PplWare Mobile

China vai mudar todos os PCs para Linux até 2020


Autor: Pedro Pinto


  1. Xico says:

    Portugal deveria seguir o exemplo…

    • Dumitru says:

      Sim sim, deveriam seguir como a Alemanha fez (ou uma cidade da Alemanha) que mudou do windows para Linux e este ano apareceu que quando fizeram as contas gastaram mais com a transicao e tudo mais do que se ficassem com o windows! E agora vao voltar atras lol, sim Portugal devera fazer o mesmo, gastar monte de dinheiro em vao! Boa sorte!

      • Miguel Machado says:

        “uma cidade da alemanha”
        “quando fizeram as contas gastaram mais com a transicao e tudo mais do que se ficassem com o windows”

        Essa informação parece-me um pouco vaga!
        Existe alguma fonte que possamos consultar?

          • lmx says:

            essa informação, está errada, e já foi corrigida pelas entidades responsáveis!!

            E ha muito que foi publicitada…não foi desastre nenhum e houve poupanças…e não é só Munique outras cidades estão a mudar…!!

          • Nuno Vieira says:

            Acho que mais vale desistirmos de lhes mostrar a realidade. A grande maioria tem a mente condicionada de tal forma que acredita veemente que um software aberto têm que ser obrigatoriamente pior que um software proprietário. Como é óbvio quando sai uma noticia que parece que confirma tal visão eles acreditam nesta cegamente, nem que esta seja uma verdadeira mentira, porque na realidade era um politico que queria era encher os bolsos de um privado. Quando saiu uma noticia a comprovar o contrário esta já é descartada como sendo uma mentira.

            O pplware também têm culpa. Quando saiu a primeira notícia muito rapidamente fizeram um artigo sobre esta. Quando veio a refutação desta, nada… Nem sequer uma nota na notícia original. Se o fizessem se calhar ainda perdiam algum tipo de remuneração por serviços prestados.

            Mais vale deixarmos-os na ignorância que termos uma guerra infinita de palavras. Afinal de contas ignorantes é algo que não falta nesta sociedade, mais meia dúzia não faz diferença nenhuma.

          • Sergi Rodriguez says:

            Lá está o tal post a semear desinformação.

            É o que dá não haver reparo por parte do pplware sobre essa notícia.

            A desinformação continua a fazer estragos. Já houve uma mão cheia de pessoas que invocaram esse artigo como verdadeiro.

        • Dumitru says:

          Miguel Machado ‘e so pesquisar meu amigo! :p mas la tens um link mesmo do pplware!

      • lmx says:

        não sejas mentiroso!!

        • Dumitru says:

          lmx mentiroso porque? tu ‘e que nao sejas parvo, a noticia foi em todos os lados e mesmo aqui no pplware, como o Kleber Nogueira ja meteu o link! Obrigado Kleber

          • lmx says:

            essa noticia da forma que foi relatada é ERRADA!!

            Porque nada disso aconteceu de facto!!Iŝso foi um mito…

            e está espalhada a info por essa net fora…

            A Alemanha até está a converter outras cidades ve lá, como essa noticia está tão errada…

          • int3 says:

            Dumitru
            só não vê quem não quer. a informação está errada como o lmx já disse, e eu digo o mesmo. desde quando é que é possível ser mais caro a mudar-se para sistemas que não se paga do que fazer upgrades e etc em que se pagam ? é estúpido.

        • Dumitru says:

          Lmx esta informacao esta errada? lool tu ‘e que estas errado! como foi ha muito publicitada? se foi em 19 de Agosto de 2014 Fanboy detected!

        • Rui says:

          Munique está a mudar mas para Windows

          • lmx says:

            ERRADO!!!

            Munique não vai mudar para M$ Windows nunca mais!!

            Alias ja existem varias cidades a mudar para linux…essa noticia foi uma falsa noticia, porque relatava apenas a opinião de um dos gajos mis influentes lá e que certamente estava a perder a galinha dos ovos de ouro dele, pois estava metido até ao pescoço na “coisa M$…”

            A alemanha tem poupado rios de dinheiro assim como outros paises…

      • Rui says:

        Sim, isso aconteceu, mas segundo ouvi gastaram muito dinheiro a converter as muitas aplicações proprietárias que tinham. Não foi portanto um problema directamente ligado ao Linux, mas sim um problema de planeamento e gestão do projecto. Há custos obviamente, mas a longo prazo há uma poupança óbvia para além de menos gastos com hardware.

      • Rui says:

        A cidade chama-se Munique, os custo foram tão grandes que ao fim de 10 anos fizeram as contas e vão regressar ao Windows, só em formação de pessoal foi um balúrdio.

      • Luis says:

        Ok… A mudança de Windows para Linux em Munique correu mal. E que dizer de todas as outras em vários locais do mundo em que corre bem?
        Mesmo com esse “desastre” muitas cidades alemãs evoluiram do windows para o linux e estão a dar-se lindamente. Há que tentar perceber o porquê das coisas. Não vamos só por 1 exemplo que correu mal catalogar tudo da mesma maneira. Porque para esse exemplo que correu mal, temos muitos, mas muitos mesmo, como é o caso de países e não de cidades em que tudo correu bem.

    • Rui says:

      Vira essa boca para lá! Olha o que se passou em Munique

      • lmx says:

        O que?Em Munique?

        O facto de terem poupcado imenso dinheiro, ou o facto de outras cidades estarem a migrar para linux??

        Ou ainda o facto de quem tinha a sua galinha de ovos de ouro no windows , estar a ficar na miseria?

        • Alexandre says:

          Boas, trabalho para uma multinacional, de grande renome, sediada em Munique e meu caro, Linux? Para o utilizador final só e apenas Windows. Mas tem noção da dificuldade que seria educar milhares de utilizadores que já de formação só viram Microsoft? Santa paciência mais os Lovers! Se me disser que é mais seguro? Ok! Se me mostrar várias vantagens? Ok! Mas não tentem atirar “serradura” para os olhos (JJ).

          • lmx says:

            O Alexandre tem que me explicar qual a dificuldade em clickar no rato em cima de um icone em linux para lançar uma app…

            versus a “facilidade” que o Alexandre atribui ao windows…

            que eu saiba são clickes de rato quer num SO como no Outro!!

            O utilizador estatal final não configura sistemas…não sei se já se tinha apercebido disso?!

          • @lmx, gosto de linux, sou adepto da utilização de software livre, e do linux em particular.

            No entanto utilizar o Windows é imensamente mais fácil a utilizar qualquer distro de linux; e razões para isto são várias (e subjetivas ao background de cada user).

