Personalidade do Ano: Tim Cook, Apple
Tim Cook está a marcar um novo rumo, um novo cunho na Apple, essa atitude e os resultados sustentados estão a ultrapassar as expectativas dos que vaticinavam um período negro após a Era Steve Jobs.
A Apple está mais forte, está lançada para um ano de 2015 muito aliciante com números a sustentar essa pujança no mercado tecnológico. O iPhone 6 bate recordes atrás de recordes e a marca de Cupertino voltou a colocar no horizonte novidades que entusiasmam.
Tudo isso valeu a Tim Cook o título de personalidade do ano para o FT.
Ao longo deste ano, o CEO da Apple esteve incansável e mostrou por várias vezes que é um líder com personalidade própria, uma visão clara do rumo que a Apple deve tomar e com uma ferocidade implacável.
Estávamos em Fevereiro, na reunião anual de accionistas e Tim respondia sobre vários assuntos, que iam desde a sua opinião face ao Google Glass, passando pelas estratégias no mercado de televisão, quando um membro da plateia de accionistas confrontou Tim Cook sobre a rentabilidade das iniciativas ambientais da Apple, como por exemplo os Data Centers alimentados a energia solar... nessa altura Tim Cook explodiu:
“Nós fazemos coisas por outras razões além dos lucros, porque acreditamos que são correctas e justas" atacou o CEO da Apple. "Quer em termos de direitos humanos, energias renováveis ou acessibilidade para as pessoas com necessidades especiais, eu não penso num ROI sangrento,” acrescentou Tim, no mesmo tom intransigente que certamente nenhum funcionário da Apple quer alguma vez ouvir. “Para ser muito directo consigo, se essas são as linhas mestras para si, então deve sair de acção.”, concluiu.
Estas suas posições trouxeram para junto de si muitos accionistas, depois de em 2013 as acções da Apple terem caído, estava agora a empresa a valorizar cada acção em cerca de 50%, e perto de tornar a capitalização de mercado superior a 700 mil milhões de dólares.
Este foi um ponto chave para que ao nível de gestão e controlo financeiro, assim como de estratégia, Tim Cook ganhasse uma autoridade inquestionável junto da massa critica financeira.
Mas o mudar de mentes tinha de continuar e era um trabalho duro!
Eram muitas vozes em uníssono que, nos três anos após a morte de Steve Jobs, aclamavam a perda de fé, a falta de estratégia que a "nova Apple" mostrava. Tim Cook, com 54 anos, manteve a calma face a muitos ataques, isto porque a sombra do seu antecessor era um fardo controverso, mas era imperativo mudar a forma como uma empresa, no mundo actual, gere montanhas de dinheiro. Teria de haver mais abertura e mudar a atitude social da marca de Cupertino.
Depois de modificar a atitude da Apple na sua exposição externa, suavizando o seu discurso, agora calmo em vez de bruto, a Apple ataca forte, pois a concorrência está a crescer e tem trunfos, obrigam agora a Apple a correr atrás.
A estratégia não falhou e o iPhone continua a esmagar recordes após o seu lançamento. Pela mão de Tim Cook, a Apple lança novos produtos no mercado, volta a colocar produtos em segmentos adormecidos ou com falta de entusiasmo, e aparece assim o Apple Pay e o Apple Watch.
Estes dois produtos elevam agora o mercado do iPhone para dois grandes segmentos, o das finanças e o da moda, recapturando com isso o espírito de inovação que a marca havia perdido nos últimos anos. No caso dos smartwatches, a concorrência não tem ainda um rumo, como é o caso da Samsung que lançou já 6 modelos e nenhum com sucesso que se veja. O adiamento do lançamento do Apple Watch é disso um espelho (mesmo que muita gente tenha ficado aborrecida por não ter sido lançado em 2014), esperar um produto maduro para marcar a diferença no mercado.
A Apple acompanha os seus concorrentes, em relação a novidades e não deixa escapar a Google, no que toca à capitalização do mercado tecnológico.
