O Windows Server também vai chegar aos processadores ARM
A Microsoft tem procurado, no passado recente, conseguir alternativas aos parceiros com quem tem trabalhado. A mais importante dessas novidades é a proximidade que tem agora com a Qualcomm para trazer o Windows 10 para os processadores ARM.
Mas esta realidade da Microsoft poderá em breve ser alargada com a chegada do Windows Server a esta arquitetura, criando assim uma proposta específica para centros de dados.
A parceria que a Microsoft tem com a Qualcomm irá em breve trazer novidades para o campo dos PCs e dos equipamentos híbridos. A chegada da versão ARM do Windows 10 espera-se para breve, preparada para corre nos novos processadores Snapdragon 835.
Mas a Microsoft e a Qualcomm estão a ir mais longe e as duas empresas anunciaram que estão a desenvolver para plataforma Qualcomm Centriq 2400, onde estão incluídos os processadores ARM, mas agora para correrem uma versão especial do Windows Server.
Segundo a Microsoft esta versão do Windows Server está a ser desenvolvida há já alguns anos, estando já a ser usada dentro dos centros de dados da empresa, ligada ao seu serviço Azure. Não se espera para breve que esta versão seja tornada pública e que possa ser usada por terceiros.
Estes sistemas desenvolvidos pela Qualcomm assentam no projeto Olympus da Microsoft, o seu design open source para servidores. Para além da Qualcomm, também a Cavium desenhou e criou motherboards para este projeto, sempre usado os processadores ARM como base de processamento.
Para a Microsoft a utilização de plataformas baseadas em ARM faz sentido em determinadas funções, nomeadamente em funções de pesquisa e indexação, armazenamento, bases de dados, big data, e machine learning.
Depois de conseguir puxar a si o Windows 10, parece que os processadores ARM vão continuar a ter uma presença no produtos da Microsoft, agora associados a centros de dados e ao Windows Server, num campo que até há pouco tempo era exclusivo da Intel. A Microsoft mudou e essas alterações estão novamente à vista.
Este artigo tem mais de um ano
Cada vez mais o linux desaparece por se tornar inutil e para nerds apenas
Boa Pedro, obrigado pelo teu comentário ignorante
https://img.memecdn.com/please-dont-feed-the-trolls_o_574238.jpg
É a verdade,não conheço ninguém que não seja realmente craque da informática que use Linux.
No desktop talvez, mas o linux é o mais usado nos dispositivos móveis, tal como servidores, já para não falar noutro tipo de sistemas de entretenimento e etc…está longe de ser inutil…
Linux não vai a lado nenhum, há de continuar a ser Rei no mundo dos servidores durante muitos anos. Talvez nunca chegue o “Ano do Desktop Linux”, mas nos servidores é imbatível.
Quanto à Microsoft estar empenhada em diversificar as ofertas no mundo dos servidores, é bom para todos. Concorrência faz muito bem à indústria.
@Rudy: partindo da tua permissa “Concorrência faz muito bem à industria”, então, é de aplaudir e estimular a oferta do linux no mundo dos desktops, certo?
Claro que sim. Mas o Linux no mundo dos desktops existe há muito tempo, e com muita oferta. Ubuntu, Mint, RedHat & Fedora, Debian, e tantos outros.
Talvez seja este o problema, é demasiada fragmentação em vez de haver uma maior coesão nos objectivos.
Ai está um ponto importante e interessante. Creio que, no caso do ubuntu se ganharia com a mesma base de instalação para todos e durante o processao de instalação o utilizador escolheria a interface gráfica que mais gostasse e pronto. O Debian tem esta situação prevista, mas, o ubuntu não. Esperemos que de futuro possam evoluir neste sentido.
A culpa do sistemas linux no desktop terem pouco software PROPRIETÁRIO é culpa de quem produz esse mesmo software e não de quem desenvolve o sistema
@pedro: não será o oposto??? Não será mais um sinal do desespero e do desnorte? Agora, que esta clara a acção de muitos governos e empresas em abandonar o windows nas funções mais criticas, e porquê??? Ah, bom… Quem quer o window$ que fique com ele, é uma escolha. Em de todos os equipamentos eletrônicos no mundo a micro$oft ficou reduzida à liderança (ainda) nos desktops, mas, não vai ser por muito tempo! Mês apos mês, ano após ano, vai perdendo influência até que o seu suspiro moribundo será passar a código aberto.
