que andas a fazer???
Bem o Tim merece….. a ultima é que vai usar TEK linux Docker para fazer a convergência entre
mac/ios, supostamente pq é mais barato e os users nem vam notar < Tim Cook ceo apple. é um génio lol.