Card Sharing: PJ detém homem que tinha mais de 200 clientes
Depois de em 2015, também em Aveiro, a PJ ter detido um homem pela prática do crime de burla informática agravada, com utilização do método de “Card Sharing”, o Departamento de Investigação Criminal de Aveiro identificou e deteve recentemente, em flagrante delito, um homem de 47 anos de idade pela presumível prática dos mesmos crimes.
Segundo a PJ, o homem tinha mais de 200 clientes e uma infraestrutura própria.
O detido mantinha em funcionamento uma estrutura própria, ilícita, de disponibilização do serviço protegido de TV, angariando clientes, instalando equipamentos especialmente adulterados para a recepção do sinal codificado, disponibilizando os acessos e recebendo os pagamentos acordados.
Para o efeito, a estrutura compreendia servidores instalados em território nacional e no exterior, designadamente em França, Alemanha e EUA.
Com este procedimento, mais de duas centenas de clientes acedia ilegitimamente ao sinal de TV pago sem que os operadores recebessem o preço devido, em prejuízo destes e da Fazenda Pública pela não liquidação das correspondentes receitas tributárias.
No decorrer das buscas efectuadas, no concelho de Anadia, foram apreendidos relevantes elementos de prova, de que se destacam, instalador em bastidor dedicado à prática do Card Sharing, o sistema completo de recepção do sinal protegido, de descodificação e da sua partilha ilícita, composto por várias boxs de recepção do sinal satélite, router de acesso à internet, servidor, switch de rede, acesso wi-fi e UPS, bem como várias set-top-box adulteradas.
O detido vai ser presente às Autoridades Judiciárias, na Comarca de Aveiro, para primeiro interrogatório judicial e aplicação das adequadas medidas de coação.
As imagens deste artigo são meramente ilustrativas.
Este artigo tem mais de um ano
Parece que o pessoal de Aveiro são especialistas nestas coisas…
Porque será? Será porque as pessoas de Aveiro têem mais necessidade do que os outros de ver TV mais barata? Ou….. será porque é em Aveiro que a PT tem um polo de investigação ligado à Universidade e que desenvolve muitos dos produtos da PT/MEO/PHAROL!?
Já à 30 anos me lembro de ver na gafanha da nazaré, quando lá ia passar férias, de ver televisão pirata!
Exactamente, anda por aí 🙂
O IT de Aveiro surgiu em 1991!
Tens toda a razão,”DL”. Se não me engano a última notícia relacionada com card sharing que me lembro de ler foi precisamente aqui no Pplware,em Maio de 2015(nem há 1 ano vai),como refere,e bem,o Pedro Pinto neste artigo,e onde foi caçado 1 tipo que fazia este tipo de ilegalidades,e precisamente na cidade de Aveiro !! E,penso que já é,pelo menos,o 3º caso reportado na zona/cidade de Aveiro nos últimos 2 anos.A malta de Aveiro deve andar com os bolsos rotos,só pode !! Que tristeza e que humilhação para a zona de Aveiro !! Bando de pés-descalços,quem diria ?? 🙂 🙂
Eu diria que são apenas mais um bando de Chico espertos que não querem ser roubados pelas mensalidades exorbitantes exigidas pela meo, zona e sportv
pois o mais engraçado e que eram as pessoas fora de aveiro que queriam ter sinal barato em vez de pagar a meo ou zon……
mas engraçado os mais xicos espertos são aqueles que se vem fazer aqui de inocentes mas tambem tem serviço pirata em casa para ver a sport tv ou anda tudo então de bolsos cheios.
+1
com esta capacidade técnica que desperdício mandarem este tipo para a prisão …
Fizeste-me lembrar o Apanha-me se Puderes. 😉
Crime ou oportunidade? Depende do contexto.
Ainda assim, o que não falta por aí são técnicos.
“Técnicos”.
Colega, construir algo assim não se aprende no “Do it yourself”.
Requer um bom grau de aptidão e compreensão na matéria para conseguir desenvolver algo sozinho naquela escala.
“As imagens deste artigo são meramente ilustrativas.”
+1
E na volta com um uptime de fazer corar a MEO e congéneres. Rarará!
lol, vinha dizer o mesmo, este gajo devia prestar melhor serviço que esses ladrões
Também com pessoal a 600€ e com boys e girls a trabalharem nas “PT’s” e afins querem ter pessoas como este que foi caçado a pagar uma miséria
Mais uma machadada no pobre!
O problema e que o homem nao estava a pagar os impostos!!!
Os equipamentos não são adulterados. Já são feitos para isso mesmo.
o que raio é a “fazenda pública”?
http://www.infopedia.pt/$fazenda-publica
De nada 🙂
Muito mais claro agora
A Fazenda Pública é um sócio que se apodera de forma ilícita dos poucos benefícios, esforço e risco do investidor. Nessa relação societária nunca perde, mesmo em caso de falência da sociedade é o desgraçado que investiu, hipotecou a sua vida, para um sócio glutão sair-se sempre a rir. Lorpas…
Muito bom! 😀
Na murche.
