Panasonic apresenta a Lumix GX8 e a Lumix FZ300
A Panasonic tem demonstrado estar bem atenta ao mercado, apresentando produtos fantásticos que competem, sem dificuldade, com a concorrência mais popular.
As duas novas apostas da marca japonesa são as mais recentes câmaras fotográficas: a Lumix GX8 e a Lumix FZ300!
Foi durante o dia de hoje que ficaram conhecidas as duas novas apostas da Panasonic. Trata-se da Lumix GX8 e da Lumix FZ300, equipamentos com características únicas para todos os amantes de fotografia e vídeo, desde os profissionais até aos simples amadores.
São duas câmaras construídas com a mais avançada tecnologia e com características inovadoras que trazer um reforço e uma actualização à, já vasta, colecção das Lumix.
Lumix GX8
Depois da sua antecessora, a GX7, a nova GX8 vem reforçar ainda mais o compromisso da Panasonic em manter a inovação na imagem digital.
Compacta, prática e muito versátil, a nova Lumix da Panasonic é ideal para todos os que gostam de levar a sua câmara sempre consigo e para os fotógrafos profissionais e amadores que apreciam a grande variedade de opções que disponibiliza.
O modelo também inclui uma vasta gama de funções criativas de fácil utilização, permitindo que os utilizadores possam capturar e partilhar a sua versão artística com maior controlo do que anteriormente.
Com esta câmara terá toda a qualidade de imagem sem precedentes com 4K e novo Estabilizador de Imagem Dual I.S.
Ao combinar um estabilizador de imagem ótico na lente e um estabilizador de imagem no corpo da câmara, a GX8 corrige inclusivamente os movimentos mais bruscos e evita imagens pouco nítidas.
Inclui ainda um novo visor eletrónico LVF de 2360k, com um balanço de 90 graus, para oferecer a máxima versatilidade. Com um corpo elegante e fino, este modelo é resistente ao pó e salpicos
Veja a nossa análise à Panasonic Gh4
Lumix FZ300
A Panasonic revelou ainda a Lumix FZ300, a última novidade da sua reconhecia gama FZ de modelos compactos digitais com rápido superzoom.
Com uma objetiva LEICA DC de 25-600mm e oferecendo uma abertura F de 2.8 em toda a gama de zoom 25-600mm, a FZ300 permite capturar qualquer momento a grande velocidade, inclusivamente nas condições mais adversas graças ao seu design resistente ao pó e aos salpicos.
Incluindo gravação e fotografia Ultra HD, a Panasonic reforça a sua aposta na qualidade 4k e tecnologia 4K Photo, o novo modelo da Panasonic permite capturar os melhores instantâneos, desde paisagens a um desporto em direto.
É igualmente resistente ao pó e a salpicos.
Este artigo tem mais de um ano
Estou curioso para testar a FZ300. O PPLWARE vai ter uma para testes Marisa? 😉
Espero que sim :))
Esta FZ300 não me agradou muito, seria mais correto chamar FZ200 2.0. Mantém o mesmo sensor, mesmo nível de zoom, 12.1 Mp e a mesma abertura ao longo de todo o zoom.
Quanto à GX8 fico à espera da vossa análise 😀
Pedro, parece isso que dizes, mas… e o resto que tem melhor que a FZ200? LCD e EVF com melhor qualidade de imagem, muito melhor AF, muito melhor ergonomia…. vamos ver o que dizem as review quando a testarem… eu não estou confiante… mas estou curioso.
Alguém me sabe dizer o preço da FZ 300? Parece interessante.
(Off topic)
Para quem percebe bem da matéria, qual o melhor modelo profissional por aí a venda?
Estou a pensar num investimento desses! Mas nesta área não sou lá grande especialista!
Obrigado
Isso do modelo profissional é relativo. Referes-te apenas a camaras reflex de pequeno formato? Tem de ser full frame?
Estive a fazer uma pesquisa, e segundo percebi, parece que é mesmo uma camara reflex com full frame, que pretendo. Ou seja tem um sensor maior, logo tem mais espaço par capturar a imagem, creio que seja isso. A duvida é o pequeno formato, o que isso quer dizer? Há grande formato?
Obrigado.
WaffenSS, o preço falado no PR da Panasonic é de $599 USD. E já agora, a Panasonic conta ter o modelo à venda entre Setembro e Outubro.
É minha opinião que “Melhor modelo profissional” não existe… existe sim a melhor ferramenta para o tipo de fotografia que vais querer capturar. Pegando na sugestão que o pifaro deu, vais ter que gastar 5.995€ numa Nikon D4S mais 1.695€ em pelo menos uma objetiva 24-70mm f/2.8… e com isto vais ficar limitado em muitos outro tipo de fotografia que podias tirar (Macro, Fotografia de animais selvagens) o que obriga a teres que ter mais objectivas… e o preço é sempre a subir.