Os resultados estão à vista e as vendas de 70 milhões de iPhones convencem o mercado de Wall Street, a Apple deve vender neste trimestre mais do que os 42 mil milhões de dólares conseguido no trimestre anterior.
Financial Times distingue Tim Cook como personalidade do ano de 2014
O sucesso financeiro e as novas tecnologias que vislumbraram o mercado, poderão ter sido o suficiente para Tim Cook ser considerado a personalidade de 2014, para o Financial Times.
Mas a sua exposição ao mundo, a sua atitude vincada não se ficaram por aqui, pelo capítulo da gestão e estratégia de mercado, pela primeira vez o homem forte da Apple falou em público sobre a sua sexualidade.
Tim Cook, CEO da Apple: “Tenho orgulho em ser gay”
"Se ouvir que o CEO da Apple é gay pode ajudar alguém que esteja em luta e chegar a acordo sobre quem ele ou ela é, ou trazer conforto a alguém que se sinta só, ou inspirar pessoas para que insistam na sua igualdade, então vale a pena fazer a troca com a minha própria privacidade"
Escreveu Tim na Bloomberg Businessweek em Outubro.
Foi um raro vislumbre da sua vida pessoal que, até então, estava muito bem guardada, contudo poderia ter colocado em risco marca da Apple em partes menos tolerantes do mundo. Mas até este momento mostrou como é um líder respeitado.
Força que se viu na própria gestão de elementos.
A Apple tem hoje mais elementos femininos dado o incentivo de direitos de igualdade. A empresa está mais humanizada, mais tolerante do que alguma vez o tenha sido com o anterior CEO.
No capítulo das posições de força, energéticas face aos desenvolvimentos de produtos, também aqui Tim Cook foi duro e implacável.
Quando as coisas correm mal, Cook tem uma acção rápida e impiedosa. No final de 2012, após o lançamento prematuro da falhada app Mapas da Apple, ele descartou Scott Forstall, que liderou a criação do iOS e era um aliado próximo de Jobs. Esta acção dá a conhecer à tripulação um líder que não aceita mau desempenho e falhas que cheguem ao exterior da empresa. Mas mais cadeiras rodaram e muitos são os cargos que trocaram de mãos.
A Apple tem nova dinâmica, enceta parcerias com a IBM e faz dezenas de pequenas aquisições no ramo tecnológico, contrata personalidades que se destacaram no mercado da moda para gerir sectores da empresa, renova o seu look&feel como nunca se pensaria que resultasse.
Sir Jonathan Ive transformou radicalmente o iOS que muitos nunca aceitariam, de tal forma que hoje, já na versão 8, expandiu o seu encanto gráfico para um produto que está a excitar a própria Apple como há muito não se via, o Apple Watch.
Neste ano de 2014 muito se falou sobre Tim Cook, muitos produtos foram anunciados, tal como ele havia prometido há um ano atrás, quando conjecturava sobre 2014 e tudo isso ficou bem patente pelo mundo fora, numa altura onde a concorrência tem produtos de excelência e se vaticinava uma queda apagada da gigante Apple.
Este artigo tem mais de um ano
Não gosto muito de iphone, e cheira-me que se não mudarem muita coisa, vão arruinar tudo…ja estive com o 4, 4S, 5, e 6 na mão, e na minha opinião o 4S é o melhor de todos…
O que te leva a dizer que o 4S é o melhor de todos??
o 4s foi o melhor no seu tempo, neste momento o iphone 6 plus e o melhor tlm do mercado, e olha que passam me pelas maos todos os tlms e tipo de SOs todos os meses. Este ano os melhores foram o note 4 e iphone 6 plus (gama alta),one plus one e lumia 730(gama media), lumia 530 (gama baixa)
Alguma vez pegaste num Motorola, dá banhada a todos esses telemoveis, na gama alta, media ou baixa, LOL
É isso e um Dacia dar uma banhada aos Mercedes, BMW e Audi!
