Facebook vai começar a alojar conteúdos de outros sites
A maior rede social da Internet tem-se diversificado na oferta de novidades e de novos serviços, sempre com a preocupação de manter os seus utilizadores ligados.
Esta é a sua forma de conseguir rentabilizar ao máximo a publicidade que serve, ao mesmo tempo que cativam os utilizadores e potenciam ainda mais a utilização.
Uma medida que pode vir a tomar forma muito em breve passa pelo alojamento de conteúdos de sites directamente no Facebook, e isso poderá chegar ainda em Maio deste ano.
A ideia do Facebook é conseguir alojar conteúdos de diversos sites, directamente dentro da sua rede, facilitando aos utilizadores o acesso às informações que querem e que pretendem, sem terem de estar a aceder a sites externos.
Esta não é uma ideia nova e, segundo o Wall Street Journal, está agora a ser colocada em prática. As indicações que existem é que ainda este mês o novo serviço esteja funcional e lançado aos utilizadores.
É também uma forma simples de manter os utilizadores ainda mais tempo dentro do Facebook, voltando a maximizar a utilização desta rede, garantindo assim uma ainda maior relação.
A novidade, que se chamará Instant Articles, deverá chegar ainda este mês e apresentará aos utilizadores do Facebook artigos de alguns dos maiores sites da Internet. A lista deverá ser reduzida no arranque da nova funcionalidade e dará acesso a conteúdos da National Geographic, The New York Times e do Buzfeed.
Um dos maiores problemas que o Facebook está a encontrar neste novo processo é a negociação das margens de publicidade que vão ser usadas com estes novos parceiros.
Do que se sabe o Facebook estará disposto a abdicar da totalidade dos lucros da publicidade que esses sites conseguirem angariar e vender. No caso da publicidade que o Facebook conseguir angariar, os valores baixam para os 70%, ficando o Facebook com uma margem muito reduzida.
Mesmo com valores muito baixo, ou até nulos, no que toca ao retorno da publicidade, o interesse do Facebook neste caso é diferente. O que está em causa é conseguir que os utilizadores da rede social se mantenham dentro dela e que não saiam para outro sites à procura de conteúdos e de informação.
É por isso que o Facebook está disposto a abdicar de parte dos lucros da publicidade para garantir que essas fontes de informação estejam presentes na sua rede.
Mesmo que não ganhe com o imediato, acabará por ganhar ao garantir que os utilizadores continuam na sua rede, a ver outras páginas, a consultar outros conteúdos e, em última instância, a consumir a publicidade que têm para exibir.
Ainda se sabe muito pouco sobre o Instant Articles, mas parece ser a forma encontrada pelo Facebook para garantir ainda mais informações e conteúdos para os seus utilizadores, conseguindo assim que estes estejam mais tempo dentro do Facebook.
Este artigo tem mais de um ano
Não entendo é porque o Facebook não pensa seriamente em modificar as suas páginas de forma a que o utilizador possa personalizá-las. Neste sentido, seria muito interessante se se pudesse modificar o layout das páginas de forma a que estas se tornassem mais atraentes. Um fã de uma página deveria poder ter acesso a ver quem são os outros fãs, poder através de um chat lateral na página, interagir com outros fãs e moderadores da página. Se eles querem que as pessoas fiquem mais no Facebook, têm que acabar com determinados widgets e reduzir a publicidade ao máximo de forma a que os utilizadores não se cansem desta.
Voltariamos ao hi5, em que ias a um face que só tinha um reprodutor de música, uma imagem de fundo e quem sabe pouco mais
Não entendo porque não envias o teu feedback à sede FACEBOOK!….
Luis Rocha, quem disse que não enviei? Apenas partilhei algo aqui que, faz tempo, já mencionei numa mensagem encaminhada pelo espaço de feedback criado pelo Facebook para o efeito.
“O que está em causa é conseguir que os utilizadores da rede social se mantenham dentro dela e que não saiam para outro sites à procura de conteúdos e de informação.”
Simples, criem um browser dentro do Facebook 😉
Isto começa a cheirar a concentração de mercado… Ja depois de paginas externas serem abertas dentro da aplicação do facebook. Tirando rendimento e publicidade as paginas e aos autores destas… qualquer dia nem alojamento web se vende. Facebook é um presente envenenado para a maioria dos comerciantes. E muitas marcas ja começam a ver isso e a sair do facebook. Depois dos bonequinhos que as senhoras adoram no facebook. Nao vai tardar muito a ficar como o Hi5… Mais uns meses e vai ter um decréscimo significativo os utilizadores do facebook.
Cheira-me a freebooting