HAMA: Made in China – mas acima de tudo, alemã! (Parte 2)
Foi em maio que o Pplware esteve na cidade alemã de Monheim para visitar a sede e o centro logístico da Hama. Saiba o que vimos por lá.
Como já revelamos, a empresa fatura à escala mundial cerca de 500 milhões de euros por ano, sendo que toda a produção é feita na China mas há um controlo de qualidade que é rigorosamente realizado na Alemanha. Saiba o que vimos mais por lá.
Depois de conhecermos como é feito o controlo de qualidade do produto (onde mais de 2000 paletes de produtos são recebidas a cada dia para avaliação, antes dos produtos serem comercializados) hoje vamos mostrar outros setores da empresa. Os testes de qualidade envolvem a verificação de todos os standards, performances, segurança, etc.
Até chegar aos camiões, que fazem a distribuição dos produtos Hama pela Europa, a grande maioria dos processos são automatizados sendo que o transporte dentro da própria empresa é em parte realizado com recurso a tapetes rolantes que encaminham os produtos para as diversas secções.
De referir que a HAMA tem atualmente, no seu catálogo, mais de 18 mil produtos na área da fotografia, TV, acessórios para smartphones e tablets, material escolar. A cada ano são colocados no mercado mais de 4000 novos produtos. De acordo com as informações, são mais de 100 os gestores de projetos e designers que trabalham para a empresa.
O centro logístico da empresa tem mais de 100 mil metros quadrados e é um dos mais modernos da Europa.
Zona da armazenamento dos produtos
Uma das zonas que mais impressiona é sem dúvida a parte de armazenamento dos produtos, onde tudo é arrumado e organizado por sistemas inteligentes. De acordo com os dados que recolhemos, este espaço tem capacidade para "armazenar" mais de 52 mil paletes.
O seguinte vídeo mostra como tudo funciona...
Existe ainda 6 zonas de reembalagem de produtos.
Cerca de 2400 produtos por hora são transferidos para os 15 postos que picking onde é verificada a quantidade de produtos para cada encomenda.
Registo de produto e Etiquetagem
Outra das áreas interessante é a zona de registo de produtos e de etiquetagem das caixas. Os seguintes vídeos mostram como tudo se processa.
Etiquetagem
Registo produto dentro das caixas
Neste caso há uma câmara que regista tudo o que vai dentro da caixa. Posteriormente o espaço vazio dentro da caixa é ocupado por "bolhas de plástico".
Verificação de produtos e colocação de fitas
Todo o processo é automatizado até aos camiões que depois farão as entregas pela Europa fora.
Para perceberem melhor como todo o centro funciona, sugerimos que vejam o seguinte vídeo da empresa:
Como já tínhamos referido, ficamos surpreendidos e maravilhados com toda a tecnologia de ponta usada na plataforma de embalagem, armazenamento e distribuição de produto que apenas termina já dentro dos camiões que depois fazem a distribuição. Todos os processos são rigorosamente monitorizados e avaliados para que sejam atingidos os níveis máximos de qualidade. Por dia, cerca de 500 mil produtos saem do Centro Logístico da Hama para as "grandes lojas" (como MediaMarkt) e distribuidores nacionais (como a Hama Portugal) e não ao cliente final.
O Pplware viajou a convite da Hama para conhecer a sede e o centro logístico da empresa.
Este artigo tem mais de um ano
Pois é, made in China mas Germany branded é igual aquilo que ja sabemos: preços super inflacionados.
por isso é que nunca comprei nem tenciono comprar nada desta marca…onde se admite um HDMI de 1,8m custar 30 euros, ou um adaptador qualquer que em media nesta marca custa 12, 13 euros e nas de concorrencia encontramos por menos de metade!
se esta marca se quer mostrar e chegar-se ha frente nao pode ir apenas parar a media markt’s nem worten’s…tem que começar a baixar preço para ter melhor distribuição mesmo em lojas online se algum dia là quiser chegar!
por enquanto limito-me a marcas brancas ou a marcas com provas dadas e com preços ACESSIVEIS.
Se quiser rir um pouco passe numa radio popular e veja a secção das torradeiras, todas as marcas têm exactamente o mesmo modelo com uma estampa diferente, já ninguém se dá sequer ao trabalho de alterar ligeiramente o design do chassis para enganar os distraídos, a única diferença é que autocolante foi posto antes de embalar, e olhe que alguns autocolantes são 5 a 10 € mais caros que os outros
Rádio Popular é do pior que conheço em termos de qualidade
sim, e eu rio-me imenso com esse tipo de situação, por isso agora raramente entro em uma Worten ou RP ou seja o que for, a Media Markt ainda escapa porque tem mais variedade tirando isso por mim nem lá entrava mas como gosto de andar a par da evolução de preços e produtos é que ainda a frequento.
rio-me também ao ponto de ver preços de marcas da casa (Kunft, Mitsai, Eletronia) chegar a custar mais que as marcas ditas sérias e com especificações superiores.
Neste Portugalzinho à beira mar plantado só cai nisso quem quer, ou quem não está informado e dai só ver Kunft’s e Eletronia’s em casa de pessoas idosas ou sem qualquer conhecimento.
Basicamente o barato sai caro mas quando tentam vender alguma marca da casa forçadamente ai vemos os motivos: mais lucro tem a loja.
Já nem falo em Torradeiras mas em maquinas de lavar roupa e etc já começa a ser tudo igual no que toca a marcas da casa! ai não se trata do copiar ou não mas sim na lei do menor esforço.
marca branca, castanha, amarela ás bolinhas é tudo feito no mesmo sítio, só os totós é que ainda acreditam nas marcas “sérias”!
Até tens razão em alguns pontos,no entanto tenho um microondas da electronia a quase 10 anos que é bastante usado e funciona que é uma maravilha,sem qualquer ponto de ferrugem e pasme-se não está amarelado, custou 40€.
Se tive sorte? Talvez sim,talvez não,porque no mesmo dia os meus pais comprar um para a casa deles e está exactamente nas mesmas condições.
As coisas por serem de marca própria não tem necessariamente de serem más,mas também é um facto que já foram mais baratas.
Eu devo ser dos poucos que ainda vê a etiqueta antes de comprar. Made in China? Não, obrigado. Só no caso de não haver mesmo algo fabricado na europa, preferencialmente em Portugal.
Então tas sem sorte que é tido feito na China
Vale mais uma crown made in japan que uma sony made in china!
Iphone é feito na china, crown tambem é feito na china. A samsung é feita na china. Um combinado da Samsung que era produzido na Polónia começou a ser fabricado na china. Este tipo de artigos é tudo feito na china.
Mas agora na china existe qualidade boa e qualidade má, depende da fábrica, dos valores investidos. depois tens marcas que metem os engenheiros e os carolas nas fábricas para tomar conta dos chinocas, e depois à marcas que fazem testes de durabilidade e qualidade de fabrico.
Ver um anúncio por cada vídeo é que não!