            Mas o que me “chocou” foi mesmo o lmx ter dito que usar um SO é só cliques de rato, e que isso é fácil… É verdade que o hardware de interação é o mesmo mas isso não significa (nem de perto nem de longe) que o método de utiização do hardware seja o mesmo…. Por essa ordem de ideias usar um pc é apenas random cliques e pressionar teclas ao acaso…

  2. XICO Acorda Pá says:

    Eles têm dinheiro para estes experimentalismos, e mão de obra barata para os sistemas, e até digo que têm boas cabecinhas por para a informática e engenharia software por lá, mas :
    1º – Isto no fim vai-lhes trazer problemas enormes porque não é só o OS que têm de alterar, e então se necessitarem de software desenvolvido já para Windows? metem a correr emulado(má opção), criam de novo?(mais custos).
    2º Ao fazer um sistema deles e conhecendo bem a politica interna deles, mais vale um cidadão comum declarar todos os dia so que anda a fazer na net, porque de uma maneira ou outra eles vão poder controlar tudo.
    3º Na minha opinião O Linux ou qualquer outro sistema já agora deveria caminhar no sentido de ser cada vez mais universal, ou seja as plataformas deveriam ser cada vez mais universais e o acesso a serviços esse sim poderia ser proprietário de cada Software House/Empresa.

    Isso sim seria verdadeiramente entrar em opensource. Esta não me convence. e com o tempo veremos.

    • Kabindas says:

      Será … ??

      1º – Mais de 95 dos requesitos de Software é Office (Word;Excel;Outlook, etc)
      Nada que não haja já para Linux, e aplicações desenvolvidas en .NET podem facilmente ser migradas pra Mono. O problema põe-se muito mais ao nivel de gamming, com DirectX a monopolizar tudo.
      2º – “controlar tudo…” … mas isso já hoje …
      3º – Se te referes ao Universal no sentido de standartizar a plataforma em vez de haver “paletes” de distribuições, concordo

      • JJ says:

        Mais de 95 dos requesitos de Software é Office (Word;Excel;Outlook, etc)!?

        Isso é extremamente exagerado…

        Eu não sei as necessidades de software da tua empresa, mas só na empresa onde eu trabalho, consigo apontar 2 ou 3 programas que se migrassem para Linux, tinha de fazer esses programas de novo e gastar uma fortuna. E não estou a falar de uma empresa pequena, mas uma empresa com milhares de empregados/milhares de maquinas e bastante capaz a nível de TI.

        Se isto acontece numa empresa… imagino num país inteiro. Mas pronto, eles tem recursos e estabeleceram um prazo alargado, para fazer a migração.

        • Miguel Machado says:

          “consigo apontar 2 ou 3 programas que se migrassem para Linux, tinha de fazer esses programas de novo e gastar uma fortuna”

          Tipo quais? Contabilidade, Gestão só se for isso… Mas isso também já existe!

          Não se trata de migrar para Linux trata-se de migrar para WEB-BASED.

          • Rui says:

            Não podia concordar mais. Web-based é o futuro já há muito tempo, o SO é apenas um suporte, as aplicações devem ser independentes do SO, é a solução mais versátil e economicamente viável.

          • JJ says:

            Não é contabilidade…

            Os custos são ter migrar essas aplicações.

            Ainda agora, mudaram centenas de maquinas que tinha em XP para o 7. E preferem ter VDIs Windows do que alterar.

    • Dumitru says:

      Exacto! So tera mais gastos e o problema nao ‘e no Linux ou na mao de obra para conhecer um novo Sistema mas sim as aplicacoes que sao feitas so para o windows! Mas depois dizem ahh utilizemos windows virtual lol, entao para que tanta mudanca se depois ainda se utiliza o mesmo?! Ou se faz o programa do zero ou se utiliza outros, agora emulacao… Como disseste e muito bem por enquanto isto nao convence! Vai ser como a Alemanha que mudou mas depois gastou mais!

    • lmx says:

      Mão de Obra Barata!!!?????

      Um Engenheiro na china ganha Rios de dinheiro!!!Muito mais que em Portugal!!!

      Onde viste a mão de obra barata??Estas a comparar com o escravo que dorme debaixo da mesa de trabalho e que ganha 150€ por mês????

      OMG…

      A mão de Obra qualificada na china é paga, não é como em Portugal que somos escravizados….!!

      • Dumitru says:

        Lmx porque vais logo falar em engenheiro? Fala no geral! que no geral sim a mao de obra na china ‘e muito barata! se nao sabes vai te informar primeiro e depois digas OMG!

        • lmx says:

          Porque tens mesmo, que no mínimo, falar em Engenheiro…
          Porque estes sistemas não são produzidos por empregados fabris!!!

          Logo não faz sentido falar em outra coisa que não Engenheiros e Doutorados…porque os SO’s assim como outras coisas(a maioria da tecnologia…), são produzidos por Engenheiros e Doutorados!

          O nível de vida na china é muito barato…um empregado fabril que ganhe 150 a 200€ lá vive, com restrições, mas vive(melhor que o Português com 500€….), um Engenheiro na china é Rei, porque lá começam a ganhar em inicio de carreira cerca de de 1300€…

          Ora para um PAís que tem um nível de vida/Custo mensal abaixo dos 200€, ganhar 1300€ em Inicio de carreira, estes senhores são Reis!!

          Em Portugal oferecem-te 800-1000€, quando o custo de vida mensal anda acima dos 500€…ou seja ganhas menos e gastas muito mais….

          Por favor que alguém me diga…onde está a “mão de obra barata” na China para trabalhadores qualificados…por favor que alguém indique!!

          Mão de Obra barata tens em Portugal, aqui sim…SÓ TENS MÃO DE OBRA BARATA!!

          • Hugo Mendes says:

            Tens a certeza do que dizes? Olha que eu conheço bem a realidade e te garanto que em média, nem metade do que dizes ganha um engenheiro na China.

