Samsung: Controlo de voz da Bixby chega a Portugal
O universo das assistentes pessoais tem vindo a crescer significativamente. Tudo o que é tecnologia começa a disponibilizar funções a este nível e para este segmento a Samsung tem apostado forte na Bixby.
De acordo com informações da própria empresa sul-coreana, depois da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, a Bixby chegou agora a mais de 200 países, onde se inclui Portugal.
Atualmente disponível em inglês dos EUA e em coreano, a funcionalidade de Comando de Voz da Bixby vai ajudar os utilizadores a aproveitar ao máximo os seus equipamentos conectados. A Bixby apareceu aquando do lançamento do smartphones S8 e S8+ e desde essa altura têm sido várias as melhorias implementadas de modo a estar à altura da concorrência (ex. Siri, Cortana, Alexa, etc).
Análise: Samsung Galaxy S8 | S8+, a revolução
A Bixby permite melhorar a produtividade e aumentar o nível de personalização do smartphone através do Quick Commands (Comandos Personalizados), uma funcionalidade que permite a criação de forma simples de um comando de voz personalizado que desencadeia uma sequência de um ou mais comandos.
Por exemplo, o utilizador pode criar o comando "boa noite" como atalho para "Ativar o modo silencioso, definir um alarme para as 6 da manhã e ativar o filtro de luz azul".
De acordo com o comunicado, da própria Samsung, a Bixby perceberá ainda a forma como as pessoas realmente falam, fazem perguntas e pedidos. Por exemplo, se tirar uma fotografia e disser à Bixby “send the picture just taken to Mom " (envia a foto agora tirada à Mãe), a Bixby vai compreender este comando que envolve várias aplicações, vai identificar a fotografia em questão e enviá-la ao contacto correspondente.
A Bixby tem a capacidade de melhorar o nível de compreensão ao longo do tempo para reconhecer as suas preferências pessoais e forma como naturalmente fala.
Bixby em ação
A Samsung pretende continuar a expandir o Controlo por voz da Bixby a outros países, idiomas, dispositivos, recursos e a aplicações de terceiros. Ao melhorar cada vez mais a sua oferta em termos de experiência móvel e soluções, a Bixby irá permitir que mais utilizadores possam interagir com o seu dispositivo e gerir as suas aplicações e serviços de uma forma mais clara e intuitiva.
O comunicado não revela em que países passou agora a estar disponível a Bixby mas já confirmamos que está disponível em Portugal mas apenas em inglês e coreano.
Este artigo tem mais de um ano
Nada que a Cortana não fizesse há já muito tempo.
todos fazem isso a muito tempo,google assistent tambem,o unico problema nao o fazem em Portugues… tudo muito giro mas o telefone custa exactamente o mesmo que noutros mercados e acabamos por ter menos funcoes,e quando as temos ,temos que nos adaptar ao telefone e falar a lingua que ele quer,ou seja o telefone que nos é vendido como um assistente pessoal ,no fim nao é assim tao assistente pessoal porque nao vamos estar a falar a toda hora ingles…
Aqui não há descontos no material, carros etc por não ter um assistente pessoal na nossa língua, e enquanto podes comprar o produto da -te por contente. Somos um país pequeno, que usa muitos estrangeirismos, mais de 2/3 da população escreve e fala (muito) mal o idioma e submetemo -nos ao português do Brasil. Achas mesmo que nestas condições e com o poder de compra e população mais baixo da Europa Oeste/Central, os coreanos vão pensar muito em nós? Já ter os manuais em português de Portugal é uma sorte por ser de lei …
Quem nao sabe ingles fica se no “Hi Bixby”
Ou aprende Ingles, que cada vez e mais usado e necessario.
Caramba nunca ninguem aqui na secção de comentários está contente com nada, seja q marca,modelo, notícia ou o que for, só sabem falar mal e mandar abaixo. Se a humanidade dependesse de gente desta para avançar, ainda vivíamos em cavernas…irrraaa
Eu mando abaixo pois eu tenho o S8+ dois dias depois de ser lançado em Portugal,eu sei ingles MAS lá esta , comprei em Portugal nao comprei o telemovel nas americas, mais, tanta coisa e depois de tanto tempo la activaram a “Bimba” para não parecer mal no lançamento do Note 8 .
Olha para a história, não mudou muito … 😉
Quanto mais alta a crise sócio- econômica, mais a população reclama de tudo porque não está bem com nada. Já as típicas conversas tugas de café eram conversas de horas, agradáveis mas sem sentido porque cada um assegurava sem argumentos válidos.
Ou não conheces a mítica “porquê??? Porque pronto! É assim e se eu digo eu sei é porque sei”. Argumento? Porque “pronto” 😛
Concordo plenamente, e e notoria a falata de capacidade de raciocinio tambem.
O que interessa é lançar no mercado e vender, vender, vender… depois logo se lança o resto…
Mais uma useless Assistant, é um problema geral não estar localizado na lingua nativa.
É verdade que isto està errado, contudo não caiam só em cima da Samsung. As outras principais assistentes tem já vários anos e em português de Portugal ainda não há nenhuma, e as que falam em português do Brasil tem menos funcionalidades que em inglês.
Infelizmente isto é inevitável.
Se apenas fosse lançada um assistente quando falasse em todas as línguas em que o equipamento iria ser vendido, apenas seria lançada daqui a vários anos, ou nunca seria lançada.
Já usei e até não é mau,mas tem muito para evoluir ainda..
Muito bom, ontem passeia a noite a testar e a ensinar a rapariga a minha dicção hahaha, foi um filme para ela acertar com o strava, noite muito bem passada hahahaha, realmente a aplicação é porreira, abre montes de aplicações e dentro delas também interage, mal ou bem, está ainda numa fase embrionária mas com o tempo vai ficar porreira com toda a certeza.
isso é a tua definição de noite muito bem passada?
Pois. Um dia destes somente falamos com maquinas e ignoramos as pessoas a nossa volta.
Já dizia o António Nobre: ” que desgraça nascer em Portugal”.
O Bixby está muito bom e não me importo de estar em inglês porém aqui tem um problema enorme como no Assistant, NÃO LÊ em português as coisas (mensagens etc) nem escreve, logo ler/responder em português fica muito muito mal….
Mas parabéns à Samsung pelo que a Google não conseguiu fazer, lançar em +200 países mesmo que para já só tenha inglês e japonês…
qualquer tipo de assistente só vai fazer sentido quando for lançado em português de Portugal. essa aberração do PT-BR não faz sentido aqui.
o problema disto nao e falar em ingles o problema e por exemplo hi bixby call melhor mae do mundo ( nome do contacto ) e ele india uma porcaria qualqer diferente ou entao diz que nao encontra o contacto e se mudar o contacto para mae ele nao reconhece o hi bixby call mae ou mesmo se eu disser mother ele nao encontra nenhum contacto ou seja tenho de por tudo o que meto no telefone em. ingles para que de alguma utilidade . ja para nao falar do bixby vision que e uma desilusao completa enfim . tanto falaram … mas acho que ainda falta muito desenvolvimento para ser util no dia a dia .
Luís, é uma questão de “ensinares” o sistema. Na primeira tentativa de “call mãe” a assistente disse que não conhecia o contacto, abriu a lista de contactos, escolhi o “mae” e na segunda tentativa de “call mãe” funcionou muito bem. A Samsung apregoa que este é um sistema de IA, pelo que se deve perder algum tempo a ensunar/treinar a Bixby.