Tesla: acidentes diminuiram após introdução de piloto automático
O futuro do mundo automóvel está a ser escrito e serão os carros eléctricos e de condução autónoma que farão parte dele. Há mesmo quem garanta que as crianças de hoje, provavelmente, nunca vão aprender a conduzir.
Há ainda muitos cépticos que não acreditam na segurança dos sistemas de condução parcialmente autónoma, mas o que é certo é que desde que a Tesla introduziu nos seus carros esta tecnologia, que os acidentes com carros Tesla diminuíram 40%.
Estamos a assistir a uma verdadeira revolução no sector automóvel, onde a condução autónoma tem um papel de destaque mas ainda com um longo caminho pela frente, não só em termos de evolução e afinação da sua própria tecnologia, mas também na conquista da confiança de todos aqueles que ainda não acreditam que é possível um carro andar na estrada, com o mínimo de intervenção do homem e em segurança.
A verdade é que parece que o piloto automático é seguro e o número de acidentes pode ser minimizado. Antes de avançar com os resultados avançados pela National Highway Traffic Safety Administration, agência reguladora do transito nos EUA, vale a pena recordar o vídeo de um Tesla Model S a prever um acidente e a parar com grande distância de segurança.
Menos 40% de acidentes depois do piloto automático Autosteer
De acordo com a NHTSA, o número de acidentes com carros Tesla teve uma redução de quase 40% depois da introdução da tecnologia de piloto automático Autosteer nos automóveis, que basicamente permite que os carros consigam fazer o seu percurso de forma autónoma, apenas sob o olhar atento do condutor.
Esta conclusão surgiu na sequência da avaliação dos casos de uso do airbag e quilómetros percorridos entre 2014 e 2016. A utilização de airbaig por milha (unidade de medida utilizada no estudo) foi comparada antes e depois do lançamento da tecnologia.
Uma conclusão importante para o sector
Nesta altura, os resultados positivos que podem advir da utilização de tecnologias como o piloto automático são fundamentais para o mercado. Esta boa notícia, vem juntar-se à recente ilibação da Tesla no caso do primeiro acidente mortal com o autopiloto envolvido.
Serão mesmo seguros estes carros com piloto automático?
Este artigo tem mais de um ano
Claramente, mais seguros que os condutores humanos.
Não são perfeitos e podemos debater as vezes que falham, mas temos de pensar no mal menor.
Este sistema falha menos que nós logo mais seguro.
Além disso o piloto automático pode ser melhorado aprendendo com os erros, nós infelizmente tardamos em aprender e sempre achamos que a culpa é dos outros
Sem dúvidas, a culpa é dos outros e só acontece aos outros……….
Há uma revolução em curso. O nome é quase irrelevante, mas pode ser automobilística, sustentabilidade, ambiental, e etc. Em cima da mesa há o antes e o depois e aqui poderemos integrar muita coisa, já. Falta um programa específico de sensibilização e informação sobre as novas tecnologias nos veículos eléctricos e a sua rápida evolução…. num canal televisivo. Ontem já estará muito em atraso.
Esse comentário não tem sentido nenhum para o texto…
Mas falta aqui algo muito impornte neste estudo, qual a relaçao entre os acidentes nos Teslas e os outros. Ou seja, a taxa de acidentes no Tesla era maior ou menor que carros da mesma gama? Sera que o carro em si por ser extremamente potente ao nivel de carros que custam o dobro ou mais, não é simplesmente uma ferramenta que precisa de condutores profissionais?
Há muitas questões a serem discutidas até se chegarem a conclusões precipitadas. Sim, venha a tecnologia, mas venha de forma cuidada sem encapsular problemas bem piores. Por exemplo, estas tecnololgias vão colocar mais carros na estrada muito mais potentes que o normal. A segurança passiva esta pronta para “nos proteger” de condutores menos cuidados quando o sistema falhar ? Sim eu sei as respostas que vêm por ai..mas tudo precisa de uma reflexão cuidada e minunciosa.
Cheers
Neste momento, os carros elétricos, principalmente os da tesla, e os produtos da apple estão no mesmo patamar: servem apenas para ostentação.
Por isso é que continuam a aparecer notícias de acidentes… E depois há outra questão, se não houver hipótese de evitar o acidente, o que fará o computador? Imaginem ter de escolher entre atropelar alguém, ou ir contra uma parede, ou outro veículo? Um ser humano consciente tenta escolher o menor dos males, será que o piloto automático fará o mesmo? Quem é que decide quais as directrizes a preservar? Isto faz-me lembrar filmes como o “Robocop” ou o “I, Robot”, mas com rodas e na vida real!
As notícias aparecem porque há um apetite ENORME pelas mesmas, tal como o Sr. demonstra.
Se calhar, um condutor humano acaba por tanto atropelar uma pessoa como bater na parede.
Dá que pensar, de facto.
Para mim, poder fazer uma análise cuidada e fundar uma decisão em micro-segundos (ou menos), é sempre mais rápido que a análise de uma pessoa.
“Um ser humano consciente tenta escolher o menor dos males”, tretas, na altura o instinto é tentar evitar bater, muitos travam a fundo, poucos tentam desviar a viatura e desses muitos nem olham para onde se estão a desviar.
Em relação à questão ética colocada, a resposta é simples, a viatura deve tentar parar, isso não sendo possível deve tentar desviar-se, isso não sendo possível deve reduzir o máximo possível a velocidade e preparar o habitáculo para um impacto.
Se alguém se atravessa à frente de um carro, essa pessoa deve ser a penalizada (leia-se atropelada) e não o ocupante da viatura (leia-se atirado contra uma parede), de outro modo íamos ter malucos a correr para o meio das estradas para ver os carros a despistarem-se.