          • lmx says:

            Hogo Mendes…ganha sim…

            Olha numa pequena pesquisa, encontrei um anuncio a explorarem o trabalhador…cerca de 1300€

            http://www.chinasemester.com/jobview.asp?keyid=1484&key1=1&key2=999&key3=14&key4=

            hehhe os gajos estão a ficar espertos…já nem colocam na maioria das vezes o salário…

            olha outro local, onde apenas me permite fazer pesquisa por salários, eu escolhi, 19567.49 Euro ou mais…sim 2000 euros ou mais…hehehe

            http://www.hays.cn/search?locationToSearch=&partialfields=%28xSpecialism:Engine|xSubSpecialism:Engine%29&contentType=Jobs&level=&location_id=&ne_longitude=&ne_latitude=&site=APAC_SANGAM_JOBS_COLL&proxyreload=1&filter=0&btnG=Search&client=sangam_frontend_au&getfields=*&entsp=hays_policy&oe=UTF-8&exclude_apps=1&ud=1&proxystylesheet=sangam_frontend_au&siteLocale=en-CHN&domainId=27&requiredfields=xlocale:en-CHN&sort=date:D:L:d1&ie=UTF-8&ulang=en&ip=192.168.91.174,192.200.20.189&access=p&entqr=3&entqrm=0&q=+inmeta:AnnualSalaryMax:150000..&dnavs=inmeta:AnnualSalaryMax:2000000..

          • lmx says:

            correcção a ultima pesquisa 150000 RMB(ANO) são 1633.29€(Mês), este é o valor mínimo da pesquisa que fiz…o maximo era 2000 RMB(ANO) ou seja 2177.72€ por mês,

            como vês…escravos somos nós…

            no fundo penso que ninguém acreditava que a maior economia do mundo podia atingir esse nível sem estimular as pessoas(leia-se oferecer bons salarios) a enveredarem pela tecnologia…

          • Hugo Mendes says:

            Não consegui responder ao teu cometário abaixo (o botão não aparece), respondo por este.

            Eu referi salário médio, tu estás a ver casos pontuais e na capital e cidades equiparadas, para além de que estás a dar exemplos de pessoas com + de 4 anos de experiência comprovada.
            Acredita que um salário médio de um Engenheiro com 10 anos de experiência não passa dos 700 €, não estou aqui para te contrariar, apenas a enumerar factos, se queres ter a certeza não há nada como visitares esse fantástico país.
            Já quanto ao nível de vida, conheces Pequim? Os empregos que colocas são em Pequim e Shangai, cidades com níveis de vida extremamente elevados, 2000 € em Pequim são 200 € em Portugal. Num almoço duvidoso pagas entre 20 a 30 USD… estadia num hotel duvidoso por mais de 200 USD, uma viagem de 2 minutos de taxi por 15 USD… por um quarto de 10m2, com micro cozinha incluída pagas mais entre 1500 a 2000 USD/mês. Ainda achas que o nível de vida é superior ao de Portugal??? Viver sem restrições por 200 € na China??? Tens que chegar à China mais remota para isso, e ….

            Quanto ao tópico em questão, sou utilizador e conhecedor profundo de vários oses, todos eles têm qualidades, defeitos e feitios, mas neste caso da China nada tem haver com nenhuma destas características. Como português, apesar de afastado do meu país, chamo-lhe politiquices.

            (off topic) LMX, pela experiência que tenho tido ao longo dos meus 20 anos de carreira em IT pelo mundo fora, permite-me apenas um comentário para terminar, não há nada como conhecer outras realidades para perceberes que vives no paraíso, a net não conta nem mostra 1/3 da realidade.

            Sei que as minhas palavras valem o que valem, mas pelo menos falo com experiência vivida, não contada 😉

            Abraço

          • lmx says:

            Eu falei em casos em cidades como ća temos lisboa…não são casos pontuais!!

            E depois de um engenheiro com 4 anos de experiencia ganha entre os 1600 e 2000 e tal um com 10 anos ha-de ganhar mais ainda…estamos a falar de tecnologia…a china de hoje não é a china de ha 15 -20 anos atrás…desengane-se quem pensar que sim…

            Depois…os preços mais caros estão alinhados por aquilo que se paga em Lisboa!!

            Quer apostar?
            Hoje a internet é um mundo, que não dÁ PARA ENGANAR…

            http://www.numbeo.com/cost-of-living/city_result.jsp?country=China&city=Shanghai

            Como pode ver consegue casa em média obviamente por cerca de 350 euros ou um pouco mais fora do centro da cidade…cá também!

            Mas se quiser tem casas cá a 1500-2000 euros por mEŝ de renda e até a muito mais…não é só na china e na França, etc…é onde quer que seja…portanto quem está a falar de casos específicos é o Hugo.

            Num almoço de qualidade é suposto pagar em média 250 yenes, para duas pessoas o que é mais ou menos 32,65€…ou seja um bom almoço por 15 euros/pessoa…venha a Lisboa e experimente fazer um bom almoço…ainda se habilita a ficar na cozinha a lavar pratos…

            “2000 € em Pequim são 200 € em Portugal”

            Não concordo e os sites que analizam preços também não!Pois como ja referi em muitas coisas o custo de vida é identico…mas clado devido a alta densidade populacional…o preço por metro² é mais caro…alugue um quarto em lisboa e vai ver que não lhe custa menos de 250€…pois…estamos a falar de um quarto.

            Andar de taxi 30USD????

            Taxi Start (Normal Tariff) 14.00¥

            Taxi 1km (Normal Tariff) 2.88¥

            Taxi 1hour Waiting (Normal tariff) 30.00 ¥

            Ou seja andar 2km de taxi custa em média 14+2.88=2.20 Euro(já convertido)…e agora vem a parte melhor….o taxi a espera de si, tipo…”Á Patrão!!”custa 3.92€

            UMA PECHINXA…experimente fazer isso em lisboa…e via ver a conta que paga!!

            O passe é ela por ela como cá…mas mais barato…

            Um litro de gasolina = 1,04 euros(em Portugal uma fortuna)

            Uma ligação adsl 6mbps = 16.94 Euro, os preços não são muito diferentes na maioria das coisas…

            Uma refeição económica(leia-se para chineses…porque o turista paga mais)= 3.92 Euro(experimente uma refeição em lisboa por 3,92 Euros…)

            bom para terminar…sabe qual é o salário médio em Shangai???

            pois é …
            7,207.25 yenes…ou seja 941.42 euros…>>>>> 941 EUROS <<<<<<

            sabe qual é o salário médio em Lisboa??
            se calhar nem chega a 800 euros!!

            E agora quem é que é escravizado??

            São os Chineses ou os Portugueses??

            pode consultar e avaliar o que disse…

            http://www.numbeo.com/cost-of-living/city_result.jsp?country=China&city=Shanghai

            Com certeza que conhecer a realidade é melhor que consultar sites que avaliam os custos de vida…mas nos dias de hoje, só é enganado quem quer..

