Microsoft apreendeu 22 domínios do serviço de DNS No-IP
A constante procura de criar redes limpas de malware e de outros mecanismos de roubo de dados, levou a que a Microsoft conseguisse apreender 22 domínios do serviço No-IP.
Esta apreensão foi ordenada por uma ordem judicial, interposta pela gigante de Redmond e que prendia acabar com algumas redes de propagação de malware.
A intenção da Microsoft era apenas filtrar os endereços conhecido como propagadores de vírus e de malware, mas acabou por deixar os clientes do serviço No-IP sem o poderem usar.
O serviço No-IP consegue dar aos utilizadores da Internet uma forma de terem um registo de DNS associado ao IP que o seu ISP fornece, facilitando assim o acesso às suas redes, sem que necessitem de estar a decorar novos endereços IP ou a ter de pagarem para ter um serviço mais completo.
Este é um serviço gratuito, na sua forma mais básica, e que qualquer utilizador pode configurar e usar. O facto de ser gratuito leva muitas vezes a que utilizadores mal intencionados e redes de propagação de spam ou de malware os usem para as suas actividades ilícitas.
Ora a Microsoft resolveu agora acabar com várias redes de propagação de malware e requereu junto de um tribunal Norte Americano o direito de filtrar o acesso a um conjunto elevado de sub-domínios do serviço No-IP.
A ideia era que fossem feitos filtros selectivos para eliminar apenas o acesso a um conjunto bem identificado de sub-domínios, conhecidos por propagar malware, mas acabou por afectar os milhões de utilizadores deste serviço.
Depois de ter visto o seu serviço afectado de forma quase total, a No-IP, detida pela empresa Vitalwerks, reagiu de forma bastante firme e com espanto, tendo apresentado e explicado aos seus utilizadores as razões pela qual o seu serviço estava a ser afectado, apontado o dedo à Microsoft e à ordem judicial que tinham para apreender os 22 domínios desta empresa.
Resposta oficial da No-IP
We want to update all our loyal customers about the service outages that many of you are experiencing today. It is not a technical issue. This morning, Microsoft served a federal court order and seized 22 of our most commonly used domains because they claimed that some of the subdomains have been abused by creators of malware. We were very surprised by this.
We have a long history of proactively working with other companies when cases of alleged malicious activity have been reported to us. Unfortunately, Microsoft never contacted us or asked us to block any subdomains, even though we have an open line of communication with Microsoft corporate executives.
We have been in contact with Microsoft today. They claim that their intent is to only filter out the known bad hostnames in each seized domain, while continuing to allow the good hostnames to resolve. However, this is not happening.
Apparently, the Microsoft infrastructure is not able to handle the billions of queries from our customers. Millions of innocent users are experiencing outages to their services because of Microsoft’s attempt to remediate hostnames associated with a few bad actors.
Had Microsoft contacted us, we could and would have taken immediate action. Microsoft now claims that it just wants to get us to clean up our act, but its draconian actions have affected millions of innocent Internet users.
Vitalwerks and No-IP have a very strict abuse policy. Our abuse team is constantly working to keep the No-IP system domains free of spam and malicious activity. We use sophisticated filters and we scan our network daily for signs of malicious activity.
Even with such precautions, our free dynamic DNS service does occasionally fall prey to cyber scammers, spammers, and malware distributors. But this heavy-handed action by Microsoft benefits no one. We will do our best to resolve this problem quickly.
A No-IP, neste comunicado, refere que sempre trabalhou de forma colaborativa com outras empresas e que sempre procurou resolver estes problemas dentro da sua rede. Indicaram também que têm uma atitude pró-activa no que toca às questões de segurança, fazendo avaliações diárias da sua rede, procurando indícios de actividade maliciosa.
