PplWare Mobile

Utilizadores da Apple na China sob ameaça

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. john says:

    Come on, if you are talking about CHINA, then don’t use Hong Kong as your lead image. There is still a huge difference between HK and CN!!!

  2. JJ says:

    Isso só será o inicio de outras ameaças. Gradualmente os produtos Apple começam a ser apelativos para os hackers, porque tem aumentado o numero de utilizadores.

    Agora será uma questão de tempo para começarem a surgir mais noticias como estas.

    • Vítor M. says:

      Não é verdade. Isto tem a ver com a maior utilização de estruturas piratas e software pirata. Mais, se a Apple fechasse o seu OS X em torno da Mac App Store isto não teria qualquer impacto, mas para estes e outros problemas afectarem o OS X as pessoas tem de se por a jeito, o sistema é muito seguro, dos mais seguros que existe no mercado.

      Mass…. lojas piratas, pirataria à brava… dá nisto.

      • neokpt says:

        Tal e qual como no Windows não? Se as pessoas não tiverem privilégios elevados com a conta que usam e não instalarem porcarias, o Windows também não tem vírus. Assim não serão todos os SOs iguais?

        • Vítor M. says:

          Depende, no Windows podes instalar aplicações de forma mais simples que no OS X. No OS X tens 3 níveis e dentro de cada um ainda tens vários dispositivos de segurança que podem implicar mais segurança e o impedimento de uma instalação. Mas como disseste e bem, tudo tem a ver com a porcaria que instalam e nisso há incomparavelmente muito mais porcaria para Windows que para OS X. Há uma ferramenta que faz toda a diferença entre o OS X e o Windows, chama-se XProtect.

          Lê um pouco sobre isso. Além disso dá uma vista de olhos neste nosso artigo que tem vários métodos, simples, de defesa (podendo mesmo ir à necessidade em casos extremos de ter de instalar um AV, coisa que não uso nem vejo qualquer necessidade de estar dentro do sistema)…

          Abraço.

          • neokpt says:

            Correcto, mas atenção que não estava a atacar nenhum sistema. Mas a má fama do Windows já não corresponde á realidade, em relação ao artigo que indicaste, no Windows se não tiveres privilégios de admin, se tiveres o UAC activado e o Antivírus+firewall que já vêm com o sistema, ficas com uma protecção muito equivalente.
            Agora, em relação em que para o Windows há muito mais porcaria para instalar, tens completa razão, mas mesmo aquelas toolbars irritantes, só aparecem porque o pessoal da “yes” a qualquer popup que apareça.

          • Vítor M. says:

            Actualmente o Windows já tem muita segurança, apenas como é muito mais abrangente que qualquer outros sistema operativos, necessita de uma abertura maior e de mecanismos mais complexos, o que para a usabilidade a Microsoft nem sempre vai no melhor caminho…

  3. Mota says:

    Querem pirataria sem virose? 😀

    Qualquer S.O. apanha tralha. É mandatório.

  4. Carlos Morais says:

    Acho bem que hajam viroses para o mac, quantas mais melhor, para que a apple acorde para a segurança a sério e não para a segurança dos seu código.

  5. Ricardo Pontes says:

    Faltou dizer uma coisa importantíssima! Que o vírus passa por USB do OS X para o iOS e infecta as aplicações aí existentes, e não é necessário jailbreak! E também passa por USB de iOS para OS X. Daí o nome dele.
    E nao é só na China, quem tiver feito o download de uma App infectada fora da China também é infectado como é obvio.