            Se o Hugo me disser que os preços lá variam mais que os preços cá, PARA ESTRANGEIROS…epah talvez…

            mas isso é porque você nunca foi estrangeiro em Portugal…
            porque eu sei de casos em que uma viagem de táxi que custava ~7 euros…e os turistas pagaram mais de 30 euros…e como eu, todos nós sabemos como funciona a coisa do "turista".

            isto acontece em todo o lado, não é só na china e por isso não pode ser tido em conta, porque é transversal a todos os países!!

            E não pode ser um Engenheiro ganhar menos que o salário médio…

            a maioria dos trabalhos de Engenharia na china são bem pagos…não é como cá.

          • Hugo Mendes says:

            Quer acreditar no que lhe diz uma pessoa que conhece a realidade Beijing e Shangai acredita, não quer não acredita.
            Só lhe vou perguntar uma coisa, conhece algum Eng. Chinês? Pergunte-lhe quanto ganha, vai ficar surpreendido, e ainda mais quando lhe disser que trabalha 12h por dia.
            Quanto aos valores que apresenta, desafio-o a ir a Beijing e tentar comer e dormir nos locais aos preços que indica e depois diga-me que são níveis de vida equivalentes. Garanto-lhe que por menos de 15usd não come nenhuma refeição decente.
            Está a comparar valores vs qualidade. Em Luanda (a capital mais cara do mundo) também se come por 3 usd, quer experimentar? Também se aluga uma casa por 70 usd, quer experimentar?
            Amigo, Shangai está no top 10 das cidades mais caras do mundo, Beijing em 12, Lisboa em 94… Acha que confere com o que afirma? Isto para não voltar ao tema de que um Eng a ganhar 2000 usd é raro na China, isso lhe garanto. E com menos de 10 anos de experiência esqueça. Há casos pontuais sim, mas tambem conheço engenheiros em Portugal a ganhar 5000 ou 6000 €, e não são do governo

          • lmx says:

            Hugo,

            como disse acima, eu não posso comparar o meu custo de vista em shangai com o custo de vida de um cidadão chinês, pelo facto de que eu sou estrangeiro lá…e vou ser explorado!!

            Quanto as 12 horas de trabalho…nesta área de informática, há dias que faço 36 horas seguidas!!

            Pois é você pelos vistos não sabe que para os sistemas estarem em cima alguém tem que trabalhar!!…e isso acontece em Portugal e na china….sistemas são sistemas em todo o lado…e quem diz sistemas diz outras coisas…nunca trabalho menos que 10-12 horas diárias e trabalho em Portugal(ou a partir de Portugal..)…portanto essa coisa das 12 horas não funciona em algumas áreas…

            O salario médio em shangai são 7,207.25 yenes…ou seja 941.42 euros…>>>>> 941 EUROS <<<<<<

            Para um cidadão chinês é muito bom!

            Sim como também referi…claro que um pais com mais de um bilião de pessoas tem um custo de terreno por metro quadrado muito superior a Portugal, mas consegue ter uma casa por preços aceitáveis, tal como cá…no entanto devido aos fracos salários cá, fica mais caro porque o esforço é maior cá!!

            Não encontro nenhum pedido para Engenharia informatica em shangai por 700 euros!!

            Encontro alguns a ser "explorados" a 1300 euros, mas menos não encontrei…onde vê na area de informatica/Electronica engenheiros a ganhar 700 euros??

            Só mesmo em Portugal…mesmo aqui ao lado(Espanha), já ganham 1300-1500 euros, em inicio de carreira!

            Quer saber quanto ganha um administrador de sistemas em inicio de carreira no Luxemburgo??entre 3500 e 4000 euros!!

            E ao fim de uns tempos está nos 5500-6000 euros, com carro da empresa, etc!!

            Uma vivenda germinada no luxemburgo, é cara, mas custa 2000 euros/mês ou seja sobram-lhe 3500-4000 euros para viver á grande!!
            Sim porque os bens essenciais são mais baratos que cá!!

          • Hugo Mendes says:

            O lmx limita-se a repetir e a impor a sua opiniao em jeito de cassete, não está interessado em ouvir e discutir argumentos que lhe apresentam.
            Defende a sua causa de esquerda com subserviência total, mas há vida para além disso.
            Quer ganhar mais? Mude de atitude faça pela vida, não descarregue a sua frustração no país e no governo.
            Se Portugal é assim tão mau o que faz aí ? Criticar é fácil, já tomar atitudes… Portugal é um país de engenheiros e doutores, depois estão metade deles a fazer telemarketing. A ambição do muito por pouco é mais do que notória.
            Também sou engenheiro há 18 anos, mas comecei por baixo e abandonei o país por opção para ganhar mais, senão era mais um a queixar-me de viver num dos países com mais engenheiros por habitantes. Abre a pestana.

            Dou por finda a minha discussão e já estou arrependido de ter perdido o meu tempo e feito perder algum do seu de trabalho para além das 8h normais…

          • lmx says:

            Hugo,

            não é uma causa de esquerda ou de direita, pois não tenho clube, mas gosto de futebol…o quanto baste…

            trata-se de princípios, que todos deveriam exigir!!

            Mas ao fim e ao cabo no seu ultimo comentário diz me indirectamente que concorda comigo, e você foi precisamente uma das pessoas que saiu, á procura de uma vida melhor…

            é que ter sol, bom tempo, etc…não enche a barriga a ninguém…

            O Hugo pergunta “se Portugal é mau o que faz ai”, dizendo que emigrou para poder ter uma vida decente e não ser escravizado, pois era precisamente a isso que eu me referia..

            Certamente se tivesse um salário decente não emigraria.
            Mesmo você apesar de não concordar com o que digo, no fundo concorda, porque você mesmo emigrou!!

            O problema de malta de engenharia a trabalhar em telemarkting…é um problema crasso…nem sequer deveria ser permitido!Porque o pais gasta demasiado dinheiro a formar pessoas para depois não se aproveitar nada…aqui sim concordo que deveriam haver leis que protegessem o País, mas nem isso os governos sabem fazer…

            As pessoas vão para telemarkting, supermercados…porque se ganham praticamente o mesmo que em Engenharia, ou mais, e não se cansam…acaba o seu dia de trabalho e vão para casa descansadas, sem preocupações….

            realmente sejamos honestos…
            para trabalhar por 800-1000euros…eu próprio iria para um supermercado…pois fazendo dois turnos de 4h a 500euros cada um , ja ganho mil euros e não tinha chatices nenhumas…

            Por isso lhe digo que o Governo é que MATA este País…!!

