D-Link lidera a tecnologia WiFi AC no mercado de consumo
A D-Link liderou o mercado de routers WiFi AC de consumo no terceiro trimestre de 2013, de acordo com um relatório sobre “Equipamentos Wi-Fi” realizado pela ABI Research. O estudo revela que a D-Link obteve 12,7 por cento de quota de mercado global em unidades vendidas no terceiro trimestre do ano passado.
O estudo da ABI Research cobre o mercado de equipamentos Wireless LAN (WLAN) para consumidores e empresas. O total das instalações de equipamentos Wi-Fi no mercado de consumo mundial, que inclui pontos de acesso, routers e gateways, alcançou os 139,1 milhões de unidades vendidas em 2013.
Os dispositivos Wireless N ainda ocupam a maior quota de mercado de dispositivos Wi-Fi vendidos durante o passado ano. No entanto, os analistas da ABI Research prevêem que esta quota irá diminuindo em favor dos dispositivos Wireless AC, que representarão cerca de 45 por cento em finais de 2014, em linha com o crescimento da adopção de dispositivos cliente Wireless AC, como smartphones, tablets, SmartTVs e computadores de última geração.
“O estudo da ABI Research representa um excelente resultado pelo esforço que a D-Link realizou na comunicação dos benefícios do WiFi AC, uma campanha unida à comercialização da gama mais avançada e completa de dispositivos”, sublinha Antonio Navarro, director de Marketing e Vendas da D-Link.
O que é o Wireless WiFi AC?
É o novo standard em tecnologia wireless WiFi, Wireless 802.11ac, e nasce da necessidade de evoluir face ao standard actual, o Wireless 802.11n. O aumento do número de dispositivos wireless e a extrema saturação da banda dos 2.4GHz que o standard N e os anteriores B/G utilizam, faz com que a tecnologia WiFi se tenha tornado, em certos casos, num completo engarrafamento, já que a maior parte dos dispositivos e routers WiFi utilizam a frequência dos 2,4 GHz. Ao próprio congestionamento do espectro wireless na banda dos 2.4GHz (por exemplo com as redes WiFi dos vizinhos) há ainda que acrescentar as interferências provocadas por muitos aparelhos domésticos, como os telefones sem fios, microondas ou comandos à distância, que também utilizam a mesma frequência. Quando estas emissões não desejadas se interpõem, penalizam o rendimento das nossas transmissões WiFi, ao que há que somar ainda o congestionamento que acontece quando demasiados dispositivos acedem ao router ao mesmo tempo.
O Wireless Wi-Fi AC representa, por isso, um enorme salto evolutivo, já que opera em exclusivo na banda de frequência dos 5 GHz, muito menos congestionada que a banda dos 2.4 GHz, com uma notória redução de interferências e maiores velocidades, ao utilizar canais com maior amplitude de largura de banda. Todos os routers D-Link WiFi AC são de dupla banda simultânea, criam uma rede de 5 GHz ao mesmo tempo que uma outra de 2.4 GHz para ligar os dispositivos de normas anteriores que não sejam compatíveis com os 5 GHz. Além disso, o Wireless Wi-Fi AC melhora a cobertura utilizando técnicas de gestão inteligente do sinal, como beamforming, MU-MIMO e AC SmartBeam™, que orientam o sinal das antenas para focalizá-lo directamente para cada dispositivo. Desta forma, ao evitar a dispersão do sinal típico das normas Wi-Fi anteriores, melhora-se o desempenho dos dispositivos que estão mais afastados do router ou que exijam maior largura de banda.
Entre a gama de WiFi AC da D-Link destacam-se os seguintes produtos:
D-Link DIR-868L AC1750 Dual-Band Gigabit Cloud Router: um router neutro com a máxima velocidade wireless de 1750 Mbps, superior à ligação Ethernet por cabo (1 Gbps), ideal para todos os que necessitem de um rendimento insuperável. Foi considerado o melhor Router WiFi AC por prestigiados meios especializados, como SmallNet Builder e ADSL Zone.