LOL
Amigo, antes de falares experimenta e depois diz-me alguma coisa… eu já tive essas marcas todas, alias ainda tenho um galaxy, e não troco pelo meu Motorola…
então e o investimento na GT para a produção de vidro safira?
Isto foi sem duvida um recorde!
Estao a gozar comigo? Tim Cook a personalidade do ano? LOOL foi o lançamento do novo iPhone que o fez distinguir? A única coisa que a Apple fez de jeito este ano foi aquele mac de 5k…
melhor pc desktop imac 5k, melhor portatil macbook pro retina, melhor ultrabook macbook air, melhor tlm iphone 6 plus, melhor tablet ipad air 2 e o apple watch sera novo sucesso ou ha duvidas?
Melhor em quê? Podes especificar? Ou estás a colocar apenas a tua opinião?
Então qual é que é o melhor? Diz lá?
Apple Watch nem precisa de ser lançado… A estética e qualidade de construção sempre foi importante num relógio de pulso que sempre foi uma peça de vaidade.
pois tirando do iphone 6, que é igual ao 5s, tudo o resto evolui um bocadinho dentro da apple..
já há novidades para 2013?
Essa nem brasileiro acredita…
Há quem nem tenha lido o artigo ou que simplesmente tem hate…com ele na liderança, a Apple reforçou a posição como empresa mais valiosa do mundo em termos de capitalização de mercado (700 MIL MILHÕES!), as acções continuam a subir ainda mais, o iPhone 6 voltou a bater todos os recordes de vendas, os pagamentos por NFC estão a crescer imenso nos EUA devido ao Apple Pay e o homem mesmo estando numa posição tão “exposta” teve a coragem de assumir a sua sexualidade.
Quem fez a Apple valer mais foi os fãs noobs dela, não o Cook… Pagamentos NFC já existe ha muito tempo, no entanto como a Apple introduziu isso nos seus telemoveis os fãs cegos foram la comprar essa coisa…
Sim porque os fans inteligentes que usam Android e WPhone fartam-se de fazer pagamentos via NFC à décadas!
Realmente é uma comédia o pessoal com Adroids e afins dizerem que tem NFC e depois é mais uma daquelas features que ninguém usa.
Pelo nosso Portugal, desde que a Apple lançou o Apple pay praticamente já ninguém usa dinheiro, vale a pena comprar o iPhone 6 só por essa feature!
Tinha ideia que com qualquer outro smartphone isso já fosse banal. Como o iPhone foi lançado com hardware de 2012…
Tanto mediatismo (NFC desde à 2/3 anos) para nada 🙂
Mediatismo? Do NFC?! Não sei que media andas tu a ver… O mediatismo é agora com o Apple Pay; o hardware não é novidade, novidade é saber aproveitá-lo.
O android é uma máquina de desperdiçar tecnnologia.
São quad e octa core que não chegam para dual e tri core.
E NFC que não dá para pagar nada.
Lol
Sim tens razão. Tudo já existe, mas quando a Apple toma as rédea vende aos milhões.
Depois este ano a Apple aumentou as vendas em mercados novos, onde nunca vendeu um iPhone que fosse, agora os milhões que vendeu foi a utilizadores Android e WP. Claro que como a Àsia é o maior mercado Android… 😉 é fazer as contas.
Abraço.
Lá está, agora disseste tudo. Mesmo que a Apple lance um produto de m*rda sabe que os seus fans todos vão comprar…isso é que é triste. É como tu dizes, a Apple toma as rédeas e vende milhões(neste caso duma cena que já existia há bue). E o próximo iphone se sair com dual screen como o yotaphone vai ser a melhor coisa do mundo porque é a Apple a lançar.Mundo triste em que vivemos, mas é mesmo assim;)
Mas na verdade não lança 🙂 até porque basta um produto se incluir no ecossistema e ganha o que mais nenhum tem. E já viste a quantidade de novos utilizadores que a marca ganha por dia? São claramente em maior número utilizadores que chegam do segmento Android, isso é revelador verdade?