          • Hugo Mendes says:

            Lmx, qdo saí de Portugal ainda ganhava mais (tendo em conta à inflação) do que ganho hoje no estrangeiro. Procurei apenas mais, sou ambicioso, o problema agora é que todos ficam chocados quando se recomenda a emigrar. Temos que perceber que Portugal é um país pequeno demais para tantos doutores e engenheiros, e esse é o problema dessa economia, a par das politicas socialistas que revolta quem ganha honestamente e tem de contribuir para quem acha que compensa mais ficar em casa a receber RSI e fundo de desemprego do que contribuir para o PIB.
            Temos algumas diferenças de opinião, também já estive desse lado, mas a vida abriu-me os olhos!

            Bom fim de semana!

            Abraço

          • lmx says:

            Boas Hugo,

            Emigrar é a solução mais fácil…quero dizer…o melhor seria mesmo mudar a forma de pensar neste País…

            Não é por sermos um País pequeno que temos salários baixos, porque nesse caso não se conseguiria explicar muitos dos Países da UE…como Irlanda, Suiça,Luxemburgo, etc…

            Por exemplo o Luxemburgo teem pouco mais de 500 mil habitantes…nesse caso o salário mínimo seria, segundo essa ideia…25 Euros!

            E não é …muito pelo contrario…1,801.49 Euros…pois é quase 2000 Euros..

            Eu sou da opinião de deve existir sempre um estado social, mas concordo consigo, que existe muita gente a viver a conta do estado…
            E não pense só nos pobres…pois o estado social INFELIZMENTE não é feito só de pobres…

            existem em Portugal “pensões de sobrevivência” de mais de 25000 euros mensais!!!!!

            Sim teem a coragem de lhes chamar pensões de sobrevivência!!

            Se dividir isto pelos pobres…dá, para uma pessoa, uma pensão igual á que 100 pobres recebem….isto é que é vergonhoso!!

            Obrigado Hugo.
            Desejo-lhe um bom fim de semana 🙂

            cmps

        • Cajado de Mirra says:

          Vais meter técnicos a fazer dev? Ou um gajo que dá uns toques?

    • Alfie says:

      Será mesmo?
      Não me parece que o governo chinês tome decisões tão no ar como tu as vês. São tipos muito pragmáticos que não gostam de cometer erros.
      E têm como objectivo superar as dependencias económicas e técnicas com o Ocidente.
      Acho que deves reformular a tua analise.

    • lmx says:

      “3º Na minha opinião O Linux ou qualquer outro sistema já agora deveria caminhar no sentido de ser cada vez mais universal, ou seja as plataformas deveriam ser cada vez mais universais e o acesso a serviços esse sim poderia ser proprietário de cada Software House/Empresa.”

      Mas isso é exactamente aquilo que o Linux é…UNIVERSAL…património da Humanidade!!

      • Pedro says:

        Já pareces aquele puto que vem aqui defender o iOS com palas nos olhos como se aquele e só aquele sistema fosse o melhor do universo. Todos os sistemas tem algo por onde se lhe pegar para fazer mal ao utilizador. E o facto de ser de código aberto ainda dá mais possibilidades. E não irão mudar de sistema, sabes porquê? Vai ver as estatisticas de há 10 anos até hoje e vê a percentagem de usos de linux no mundo. Está mais ou menos na mesma percentagem. O linux é muito fraco a nível de mercado. Só existe em coisas específicas. O resto são utilizadores comuns. (já agora, antes que me chamem fanboy, eu uso linux)

  3. JJ says:

    Admiram-me mais eles terem usado/usarem o sistema Windows… do que dizerem que vão migrar de SO.

    Os chineses são aquele “mostro adormecido”… a fazer-se amigo de todos do ocidente, pouco a pouco comprar as suas empresas, a ficar cada vez mais independentes em produtos e serviços do estrangeiro podendo aumentar a exportações e diminuir as importações… ou seja é sempre dinheiro a entrar e pouco a sair.

    • lmx says:

      Completamente de Acordo!!

      O normal é ficarmos pasmados ao ver os Governos de diversos Países estarem a utilizar SO’s com “Cavalos de Troia”, que os prejudicam…

      Nenhum governo responsável, e com um mínimo de preocupação, baseia toda a sua informação em algo completamente minado…!!

      Se antes havia uma pequena desculpa para a ingenuidade,…depois de conhecermos o SNOWDEN…NSA, PRISM,…,…,… não há desculpa nenhuma…

      Portanto, agora é que me parece que vão passar á normalidade…

      • JJ says:

        Estava-me a referir mais por ser o Governo Chinês a usar uma coisa US… mas compreendo o teu ponto de vista.

        • lmx says:

          Pois..eu percebi,

          mas não é tanto por ai, caso contrario…o Windows, iphone, google, android, etc nunca tinham entrado na china, logo de inicio…Porque os USA sempre foram um País diferente da china…

          A Coisa é mais Porque a China e todo o mundo apercebeu-se que os USA abusam dos Países, roubam-lhes dados e informação crucial…e a china é actualmente um dos Países mais apertados pelos USA(a sorte deles é que eles fazem parte dos BRICS), e por isso estão protegidos pelo seu Parceiro Russia…

          Como tal não faz sentido nenhum, se colocarem á Mercê dos USA…alias a Alemanha e muitos outros países, estão a sair debaixo dos EUA no que toca a software porque teem sido altamente roubados, pelos USA…informação é poder..!!

          Há e nestes casos , como o caso da Alemanha, este países até estão alinhados com os USA, pois fazem parte da NATO…

          mas mesmo assim sabem que é demasiado perigoso utilizar sistemas americanos em locais críticos para a economia deles…

  4. neokpt says:

    Não se iludam, aqui não existem preferências informáticas, apenas politicas.

  5. Só um gajo says:

    Linux n e usado por ninguem normal, quem percebe alguma coisa de pcs usa windows

    • lmx says:

      Estas a dizer que os Users linux são muito inteligentes e os do Windows são burros…é isso??

      Bem tu la sabes…

      • Alfie says:

        Está a olhar para o espelho…

      • Dumitru says:

        Lmx e tu es muito inteleginte so porque usas Linux? loool Cada um usa o que quiser, agora ser fanboy duma coisa ‘e que nao! Em todos os posts que tinha a ver com Linux ou windows tu vais la sempre defender o teu Linux e tudo resto ‘e treta! Ve-la se te deixas destas fanboices que nao te traz nada de bom!

        • Dumitru says:

          *inteligente

        • lmx says:

          Escreves-te acima…

          “Linux n e usado por ninguem normal, quem percebe alguma coisa de pcs usa windows”

          Eu só estou a fazer “serviço publico” meu caro…

          E agora escreves-te..

          “Cada um usa o que quiser, agora ser fanboy duma coisa ‘e que nao!”

