Gigafactory, a Super Fábrica da Tesla
A Tesla quer marcar o mundo com os seus carros movidos a energia eléctrica, com os seus transportes futuristas como o Space X, ou mesmo o Hyperloop, e quer, sobretudo, trazer a independência energética à vida das pessoas.
Para resumir todo o poder que a empresa hoje possui nestas e noutras áreas conexas, abriu oficialmente as portas da sua super fábrica Gigafactory. À imagem da própria empresa, e da sua imponência nos vários sectores onde desenvolve tecnologia, esta nova plataforma industrial tem o tamanho de 262 campos de futebol americano, o que a torna na maior do planeta.
Segundo a própria Tesla, o investimento na infraestrutura ronda os 5 mil milhões de dólares. Será, no futuro, o centro de desenvolvimento de praticamente todos os projectos da gigante que revolucionou o segmento automóvel. Actualmente, embora esteja já a inaugurar parte do edifício, apenas tem 14% da estrutura operacional. A Gigafactory só ficará concluída nos próximos anos.
Gigafactory - Factos relevantes:
- Terá uma área de ocupação perto dos 930.000 m2, o que equivale a 262 campos de futebol americano
- Investimento de cerca de 2.5 mil milhões de dólares
- Passarão pela construção da fábrica cerca de 3.000 pessoas
- Até 2020 empregará 10 mil pessoas
- Prevê-se que fabrique 500 mil carros por ano
- Terá a capacidade de duplicar a produção mundial de baterias de lítio
- A partir de 2018 produzirá, anualmente, 35 gigawatt-hora (GWh) de baterias, o equivalente à produção mundial de baterias produzidas em 2014
- Segundo Elon Musk, a Gigafactory irá fabricar 150 GWh de baterias por ano (a cidade de Nova Iorque consome, anualmente, 52 GWh de energia)
Porquê Gigafactory?
O nome Gigafactory resulta da capacidade de produção de baterias anual, planeada para a fábrica, onde se conseguirá o valor de 35 gigawatts-hora (GWh). "Giga" é uma unidade de medida que representa "mil milhões". Um GWh é o equivalente a gerar (ou consumir) mil milhões de watts durante uma hora e um milhão de vezes que de um kWh.
Era sabido que a Tesla estaria com dificuldades em fabricar as muitas encomendas do Model 3 lançado no início desta ano e que arrecadou à marca centenas de milhares de encomendas. A nova estrutura será a oportunidade de colocar toda a linha de montagem do veículo. Nesse sentido, a empresa tem o objectivo de produzir 500.000 carros por ano a partir de 2018, um número que estava previsto ser atingido apenas em 2020.
Preço das baterias irá sofrer uma redução no preço
A energia solar está cada vez mais barata. Com o preço mundial a situar-se perto dos 3 cêntimos por kWh, há uma necessidade de armazenamento da energia e não há, contudo, equipamentos em quantidade suficiente para o fazer. A própria Tesla lançou ano passado a Tesla Powerwall e ainda hoje tem dificuldade em satisfazer a procura.
Assim, esta empresa terá o objectivo de dotar as linhas de produção de baterias da capacidade para acompanhar as encomendas, conseguindo com isso uma redução substancial nos custos das baterias. Segundo os valores apresentados, esta redução poderá chegar aos 30% por kWh.
Como será possível?
Sozinha, a empresa tem sérias dificuldades, como o próprio CEO já o referiu anteriormente. Assim, e para conseguir este incremento, a Tesla assinou um acordo de 1,6 mil milhões de dólares com a Panasonic, um parceiro estratégico da marca americana e que deu também o mote para a construção da “Gigafactory”.
Este será um importante pólo de empregabilidade e o Estado do Nevada, que reconhece o valor estratégico face à necessidade do próprio lítio, abundante nos desertos salgados do Nevada, irá apoiar a empresa com 1,3 mil milhões de dólares em benefícios fiscais.
Este artigo tem mais de um ano
35 GWh –> 35 GigaWatts por hora –> 35 * 365 Gw por ano 😉
Por ano penso que será:
35*24*365 GW ano
Acho fantástico o que a Tesla está a fazer!
35GW * h, não por hora.
É uma unidade de energia, neste caso sobre a energia que pode ser acumulada em baterias novas que a Tesla produzir durante 1 ano.
Exmos Sr.
GigaWatt por hora não tem nenhum significado físico. O Watt é uma unidade de potência, o que significa energia produzida num segundo. Portanto 1 kWh significa a energia produzida pela potência de um kW numa hora.
GW/h = Unidade de energia. Ponto. Eles produzem num ano baterias suficientes para armazenar 35GW/h.
Certo, mas a frase “Segundo Elon Musk, a Gigafactory irá fabricar 150 GWh de baterias por ano (a cidade de Nova Iorque consome, anualmente, 52 GWh de energia)”, Nova Iorque consome 52 Gw por hora, logo as baterias da gigafactory ao final do ano, iriam apenas cobrir a energia de NY por pouco menos de 3 horas. A palavra “anualmemente”, pode induzir em erro.