Lista de domínios apreendidos
A lista dos domínios que a Microsoft apreendeu contempla 22 domínios específicos da No-IP, onde esta desenvolve o seu serviço, e pode ser vista abaixo. Todos os que usam este serviço, assente num destes domínios, estão a ter problemas e impossibilidades de acesso:
3utilities.com, no-ip.biz, serveblog.net, servemp3.com, bounceme.net, no-ip.info, servecounterstrike.com, servepics.com, hopto.org, zapto.org, serveftp.com servequake.com, myftp.biz, no-ip.org, servegame.com, sytes.net, myftp.org, redirectme.net, servehalflife.com, myvnc.com, servebeer.com e servehttp.com.
A história desta tomada legal dos domínios da No-IP teve inicio no dia 19 deste mês, quando a Microsoft colocou uma acção em tribunal a requerer a sua gestão, alegando que estes domínios estavam a ser usados para propagar mais de 240 tipos diferentes de malware contra máquinas Windows.
Após conseguir mostrar que a No-IP estava a agir de forma negligente, o Tribunal Federal Norte Americano deu-lhes razão e atribuiu-lhes a gestão destes domínios e o seu controlo.
A ideia inicial da Microsoft passava por efectuar filtragens cuidadas e pontuais, de forma a evitar a propagação do malware, mas dando acesso ao serviço aos utilizadores com comportamentos correctos.
O problema surgiu depois com a impossibilidade da Microsoft em conseguir fazer essa filtragem, deixando todos os utilizadores sem acesso ao serviço.
A Microsoft ainda não veio a público comentar esta situação, mas num recente artigo publicado por Richard Domingues Boscovich, um alto responsável da Área de Segurança da Microsoft, no blog oficial desta empresa, este tipos de serviços de DNS são fortemente atacados e apontados como uma das formas mais usadas para a propagação de vários tipos de ataques ao Windows e a outros sistemas operativos.
Com os domínios da No-IP entregues à Microsoft e sem uma resolução à vista, são os utilizadores bem comportados e que precisam deste serviço para si os mais afectados.
A No-IP já comunicou aos seus utilizadores, através de email, que está a tentar resolver este problema junto da Microsoft, de forma a garantir que traz a si novamente a gestão destes domínios, aplicando depois os filtros necessários e garantido que o seu serviço volta a normalizar.
Este artigo tem mais de um ano
E eu fui um dos coitados a ficar sem domínio, isto desde há dois dias. Ai, ai Microsoft….
+1
Muito obrigado microsoft por me deixares sem acesso à minha VPN… Que raio de decisão, as empresas grandes fazem o que querem…
Se o Windows é inseguro, protejam o windows em vez de prejudicarem quem nada tem a ver com o assunto.
Quem utilize os serviços para outros fins, vai haver sempre!
iFan detected.
O mesmo aqui, mas parece que já tá normalizado
Esta acção da Microsoft sem aviso antecipado para os clients pagos do NO-IP (o meu caso), fez com que eu perdesse de controlo 10 routers que estão espalhados em Portugal e Angola. Muitos deles por segurança só podem ser configurados pela VPN. Ou seja, sem NO-IP tenho de enviar novos routers já configurados. Entretanto fico com comunicações VOIP em baixo e sem controlo sobre equipamentos. Agora mudei para o DynDNS (25USD).
Obrigado Microsoft
Só mesmo na america… Então um tribunal faz isto sem pensar nas consequências?
Milhares de empresas sérias pelo mundo fora ficaram sem acesso aos seus servicos, e agora quem se chega a frente?
Milhares de empresas a usarem serviços de DynDNS de fora ? kkkk, eu tinha o meu próprio montado em casa sem necessitar de nenhuma ferramenta para além do meu proprio servidor e não me custou nada nem a nível de dinheiro nem a nível de conhecimentos/trabalho 😉
Para além da falta de respeito do tribunal americano pelas empresas e cidadãos honestos, inflingindo danos sem que possam ser responsablizados por eles. A grande questão é: no futuro como podemos saber se um tribunal americano não vai decretar o roubo de um dominio de uma empresa qualqluer estrangeira só porque dá jeito a uma americana.
Para quem precisa de mudar, tente o “changeip.com” ou o “dnsdynamic.org”.
Mudei para o “changeip”, não é mau, o “dnsdynamic.org” pareceu-me simples mesmo para que tenha de utilizar métodos de atualização que não cliente windows.
