Afinal o Snapdragon 845 poderá ser fabricado em 10nm
Com o final do ano a chegar, começam agora a aguardar-se as novidades do novo processador de topo da Qualcomm.
O Snapdragon 845 (nome não oficial) deverá ser apresentado já no próximo mês, no entanto, ao contrário do que era falado, pode manter o fabrico em 10nm.
A guerra dentro dos processadores mobile está mais acesa do que nunca. A Apple continua a liderar no desempenho (embora beneficie de um sistema operativo fechado e otimizado para o hardware), enquanto a Qualcomm, Huawei e Samsung se esforçam para chegar ao topo, seguidos pela Mediatek.
Com o final do ano a chegar, a Qualcomm já prepara a próxima geração do seu processador de topo, cujo nome ainda não foi confirmado, mas se espera que seja o Snapdragon 845.
Vários rumores têm sido lançados sobre este novo processador, apontando para um fabrico FinFET de 7nm, o que o tornaria mais eficiente e com melhor desempenho. No entanto, novas informações vêm desmentir o que se tem referido, apontando para que o novo SoC se mantenha nos 10nm. No entanto, a evolução está garantida, estando assegurada uma melhoria na arquitetura Kryo com maior foco na realidade virtual e aumentada.
Samsung Galaxy S9 pode estrear Snapdragon 845
No ano passado, a Samsung teve direito a exclusividade no lançamento deste chip, tendo o Samsung S8 sido o primeiro dispositivo a integrar este SoC. Para este ano é provável que a exclusividade se mantenha, sendo o Samsung S9 o primeiro dispositivo a integrar este novo processador.
No entanto, a introdução deste processador poderá levantar um grande problema. No que toca aos seus topos de gama, a Samsung cria sempre duas versões, uma com Exynos e outra com Snapdragon no seu interior.
Segundo alguns rumores, a Samsung já terá o processo de fabrico FinFET LPP 8nm preparado, sendo previsível que seja usado no Exynos 9810. Este processador seria então o escolhido para acompanhar o Snapdragon 845 nos novos Galaxy S9.
Existe assim a possibilidade de haver uma diferença considerável entre ambas as versões, com a Exynos a ter, provavelmente, um melhor desempenho e uma melhor eficiência.
O Snapdragon 845 deve ser apresentado já no próximo mês de novembro e deverá chegar ao mercado em 2018.
Este artigo tem mais de um ano
Especulações das fontes, há sempre fontes a mandar postas de pescada. É óbvio que a maioria dos construtores o vai usar, inclusive o S9, óbvio que Exynos para os do costume. A questão aqui seria saber se a Microsoft ou outros vão usar e em quê. Ou o que traz de novo.
Agora dizer que os modelos do próximo ano vai usar o 845, ter mais RAM e baterias que durem mais … É realmente necessário ser cientista.
Este já bate o a11 da Apple
Lol! Nem o próximo…
Sabes que o A11 já é de 10nm?
Então este também, e o anterior acho que também já era 10nm
Bem, o Snapdragon 845 é bom que venha em 10nm com o triplo de cache.
Não adianta debater velocidades e benchmarks face ao iOS porque o A11 é 10nm e acima de tudo tem um L3 Cache muito superior ao dos Snapdragons. Razão do qual dobra o rendimento em tudo!
Com isto dito, se os novos snapdragon tiverem mais cache, conseguem ter a fluidez, estabilidade necessária num Andorid. NÃO tem nada a ver com o OS do equipamento mas sim totalmente do Processador.
Ao contrário dos que acham saber, a estabilidade do OS deve-se em parte ao Cache e comunicação entre componentes e é ai que a Apple é superior. Não o iOS em si.
A bateria também deverá ter um rendimento melhor…. caso eles usem a cabeça e façam o que deviam ter feito há muito tempo atrás! L3 Cache de pelo menos 8MB.
Talvez o Xiaomi mi 7 venha com este soc!