PplWare Mobile

Como aumentar a velocidade do seu Mac em 10 passos simples

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. irlm says:

    artigo interessante, obrigado.

  2. Miguel Marques says:

    Um SSD não faz milagres somente num MAC… 🙂

  3. gaguiel says:

    Alguém me consegue explicar e porque ainda não me apeteceu ir à loja da apple perguntar porque é que comprei um macbook pro com o processador i5 como se pode confirmar dentro do OS e no Apple Hardware Test o processador aparece como sendo um i7?

    Mostra tudo ok 10Gb de ram, mais o ssd direitinho e no processador dá-me informação contrária!

    Any ideia?

  4. Bruno says:

    Não aconselho a instalação do CleanMyMac, o mesmo mexe bastante com permissões de ficheiros de sistema e chega a eliminar alguns por vezes, falo por experiência própria. Basta irem ao Google e encontram várias pessoas a reclamarem do mesmo.

    • Vítor M. says:

      Provavelmente deve-se a mal compreensão do que faz a aplicação. A aplicação é muito poderosa mas não mexe “onde não deve”. Já agora e para percebermos como aconteceu o tal problema, Bruno, podes sff explicar com mais pormenor o que aconteceu?

      É interessante perceber o que poderá ter corrido mal.

      • Bruno says:

        Não sei ao certo, mas depois de fazer um reparo de permissões vi que o log tinha muita informação de cenas que tinha mandado o CMM fazer.

        • luis santos says:

          um reparo? queres dizer uma reparação, certo?

          normalmente estas aplicações fazem mais mal que bem. é ter cuidado e mandar limpar apenas aquilo de que temos a certeza de precisa de ser limpo.

          por exemplo, para desinstalar aplicações, por vezes, o melhor é usar algo como o appzapper ou, pelo menos, usar o dito para ver que aplicação a aplicação guarda e apagar manualmente a que não interessa.

    • Nelson says:

      Eu uso há anos, e sem problemas.

  5. Pedro says:

    Boas…Afinal como se faz reset ao SMC?! No artigo fala sobre o que é, quais os sintomas que apresenta, o que fazer antes de fazer o reset, mas não diz mesmo como fazê-lo…já procurei em todo o forum e também não encontrei nada sobre isso…

    • Vítor M. says:

      Já lá mora, 😀 estava lá mas “em modo oculto”, bem visto Pedro.

    • Ricardo Mestre says:

      Também reparei nessa grande falha do artigo! Aqui vai como:

      Note: Portable computers that have a battery you should not remove on your own include MacBook Pro (Early 2009) and later, all models of MacBook Air, and MacBook (Late 2009).
      Shut down the computer.
      Plug in the MagSafe power adapter to a power source, connecting it to the Mac if its not already connected.
      On the built-in keyboard, press the (left side) Shift-Control-Option keys and the power button at the same time.
      Release all the keys and the power button at the same time.
      Press the power button to turn on the computer.
      Note: The LED on the MagSafe power adapter may change states or temporarily turn off when you reset the SMC.

      • Vítor M. says:

        Está lá isso e em português. Vejam bem que já foi colocada essa info.

        • luis santos says:

          amigo, acha que quem escreve algo como “^No artigo fala sobre o que é” é capaz de perceber o artigo e, mais, abrir a secção que explica como fazer o reset? está a ter demasiada confiança na capacidade dos portugueses que aprenderam a escrever com as novelas e o acordo ortográfico de 1990

  6. filipe duarte says:

    Ontem comprei uma memória RAM de 8G, pois o meu mac tinha 2 ram de 2+2G.
    Agora nota-se bem a diferença, curiosamente, li que o meu portátil apenas suportava 8G no máximo, mas experimentei adicionar a memória de 8G num slot e deixar a outra de 2G e o mac reconheceu e está a funcionar muito bem! O meu problema era mesmo a memória ram, pois através da app, memory clean eu constatei que a mesma ficava demasiada cheia sem fazer tarefas!

    • Nunes says:

      O mais provável é o teu portátil ser um modelo que saiu antes de haver módulos de 8GB compatíveis. A Apple raramente actualiza a informação sobre a memória máxima suportada. Mas há alguns sites que vão dando informação actualizada, convém é ter cuidado com as especificações já que o hardware da Apple/ OS X costuma ser bastante exigente nas especificações da RAM.

  7. Gonçalo says:

    Poderão alternativamente instalar um disco SSHD (são discos hibridos) que por pouco mais que um disco mecânico ficam (quase) com a performance de um SSD. Mas ganham no espaço, ha modelos de 500GB e 1TB, com 8GB de flash Nand

  8. Pedro R. says:

    com um pouco menos 140€ arranja-se um SSD de 256GB (crucial M550) e por mais 10 uma caixa para o HDD externo.

    foi o que fiz e ficou muito mais rápido o meu macbook pro 13′ de 2010

  9. Carlos Vasconcelos says:

    Boas,

    no ponto 9 não encontro o guia para testar o RAM.