D-Link DSL-3580L ADSL AC1200 Dual-Band Gigabit Cloud Router: um router ADSL2+ que conta com tido o que é preciso para elevar a experiência de utilização a um novo patamar, tanto no que respeita à velocidade WiFi (1200 Mbps contra os 300 Mbps do actual WiFi N), como na gestão remota através da plataforma mydlink Cloud com apps gratuitas para iOS/Android/Windows Phone, uma funcionalidade comum a toda a gama.
D-Link DIR-816L AC750 Dual-Band Cloud Router. O membro mais recente da gama, com duas antenas externas e uma velocidade Wi-Fi AC de 750 Mbps. Como o resto da família, dispõe da app mydlink Shareport Mobile, que torna directamente qualquer dispositivo de memória USB ligado ao router num espaço de armazenamento pessoal na nuvem.
D-Link DIR-810L AC750 Dual Band Cloud Router oferece velocidades AC de 750 Mbps a um preço muito competitivo.
D-Link Wireless AC1200 Dual Band (DWA-182). O adaptador USB da D-Link permite dar conectividade Wireless AC a qualquer PC desktop ou portátil, bastando liga-lo à porta USB, para alcançar uma velocidade de até 1200 Mbps.
D-Link DAP-2695 Wireless AC1750 AP Dual-Band PoE: Ponto de Acesso de gama business que permite aos administradores de rede criar uma rede wireless de dupla banda concorrente com 1750 Mbps de largura de banda. Reconhece se o dispositivo cliente admite a banda dos 5 GHz para liga-lo automaticamente e, assim, beneficiar do menor congestionamento e mais velocidade inerentes à banda dos 5 GHz. Admite alimentação PoE (Power Over Ethernet)
Este artigo tem mais de um ano
Sinceramente, D-Link não aconselho, para comprar plástico, mais vale gastarem num TP LINK que pagam a preço de plástico e funciona relativamente bem.
X2.
Sempre é melhor do que SMC…
TP-LINK fujam disso.
À semelhança aqui do pplware recomendo aztech bom material e suporte 5*. Tive uma questão com um ponto de acesso e pacotes iptv e resolveram tudo rapidamente e com extrema simpatia, tendo fornecido novo firmware que resolveu a questão apresentada. Só posso fizer bem.
Cumprimentos.
Não estamos a falar de Repetidores de tomada 🙂
Estamos a falar da classe de routers mais generalizados.
Sim, sempre apoiar empresas portuguesas, contudo este caso não entram nas contas pois não concorrem as marcas. Apenas concorrem em poucos modelos.
Tenho de concordar com o João Reis, embora por motivos diferentes.
A norma WIFI AC nem sequer é uma novidade.
Há pelo menos uns 2 anos que já existem no mercado português routers dual band (só não lhes chamavam “AC”).
Talvez seja uma questão de penetração no mercado ou de puro (mau) marketing. Ou ainda uma questão de preço.
Por outro lado, há algum tempo que eu e outros leitores temos vindo a reparar numa estranha tendência aqui no Pplware. Não sei se o blog é financiado pelas marcas. Mas estranha-se tanta publicidade.
Este artigo incide sobre a norma WIFI AC.
Mas só vejo routers da D-LINK. Então e a concorrência?
Só a D-LINK é que tem routers com esta norma?
Não é verdade.
Vejam por exemplo este aqui que tenho cá em casa:
http://www.asus.com/pt/Networking/RTN56U/
Ou este aqui:
http://www.asus.com/pt/Networking/RTAC56U/
Como podem ver, estes modelos ganharam prémios de excelência em 2013. E não vos vejo comentá-los no artigo.
Custa-me muito a acreditar no título deste artigo: «D-Link lidera a tecnologia WiFi AC no mercado de consumo».
Eu não estou a duvidar da pessoa que escreveu o artigo.
Duvido é do estudo. E já agora gostaria de ver esse estudo.
E também seria interessante ver os preços destes routers.
Dizer que o preço é “muito competitivo”, para mim não me diz nada. É competitivo face a que marca?
Eu sou um mero consumidor. Não trabalho para nenhuma das marcas. Só posso falar pela minha experiência.
A realidade é que tive muito boa experiência com os equipamentos ASUS, FritzBox e TP-Link.
Não posso pronunciar-me sobre os modelos que citaram neste artigo (porque não os conheço).