    • Jorge Carvalho says:

      Mas é necessario teres intalado um perfil (unknown Enterprise provisioning profiles) para que isso aconteça. E também para ter o OS X infectado é porque instalas-te uma aplicação sem assinatura digital.
      Mais vale dares a maquina ( qualquer uma ) a um destes tipos 🙂

      Abc

      • Jorge Carvalho says:

        O “intalado” até que não fica mal 🙂 …

        Abc

      • Francisco Pinto says:

        Não!
        ‘A Maior proteção do iPhone contra vírus é a App Store. Se um pedaço de software não está assinado, tal como aprovado pela Apple, não pode rodar em um iPhone, que é o suficiente para parar a maioria dos vírus. (Jailbreak apaga essas protecções, e é por isso que telefones desbloqueados estão mais expostos). Mas Wirelurker explorou uma excepção a essa regra, construído para que as empresas possam instalar seu próprio software, sem passar pelo processo exaustivo de aprovação da App Store. É chamado de “provisionamento empresarial”, e é basicamente uma identificação oficial que permite que aplicações de terceiros sejam instaladas no iphone.É difícil conseguir um desses IDs – apenas, as empresas estabelecidas e grandes são capazes de se registar – mas como Wirelurker provou, pode-se sempre forjar um. Quando Wirelurker infecta um ios, usou credenciais falsas para marcar o novo software como sendo de uma empresa com o referido id’

        http://www.theverge.com/2014/11/6/7167431/the-iphone-just-lost-its-perfect-security-record-now-what

        Ps.: Desculpas pela tradução ser à lá google com uns pozinhos :)!! Não há tempo para mais 🙂 🙂

    • Vítor M. says:

      Para isso tem de estar desprotegido. Existe no OS X uma opção que vem nativamente activada e diz o seguinte:

      Permitir aplicações descarregadas de Mac App Store
      Pode proteger o Mac de malware permitindo apenas aplicações provenientes da App Store ou de programadores identificados. Estas definições previnem a abertura de uma aplicação que não cumpre os critérios.

      Assim, se as pessoas tiverem o devido cuidado de não mexer nestas funcionalidades, este e outro malware não terá qualquer impacto.

      Claro que se usarem lojas não oficiais e criticas… como em qualquer sistema ou plataformas… vão estar sujeitas e acabam por comprometer os seus dados.

      Simples.

    • Francisco Pinto says:

      Parece que a Apple já o “matou”!
      Less than 24 hours after Palo Alto Networks published its report, Apple has blocked the apps and Wirelurker appears to be mostly wiped out! O Próximo passo é limpar os já infectados e a seguir fechar a “brecha” que o wirelurker aproveita.

      http://www.theverge.com/2014/11/6/7167431/the-iphone-just-lost-its-perfect-security-record-now-what

  6. Kabindas says:

    Na China a tendencia, cada vez maior, é a eliminação de “material” ocidental. Seja MS ou Apple estes ataques não são por acaso, uma vez que o objectivo é uma migração generalizada para Linux.
    Cada vez mais, seja por imposições do estado ou por descoberta e exploração de vulnerabilidades, estes SO’s , continuarão a sofrer por aqueles lados.

    • Vítor M. says:

      “Na China a tendencia, cada vez maior, é a eliminação de “material” ocidental.”

      Achas? Mas assim ficam sem trabalho!!! E mais, cada vez a Apple e a Microsoft vendem mais por lá, depois de acordos com as autoridades desses países. Ainda esta semana foi avançado que a Apple ultrapassou na China as vendas da Samsung… o que vai contra o que estás a dizer.

      A Google nunca teve tantos dispositivos lá a funcionar como agora, inclusive a Xiaomi contratou um dos grandes “responsáveis” pelo Android… foi-o buscar directamente aos Estados Unidos 😉

      Diria que cada vez há mais ocidente dentro do Oriente 😉

  7. MM says:

    nã… isto é mentira. não há virus, nem malware, nem dá erros, é perfeito.
    Esta notícia é mentira.

  8. lmx says:

    de facto poderá ser um indicio, e as empresas devem estar atentas.

    mas só por si não explica nada, pois esse virus pode ter sido criado por ocidentais…ninguém sabe quem o criou , a não ser que se saiba seguramente que foram chineses…ai sim deixará de ser um indicio…

    a verdade é que a malta instala app’s sem se peocupar com o que aquilo faz…mas também é importante referir que as app’s não reportam exactamente aquilo que fazem no nosso tm…

    Se elas foram de graça, o pessoal deveria ter muito cuidado…depois..ja era tarde..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.