A Apple nunca vende uma cena que existe à bus, estás enganado. Ninguém tem um smartphone como o iPhone, foi o pioneiro no que toca a smartphones multi-toque. Havia muita palha mas nada de valor que fizesse a diferença. Reparaste bem a quantidade de utilizadores que a Apple foi conquistar nessa altura à Nokia, Blackberry… entre outras?
Já reparaste que com o iPhone 6 a ser vendido na Ásia foram milhões de utilizadores novos (maioritariamente Android) que aderiram ao ecossistema? Tens ideia disso?
Mas a Apple quando lançou o Apple Pay lançou algo que tem só por si 800 milhões de cartões de crédito como possíveis utilizadores no mundo. tens ideia do que isso é? 😀 não tens de certeza. E mais, com os novos iPhone 6, são cerca de 80 milhões de potenciais clientes que podem aderir ao serviços, primeiro nos Estados Unidos e depois em todo o mundo. Uma parceria com a gigante Alibaba dará à Apple um novo mundo de receitas e controlo de vendas que nenhum outro alguma vez conseguiu, nem a Google nem mesmo a PayPal por exemplo. Estes últimos bem tentam, mas não têm sucesso visível.
Depois há uma questão que temos de ver. A Apple não lança nada sem que consiga antes criar a necessidade e o desejo no consumidor. Poderiam bem já ter lançado no passado equipamentos com NFC… mas para quê???? Se quem lançou até hoje tem uma inutilidade dentro dos smartphones!
NFC para já é sinónimo de segurança e utilidade, fazer pagamento com o colocar do dedo num sensor biométrico. AH pois, até isso a Apple está a colocar em toda a sua estrutura. Verás que, primeiro saiu no iPhone 5S, de seguida no iPhone 6, depois serão os Macs e outros dispositivos que terão igualmente este meio seguro de controlo de acesso e ferramenta de pagamentos. Há empresas que já o estão a tentar colocar num cartão 😉
O novo iPhone vai ser mais um passo. Para quê ter 4k se 99,9% dos ecrãs e monitores não suportam? Não é mais inteligente deixar o mercado ter preços acessíveis dessa tecnologia e haver uma penetração mais intensa do 4k na vida das pessoas para depois colocar essa tecnologia (se certa forma já madura e trabalhada pelo mercado)?
Claro que sim e a Apple sabe disso.
Mas há mais 😉 a Apple até hoje não tem concorrência nos iPads, isso dá conforto no mercado, até porque começa a ter já uma gama que cobre as 4″, 4.7#, 5.5″, 7.9″, 9.7″, 11″, 13″, 15″, 21.5″, 27″ e 27″ 5k. não achas que cobre praticamente tudo o que o ser humano precisa?
Agora, ainda bem que a concorrência está a trabalhar melhor, assim obriga a Apple a desenvolver, porque se não houvesse concorrência e feroz… a Apple estava sentada à sombra da bananeira. E sim a concorrência é fantástica, ainda bem que existe.
Então ter tantas ofertas, tanta evolução tecnológica é viver num mundo triste? O meu não 😉
Abraço.
Há quem não concorde, mas este homem transformou a Apple numa máquina de dinheiro e não parece querer abrandar, ainda assim admirava muito mais o seu antecessor.