Abraços
Ora aqui está a solução para quem precisa dos serviços para fins maliciosos.
A acção da Microsoft e a decisão do tribunal não resolve problema rigorosamente nenhum!
Quem quer continuar com acções maliciosas tem solução rápida e gratuita!
Que precisa dos serviços (sejam pagos, sejam gratuitos) para fins completamente lícitos é que se vê prejudicado! Imagino os custos para resolver os casos, como o já referido, de quem tem VPNs para acesso a routers remotos espalhados por vários locais.
Dizemos de Portugal e das nossas instituições, mas vemos que não somos caso isolado!
Eis os perigos dos oligopólios!
JB
A MS bloqueou centenas de milhares de users inocentes o que me leva a 2 ideias ou são incompetentes de todo e não percebem nada de DNS e de redes ou isto tem segundas intenções, lembro que dyndns free desapareceu vai pouco tempo.
Já agora as 2 ideias podem ser verdadeiras ao mesmo tempo, e por fim deixo uma sugestão: mudem os vossos dns para os “root servers” (mais lento mas vao funcionando embora com falhas).
O que tem a ver o No-IP com os Root Server DNS? Cá para mim quem não pesca nada de DNS és tu 🙂
LOL é unico comentario que posso fazer!!!!!!
Já percebi… és daqueles Zés que quando não sabe manda bosta e siga marinha.
Amiguinho, explica lá à malta como é que mudas um registo de DNS da no-ip para um root server.
Sabes sequer para que servem os root servers?
Cromo…
Explica-me tu como mudas os Name Servers para a Microsoft e continuas a permitir updates dynamicos dos clientes?
Eu nao mudo nada registo nenhum so disse para mudar os dns (da maquina ) para root 2 dos root servers
O problema não é a resolução dos nomes, mas sim os registos que foram “sequestrados” e cancelados pela MS.
Os Root Servers (responsaveis por apontar para os DNS registrar de cada root domain…) não vão fazer milagres se o registrar não tiver lá o registo 😉
Bem, aconselho uma leitura e acrescento:
o bgp da microsft (um AS ) falha
http://en.wikipedia.org/wiki/Border_Gateway_Protocol
Vai estudar um pouco
respondi no sitio errado as minhas desculpas
Bem, aconselho uma leitura e acrescento:
BGP Protocol
o bgp da microsft (um AS ) falha
Já chega de aulas vou embora logo volto
Claro que o problema é a resolução de nomes. Alias, ainda consigo utilizar o meu endereço no-ip através da minha máquina, pois tenho o mesmo em cache.
Bem, isto vai aqui uma guerra de a “minha é maior do que a tua” lol.
Só existem 13 Root Name Servers no mundo e a colocação do endereço do root server na configuração do IP na máquina, em teoria, não vai resolver este problema, pois estes registos são actualizados periodicamente, voltando a dar o mesmo problema de agora. Alias, muitos dos “top dns servers” tem uma copia dos “root servers” e isso não faz com que consigas aceder a esses domínios do no-ip.
Não são só 13… quer dizer, são e não são, esses 13 apontam para outros servidores para distribuir a carga dos pedidos… do contrário 13 servidores eram fácilmente anulados com ataques de negação de serviço. E sim, depois os operadores tem localmente cópias para não estarem sempre a enviar pedidos para esses servidores principais.
Mas claro que isto nada tem haver com os sbu-dominios aqui mencionados no sentido em que não é a falta de servidores ou ataques de negação mas o roubo por parte da Microsoft com o concentimento de um tribunal americano (mas podia ter sido o tribunal de qualquer outro país).
Também eu fiquei sem acesso a 2 sub-domínios (uso o serviço gratuito).
Já passaram muitas horas e o “problema” persiste. A Microsoft não consegue, ou não quer resolver esse “problema”.
Ontem à noite nem sequer tinha acesso ao site noip.com.