Mas como consumidor, a imagem que tenho é que a ASUS e a FritzBox oferecem mais valor nas mesmas gamas de preços.
Não é apenas uma questão de hardware. Mas sobretudo de software (melhor firmware).
Não me parece sensato num artigo sobre a norma WIFI AC focar somente uma marca. Há diferentes utilizadores com diferentes necessidades. E marcas com diferentes posicionamentos, que respondem a diferentes exigências/utilizações. Por isso há routers mais baratos e mais caros.
Neste momento o impacto da norma AC para mim é nulo.
Apesar de ter um router óptimo, a realidade é que estou longe de aproveitar todas as potencialidades. Infelizmente não tenho em casa nenhum dispositivo (computador, telemóvel, NAS, caixa multimédia, etc) compatível com essa norma.
De qualquer modo, não quero dar uma impressão errada.
Gosto muito do Pplware e louvo os esforços que têm desenvolvido há vários anos no sentido de promoverem verdadeiro serviço público.
Mas para a próxima vez assumam. Tipo: «este artigo foi financiando/patrocinado pela marca X». E nesse caso incluam também os preços. Mostrem que é realmente competitivo face à
concorrência. Todos ficam a ganhar.
E ninguém vos levará a mal. Todos precisamos de ganhar a vida. E mesmo o staff do Ppplware tem custos.
6 modelos apresentados num mesmo post é publicidade. Concordam?
“A norma WIFI AC nem sequer é uma novidade.
Há pelo menos uns 2 anos que já existem no mercado português routers dual band (só não lhes chamavam “AC”).”
Estás a confundir dual band com a nova norma 802.11ac que permite maiores débitos, uma tecnologia que só se encontra disponível em equipamentos nos últimos meses…
Correto. O texto ficou confuso.
Permita-me reformular:
A norma WIFI AC não é uma novidade, já existe há uns meses. A tecnologia que permite maiores débitos também já existe há mais tempo (pelo menos 2 anos) e por motivos de compatibilidade vemos frequentemente aplicada em routers dual band (banda dos 2,4 GHZ para ser possível ligar equipamentos antigos; e a banda dos 5 GHZ, na qual temos assistido a incremento dos débitos).
Portanto, o que muda aqui é a designação “AC”, para em termos de marketing se distinguir melhor da norma “N” e indicar débitos superiores. Mas antes de existir a designação “AC”, já existiam routers com maiores débitos sem nenhuma designação em especial. Não tinham era atingido a velocidade do conceito “AC”.
Sem querer fazer publicidade à marca, o gráfico nesta página ilustra bem o conceito:
http://event.asus.com/2013/nw/802_11ac/edm.htm
A evolução é notória se compararmos com isto aqui (vejam os gráficos de 2011) de outro equipamento da mesma marca:
http://www.asus.com/pt/Networking/RTN56U/
Como vemos, este é apenas o exemplo de uma marca bastante premiada. Mas há outras marcas.
Já agora, o uso da banda dos 5 GHZ está relacionado com a saturação dos 2,4 GHZ, pretendendo-se a redução de interferências. Num edifício aonde os vizinhos tenham todos routers a operar nos 2,4 GHZ é normal (mas não desejável) existir perda de qualidade por interferirem uns com os outros e com outros equipamentos (retransmissores sem fio, microondas, etc).
A utilidade prática neste momento ainda não é muita, face à escassez de dispositivos a operar nos 5 GHZ. Não possuo nenhum equipamento que opere nessa banda para poder aproveitar essa potencialidade.
O N56U que possuo está subaproveitado, portanto não me estou a ver a investir num router “AC”. Porque também não o iria aproveitar. Pode ser que daqui a uns meses surjam mais dispositivos a operar nos 5 GHZ e o preço destes routers também baixe.
RT-AC68U este é muito bom.
A dlink é boa…
Concordo.
Aztech muito bom material, concordo.
“A norma WIFI AC nem sequer é uma novidade.
Há pelo menos uns 2 anos que já existem no mercado português routers dual band (só não lhes chamavam “AC”).”