De facto, o que distingue actualmente a Apple das outras grandes empresas são mesmo os seus fans acérrimos, que suportam a marca como se de um clube de futebol se tratasse…
Qualquer coisa que eles anunciem ou lancem será um sucesso…basta ver o iphone 6, continua a bater records…é um belo equipamento, mas vai-se ver e a grande maioria dos compradores eram já possuidores de antigos modelos iphone. Não que isto seja propriamente mau…mas demonstra que há mais mérito do que veio de trás do que da “novidade”…
Além disso, o hype que envolve a marca é qq coisa surreal…vejamos o exemplo do applepay, que não é mais que uma forma de pagamentos NFC, que já existem há muito tempo. Nunca os outros métodos de pagamento NFC tiveram o “tempo de antena” e os elogios deste..Concordamos que é um método mais simples ou mais seguro que a maioria, mas mal seria se assim não fosse, visto que surgiu mais tarde, fruto da evolução natural…
Outro caso é o applewatch…para além de vir muito mais tarde que a concorrência (que anda a “partir a pedra”), ainda nem foi vendido, nem testado e já se diz que é o melhor de todos os tempos, verdadeiramente revolucionário…
Pessoalmente, não é aquele que mais me atrai em termos de aspecto…mas até poderei concordar que é o melhor, mas só depois de o testar e comparar com a concorrência nessa altura!
A vantagem do Apple Pay não está na tecnologia mas na estrutura que a Apple Pay criou por trás e que o torna útil.
O watch se não resolver o problema de autonomia dos que já existe não é nada de especial e não se compreende a demora, a única vantagem será a integração com o dito Pay.
Exacto..estou de acordo contigo. Em relação ao applepay tentei dizer isso mesmo num comentário abaixo. A grande vantagem do applepay é sua aceitação por um grade conjunto de bancos e lojas/empresas que irão tornar útil a sua utilização…e não a tecnologia em si que é apenas uma evolução natural, nada de extraordinário face ao que já existia..
Por sua vez essa aceitação deveu-se muito ao facto de estar “Apple” por detrás…tivesse sido outra empresa qq a apresentar o “applepay” e provavelmente não iria vingar e seria apenas + 1
Quantos milhões de Apple fanaticos é que há?
É que a Apple vende umas dezenas de milhões de iPhone, iPad, Mac, etc… por ano…
O NFC era um tecnologia obsoleta, inutil que a Apple nunca deveria usar. Era o que diziam todos os iSheeps a uns anos atras.
Agora é a melhor invenção da Apple desde as molduras digitais com marco negro, é o que dizem…
Tens razão. De facto a Apple usou de forma inútil como os outros no início 😉 foi isso mesmo kekes 😉
O Apple Pay é como resumes, uma cena inútil onde 80 milhões poderão usar com um simples toque num leitor biométrico 🙂 algo inútil, tens razão.
Vítor M.
mais útil ou inútil a verdade é que seguramente se outra qualquer empresa tivesse apresentado uma solução de pagamento NFC igualzinha à applepay, não teria vingado como esta…
Posto isto, para mim a grande revolução da applepay não será a inovação em si, que apenas considero uma evolução natural (e nada “super XPTO” face ao que existia), mas sim o facto de ter sido a apple a apresentá-la e a aceitação que tem/terá por parte dos bancos/empresas/pessoas…
Basicamente dizes que a conjugação de qualidade dos servicos, equipamentos de alto recorte técnico é um ecossistema cuidado e seguro fazem, quase sempre, a diferença?
Concordo.
Sim, ainda bem que concordas que não tem nada a ver com aquilo que escreveste 😉
“…estando numa posição tão “exposta” teve a “coragem” de assumir a sua sexualidade”. Não me digas que esse facto também contribui para alguém ser “A personalidade do Ano”??? Pensei que numa sociedade evoluída as escolhas de índole sexual fossem encaradas naturalmente…e não como facto relevante a esse nível!!
Não é de todo essa interpretação, essa tua foi truncada e à medida 😉
Tavares, não deveria ser relevante…mas sabemos bem que teve o seu peso…aliás todos os meios de comunicação que anunciaram esta “noticia” referiram isso.
Sabemos que infelizmente ainda existe racismo e homofobia em várias partes do globo… mas na minha opinião, nos países desenvolvidos, por vezes ao se combater isso, ao se querer mostrar que se é contra qualquer tipo de discriminação, acaba-se por cair em situações ridículas em que aquele que supostamente é vitima na prática acaba por ser beneficiado.