O comentário do @Pedro é completamente ridículo, mas olha que o teu não está muito atrás.
Embora a Microsoft tenha uma presença mínima nos servidores, não é verdade que as empresas se afastem da Microsoft e muito menos do Windows. É o melhor SO para desktop, que é a principal ferramenta de trabalho em quase todas as empresas. É normal que tenha um grande domínio neste aspeto.
E é também normal que queira entrar no mercado de servidores ARM para ter uma maior presença.
Já agora, Window$ e Micro$oft ? Vais dizer também que são culpados pela fome no mundo ?
Não quis desenvolver muito o comentário, mas,… Não creio que a micro$oft sozinha seja culpada pela fome no mundo, mas, o pensamento/lucro corporativo não resolveu esse problema! São séculos e séculos de levarmos sempre com a mesma dose. Pensando bem, lucro selvagem e humanidade não são compatíveis, pela amostra junta… Agora, quanto ao SO da M$ prefiro que o comentário acima fique com o rótulo de ridículo… ainda assim, o mundo está a mudar, está tudo a contar amizades e recursos e a última coisa alguém vai querer é que um recurso fique sob o controlo de um não amigo… lógica pura e talvez por isso o pessoal do leste e oriente está a migrar do sistema window$ para linux… E os tugas não deviam ficar a ver os navios passar…
A sério? Sabes que o SO móvel mais usado é Linux, a grande maioria de servidores/datacenters/routers corre linux, a grande maioria de equipamentos iot corre linux, posso continuar aqui indefinidamente. Só existe uma área onde o linux não domina, o desktop.
o desespero da micro$oft é tanto que até integra o linux no windows 10…
Não sei se reparou mas existe uma frase “Não se espera para breve que esta versão seja tornada pública e que possa ser usada por terceiros.”
Isto numa altura em que já existem dezenas de distribuições Linux (incluindo o bom e velho debian) a correr nesta e em muitas outras arquiteturas
Tal como na Internet a M$ estava a dar um tiro no pé ao não suportar a arquitectura arm… está mais uma vez atrasada…. Por vezes (muitas vezes) o uso do Ruim não se justifica. Ainda ontem vi o caso da loja da NOWO onde fazem tudo online, só guardam os ficheiros localmente em pdf. Qualquer raspberry pi 2 ou 3 faria bem o serviço….
Que comentário mais distante da realidade…
Existe necessidades que se encaixam em cada um dos ambientes, quer seja unix quer seja windows.
Se o caro colega soubesse programar 1 linha de código não diria
coisas absurdas como esta.
int main() {
cout <<"vai estudar"<<endl;
return 0;
}
Não tens de por a biblioteca #include primeiro?
PS: tou a começar a aprender c agora
Sim amigo
#include stdio.h //Para utilizar printf()
#include //Para utilizar “cout”
Ambos são utilizados para saida de dados, você pode utilizar qualquer um.
Ainda vamos ver um windows com kernel Linux.
A Microsoft está a tentar a acompanhar as novas tendências de mercado e garantir o seu futuro. O que está a fazer a Intel? Gastaram 10 mil milhoes de us$ no mercado mobile com os SoFIA e Atom. Resultado: “Bola”… e 12000 empregados dispensados. Uma empresa com domínio do mercado dos processadores durante 3 décadas, com recursos quase inesgotáveis, está a por o seu futuro em RISCo….
O que está acontecer agora é história! Motorola > Intel > Qualcomm
Isso mesmo Rudy o linux é muito usado nos servidores das grandes empresas e em particular nos mainframe que é um computador de grande porte dedicado normalmente ao processamento de um volume enorme de informações. O termo mainframe é utilizado para se referir ao gabinete principal é assim que chamamos aqui no Brasil.
Arm em servidores é bem pensado pq em termos de efeciencia energetica nao ha melhor…. Agora em desempenho…. Nao ha milagres.
A outra questão de haver mais servidores linux que windows e vice versa é discutir sexo dos anjos.
Cada um usa uma solução que é mais adequada as necessidades…
Existem sempre pros e contras e gostos.
Ao tempo que já é possível correr servidores ARM com Linux…Chegou agora ao windows…e depois sai uma abecula e diz : Cada vez mais o linux desaparece por se tornar inutil e para nerds apenas.
lolz…