  10. Ricardo Soares says:

    Boas pessoal. Excelente artigo. Eu tenho um Macbook late 2008 Aluminium, e estou em dúvida entre um SSD 256Gb e um SSHD (híbrido) com 8Gb de SSdD e 1Tb de HD. O problema é que ouço falar que pode dar problemas nos Mac. Basicamente é de uso doméstico, mas tenho 90 Gb de fotos(!!!), por isso necessito de espaço. Alguma sugestão?
    Da mesma forma, a Apple diz que o máximo são 4Gb de RAM, mas li em artigos que conseguem colocar 8 (2x4Gb). Podem dizer-me que RAM adquirir?
    Obrigado!

    • Nunes says:

      SSD é sempre melhor que um híbrido! O híbrido não é muito mais rápido que um disco normal.
      Quanto à RAM é possível em muitos casos instalar mais RAM, já que a Apple não actualiza a informação quando aparecem novos módulos de maior dimensão! A OWC costuma ser uma boa fonte de informação sobre os módulos compatíveis com os MacBooks – convém seguir todas as especificações indicadas.

      • luis santos says:

        Um SSD nem sempre é melhor do que um hibrido.
        Os discos de pratos são bastante fiáveis. Os SSD nem por isso. é verdade que há alguns de grande qualidade mas também há muitos (muitos mesmo, em alguns casos a maioria) que duram 8 meses a 1 ano e depois deixam de funcionar de repente. morrem mesmo. há que escolher bem. Claro que é possivel comprar um SSD para disco de sistema e uso diário e, depois, ter um NAS ou mesmo um disco externo para os dados importante.

        • Nunes says:

          Tendo em conta o contexto, assumi que o objectivo era melhorar a performance, daí o que disse – mais como força de expressão do que equivalente a toda e qualquer situação.
          Não compensa muito estar a substituir um disco normal por um híbrido dado o pouco ganho em performance no geral.
          Já encontras SSD bastante fiáveis, só é preciso saber escolher e pagar por isso.

      • Ricardo Soares says:

        Obrigado. Também pensei nisso. O problema é que com um SSD de, digamos, 256 Gb, da Crucial, à volta de 100€, e tendo em conta os 90 Gb de fotos (com tendência a aumentar) no iPhoto, fico com uns 80 Gb disponíveis. Não sei se a vida útil do SSD não diminui substancialmente, tipo durar apenas uns 2 anos.

        • Nunes says:

          há algum risco se não se tiver cuidado com a escolha do disco – há SSDs e SSDs. Se comprares um bom disco creio que não verás problemas desses.
          Há quem substitua a drive de DVD por um disco. Dessa forma podes ter um SSD e manter o disco que já tens no computador.

  11. fokogrilo says:

    Vítor M. à uns meses cheguei a ler um artigo que dizia que não era necessário utilizar softwares de terceiros que fazem a limpeza e aceleração do OS X pois o próprio tem serviços internos que o fazem, desaconselhando até a sua instalação. Este tornou-se o motivo que me fez desinstalar o CCleaner do meu mac. Estando agora a ler este artigo pergunto-me: posso instalar o CleanMyMac 2 sem ter que me preocupar com futuros problemas que possa a vir causar?

    • Vítor M. says:

      Na verdade não é necessário qualquer software, se as pessoas tiverem facilidade de mexer no que sugiro a seguir, se tiverem o cuidado de arrumar bem a sua pasta de aplicações e saberem onde param os ficheiros que descarregam… se tiverem esse cuidado o Mac fornece tudo para que ter uma boa performance.

      Agora, pelo que temos recebido de pedidos de ajuda, as pessoas têm receio de mexer, têm receio de ler os artigos sobre “as entranhas” do OS X, e alguns software podem ajuda. Pessoalmente gosto de fazer tudo “pela minha mão”, assim sei o que é mexido.

      Neste caso, o software de limpeza que deixei é um dos melhores, se não mesmo o melhor dentro do género, o CCleaner ainda é muito verde ao pé deste. Mas, volto a dizer, o Mac tem muitas ferramentas.

      Algumas estão nas dicas seguintes, por exemplo.

      • fokogrilo says:

        Vou então dar uma vista de olhos neste programa.
        Obrigado pelo esclarecimento! 🙂

        • Anderson Silva says:

          Pode instalar o CLeanMyMac tranquilo por mim tinha que vir já de raiz no osx :D… Como todos os meses calibro a bateria do mac
          utilizo o cleanMyMac uma vez por mês para fazer limpeza de lixos acumulados

  12. Ricardo Ferreira says:

    Boas pessoal,

    Tenho duas dúvidas e desde já agradeço a quem me responder.

    Não é a própria Apple quem afirma que NÃO É NECESSÁRIO CALIBRAR as baterias não amovíveis?(ex: Macbook Air e iPhone)?
    Fonte: http://support.apple.com/kb/HT1490?viewlocale=pt_PT

    Não consegui perceber qual a vantagem/necessidade em reparar as permissões de disco. Seria possível explicarem-me melhor esta opção?