Serviços DNS Dinâmico gratuitos, além do sapo (para clientes pt):
http://www.gnutomorrow.com/best-free-dynamic-dns-services-in-2013/
https://pplware.sapo.pt/tutoriais/networking/dynip-da-sapo-uma-alternativa-ao-servico-no-ip/
Eu tenho o serviço pago e também não tenho acesso! Tenho clientes que se ligam por esse endereço. A Microsoft está a resolver o problema principal que é a segurança dos seus utilizadores. O no-ip é que deveria ser mais organizado, deveria controlar os conteúdos que são usados com esses sub-domínios para evitar que estes sejam usados para coisas, digamos, menos saudáveis lol. Penso que no futuro deveremos ter acesso novamente a esses domínios mas mais seguros.
Concordo que deveria ser o NO-IP a bloquear os domínios utilizados para fins ilícitos, mas segundo li (no argumento do NO-IP), a Microsoft nem um aviso deu, limitou-se a mandar abaixo os 22 domínios.
Critico a Microsoft porque acho muito pouco lícito bloquear 4 milhões de sub-domínios para “apanhar” mil e poucos usados para propagar malware.
O Juíz que ordenou a acção acredito que não perceba nada de redes, mas a Microsoft tinha obrigação de fazer melhor (e mais rápido).
Já tenho acesso aos meus sub-domínios.
Algo estranho nesta situação…
Se estavam identificados os domínios, porque não foi a própria No-IP a fazer o bloqueio?
Se o serviço é da No-IP e a Microsoft tem a autorização para fazer a gestão de forma a proceder a esse bloqueio, que tipo de acesso tem a Microsoft para fazer isso?
Visto que até recursos mais simples conseguem bloquear DNS, como é que a Microsoft põem em causa milhares de DNS na tentativa de bloquear apenas 22?
Esta historia é um pouco estranha.
É isso que também acho estranho.
A queixa partiu da Microsoft mas o serviço não é oferecido por eles, onde é que esta tem ou ganha acesso ao serviço do No-IP para deixar em baixo todos aqueles domínios? Alguém me esclarece?
Segundo a notícia, esta acção tomada pela Microsoft nunca foi comunicada à No-IP.
BGP? What the f***?
Um protocolo de routing numa questão de registo de DNS?
…. LOL! Morri.
Alguém sabe alguma coisa acerca do pt.vu estar em baixo desde ontem?
Estou com o mesmo problema… já há novidades do pt.vu?
Estou com o mesmo problema desde ontem :S
boa, assim por alto não tenho aceso a pelo menos 150 sistemas de video vigilância.
vai ser um dia bonito, obrigado microsoft
Eu também! No meu caso são menos! Cerca de 30 clientes sem comunicar. Em alternativa estou a usar o serviço DTDNS que dá para configurar com routers da meo e zon/nos.
Está na altura de fazer um serviço desses cá em portugal tipo: endereço-escolhido.dinamico.pt pelo menos não estão à mercê dos apetites dos tribunais de outros países… claro que os tribunais portugueses não são melhores, pelo que provavelmente poderia acontecer o mesmo.
Mas podiam cobrar tipo uma vez algo como 25€ e dáva para 5 anos, sub-dominios ilimitados, mas tinham de meter o cartão de crédito e recebiam uma carta na morada do cartão de crédito para ativar o serviço… sempre ficava um pouco mais complicado as fraudes.
O suporte é que é um problema, porque os aparelhos teriam de deixar configurar manualmente os parâmetros e isso é uma verdadeira raridade! E se para os sistemas operativos era fácil ultrapassar, em routers, aparelhos de video-vigilância, alarmes e por aí em diante é um problema sério porque nem sempre é possível configurar, e muitas vezes nem se sabe quem é a empresa que fez o produto, ou já desapareceu à muito… ou recusa-se a alterar o firmware, mesmo que tenha saído para o mercado no dia anterior, enfim… o utilizador está sempre tramado… porque muito não depende dele em exclusivo, e mesmo que alguns possa colocar DD-WRT, Tomato ou outro no router e consigam programar o serviço, muitos mais não conseguirão.
com os novos dvr/nvr que estou a usar não tenho que preocupar em pagar serviços porque já tem um serviço próprio que até a data não tem falhado.