Marisa,em Portugal diz-se finanças
Não há necessidade de misturar português com uma das suas variantes.
A Fazenda Públca não é terminologia brasileira, é um termo bastante português.
Que caiu em desuso há 200 anos… básicamente a última vez que o Ministério das Finanças se chamou de Ministério da Fazenda (algo que é referido no artigo da infopedia por sinal).
Por outro lado o termo ainda é usado no Brasil e o Ministério usa o mesmo nome (curiosamente desde a mesma altura que Portugal deixou de o usar). E no Brasil usa-se expressões como “Fazenda vai pagar x” quando as finanças têm algo a pagar/devolver à população; “pagar à Fazenda” quando se paga algo às finanças; etc.
Isso é que era uma tragedia. Chegar a 200 milhões. É com cada um.
As vezes mais vale googlar um pouco antes de dizer asneiras…
“pós a revolução republicana, a 8 de outubro de 1810, o Ministério dos Negócios da Fazenda (criado em 1788) passou a chamar-se Ministério das Finanças. Ainda atualmente, é a este ministério e às repartições a ele subordinadas que cabe a gestão das finanças públicas no nosso país.”
Agora são Finanças Públicas!
OMG, Fazenda Pública já não se utiliza desde mil oitocentos e carqueja 😉
A PJ e muitos organismos públicos usam está terminologia ainda.
Se usam então não consigo encontrar qualquer referência em documentos online. Os únicos sítios em que encontro “Fazenda Pública” em sites nacionais é em sites linguísticos e numa única tese universitária da faculdade de direito da UNL.
O termo vai ganha popularidade. Se existe no dicionário qual o teu espanto?
Uma correcção ao comentário que ainda está em moderação: afinal encontro também em alguns sites institucionais de poder local (Câmaras Municipais por exemplo).
São coisas do copy & paste. Copiam as notícias e nem a fonte referem.
Tem juizo. Não sabes o que dizes.
Diário de Notícias:
“Com este esquema, mais de duas centenas de clientes acediam ilegitimamente ao sinal de TV pago sem que os operadores recebessem o preço devido, em prejuízo destes e da Fazenda Pública pela não liquidação das correspondentes receitas tributárias, refere a PJ.”
Pplware:
“Com este procedimento, mais de duas centenas de clientes acedia ilegitimamente ao sinal de TV pago sem que os operadores recebessem o preço devido, em prejuízo destes e da Fazenda Pública pela não liquidação das correspondentes receitas tributárias.”
Afinal têm razão. Vocês apenas copiaram tal e qual do comunicado da PJ. O DN é que alterou algumas palavras.
“Fazenda Pública” é daquelas coisas que o novo acordo ortográfico nos presenteou?! Como já disseram em Portugal são as finanças. Nem sabia que tal coisa existia, parece uma cópia do espanhol, uma vez que em Espanha é mesmo Hacienda.
É informação oficial da própria PJ
Algo estranho se passa aqui também.
Não estou a querer dizer que esta pessoa esteja a fazer as coisas ilegalmente, mas nada como investigar. Ganhar o dinheiro as custas dos outros.
Não sei como fazer chegar as autoridades competentes.
https://www.facebook.com/marcoecarinafelisberto/
O que isto tem de mal?
Hugo isso e o Kodi! Nao tem nada a ver com servico pirata de televisao. Qualquer um com um computador pode fazer o mesmo. De que adianta denunciar se essa pagina nao vende servico pirata??? Ha tanta gente a roubar e a matar em Portugal e vem para aqui denunciar uma box com kodi??? Va ao ebay que tem la milhares a vender o mesmo. ☺
Cara Cátia,
Fazenda Pública existe em Português de Portugal. Basta informar-se um bocado. Aliás, se reparar o termo foi inclusivamente utilizado pela Policia Judiciária.
eita povo que gosta de reclamar de tudo, pensei que voce hábito dos brasileiros mas não somos os únicos. Como se diz aqui , pra bom entendedor meia palavra basta.
também com esse nome já é uma sorte não dizeres Faxenda Pública
Esse comentário está errada antes de ter o nome finanças,o nome que era dado era precisamente fazenda publica,mais tarde é que surgiu o nome finanças.
Acho que o destino deste infrator está decidido. Vai ser contratado por um operador de canais para fazer a distribuição do sinal
Andam se esquecer que Portugal é único país da Europa não tem um único canal de noticias em sinal aberto , a plataforma TDT esta subaproveitada .
Atenção que está desaproveitada porque os canais não querem aproveitar melhor
Ou porque não interessa à Meo e afins.
Não é verdade, os operadores SIC e TVI não permitem que a RTP tenha o seu canal de notícias na TDT. Isso é público, porque recebe subsídios à exploração do Estado (por outras palavras, a SIC e TVI querem que a RTP desapareça).
Secalhar o Inácio deixou de ver canais desportivos para auxiliar o seu Sporting…..
a rtp ate quer colocar todos os canais na tdt, so que a sic, tvi e a anacon n deixam.
