Novo macOS High Sierra 10.13.2 com correções de segurança
Não tem tido a vida fácil nas últimas semanas a Apple. O macOS esteve debaixo de escrutínio devido a falhas graves de segurança.
Agora, a Apple lançou a última versão do MacOS High Sierra através da Mac App Store. O macOS 10.13.2 "melhora a estabilidade, compatibilidade e segurança" dos Macs e principalmente inclui melhorias em dispositivos de áudio USB de terceiros, VoiceOver... etc.
Foram vários os problemas a atormentar o sistema operativo de desktop da Apple nas últimas semanas. A Apple teve mesmo de lançar de urgência uma correção de segurança para colmatar uma falha gravíssima descoberta no utilizador root. Uma correção, por sua vez, que veio trazer outros problemas.
Atualização do macOS 10.13.2
A atualização MacOS High Sierra 10.13.2 melhora a estabilidade, compatibilidade e segurança do seu Mac e é recomendada para todos os utilizadores.
Esta atualização:
- Melhora a compatibilidade com determinados dispositivos de áudio USB de terceiros
- Melhora a navegação do VoiceOver ao visualizar documentos PDF na aplicação Pré-visualização
- Melhora a compatibilidade das linhas Braille com o Mail
A Apple detalha as correções de segurança incluídas na versão mais recente da High Sierra aqui. A atualização segue o lançamento da correção de segurança MacOS High Sierra que abordou a vulnerabilidade root que acompanha o macOS High Sierra 10.13 e 10.13.1. Esta correção também está listada como corrigida nas notas de lançamento de hoje sobre melhorias de segurança.
Este artigo tem mais de um ano
Onde estão agora os que diziam que o win10 eram só updates chatos, cada nova versão eram so bugs…
Ah, não podem responder porque ainda estão a atualizar o mac.
A diferença é que no MacOS as coisas funcionam mesmo com os problemas identificados, isto é, sem que o PC pare por falhas e só volte a andar quando se fizer o update. No Windows, muitas vezes, as coisas não funcionam, ou funcionam mal, até que se façam os updates. Atenção: não sou nem “fanboy” nem “hater” de coisa nenhuma, uso Windows, MacOS, Android e iOS, todos em simultâneo, e o MacOS é efetivamente muito simples de utilizar e de gerir.
Então deves saber quão mais complicado é para a Microsoft ter de atualizar um SO que vai funcionar em maquinas de 100€ e em máquinas de 5000€. A Apple não tem este problema já que as máquinas são construidas e optimizadas por eles.
Coitadinha da MS, é tão dificil a vida deles… NEM A PORCARIA DOS UPDATES DA INTEL FAZEM, quanto mais. É a intel dá-lhes a papinha toda feita.
A MS quanto menos fizer…
Ah e ficas a saber que o mac atualiza, a barra de download cresce (não pára como a do win) e quando reinicia cumpre minimamente os tempos previstos. Já o windows updates na empresa chega a ficar 1h a atualizar, não á paciência.
Sou utilizador de macOS desde 2011 e de facto nunca se vi isto antes neste ecossistema (faz-me lembrar o Windows).
Quando anunciaram que descobriram a borrada (ou melhor, um utilizador descobriu) da falha de segurança, a Apple lançou um update com menos de 24 h (acho que até foi menos de 12 h) e na altura comentei que tinha sido um erro que podia ter consequências ainda maiores. No software (principalmente num OS com milhões de linhas de código), não se lança um update desta forma. Parecem amadores.
Tentaram emendar um erro com um erro ainda maior e passaram a imagem que temos hoje em dia da Microsoft.
Mais valia dizerem que assumem e que o update sai daqui a x dias: estão sobre a mira das pessoas e têm de garantir que não vão haver falhas novamente e que vão testar tudo, nem que coloquem também as seguras da limpeza a testar.
Assim só mancharam mais a imagem.
Este é um típico caso que teria sido validado num teste unitário mas não o fizeram da primeira, não fizeram da segunda vez e vai voltar a acontecer (é uma questão de tempo).