Dos domínios que tenho no No-IP, só um está nessa lista (eheh, tenho uma conta antiga), mas neste momento está a funcionar.
Fui um dos afectados com dois serviços. Eu estou incrédulo como uma coisa destas pode acontecer, primeiro um tribunal americano com juízes corporativos e depois uma empresa que não acerta uma.. O malware existe porque os seus SO não são seguros.
Produtos microsoft nem pensar, cada vez mais linux… Todas as pessoas afetadas deviam era pedir responsabilidade á microsoft…
Não sei se a responsabilidade é toda da Microsoft.
Se o serviço não é a Microsoft… e como os donos do serviço não fazem o seu trabalho correctamente, tendo um tribunal dar a autorização a Microsoft para fazer o trabalho que os outros não fazem…
Fica a questão: Que tipo de acesso ao serviço foi dado a Microsoft que lhe permiti-se fazer o que era preciso? Será que a No-IP não aproveito ter um “bode expiatório” para justificar o que não faz correctamente?
Este tema em si esta estranho.
O caso mais grave aqui nem é terem ficado sub-dominios inacessíveis mas sim o facto de terem dado a uma empresa privada, a microsoft, a gestão de dominios que pertenciam a outra entidade à vários anos.
Se ficassem a cargo de uma entidade publico-governamental ainda se compreendia agora assim abre-se um precedente gravíssimo.
Mais uma vitima :c
Abuso de poder e irresponsabilidade por parte da Microsoft.
Afectaram milhões de utilizadores com esta atitude. Isto está a afectar muitas empresas e muita gente com boas intenções. O no-ip trata-se de um serviço de DNS dinâmico e não pode controlar se os seus utilizadores estão a usar os serviços para fins ilícitos.
É como acusar uma empresa de telecomunicações de alguns dos seus utilizadores terem usado os telemóveis, por exemplo, para combinar a realização de um crime.
Temos de fazer alguma pressão junto da Microsoft para que coloque o serviço novamente a funcionar.
Coloquem no DNS da vossa placa de rede / ou servidor / ou router um destes endereços:
50.31.129.129
69.72.255.8
69.65.40.108
180.92.187.122
Estes são os servidores de DNS do No-IP que são deles e que estão a trabalhar.
Só para ver se compreendo:
A No-IP ficou sem os domínios porque não conseguia controlar o serviço.
A Microsoft ficou com os domínios porque ia controlar o serviço.
A Microsoft não consegue controlar o serviço.
Os clientes da No-IP ficaram sem serviço por causa da Microsoft.
Podemos considerar isto um ataque à empresa No-IP?
Tenho uma dúvida: se o registo dos domínios (nomes) foi feito/pago pela No-IP como é que a Microsoft pôde tomar conta disso, mesmo com uma ordem de tribunal? Não deveria ser uma entidade independente/reguladora?
.com, .org, .info e muitos mais estão fisicamente dependentes de entidades dos EUA, por isso são obrigadas por lei a fazer o que os tribunais mandarem! Se não o fizessem é desrespeito ao tribunal e podem até ser detidos. Um tribunal pode a qualquer momento, por qualquer motivo, que lá nos EUA seja válido, mandar tirar o controlo dos domínios e entregar a outra entidade. Já o fizeram muitas vezes e vão continuar a fazer. Não serve de muito, porque há muito que os criadores de programas malignos criaram alternativas do género os programas procuram de uma lista de 100.000 domínios gerados diária e aleatoriamente para ver se algum está ativo e se contêm atualizações (muitas vezes são assinadas digitalmente pelos autores para evitar que as autoridades consigam desativar as redes)… e depois utilizam redes TOR, e redes TOR internas gerados pelos próprios programas, enfim, a imaginação é o limite… se mais se lembrarem, mais fazem, e continuam as autoridades e as empresas a léguas. Deitaram a baixo uma? Como conseguiram? Ok, altera-se umas linhas de código aqui e ali… e tomem lá disto, mais uma vaga que vai demorar mais não sei quantos anos a parar. Apanham 1 criminoso… há mais 1 milhão por todo o lado a ganhar a vida assim… enfim… estamos entregues aos bichos.
