Cyanogen vai criar o seu browser Android baseado no Chromium
A Cyanogen é uma das marcas que tem conseguido fazer frente à Google no mundo Android. Com a sua distribuição baseada na versão Open Source do Android, tem conseguido atrair muitos utilizadores e ser uma alternativa viável.
Mas a Cyanogen quer ser muito mais e por isso mune-se das ferramentas e aplicações essenciais, tendo a ideia de se tornar independente da Google a 100%. A mais recente proposta, que surgirá em breve é uma versão própria do browser do Android. O Gello chegará em breve e é baseado no Chromium.
Esta nova versão do browser da Cyanogen será criada com base na versão open-source do Chrome, o Chromium, e será para integrar com a versão da comunidade da Cyanogen.
Para já ainda não existe uma versão concreta para ser testada mas a Cyanogen tem já o seu trabalho adiantado e começou a mostrar aos utilizadores o que se poderá esperar deste novo browser.
Por ser baseado no Chromium manterá muita da imagem que estamos habituados a ver no Chrome, mas terá a vantagem de estar liberto de todas as ferramentas adicionais que a Google coloca na sua versão.
Da mesma forma que tem acontecido com a CyanogenMod e com as ferramentas criadas para a acompanhar, esta versão do Chromium estará à responsabilidade da comunidade que sustenta esta versão do Android.
Apesar das semelhanças com o Chrome serem óbvias, o Gello terá funcionalidades únicas e que o distinguem até de outras versões baseadas no Chromium.
So que se pode ver da informação apresentada por Joey Rizzoli, um membro da Cyanogen, este browser permitirá a recolha de páginas para leitura em modo offline, um modo noturno que inverte as cores do browser, uma ferramenta para bloquear publicidade, vários controlos de segurança e um gestor de downloads com funcionalidades avançadas.
Todas estas funcionalidades extra vão permitir aos utilizadores o Gello e da CyanogenMod navegarem na Internet sem estarem preocupados com a informação que estão a enviar para a Google.
Ainda não existe uma data precisa para lançamento do Gello, mas a Cyanogen espera tê-lo disponível muito em breve. Será incorporado na ROM CyanogenMod assim que esteja com uma maturidade mínima.
À imagem do que a Google fez com o Chrome, o Gello deve substituir gradualmente o actual browser, até se tornar o único presente nesta ROM.
Este é mais um passo da Cyanogen de se libertar das ferramentas que a Google coloca no Android e que fazem os utilizadores dependerem dela.
Este artigo tem mais de um ano
Mais fragmentação para o Android…
é bom. assim torna-se difícil focar-se para encontrar falhas.
É bom, é… para fazeres uma webapp…
Quê? Lol quantos browsers tens para Windows? Quantos browsers tens para Android? Quantos tens para iOS? Que raio tem isto haver com a desfragmentação do Android? É cada comentário
Por esse comentário presumo que sejas utilizador IOS.
Portanto no IOS teres safari, firefox, Chrome, dolphin ou seja lá qual for..também é mais fragmentação do OS?
Esses não são os browsers primários do sistema…
Aliás, agora até as apps vai poder incorporar o Safari nelas…
Esses browsers baseados no Chromium são tudo a mesma coisa, independente de serem para dispositivos móveis ou desktops.
Não tem as manhas da Google, como aquela “feature” que está sempre a ouvir tudo o que dizes…
Se só desenvolvem productos baseados em outros productos da Google não podem ser independentes da Google, parece-me.
*produtos (tenho o corrector automático em español)
Se o software for libre como é o caso podem ser independentes da google, a isso chama-se um fork. É habitual isso acontecer… Exemplos: LibreOffice/OpenOffice e MySql/MariaDb.
Exactamente o que eu tenho vindo a dizer…
Como é que a Cyanogen tem vindo a afirmar que quer tornar-se 100% independente do google se só usas sources do Google?!
CyanogenMOD usa a base do android, logo, google…
Chromium, apesar de ser open source é desenvolvido pela Google…
O open source do chrome não é da Google
da mesma forma que o AOSP também não é -.-‘
Que produtos da google? Sabes que o Chromium não é um produto da google certo?
A ignorância é tanta que depois vêm para aqui dizer barbaridades destas… quanto muito o projeto Chromium é onde a Google se baseia para fazer o Chrome….
Uma duvida. Para além do flash embutido (o que tem as suas consequencias directas no tipo de licença) o que difere o Chrome do Chromium?
Uma das diferenças é a rapidez. Lol, que o Chrome Deus nos livre desse ‘shitware’.
Pelo menos em linux, tanto o Chrome como o Chromium tem estado a dar problemas, têm um bug que na visualização de alguns videos “crash” e os nerds da informática mandam alterar os plugins de flash para pepper e outros para alterarem linhas de código com o editor de texto, esqueçam lá isso para já. E experimentem o “slimjet” http://www.slimjet.com é uma versão actual do Chromium não tem nada a ver com os manhosos da Google, eu fiz o download, extrai para uma pasta e uso como portable. A mim resolveu-me em muito os problemas que estava a dar tinha uma serie de extensões relacionadas com Bitcoin, e andei aos papeis……. 100% slimjet – http://www.slimjet.com