          Explica lá, sendo que tu dizes ser inteligente, como é que dum post para o outro escrever coisas em que até dás tiros nos pés???

          Estou curioso por essa resposta…

          • lmx says:

            Dumitru:

            Ignora o meu comentário…contém alguns excertos que não foram produzidos por ti…

            As minhas desculpas.

            “Cada um usa o que quiser, agora ser fanboy duma coisa ‘e que nao!”

            por isso mesmo fiz o comentário que fiz acima, mas não vi ninguém a criticar o mesmo comentário que eu critiquei…

            o que vi, foi quando alguém apareceu a criticar a xenofobia de alguém(eu), apareceram alguns a desculpar esse fulano…

            o que é lastimável…

          • eu says:

            *Escreveste sff

    • Miguel Machado says:

      Uma coisa não invalida a outra, podes não perceber e usar linux, porque não.

      linux não é nenhum bicho de sete cabeças. Também dá para aceder ao facebook. 😉

  6. BrunoC. says:

    é uma decisão realista e consentânea com as expectativas de hegemonia de uma nação que se pretende afirmar como super-potência.

    uma fatia muito importante e delicada da sua organização administrativa (militar,económica e burocrática) não pode estar dependente da boa vontade de uma empresa proveniente de um país rival.

    não está em causa se um sistema operativo é melhor ou mais barato que o outro. é o controlo do sistema.

    convém referir que a generalidade da grande china é muito pouco sofisticada tecnologicamente, contrariamente à imagem que é veiculada tantas e tantas vezes.

    penso que a transição (a verificar-se) acontecerá com toda a normalidade e sem quaisquer problemas.

    • Miguel Machado says:

      Concordo.

    • José says:

      Que grande conversa! O que eles, o regime, quer é controlo, sobretudo da sua própria populacao! Manter aquele país artifialmente unido. A bosta de um regime que acha que sabe tudo para servir sim uma elite e não os chineses, exige pensar por eles. O partido está-se nas tintas,para o povo, quer é prepetuar-se no poleiro e se há coisa que os chineses sabem fazer bem, fizeram-no ao longo da História é manter o poleiro nas mãos dos mesmos! Acha que caso os americanos ou ocidentais em geral queiram espiar é o facto de usarem Linux que os irá deter? Que piada. Há gente ingênua mas tanto só por aqui.

  7. Zefra says:

    Humm… eu não vivo na China e fiz o mesmo há uns tempos… Caramba as vezes tenho de andar as cabeçadas com umas cenas mas la consigo

  8. luislelis says:

    Boas noticias.
    A ver se os europeus abrem os olhos tb.
    Enquanto se usar windows toda a economia dependera dos americanos/ingleses.
    Nesta epoca de crise, provocada pelos americanos e seus modelos de consumo/negocio, a europa ja deveria ter um plano B para OS.
    Os Chinocas estao a ser mais espertos e rapidos a reagir.

    Linux ja deu provas do que e capaz.
    Basta ver quem domina e quem esta a impulsionar os mercados informaticos e da inovacao.
    Android = linux, OSx unix e outros terminados em X.

    Nos ultimos 10 anos o windows nao trouxe nada de novo, estagnou.
    Estagnou nao por falta de ideias, mas por excessiva protecao legal ao modelo de negocio. (se fatura pra carago e o mundo aceita pq mudar?)
    Agora q o hardware e dominado pelos chinocas, eles nao querem pagar por patentes de modelo ocidental. (Pagar para ser espiado?)

    Em portugal essa discussao ainda e mais dificil.
    Sempre fomos um pais q nao planeia. Nao define caminhos. Nao olha ao futuro, so reage(tarde) e culpa os outros pelos erros de gestao.
    A nossa realidade tb e diferente. Pouco inovamos e vendemos os nossos segredos por tuta e meia. (por varias razoes)

    A ser continuado por alguem.
    Aquele abraco

    • Dumitru says:

      Sim sim Linux ‘e muito capaz! Ve-la mas ‘e se abres os olhos e te deixas de fanboices! Nesta epoca de crise como dizes tu deveria era se estar quieto e tentar fazer algo de bom para o pais nao mudra os sistemas que levara anos e um monte de dinheiro gasto e depois quem paga esse dinheiro? pois…

      https://pplware.sapo.pt/linux/munique-mudanca-para-linux-afinal-foi-um-desastre/

    • Adamastor says:

      Parece-me interessante que começaste a defender uma maior independencia em relação aos americanos e pouco depois vens defender o Android e OSx.

      • luislelis says:

        Adamastor- Faz a leitura horizontal. Nao sou responsavel pelas tuas interpretacoes. Mas posso ajudar a entender se fores educado e sem preconceito.
        Onde defendo seja o que for a nao ser a independencia?
        Android e osx sao marcas americanas q usam lunix/unix como base para desenvolvimento e…?

        Dumitro – se continuas a fazer as mesmas coisas como esperas ter um resultado diferente? Pedes resignacao?
        Fazer pelo pais? Fazer o q? Esse sitema de que falas nao funciona a 40 anos. Devo insistir nele? Lamento mas comigo nao contes.

        Vejo q perderam tempo a criticar e destruir uma ideia de alguem mas nao apresentaram tempo numa solucao/ideia. (tomo isso como um padrao?)

        Os dois sintam-se livres de acrescentar algo de positivo ao posto, tipo ideias (conforme diz no final).
        E facil arranjar desculpas para nao fazer.

        Abraco

    • José says:

      Meu tanto disparate! Até para e que os chineses deram alguma coisa ao Mundo. Tretas, andam-se para aí a reescrever a História com conversa da treta e sem fundamento! A avaliar essa forma um povo ou civilização, nem sei o que dizer dos gregos antigos, a mais brilhante civilização que este Mundo teve e cuja cultura, filosofia e ciência é a base da nossa, sem paralelo na História Universal! Quando os portugueses chegaram à China a sua civilização, a deles, estava mais preocupada em mutilar os pés das raparigas do que com o conhecimento ou é loução da sociedade, que parou durante séculos, portanto não são tão inteligentes como parecem, são sim espertos o que é diferente, aproveitam as ocasiões, e foi preciso cederem à economia de mercado para terem algo parecido com aquilo que até para nós é comum! Eu ainda me lembro de os ver vestidos de roupa azul! Andam a espiar toda a gente, até Portugal, país que só não tem interesse para os portugueses! Acha realmente que o facto de mudarem para Linux impede os americanks caso queiram de fazer o que têm a fazer? Nem como piada! É a nação que mais tem contribuído para o conhecimento, mesmo contando com uma população bastante “baldas”. Metam uma coisa na cabeça os norte-americanos são extremamennte competitivos, e se agora baixaram a guarda, como todo mundo baixou (vejamos o caso Rússia), se tiverem que voltar “à carga” a sério até ficam mais espicaçados! No fim de contas, todos trabalham com invenções ou aperfeiçoamentos americanos. Dos chineses, que tantos vêem maravilhas, eu só vejo roubo, cópia e dinheiro que ganham com empresas Ocidentais que de forma soberba, para explorar os baixos salários chineses e retirar o máximo de lucro possível, mesmo com as vergonhosas margens que já têm, deslocaram essas empresas para a China! O Ocidente, até há quinze anos não precisava da China para nada, agora, parece que não podemos comer sem a aprovação dela! Se mudarem para Linux que mudem, mas isso caso seja necessário nao impede que sejam espiados, bem pelo contrário.