A falta de informação deste povo dá-me nervos…
Se está desaproveitada é porque os operadores privados não estão interessados em emitir em sinal aberto. É tudo uma questão de receitas, deixam de receber dos operadores para estes “venderem” os seus canais para passarem a pagar ao MEO para transmitirem na TDT
O povo da-te nervos ?
Não era par dar-te nervos em relação a classe politica ?
A historia da TDT não começa em 2009 nem em 2012 , a historia da TDT em Portugal começa em 1998 , e ao longo desses anos a a SIC e a RTP podiam ter iniciado a TDT em Portugal pois tiveram uma licença para a realizarem, mas deixaram essa licença ser revogada , olharam para galinha dos ovos de ouro , depois mais tarde foi lançado um novo concurso público para a licença de construção de uma rede TDT , na qual a PT hoje MEO ganhou .
La por a SIC e a TVI não querem por mais canais em sinal aberto , nada impede a RTP ou outros o fazer é só uma vontade da classe politica .
Isso é que é um setup
Está escrito no fim do artigo que as imagens são meramente ilustrativas, ou seja, não são do setup do senhor detido.
Claro que não lol Os equipamentos descritos, são provavelmente o que qualquer um de nós têm em casa tirando possivelmente o servidor e o switch. Aquela porra já quase parece um mini datacenter. xD
É o que dá, quando o pessoal começa a sacar dinheiro, apanham o pessoal num instante. O local onde anunciam as linhas, é publico e esta malta dá o NIB com uma facilidade que é uma coisa parva… Qualquer nabo, das operadoras, numa tarde, apresenta queixa a 10 ou 20 nabos destes sem suar muito.
Enquanto só vão atrás de quem distribui sinal, nem tão mal.
Existem maneiras mais simples e seguras de fazer o mesmo.
Pelo menos o cara é organizado.
Que patrão! Envergonha muito aluno universitário do curso de Redes! Uma pena ter sido apanhado … por outro lado, pelo tamanho da infraestrutura já estava a dar cana à bruta, ahah! Curti o gajo!!!!
Porquê que o pessoal não lê os artigos até ao fim?
Diz claramente no fim do artigo que as imagens não são da instalação descrita
Eu acho que a PT deveria abrir os olhos e por este homem a trabalhar com eles… Sim, porque ja apanhai com cada técnico que nem para montar legos serviam!!!
+1
nem mais.
+1
Sem dúvida !
O problema é que o conceito de cardsharing foi desvirtuado!
É agora que a sportv vai chegar a Custóias
As imagens apresentadas neste artigo , faz me lembrar , isto é atirar lenha para a fogueira , ou é mesma coisa , que relatar alguém roubou um pacote de arroz , e depois colocar uma imagem de um armazém com sacas de arroz .
Muito possivelmente teria mais equipamento técnico do que o demonstrado nas imagens.
O artigo fala em mais de 200 clientes.
É será que era só serviço de imagem que ele fornecia?
Não achas. Fornecia o pacote completo.
Aquilo era uma maravilha. Era TV + Internet + Telefone + Telemóvel. E as vezes ainda sorteava uns bilhetes de cinema.
Vou dizer ao meu pai para ligar aos colegas a ver se algum já ficou sem tv xD (a brincar a brincar são no minimo uns 6 ou 7 conhecidos com isso 😛 , e em Aveiro 😛 )
Bom dia,
O termo Fazenda Pública é referido em documentos (do século XIV) como a origem do Ministério das Finanças, da forma como o conhecemos hoje, sendo a entidade responsável pela gestão dos assuntos financeiros do Estado e da Casa Real da altura.
Este organismo, durante os anos seguintes teve várias denominações, no entanto só em 1910 é que este foi denominado como Ministério das Finanças.
Apesar de parecer Brasileiro, o termo Fazenda Pública é bastante Português.
depois de ler a noticia só reti o seguinte…mais de 200 clientes à espera de serem angariados. Essa é que é a verdade!!
Sabes algo sobre este caso em concreto para afirmar a verdade além daquela que foi veiculada pela PJ?
Com todo o respeito…
Era preferível não terem colocado estas imagens do que apresentar sem estarem relacionadas com o caso.
Para nós técnicos era importante ver imagens reais … do caso !!!
Atentamente,
Achas que a PJ fotografou e disponibilizou a casa ou o recinto onde se dava o ilícito para que se conseguisse umas imagens do caso em concreto?
Também queríamos ter as imagens reais, mas em falta de melhor…
mas para k tanto trabalho em menos de 10 min vais ao alyexpress e compras uma line por 10 euros para um ano lol.
Só vos queria dizer que AVEIRO rula muito… Por acaso sabem onde nasceu o Servidor de Apontadores Portugueses – SAPO? e quem são os pais?
Em Aveiro e desde os 90’s vi muitas coisas engraçadas. Ahhh os tempos aureos do Phreaking…
Fogo nao se pode fazer nada nesta vida
omg!!!
As pessoas precisao ganhar a vida desde que nao magoem ninguem..
Aposto que isso e so para assistir a sporttv