+1
obrigado M$!
obrigado pelo incentivo!
O XBlade tem toda a razão todos os afetados deviam juntar-se e abrir um processo contra a Microsoft por danos e prejuízos causados. Talvez assim não se julgassem donos do mundo… informático…
E ninguem acusa o tribunal desta triste decisão? A Microsoft nao tem legitimidade para substituir os Name Servers de ninguem, quem o conferiu essa legitimidade foi o Tribunal.
Vai lá à América processar o tribunal, a ver se ganhas alguma coisa… ainda vais é preso… e indemnização bem podem esquecer.
Que tal responder a Microsoft com a mesma moeda, mandando quantidades absurdas de reclamações quanto a esse problema e exigindo o reparo do problema de imediato.
Eu já fiz a minha parte, como consumidor e cidadão.
Liguei para uma linha de apoio da Microsoft e depois de escolher uma área qualquer de assuntos técnicos, reclamei educadamente, com o operador que me atendeu.
Temos de alertar as próprias pessoas que trabalham na Microsoft para tomarem consciência do mal que estão a causar pela paragem deste serviço que é fundamental no mundo informático.
Sou do Suporte de um ISP e a unica boa noticia face ás reclamações é que posso indicar aos clientes o que realmente se passou com o NO-IP, normalmente culpam sempre os ISPs 😛
Aproveita e vende uns IP’s fixos 😉
ou faz um serviço de dns dinâmico que funcione para todos os clientes independentemente do ISP… e não dependa das autoridades norte-americanas.
Alguem me pode explicar, como é que ter um serviço dinamico de DNS espalhar malware?
É melhor não te ensinarem essas coisas.
Para todos os que têm contas no-ip, experimentem estes DNS:
DNS: 157.56.78.73
DNS: 157.56.78.93
Cumps
E nos jornais não vi nada, está a ser bem camuflado. Culpa é dos programadores que “obrigam” os utilizadores/empresas a usar windows, porque só fazem programas para windows.
+1 eu cá nao faço software para o Merdindows faço para WEB
Não percebo 2 coisas.
Ponto 1: A MS colocou um acção em tribunal contra o tal serviço no-IP que é detido pela Vitalwerks. A MS alega que este serviço é um dos causadores de afectarem milhões de PC com Windows. O tribunal deu-lhe razão e mandou fechar a coisa. Pergunto: a culpa é da MS porquê se foi o tribunal que decidiu?
Ponto 2: Sendo a Vitalwerks a detentora do serviço porque é que não mantém a casa arrumada? Se fosse uma empresa competente disponibilizava aos seus honestos clientes um serviço seguro e não punha no mesmo serviço lixo e clientes com más intenções.
Basicamente é o mesmo que o meu vizinho ter animais mortos em casa e uns quantos bons. Eu ir fazer queixa e o tribubal mandar limpar aquilo tudo. A culpa é de quem?! Minha que andei anos a levar com maus cheiros ou do vizinho que não é capaz de arrumar a casa?!
Portanto, a Vitalwerks vir dizer que ninguém avisou é conversa de coitadinho! Então não sabia que o seu serviço aloja lixo?! Anda a dormir?!
Eu vejo com cada piada aqui…
Então o vizinho tem animais mortos em casa, e tu fazes queixa em tribunal para mandar limpar aquilo tudo?
em primeiro lugar e conforme aconteceu neste caso, no-ip vs MS, terias que ser tu a limpar a casa, mas para além disso ficavas-lhe com a casa, certo?
Neste caso e conforme já foi descrito num post mais acima, eu combino contigo por tlm da MEO descarrilar-mos um comboio, vem então a CP apoderar-se de todas as comunicações da MEO, por esta ultima não controla as nossas conversas, prejudicando a CP?
É justissimo.
Sim, se o vizinho tem lixo não posso lá ir limpar sem ter autorização judicial!
E sim, se estás a cometer um crime é normal que vejas barrado a tua acção?! Não percebo o espanto disto! E pegando no teu exemplo, a CP só se apoderava da MEO com autorização do Tribunal!