      • luislelis says:

        Pois pois Jose.
        Usar windows e pensar q e seguro?
        Quanto a Historia, lembra-te sempre disto, “existem sempre duas verdades”, cada lado conta a sua)
        Acho q se dominas um SO ,melhor preparado estas para enfrentar adversidades.
        Na minha humilde opiniao os americanos so existem desde 1860 correcto? O mundo estve parado ate ai?
        Aquele abraco

  9. Miguel Machado says:

    Não sei como foi desenvolvido o CITIUS mas espero que tenha sido em plataforma WEB-BASED.

    Insisto nisto das plataformas WEB-BASED porque são fundamentais para este tipo de migrações.

    Não há que destinguir entre linux e windows, ambos podem funcionar numa rede cada qual com as suas necessidades.

    • Glink says:

      ISTO!!!

      enquanto Linux não tem tudo o que precisa para dominar o mundo, ha que usar o sistema que suprime melhor as nossas necessidades!

      e diga-se de passagem a grande maioria das necessidades do pessoal são facilmente suprimidas com Linux, mesmo que venham os pseudo entendidos, dizer que não.

  10. Toninho says:

    RIP Windows

  11. rico says:

    Portugal como é um país RICO não presisa de mudar…
    Enfim..

  12. Manuel Joaquim says:

    Não sei o pq de todos apoiarem esta situação. Para mim é como uns colegas disseram é uma opção politica e nao de funcionalidade.
    Windows e as Distros Linux são todas muito válidas e cada um com as suas vantagens e desvantagens. Não podemos ser de vista tão curta e pensar que o governo chines escolheu Linux porque simplesmente é melhor, mas sim porque vai ter mais controlo sobre o mesmo.
    Isto claro sendo a minha opiniao.

  13. Só um gajo says:

    Acho piada a muitos “geeks” aqui que instalam linux mas dps precisam de office, adobe e outras coisas do windows..linux n serve para nada enquanto n for compativel com todos os programas que as pessoas usam no dia a dia.

    • lmx says:

      Eu uso linux apenas…e não preciso do M$ office, mas sim uso ofice e também uso flash na web(embora evite), e não praticamente não uso nenhum programa que precisa de M$!!

      Uso firefox, ou chrome, ou chromium, ou Opera, ou sei la…Libre office, penso que já existe Kingsoft Office, pois o ubuntu kylin já o tem salvo erro para a china… e alguns clientes de email…para programar as mesmas ferramentas e algumas mais …e não preciso nada do windows…nem eu nem quem tem MAC OS…

      não sei porque dizes que as pessoas teem que depender do Windows…

      • José says:

        O pá, cada um com a sua! Eu uso Linux quando me apetece, pela valências próprias, mas já perdi muitas horas a configurar uma simples impressora, se bem que hoje seja mais simples, e windows, do qual não prescindo, e não me cai nenhum pedaço! E ao contrário do querem fazer crer há programas pagos é bem pagos em Linux e gratuitos para Windows, basta procurar!moortanto essa conversa serve para enganar meninos. Estou convicto que cada um deve usar o que lhe dá na gana, se ter que dar explicações a ninguém!

        • lmx says:

          José, aqui estamos a falar de estado…

          Em sua casa você usa o que quiser, bebe o que quiser e come o que quiser…!!

          Mas aqui trata-se de dinheiro publico…que por acaso até nem temos…percebe a diferença?

          cmps

    • Cajado de Mirra says:

      O office é insubstituivel porque?
      Há dezenas de outros offices bem validos. Não há muitos anos não havia MS Office para IOS, quando o IOS começou a ter mais cota de mercado ele apareceu.

  14. lm says:

    Windows ‘e feita na USA.
    “Linux” nao ‘e proprietario.
    Preferem dar dinheiro aos Americanos ou aos Portugueses?

    • Só um gajo says:

      aos americanos pois possuem algo superior..aos portugueses? Quem me dera que fossemos uma provincia alema.

    • lmx says:

      é evidente que preferia aos Portugueses…

      pois caso contrario estamos a matar o nosso pais, e depois pagamo-lo na pele com impostos…

    • José says:

      Deve estar a gozar, não? Quer comparar? Não sabe que milhares de portugueses desenvolvem programas para Windows? E qual é o problema com os americanos, que por sinal até são um país amigo e aliado? Sente-se melhor a trabalhar com quem nos aponta mísseis nucleares, e nos rouba tudo o que pode? Sim pelos vistos só os portugueses é que não vêm riquezas por cá aos chineses e seu dinheiro tem sido uma maravilha é um fartar vilanagem. Não trazem nada a não ser dinheiro para lavar e saem com os conhecimentos que são desenvolvidos por cá, não contribuindo com nada! Que lógica da batata.

      • lmx says:

        hummm…

        eu já percebi acima onde o josé afinal queria chegar e neste seu comentario verbalizou-o…então vamos lá!!

        Os EUA nossos amigos??S

        Sabe quem começou a guerra de angola que nos deixou sem um tostão??…foram os seus amigos EUA…sim através da UPA, um movimento que andava com catanas á noite a matar homens mulheres e crianças…este movimento era o apoiado pelos seus amigos EUA…

        Sabe que os EUA tentaram-nos roubar os Açores….??pois não é de estranhar que tenham lá uma base…ou aceitávamos ou ficavamos sem eles…grandes amigos hã??!!

        Sabe que foi devido á crise dos mercados imobiliarios e a corrupção que vais nas agencias de rating que em 2009 afundamos de vez??pois é…foram os seus amigos Americanos…”uma joia de amigos”, do mais amigo que há, não José??

