Cuidado, o ‘Facebook Lite’ está a ser usado para espalhar malware


Destaques PPLWARE

17 Respostas

  1. urms says:

    lendo o título e e e e e…. “O Malwarebytes Lab esta agora a alertar para a existência de uma nova versão desta aplicação, que nada tem a ver com a original”

  2. Aniversariante says:

    Essa app referida é malware porque “rouba informação dos utilizadores (ID do smartphone, versão do Android, endereço MAC, modelo do telefone e localização) e que depois os envia para servidores remotos” e “realiza ainda algumas ações sem o conhecimento do utilizador. A mais grave delas é a instalação de várias aplicações”…

    Spoilet alert, o Windows 10 faz isto tudo e muito pior, lavando também por exemplo coisas como informações bancárias e passwords. Assim como possivelmente também o Android e os sistemas operativos da Apple o farão, mas desses não sei porque nunca lhes li os termos de utilização e privacidade ao contrário dos termos do Windows e Microsoft que já li e analisei em detalhe, onde sem qualquer problema se reservam ao direito de fazer também deles tudo o que passa (ou sequer que passe perto) de uma máquina com o Windows, ignorando por completo a Lei da Proteção de Dados Pessoais, Constituição da República Portuguesa e entrando de cabeça em muita coisa prevista na Lei do Cibercrime.

    Mas para o Windows e afins estranhamente a coisa parece entrar em sintonia e harmonia com as autoridades e com a comunicação social, estando tudo bem, pois não só fecham os olhos por completo como também o Windows é o sistema operativo que se instala nos computadores dos serviços do Estado. E da comunicação social têm diariamente publicidade gratuita, não há dia em que não se fale de que o Windows é isto e aquilo de formidável, e que já tem isto e vai ter aquilo e mais não sei o quê de extraordinário.

    Assim sendo fico na dúvida: afinal o que é que essa aplicação mencionada neste artigo tem de mal, porque será então ‘malware’, quando diariamente se publicita e recomenda algo que faz descaradamente e sem qualquer refreio o mesmo e n vezes pior?
    O malfeito só é malfeito de acordo com quem o faz? Um paspalho qualquer em Portugal ou na Rússia ou na China leva o ID do meu smartphone, versão do Android, endereço MAC, modelo do telefone e localização, logo é malware; se for a Microsoft a levar tudo isso mais as minhas passwords, cópia os meus ficheiros pessoais e os meus dados bancários, já está tudo bem e recomenda-se?

    Alguém me explique a diferença porque eu não a estou a entender.

    ps- só uma nota em relação ao artigo, não será correto utilizar o termo “rouba” informação mas sim “furta” informação, isto porque para ser roubo tem que haver algum tipo de violência ou coação, algo que não existe na situação referida. O termo correto será por isso furtar, tal como previsto no Código Penal.

  3. Pedro says:

    Infelizmente android e isto e o iphone continua no topo da seguranca e melhor do mercado

  4. Lisbon lover says:

    Ainda bem que não faço instalações de ‘apps’ fora da Play Store. Mas a aplicação oficial continua segura?

  5. Pedro says:

    o facebook por si só já é um malware… estão com medo de que ?

  6. Paulo says:

    Quem não sofre deste problema é o Windows Phone (Mobile), onde é tão difícil sacar aplicações da loja como as por lá 😀

  7. djofight says:

    fazer passar sp o apk por um bom AV antes de instalar. Imunnet (ClamAV)..free

  8. Gonçalo says:

    É uma pena uma pessoa não poder estar a usar descansadamente uma rede social sem ter de estar preocupado com este tipo de coisas.
    Assim sendo temos de estar todos alerta pois este não é o único vírus que podemos encontrar na internet.

  9. Mike says:

    “Mais uma vez o problema está não na Google e na sua loja de aplicações, mas sim nos utilizadores que optam por instalar aplicações de fontes que desconhecem e que nem sempre são seguras.”
    O problema está mas é no Facebook! Porque raio não disponibilizam o Facebook Lite para o mundo inteiro e deixam o utilizador decidir a App que querem usar (Full vs. Lite)?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.