Compreendia que o acontecimento tivesse errado se não houvesse um veredicto de um tribunal… agora assim… é o que é. O Tribunal decidiu!
E os tribunais nunca se enganam… espera, até cá em Portugal uns anulam as decisões dos outros… enfim. Lá porque o tribunal diz ou manda, não quer dizer que seja legítimo… que eles achem que sim é uma coisa, outra coisa é ser mesmo legítimo.
Por essa ordem sem ideias, como a maior parte dos computadores infectados são Windows, e a Microsoft não se preocupa em fazer código seguro, então seria melhor o tribunal entregar o Windows a Google.
À Google? LOL
Sim, o Android é altamente seguro com 80% do seu SO atingido por maldade…
*malware
Os utilizadores é que deviam ser todos presos, porque para ter um smartphone deveriam ter um mestrado no sistema operativo… e não podiam adicionar coisa nenhuma! À semelhança dos automóveis onde não se pode lá meter nada que não esteja aprovado… e as excepções estão bem definidas. E eventuais problemas, deveriam os utilizadores ser sempre presos a menos que fosse demonstrado que a culpa tinha sido de quem criou o código fonte, então esse(s) deveriam ser todos presos. Era um instante em quanto se deixava de abandalhar… erravam, iam presos, pronto… ia passar a ser tipo naves espaciais, o código fonte era testado até ao limite das capacidades humanas, se não além, por sistemas automatizados e outros. Acabavam-se os bugs mais comuns porque já sabiam que iam presos sem excepção e as desculpas não eram aceites (tipo não é um defeito, é uma funcionalidade… e o juiz, ai é? Não é para a cadeia que vai, é para um quarto muito pequenino onde até pode ver o Sol aos quadradinhos.. e tem até uma funcionalidade maravilhosa, não sai de lá até eu dizer que pode! Diga lá que não é maravilhosa esta funcionalidade.
Para mim o motivo principal neste “esquema” de apreensão/bloqueio que ainda não foi divulgado e se calhar nunca será…
Esta é uma “guerra” de David vs Golias…
É que a Microsoft nem tem dinheiro para fazer um serviço de IP’s dinâmicos nem nada…
… virão, é pá, os tipos estão a prestar um serviço, e andam a abusar dele para infectar máquinas… fechamos o serviço e acabam-se as infeções.
O facto de os autores de código maligno já terem provado uma e outra vez capacidade de adaptação não lhes serve de emenda para terem mais cuidado com negócios legítimos que são prejudicados por “meia-dúzia” de abusadores criminosos num mar de utilizadores legítimos.
Vamos prender toda a gente dos EUA’s, porque tem meia-dúzia de criminosos entre eles. Enfim.
Visto que os sistemas operativos da Microsoft são os principais responsáveis pela propagação de Malware, sugiro que a microsoft também acabe com eles!
LOOL
Concordo
Isso iria acabar com o Android também!
E até com os linux’s e afins, visto que muito do malware está alojado em sistemas linux’s e similares.
Desmistificando a situação.
De acordo com a informação da Digital Crimes Unit da Microsoft em https://www.facebook.com/MicrosoftDCU:
“Yesterday, Microsoft took steps to disrupt a cyber-attack that surreptitiously installed malware on millions of devices without their owners’ knowledge through the abuse of No-IP. Due to a technical error, however, some customers whose devices were not infected by the malware experienced a temporary loss of service. As of 6 a.m. Pacific time today, all service was restored. We regret any inconvenience these customers experienced.”
Ou seja, o problema de acesso dos utilizadores legítimos deveu-se a um problema operacional que foi entretanto restabelecido. Cenas comuns no mundo do IT e não hijack abusivo ao DNS dos clientes.
No meu entender este tipo de ações são muito bem vindas e um sinal de evolução para o combate ao cybercrime. Aquilo que é de estranhar é como é que um serviço como o No-IP é usado para a pratica de crimes e a empresa durante este tempo todo nunca tomou ação contra isso.