        Sabe que supostamente o assassinato do Sá Carneiro e Sacadura Cabral??
        pois é…a rapaziada sua “amiga”…estes americanos são mesmo porreiros…esta CIA é uma amigalhaça não José??

        cultive-se:
        http://pauparatodaaobra.blogs.sapo.pt/5314343.html

        Sabe quem nos espia constantemente sem nos pedir autorização??pois é a sua amiga CIA, NSA, PRISM…..etc,etc…no fundo os seus amigos americanos….que diga-se são mesmo muito boa gente…a notar pelo mal que teem feito a Portugal!!!

        Sobre os Russos, sim estiveram em Angola também, e até foi a facção Russa que ganhou a guerra…ou melhor, não foi mas como o agostinho neto foi assasinado pela facção apoiada pela Russia…no fundo quem ganhou foi a fação Russa, com o José Eduardo dos Santos…

        Em relação a Portugal tirando a guerra das colonias em que participaram, não conheço mais nada que tenham feito a Portugal!!

        Mas se o José conhece…exponha esses factos!

        É que , que eu saiba…os Russos não teem por habito invadir países estrangeiros, como os seus amigos Americanos…

        violaram 500 metros de espaço Aereo Sueco outro dia, mas por lapso, porque estavam a fazer testes de combate com caças de ultima geração, e é mesmo por lapso, tirando isso andam sempre nos corredores internacionais!!!!

        Lembra-se da guerra do iraque??pois é os seus amigos passavam por cima de Portugal sem sequer pedir permissão…e os presos da CIA(leia-se pessoas sequestradas nos seus países de origem…) que iam para guantanamo…meu caro…você fez o pior comentário que eu ouvi nos últimos 10 anos certamente!!

        Sobre o espaço Aereo, quem circular no corredores internacionais, não viola espaço Aereo nenhum…ja percebeu???
        pois é mais uma vez a Amarica “sua amiga” anda a pressionar Paises para que estes fiquem de mal com a Russia…e qual foi o Pais estupido que foi la na Suecia se intrometer nos exercicios dos Russos…pois é dois caças Portugueses…

        Porque não foi outro pais??porque eles são espertos!!não querem arranjar problemas…os estupidos dos portugueses, e que são subservientes dos maiores criminosos no mundo actual!!

        Agora é normal que tenham que andar Aviões Russos perto das nossas fronteiras…quem nos mandou chatealos em espaço aereo internacional??Sim nós é que criamos esta situação…agora temos que acarretar as consequencias de termos que preparar sempre aviões para levantar voo, isto custa muito dinheiro a um pais pobre como o nosso!!!

        Quisemos fazer “um bonito” a ver se america(que já tanto nos desgraçou..) nos dava “umas codeas” e agora há a conta para pagar…e vamos paga-la nós claro!!

        Mas você não se chateia com os seus amigos…claro chateia-se com os Russos que foram importunados nos seus exercícios militares ao largo da Suécia, EM AGUAS INTERNACIONAIS, por aviões…precisamente Portugueses(F16)…pois melga!!

        OMG…eu fico por aqui…

  15. Alexandre Cunha says:

    Resumindo, estas medidas visam (por esta ordem):
    – Independência de corporações externas com sede em outros países com interesses não coincidentes
    – Racionalidade e autosuficiẽncia económica
    – Melhor eficácia tecnológica com migração de funcionalidades e apps web based -> autosuficiência tecnológica
    – Estratégia/agenda política

    em suma: um exemplo a seguir!

  16. kek says:

    Vá lá, conseguem ter um argumento produtivo sem desfazer e tirarem as palas dos olhos? Cada um é bom no que faz, se a China quer optar por essa via, com certeza que não o vão fazer sem terem tudo pensado, e em todas as alternativas que necessitam para ter um sistems 100% funcional em Linux, com todas as aplicações necessárias inerentes. É só isto, não há melhor nem pior. Já tive só Windows, já tive só Linux, hoje em dia tenho ambos e uso cada um deles para propósitos diferentes. Tudo o que não seja jogar e baseado em ferramentas muito especificas, posso fazer em Linux sem qualquer problema. Não preciso sequer de ser geek, já existem distribuições de Linux tão ou mais faceis de instalar que um Windows.

  17. JP says:

    Basta ler alguns comentários para perceber umas coisas…

    – A maior parte dos que comentaram nunca viram/tocaram num sistema operativo GNU/Linux.

    Ouviram falar que não dava para jogos e que não tinha software em qualquer lado e como acreditam em tudo o que aparece na Internet…

    – Como acreditam em tudo o que aparece na Internet, acreditam que todas as cidades que tentaram usar GNU/Linux falharam, mas, abram os olhos e leiam do inicio ao fim, não leiam apenas os títulos que só servem para levar cliques.

    E já agora leiam as fontes e não sites do disse que disse ( com todo o respeito ao pplware )

    E chega que comentários longos dão sono…

  18. Benchmark do iPhone 6 says:

    Diz o que penso seja a fonte:

    “Jinghua reported, citing an anonymous source with knowledge of the matter. ”

    Não é por nada, mas isto é assim? Um site chinês diz e é o mesmo que ter sido o governo chinês a dizer?

    Desconfio. Se estão habituados ao “Windows pilata” vão-se meter em sarilhos para quê?

    http://www.forbes.com/sites/ywang/2014/10/27/china-orders-replacement-of-microsofts-operating-system-on-government-computers/

  19. Flin says:

    E nós na Europa devíamos fazer o mesmo. Talvez até pudéssemos encontrar sinergias com o resto do mundo 🙂
    Com custos iguais, na minha opinião vale a pena o Linux, porque fica cá o valor da mão de obra, o valor acrescentado e o saber fazer 🙂
    Eu utilizo diariamente pelo menos Windows, Linux e Android. Puxa pela máquina, mas é o meu ginásio mental 🙂
    As transições são lentas, mas inevitáveis. Não me incomodam os nervosinhos que à mínima “mossa” no seu ecossistema entram em “crazy barking mode”, o que me preocupa é que por vezes me parece que não são adolescentes, mas sim estudantes do ensino superior, que tinham obrigação de ter mentes mais abertas e de serem geradores de soluções em vez de agirem como fanáticos!
    Fica o desabafo…

  20. Guilherme Lino says:

    Bye bye microsoft aufindersine goodbye isto parece estar a começar a mudar 🙂

  21. an says:

    realmente Portugal está mesmo em boas condições para investir em computadores, não haja dúvida, deixem-se de ser nerds com a mania do linux, em Portugal as empresas trabalham com muitos programas que apenas correm sobre Windows, não cabe na cabeça de ninguém mudar o que está bem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.