Por exemplo, um policia dá um tiro a um ladrão negro cai-lhe a sociedade em cima acusando de racismo…a mesma situação passa-se com um ladrão ariano tudo na boa..
Um patrão despede um funcionário negro ou homossexual é acusado de racismo ou homofobia, despede um ariano tudo normal..
Tem que se atribuir uma distinção, em caso de dúvida atribui-se aquele que publicamente disse que era gay, porque fica bem…
Numa sociedade ideal não deveriam haver distinções para mal…nem para bem…mas pronto sabemos que a sociedade ideal não existe.
Admiro o estilo de liderança do Tim Cook, e o seu excelente equilibrio entre o que dece ser uma empresa que tem de gerar lucro e, no caso da Apple, inovação e excitação constante, num mercado muito muito muito concorrencial. O seu foco nas causa sociais e o seu entendimento que uma empresa tão rica como Apple deve devolver à sociedade princípios e valores que vão para além do lucro pelo lucro é simplesmente admirável e inspirador. Gosto e sou user Apple, embora utilize outras plataformas, nem que seja para comparar e concluir que os produtos Apple continuam, a meu ver, a ser superiores aos demais. O facto de ter assumido ser homosexual apenas é relevante pela sua justificação para inspirar outros e ajudar, mesmo que tal o prejudique, como é o caso. É, para mim, um excelente sucessor do Steve Jobs, diferente, único e paradigmático. Para mim, merece a distinção, sem dúvida. Abraço para todos aqui no pplware. 🙂
Podem dizer o que quiserem. Só foi porque disse que era Gay. 🙂
Acredito que possa ter sido um dos factores, não pr assumir ou por ser, mas porque, ao fazê-lo, promove a coragem de outros que ainda não o fizeram por medo. 🙂
Hoje em dia os heterossexuais é que começam a sentir medo de se assumir, porque ser gay é que “é fixe!”, ou melhor assume que se é, mesmo que não se seja é que é fixe 😀
Tim Cook pode ter muitas qualidades, mas é avaliado enquanto CEO e não há dúvida que Em 2014 foi um ano que correu bem à Apple:
– Em produtos:
http://arstechnica.com/apple/2014/12/apples-sprawling-back-loaded-2014-and-what-to-expect-in-2015/1/
– Tem uma quota de mercado de 86% nos smartphones:
http://cens.com/cens/html/en/news/news_inner_47563.html
– As ações da Apple estão ao valor mais alto de sempre.
Mais um peneleiro a ser personalidade do ano.
Isto está bonito está!
Calma amigo não te exaltes, para o ano ganhas 😉
Calma amigo não te exaltes, para o ano ganhas 😉
Da maneira como falas estás com ciúmes.
Esforça-te, tiras uma mão da frente e a outra de trás (especialmente esta) e pode ser que ganhes.
outro comentario nao seria de esperar de um jorge..
opa, sejam la honestos! O Jorge só comentou, o que toda a gente que leu o titulo da noticia e acompanhou a “saga” do Tim Cook este ano, pensou!!
O Brokeback Mountain tambem ganhou o oscar de melhor filme há uns anos…….va se la entender porquê!
Correcção: o Brokeback Mountain não venceu o Oscar (mas sim o Crash).
Deve ser personalidade do ano porque assumiu publicamente ser Gay deve ser por isso.. nada mais.
Sim, porque aumentar mais o poder de uma empresa num mercado super lotado, aumentar consideravelmente os lucros de uma gigante em altura mais complicadas financeiramente no mundo, lançar produtos importantes para o desenvolvimento dos mercados da moda e financeiro e conseguir colocar o iPhone à venda no bastião de lucros da concorrência… isso não vale nada. O tipo ser gay é que foi importante para uma publicação como o Financial Times 😉
Pois deve ser por isso LOOOL 😀