Samsung vai abandonar a Google? Acordo secreto pode tirar o Gemini como IA padrão
A Samsung está alegadamente prestes a assinar um grande acordo com a Perplexity, uma startup especializada em IA generativa. O acordo pode levar a empresa coreana a substituir o Gemini pela Perplexity como o seu chatbot padrão. Uma jogada estratégica e que afasta a Samsung da Google no Android.
Samsung vai abandonar a Google?
A Samsung e a startup de inteligência artificial estão prestes a assinar um acordo para integrar nativamente a aplicação Perplexity nos smartphones Samsung. Esta informação vem do conhecido jornal Bloomberg. Tal acordo poderá entrar em vigor assim que o próximo Galaxy S, o S26, for lançado.
Em termos concretos, o acordo significaria que a Samsung instalaria o Perplexity como o seu chatbot padrão, substituindo o Gemini. Este seria um grande avanço para a empresa californiana, que garantiria uma posição de destaque ao lado do maior fabricante mundial de smartphones. Superaria a Google na disputa pelo posto, para o qual o Gemini é atualmente a opção padrão dos utilizadores da Samsung.
A Samsung e a Google colaboram em diversos projetos. O desenvolvimento do Android 12L, uma versão alternativa do Android para tablets e smartphones dobráveis, foi realizado com a ajuda da Samsung. O Android XR, a plataforma da Google para óculos e headsets de realidade virtual, mista e aumentada, está a apostar fortemente no projeto Moohann, o primeiro headset de realidade mista desenvolvido pela Samsung.
Acordo pode tirar Gemini como IA padrão
Vale a pena notar, no entanto, que a Samsung e a Google continuarão, sem dúvida, a trabalhar em conjunto em todos estes projetos. Espera-se que as soluções de IA da Google, integradas na interface One UI 7 da empresa coreana, continuem assim nos próximos anos.
De referir que este não seria o primeiro acordo da Perplexity com uma fabricante de smartphones. A empresa já estabeleceu uma parceria com a Motorola para o Razr 60 Ultra. No caso da Motorola, o Perplexity não é oferecido por defeito, mas simplesmente pré-instalado com 3 meses gratuitos na sua subscrição premium. O acordo com a Samsung alargaria, portanto, ainda mais o envolvimento de ambas as empresas.
A Bloomberg refere ainda que a Samsung está pronta para investir na startup, aproveitando uma ronda de angariação de fundos. A startup ajudaria a gigante coreana a desenvolver um sistema operativo (SO) direcionado para a introdução de um agente de IA.
Até ao fim do ano, a Meo está a oferecer uma assinatura, por um ano, do Perplexity Pro. Inclui todos os smartphones associados a essa conta MEO. É realmente bom.
Pelo que se depreende, com a Samsung, o acordo seria o mesmo – a instalação do Perplexity Pro gratuito durante um certo período … para engodar o pessoal.
uso perplexity já há bastante tempo, mas o gemini é bom para controlar coisas do google home, como por exemplo mandar a roomba aspirar.. nao me parece que o perplexity seja capaz de fazer isso, vamos ver..
Nem o Google Gemini nem o Perplexity me dizem nada. E ao utilizador comum é igual.