Facebook vai apertar o cerco aos perfis falsos
Os perfis falsos servem para muitos fins, uns de autêntica espionagem, outros de simples jogada de marketing e há quem tenha um perfil falso para cometer crimes, como ameaças a terceiros e devassa da vida privada.
Nos termos e condições de utilização do Facebook, a empresa adverte todos os utilizadores de que apenas podem criar uma conta pessoal, mas mais importante do que isso, que os utilizadores não poderão criar contas para alguém que não próprio utilizador, e essa tem sido uma questão que o Facebook tem tido dificuldade em controlar, principalmente em países em desenvolvimento, onde essas contas estão a tornar-se um sério problema.
As contas falsas são um problema que tem vindo a aumentar em países que estão em desenvolvimento, como é o caso da Índia, onde esse problema é significativo, pois milhares de homens criam diariamente perfis falsos fazendo-se passar por mulheres reais, situação que faz com que as mulheres reais comecem a ter medo de criar os seus próprios perfis, afastando-as deste serviço.
Este problema tem uma gravidade tal que foi já alvo de considerações do CEO do Facebook, Zuckerberg. Este afirma que mesmo com a possibilidade de denúncia destes perfis, o problema tem vindo a persistir.
Agora tudo indica não será por muito mais tempo que estes perfis estejam a atormentar as pessoas. Segundo Zuckerberg, mas sem deixar escapar muitos detalhes, a equipa está completamente focada neste problema e tem estado a trabalhar para melhorar o processo de detecção de perfis falsos.
O que sem dúvida pode ser uma excelente melhoria para a qualidade de serviço, pois toda a gente sabe que a possibilidade de existirem perfis falsos poderá trazer problemas bem mais graves do que à primeira vista possa parecer.
Saibam como descobrir se um perfil é falso.
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
Este artigo tem mais de um ano
Aleluia! fogo cada vez a mais perfis falsos assim é melhor
Grande parte dos perfis falsos são criados pelo Facebook (empresa) para “clicar” ou fazer like em páginas anunciadas…
Boa… há por aím muita patinha a tentar passar por senhora…
Os caras facilitam muito a criação de perfils falsos, nem o endereço de e-mail usado no cadastro precisa ser confirmado para que se possa acessar o Facebook.
Desde que meu e-mail foi usado por um terceiro e até hoje não consegui cancelar as as notificações do indivíduo, toda vez que preciso de um perfil falso pra testar alguma coisa, eu crio um novo com um e-mail aleatório.
Devo ter criado centenas de perfils no último ano.
Mas que mentira! Se colocar um e-mail tem de confirmar que o mesmo é válido. Se alguém de alguma maneira conseguiu confirmar um e-mail como seu, pode certamente pedir o acesso à conta colocando o e-mail (na recuperação de senhas)… e depois de receber o código no e-mail pode alterar a senha e entrar na conta e apagá-la se quiser. Claro que convêm pensar em mudar a senha do seu e-mail, já que provavelmente alguém teve acesso a ela para receber o link de confirmação… na pior das hipóteses talvez tenha de considerar mudar de operador… mas claro, o facebook não envia a informação encriptada logo qualquer “palerma” (palerma no sentido de agirem erradamente) pelo meio pode, em teoria, intercetar o e-mail entre o facebook e o próprio servidor onde fica o correio eletrónico, logo podem ativar a conta, se tiverem esse nível de acesso à Internet.
Até o Passos Coelho tem um perfil falso na segurança social.:-)
Só acho certo, se for para deter terroristas e ciber criminosos, se não for para isso não acho certo, eu tenho perfil falso isto é com a informação falsa e o que têm? vão proibir? Há sempre maneiras de dar a volta, e se obrigarem o pessoal a por o nome correto então ninguem se vai registar no facebook..
Se for para combater o terrorismo essas coisas ilegais tudo bem, agora eu tenho o direito a privacidade ponho o nome que apetecer, desde claro que não ponha fotos falsas de pessoas sem a autorização da mesma.
De facto não tem direito a mentir se os termos de serviço exigirem de outra forma. Desde que os termos de serviços não estejam em oposição ao que é verdadeiramente correto, eles podem, de facto, exigir que coloque a sua informação verdadeira… ainda por cima ninguém é obrigado a ter Facebook por lei, logo é algo voluntário, o que ainda reduz a minha capacidade de compreensão de tal “direito” que diz possuir… não possui tal direito, possui é tal possibilidade, direito significa que pode fazer por ser correto à ao abrigo da verdadeira Lei, a possibilidade significa: que mesmo sendo errado, pode efetuar na mesma… ainda que tal seja errado.
Agora é que o João disse tudo e concordo em pleno.
Senão também quero exigir que certos autores de livros blogues, jornais e afins comecem a ser obrigados a colocar o nome verdadeiro e não o pseudônimo como muitos deles fazem. Certo?
Acho muito mal agora os Administradores fazerem isso, quando eles é que o aprovaram o facilitismo no facebook.
Também concordo…
Cheguei a ter cerca de 1000 contas ….
todas pra usar em concursos onde ofereciam algo se escreve-se numa dada publicação..
deu pra ganhar uns trocos…
A NSA/FBI devem ficar perdidos quando cuscuvilham a vida dos outros
O Facebook também vai banir os seus próprios perfis falsos que clicam nos Likes comprados?