No teu caso, como não tens experiência, a FZ300 como primeiro “brinquedo” para aprender fotografia é uma excelente escola, por já ter os modos semi-automáticos e manual como as D-SLR… e se no futuro, quando já dominares todas as funções do “brinquedo” quando quiseres melhorar ainda mais a qualidade das tuas fotografias, já vais com uma boa formação base. Acredita que vais saber o que escolher, para o tipo de fotografia que gostares de capturar. Não caias no erro de gastares uma fortuna em material fotográfico e depois não sabes, ou nunca vais dar uso a todas as opções que uma câmara de nível profissional te dá… é dinheiro deitado à rua… mas claro, se o dinheiro é teu estás no teu direito de fazer com ele o que quiseres…. mas sendo assim não vás para uma Nikon D4S que é “fraquinha”, vai então para uma Hasselblad H5D-50c que tem sensor maior que Full Frame e já tem 50Mpx à muito tempo… não queiras é saber o preço só do corpo. LOL.
Ou a Phase de 80MP xD
Olá Pedro, obrigado pelas dicas, mas realmente como não tenho experiência, desembolsar 6.000€ por uma camara, mais objetivas, realmente não faz sentido nenhum. Embora o pessoal diz que tenho jeito para foto, mas claro que são fotos feitas com camaras compactas e smartphones. Muito obrigado pelas dicas. Primeiro é melhor aprender com uma, mas simples, e depois então ver o que se adequa para mim. Mais uma vez obrigado.
Nikon D4
À uns dias atrás alguém se queixava que ter um telefone com uma câmara melhor à frente para tirar selfies era igual a montar uma objectiva na parte de trás de uma DSLR…
Pois bem, conforme podemos ver na Lumix o visor passa para a frente.
Não, ok?
Estas máquinas não são para ser usadas por profissionais.
Profissionais querem sensores maiores (em tamanho, não confundam com megapixels) por muitas e muitas razões.
Maiores sensores = Maior qualidade de imagem
Maiores sensores = Melhor performance ISO
Maiores sensores = Melhor controlo sobre a profundidade de campo
entre outros.
Não digo que as camaras não sejam boas, mas não digam que este tipo de equipamento é o que procuram os profissionais.
E não é porquê? Conheço muitos e muito bons profissionais que já usam as Lumix nos seus trabalhos. Se calhar tens que experimentar alguma para ficares a perceber melhor 🙂
Cumps,
Para foto?
Desculpa mas não acredito.
Para vídeo ainda é como o outro agora para foto é um grande não.
Profissionais querem o máximo de controlo da profundidade de campo.
Se fosses profissional saberias que sensores maiores (35mm, 24mm etc) por natureza (e razões matemáticas) originam menor profundidade de campo, tornando possível isolar o motivo da fotografia do plano de fundo criando um Bokeh agradável. (serve para todo o tipo de fotografia mas especialmente importante em retrato).
Se realmente conheces muitos e bons profissionais que usam estas camaras nos seus trabalhos (aqueles que os clientes pagam) enumera alguns deles, gostava muito de ver os seus trabalhos.
Já testeste alguma Lumix?
Repito que primeiro deves experimentar para depois poderes falar 🙂
Nem todos usam o mesmo e não é por tu não usares que os outros não podem usar.
Não vou estar a nomear colegas meus que não querem ver o nome aqui, basta procurares no Google, por exemplo, para encontrares profissionais que usam:
http://lumixlounge.com/2015/02/using-panasonic-lumix-gh4-wedding-photography/
http://www.lesterjonesphotography.com/lumix-gm1/
http://www.cameramansion.tv/?p=72
Lá está, a questão do “profissional” é relativo. Levado à letra, uma utilização profissional é toda aquela que é feita num âmbito estritamente laboral. Mas neste caso poderíamos englobar, por exemplo, os casos de agentes imobiliários que utilizam os telemóveis ou câmaras baratas para fotografar imóveis, ou peritos de seguros, ou técnicos de manutenção de todo o tipo, etc..
Seja como for, estou de acordo com o Wilson. Na minha opinião, e vale o que vale, não se pode considerar esta câmara um equipamento profissional. Diria antes um modelo avançado ou semi-profissional uma vez que não é exclusivamente pensado para este mercado. Na minha opinião só se deverá considerar “profissional” os produtos que são desenvolvidos apenas para o mercado profissional e que não tenham também como publico alvo o mercado consumer, como é o caso.
Nos dias que correm e com o evoluir da tecnologia, as barreiras entre o profissional e o não profissional tendem a diluir-se seja porque a tecnologia evolui de forma a que a diferença entre um e outro seja consideravelmente pequena seja porque as pessoas tem um acesso muito facilitado a informação, o que permite uma utilização mais avançada e consciente dos equipamentos.
A título de curiosidade, os fabricantes dos equipamentos de vídeo fazem uma distinção mais ou menos definida de 3 tipos de câmaras: profissional, semi-profissional e consumer.
Mas realmente o artigo não afirma que é um modelo profissional. Apenas que tem características profissionais o que considero, de certa forma, correcto.