    Obrigado

    • Nunes says:

      Reparar as permissões de disco corrige problemas em aplicações e sistema, não é propriamente uma medida para pôr o sistema mais rápido. Isto é, se não se notar comportamentos anormais e erros, é mais do que provável que reparar as permissões não vai tornar o Mac mais rápido.

  13. int3 says:

    O mac já é rápido, porque é que querem aumentar mais? xD
    Se quiserem ver até onde podem, sempre temos o linux e milhentas de distros para testar 🙂

  14. Mario Junior says:

    CleanmyMac? Bitch please! xD

    Tem o Onyx, que é um “faz tudo” no mac. 😉

    http://www.onyxmac.com/

  15. Cristiano Alves says:

    Boa informação, e bastante relevante!

    Onde está o aqui no tutorial para verificar as RAM’s?
    Abraço

  16. jYkA says:

    Confirmado!

    MacBook 13″ Aluminum 2008, 2ghz c2d, 4gb ram ddr3 (update), hd original 160gb

    costumava usar o onyx (dava bons resultados mas mais trabalhoso) com o cleanmymac2 notei grandes diferenças de desempenho. Finder mais rapido, aplicaçoes abrem mais rapido.

    um ssd vinha mesmo a calhar!!!!

    o resto dos procedimentos ja utilizava.

  17. Miguel says:

    Boas, tenho um macbook pro recente mas segundo o que tenho lido nao se pode alterar a ram ou o disco….este artigo nao menciona quais os mac que podem sofrer upgrades, e no meu caso necessitava de aumentar o meu disco de 128, podem confirmar se realmente não existe possibilidade de troca de disco, e a ser isto verdade de que forma, sem ser com uso de disco externo, posso ter “mais disco”.

    Obrigado

    • Nunes says:

      Para os últimos modelos dos MacBook Pro retina creio que ainda não há opções no mercado – SSD PCIe. É uma questão de tempo
      Para os modelos anteriores existem alternativas à venda.
      A RAM não dá para alterar, infelizmente

  18. Nuno Fernandes says:

    Em relação as memórias SSD (sou um leigo) há alguma marca ou modelo mais indicado para o mac ou é algo universal e qualquer disco ssd que comprar dará para aplicar ao meu mac?
    O meu disco rígido foi-se a vida há um mês e foi-me aconselhado a mudar para as memórias SSD só que na altura fica muito dispendioso mas agora já posso fazer este upgrade.

  19. Carlos Vasconcelos says:

    Boas,

    desculpem a ignorância, mas a dica do disco SSD também é extensível a iMacs?
    É que sempre que falam disso reparo que são MacBooks, etc…

    No caso de ser, utilizo como disco externo e instalo lá o sistema operativo por wifi, ou há hipótese de colocar o disco mesmo dentro da máquina?

    O Samsung 840 Pro 256GB parece ser uma boa aposta.

    Bom artigo, e de novo desculpem a ignorância lol

  20. Bónus says:

    Quanto ao Clean my mac aumentar o desempenho enter 25 a 40% é publicidade enganosa deles.
    Eu formatei pela primeira vez o meu iMac após 6 anos de uso e com as actualizações do sistema sempre “por cima”. Nunca instalai nenhuma desta aplicações de limpeza. Depois da formatação, se notei 5% de aumento de rendimento, foi muito!
    Na minha opinião os Mac’s não precisam destas aplicações. O próprio sistema faz a manutenção.

    Relativamente aos icons no ambiente de trabalho, sempre ouvi dizer que isso influencia o rendimento no Windows, e que no Mac não tem qualquer problema.

    Quem está a pensar colocar SSD, informem-se do que devem fazer em computadores antigos. Por exemplo, no meu iMac, por ser um modelo já com 6 anos, não se deve tirar o disco convencional porque o sensor de temperatura está no próprio, e desta forma a ventoínha de refrigeração do disco iria ficar sempre ligada. Por isso é que se deve deixar o disco original e colocar-se o SSD no lugar da drive de CD’s.

  21. Joao madeira says:

    Olá, fiz o PRA reset, só que agora o Mac está parado no arranque! Quanto tempo demora o arranque após fazer aquela sequência de teclas?
    Ajuda por favor!!

  22. Heloisa says:

    excelente artigo! adorei todas as dicas! obrigada

  23. Diego White says:

    Boa noite!

    Dentre muitos artigos que eu li sobre esse tema, esse foi o mais completo! Mt obrigado.
    Agora uma duvida, eu tenho tenho 2 macbooks, um air de 2012 com proc.1.7 i5 com 4g ddr3 1600 com um ssd ridiculo de 55gb e um pro 2009 com proc.2.9 core 2 duo, 8gb ddr3 1300, hdd 500 gb e queria investir em um dos dois para ganhar mais velocidade nas renderizaçoes de programa de ediçao… na sua opniao, ql seria mais benefico o upgrade? obrigado pela ajuda!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.