Estás a confundir dual band com a nova norma 802.11ac que permite maiores débitos, uma tecnologia que só se encontra disponível em equipamentos nos últimos meses…
+1. knowledge for the win.
AC usa apenas a frequencia 5Ghz. é apenas uma banda. Antigamente podia se usar 2 frequencias(2.4 e 5) em N podendo ter praticamente maior largura de banda.
802.11ac (5Ghz only) != 802.11n (2.4 ou/e 5Ghz)
http://en.wikipedia.org/wiki/IEEE_802.11#Protocol
AC é mesmo recente.
Ok, de acordo.
Mas reparem que na mesma página também refere que a norma já estará a modos que ultrapassada:
«IEEE 802.11ad “WiGig” is a published standard that is already seeing a major push from hardware manufacturers. On 24 July 2012 Marvell and Wilocity announced a new partnership[25] to bring a new tri-band Wi-Fi solution to market. Using 60 GHz, the new standard can achieve a theoretical maximum throughput of up to 7 Gbit/s.[26] This standard is expected[by whom?] to reach the market sometime in 2014 or 2015».
A norma até já vai na versão “ax”:
«IEEE 802.11ax is the successor to 802.11ac and will increase the efficiency of WLAN networks. Currently at a very early stage of development this project has the goal of providing 4x the throughput of 802.11ac»
Portanto, para quem já tem um router, parece-me que nesta fase talvez valha a pena esperar uns meses antes de comprar um novo com esta norma.
Até porque os preços vão baixar.
Paralelamente no mercado a quase totalidade dos dispositivos que se podem ligar a estes routers funcionam ainda na norma “N”. E possivelmente todos teremos em casa equipamentos ainda mais antigos.
Não digo que estes equipamentos não valham a pena. Valem sim o investimento para quem lhes conseguir dar uso.
Neste momento penso que a maior preocupação (face às revelações do Snowden) é mais com a segurança e não tanto com a velocidade. Não é por acaso que temos assistido a uma autêntica “explosão” de providers de VPN’s.
Ainda no Sábado passado numa loja (pertencente a uma conhecida cadeia especializada em equipamentos para o lar) falei com uma pessoa que procurava precisamente o mesmo que eu: um bom router que tenha servidor VPN integrado e se possível cliente com múltiplas configurações – para poder mudar facilmente de provider).
Basicamente procuro a mesma funcionalidade que já vi num NAS Synology apresentado há poucas semanas aqui no Pplware. Só não pretendo usar o NAS para isso devido ao consumo. Como é para estar ligado 24/7 convém que seja mais “meigo”.
Hmmmm, tenho tambem de achar estranho esta “publicidade” que pode ate ser enganadora, o meu Asus RT-AC68C tem velocidades de 1900Mhz… se sao reais ou nao, nao consigo dizer, mas so fazendo uma comparaçao com este é que se pode chegar a alguma conclusao.
Parece haver muita confusão por aqui sobre o que são normas e expectros de ondas rádio, os 2.4 Ghz e os 5 Ghz são expectros de onda rádio e nada tem a ver com normas wifi, que são desenvolvidas por uma corporação (as maiores empresas de networking entre elas a cisco) que se chama wifi aliance, eles claro que tem interesses comercias em libertar novas tecnologias, mas a cada norma que passa são acrescentadas novas funções e ganhos de vários níveis.
Por isso quando dizem que a norma”ac” tem vantagem sobre a “n” nada tem a ver com o espectro de onda que trabalha, os 5 Ghz só tem vantagem porque tem menos interferências… O que muda substancialmente é…
Como 802.11ac é diferente de 802.11n ?
A maior diferença, além da melhoria das velocidades, é o fato de que a norma “ac” funciona apenas na banda de 5GHz e suporta a largura do canal, por ora, até 80 MHz (em oposição a 20Mhz da norma N ).
Claro que novas normas estão a ser desenvolvidas como foi dito em cima, porque cada norma demora em média cerca de 5 anos a ser implementada, e tem de ser posteriormente aprovada pelos reguladores…
espero ter contribuido para esclarecer o assunto, cumprimentos
Caso queiram aprofundar a matéria, perdoem a publicidade, visitem este sítio da internet,
http://www.infowester.com/wifi.php