“este tipo de ações são muito bem vindas e evolução para o combate ao cybercrime”? Bonitas palavras, mas o que a Microsoft fez com vários usuários em diversas partes do mundo é o que então? Justiça?
Isso é tipo é tipo o que a Luana Piovani fez com o YouTube quando os videos dela fazendo sexo na praia apareceram por lá, ela arranjou uma liminar e bloqueou o YouTube para todos. É como ter guerra civil no Iraque e para estabilizar a situação, eu jogo uma bomba nuclear em cima do país.
O problema é o com sistema operacional porco que ela tem! Muito legal isso, toda a vez em que um chinês ou um americano maluco invadir o meu pc, eu vou desligar o backbone da Internet então.
Isto não tem nada de sinal de evolução e sim de abuso de poder, tanto por parte de um tribunal inconsequente que permitiu esta ação, assim como a Microsoft que não é autoridade em porcaria nenhuma para apreender domínios de internet.
Mas isto é perfeitamente explicável quando se percebe que ela não passa de um lacaio do governo norte americano.
Eu tinha conta em sites tipo Megaupload e não usava para fins criminosos, no entanto, fiquei sem serviço.
Quando o dono não sabe arrumar a casa, não vejo nada contra terceiros fazerem-no ou obrigarem a fazer.
Acho bem que todos os serviços que sirvam de casa a criminosos e mal intencionados sejam limpos. Há sempre consequências para terceiros, mas quando estamos na mesma casa é esperado que isso aconteça.
Caro Paulada, tal como já referi no Post inicial, não se trata de palavras bonitas, a ação não foi abusive, tratou-se de um erro de operação que ocorreu infelizmente e não de uma ação ilegítima de bloquear os utilizadores legítimos do serviço No-ip.
Aquilo que está a referir é como se a Microsoft tivesse a intenção de remover o acesso a todos os utilizadores, como já foi anunciado não foi o caso, inclusivamente a empresa pediu desculpa pelo erro de operação.
Continuo a dizer que esta ação traz um enorme valor para o ecossistema global que está replete de escumalha que só quer tirar proveito e ROUBAR as pessoas.
No dia em que lhe roubarem a identidade ou desviarem dinheiro da conta porque foi vítima de uma qualquer organização criminosa, irá olhar para este assunto de forma radicalmente diferente. A verdade é que hoje em dia o Cibercrime e fraude online gera biliões de dólares de prejuízos, é preciso tomar ação contra isso, e para quem está no mundo da Segurança como eu, acredite que é um tema de complexidade técnica e acima de tudo legal, tudo misturado torna este Mercado muito apelativo para a realização de crimes.
Sou defensor do agravamento substancial das penas relacionadas com o crime online.
Meu caro, não dá para ser defensor do agravamento substancial das penas relacionadas com o crime online quando atitudes como esta da Microsoft tornarem a acontecer.
Uma empresa como esta que doa dados pessoais de seus usuários em todas as instâncias para o governo norte americano vigiar e montar perfis de pessoas do mundo inteiro com o argumento de “defesa” é pior do que ter a conta bancária roubada porque afeta a todos.
Você deveria saber quantas pessoas de BEM utilizam o serviço do No-Ip e tiveram prejuízos consideráveis por esta atitude unilateral da Microsoft, pois muitos não entendiam o que estava acontecendo.
Torno a repetir, se para exterminar um ladrão eu precisasse jogar uma bomba em cima de um país, eu estaria agindo como o dono do mundo e passando por cima de todas as pessoas que moram neste mundo e por isso, considerar o pedido de desculpas de uma empresa do tamanho da Microsoft por “erro de operação” ou é muita ingenuidade ou é tomar partido.
A propósito alguns dos serviços aqui já estão a funcionar…
tenho um serviço no-ip.biz e já está a funcionar
E alternativas ? Que aconselham ? E para substituir o PT.vu ??
Já toda a gente percebeu que o MM é da Microsoft…
Um agente infiltrado que anda nas redes sociais e outros afins para monitorizar o que se fala da Microsoft.
Give me a break.
Este Neopunk também é.