Penso que não é bem isso, mas sim o facto de Nova York utilizar 52GW/h e a Tesla vai produzir cerca de o triplo necessario para sustentar Nova York.
não é GW por hora, é GW * h, uma unidade de energia.
52 GWh seria o consumo total de energia da cidade de Nova Iorque para o ano todo, não o consumo por hora, embora ache que esse valor está errado
O que o Musk disse é que a produção de baterias na fábrica da Tesla poderia crescer para 150 GWh.
Nao sei. Segundo o site official da cidade de nova york eles usam actualmente cerca de 11 bilioes de watts por dia.
Watt é uma coisa, Watt.hora é outra.
O consumo de energia da cidade de Nova Iorque deve andar perto de 52.000 GWh por ano (mil vezes mais), o que daria cerca de 14 GWh por dia em média
GWh (não GW por hora) é uma unidade de energia, assim como o kWh, o Joule, as calorias, etc.
1W (Watt) de potência é a transferência de 1 Joule de energia em cada segundo.
1Wh (Watt-hora) é a transferência de 1W durante uma hora, então se em cada segundo é transferido 1 Joule, numa hora são transferidos 3600 Joules; assim, 1Wh é outro nome para 3600J.
1kWh é outro nome para 1000Wh.
1GWh é outro nome para 1000 000GWh, ou 3600J * 1000 000 000 = 3600 000 000 000J.
Interpretando corretamente agora a informação:
“- A partir de 2018 produzirá, anualmente, 35 gigawatt-hora (GWh) de baterias, o equivalente à produção mundial de baterias produzidas em 2014″
Ou seja, a fábrica produzirá, num ano, baterias suficientes para armazenar 35GWh (ou 126 000 000 000 000J) de energia.
– Segundo Elon Musk, a Gigafactory irá fabricar 150 GWh de baterias por ano (a cidade de Nova Iorque consome, anualmente, 52 GWh de energia)”
Novamente, a fábrica irá fabricar, em cada ano, baterias suficientes para armazenar 150GWh de energia. E Nova Iorque consome 52GWh (ou 187 200 000 000 000J) de energia por ano.
não é GW/h, é GW*h
Simplesmente fantástico! Vai ficar para a história!
Esta empresa está a mudar o mundo
Se quando a fabrica tiver pronta, com os painéis solares no telhado e com parque eólico ao redor da fabrica, conseguirem ter a fabrica a produzir 365 dias por ano, apenas com energias renovais, então será extraordinário.
Sou muito admirador do elon musk
Importa salientar que Tesla, Hyperloop e Space X são três empresas independentes. Elas não têm em comum a Tesla. Elas têm em comum um accionista chamado Elon Musk.
E desistimos da fábrica de baterias para automóveis eléctricos em Portugal !
Enquanto uns vêem longe, outros não conseguem ver o que têm debaixo do nariz…
Neste momento, carros elétricos é um “não”. As pessoas apenas estão a servir de “beta testers” e estão contentes com isso.
Esses veículos ainda não tem o desempenho que deviam ter, e estão muito longe disso. Para um país como o nosso que já “estoura” o dinheiro em muita coisa que não faz falta, veículos elétricos e tudo o que acarreta (sítios onde os carregar, componentes, …) ainda é algo de que não precisamos realmente por aqui (do ponto de vista de que o dinheiro que iam esbanjar no investimento, neste momento faz falta para calar os idiotas da europa que querem meter-nos no fundo do buraco novamente).
Depois de isso estar resolvido, aí sim, poderemos investir como deve ser e quem sabe, até ajudar a melhorar essa mesma tecnologia.
Concordo, no entanto acho que Portugal pode ter um papel também importante nestas áreas. Talvez não pela produção mas pelo desenvolvimento. Dado o número de pessoas qualificadas acho que deviam era canalizar o investimento para a investigação..
Estás louco? Não devemos? Para tua informação os carros electricos já cá estão e são bem superiores aos gasolina.
Infelizmente os bons são muito caros para o meu bolso, mas poderia dizer o mesmo dos Ferrari.
Superiores na autonomia? Não. Superiores no abastecimento ( carregamento)? Não. Quando um carro electrico tiver uma autonomia de no minimo 600 km e carregamento no maximo em 15 minutos serei mais um a adquirir até lá recuso-me a ser um beta tester.
http://www.zeev.pt/modelos/tesla/model-s/
Experimente e depois opine. Viva a comunidade elétrica!
Admiro tudo o que é energia renovável. Temos potencial humano e inteligente para tal. Falta capacidade de investimento, se a UE não nos atrofiar mais uma vez! !!!!!!!
Infelizmente só não considero realmente alternativa em Portugal por falta de assistência! Onde faria a manutenção, por exemplo!?
De resto, tivesse eu €€€ para ter um destes Tesla X e levar a miudagem toda! Fantástico trabalho do Sr Musk.
Qual manutenção?
“a Tesla assinou um acordo de 1,6 mil milhões de dólares com a Panasonic”
Ou seja com a Toyota