Boeing Black: um smartphone Android que se auto-destrói
Quando ouvimos falar da Boeing salta-nos logo à ideia os grande aviões, aeronaves que são o expoente máximo do que toca a tecnologia e segurança. Mas desta vez a empresa norte-americana é notícia pelo lançamento de um smartphone Android, o Black. Este é um smartphone que cumpre à risca as mais apertadas regras de segurança da empresa, a tal ponto que, em caso de violação da informação contida, ele auto-destrói-se!
A Boeing desenhou e produziu este equipamento para que integre os produtos de defesa da empresa e destinam-se para uso dos seus quadros, funcionários e clientes específicos. A capacidade de autodestruição não quer dizer que o smartphone possa explodir ou implodir o seu conteúdo. O que o smartphone faz é eliminar todos os dados armazenados no caso de haver alguma tentativa de violação do smartphone, se, por exemplo, alguém tentar abrir o dispositivo para remover os dispositivos de armazenamento.
Segundo a reuters, o dispositivo traz vários recursos de segurança, como ferramentas de criptografia, plataforma Android personalizada com inclusão de reforçadas políticas de segurança rigorosas e um sistema de monitorização, capaz de bloquear o acesso ao dispositivo quando há alteração indevida de software ou hardware.
Segundo um responsável da empresa:
Não há peças substituíveis no Boeing Black, e qualquer tentativa de manutenção ou substituição de peças irá destruir o produto. O Boeing Black é fabricado como um dispositivo fechado, com epóxi ao redor do chassi e com parafusos, cujas cabeças possuem uma cobertura que identifica tentativas de desmontagem. Qualquer tentativa de abrir o dispositivo, activa funções que apagam os dados e software contidos nele, e o tornam inoperante.
A Boeing revelou já algumas especificações do smartphone, o ecrã é de 4,3 polegadas e conta com uma resolução de 960×540. O processador é um dual-core de 1,2 GHz, e suporte a 4G LTE, Wi-Fi, Bluetooth 2.1 e cartão microSD. Este dispositivo é dual SIM supostamente para poder ter uma rede secreta e outra convencional. Pesa 170g e apresenta 13,25 mm de espessura, 67,6 mm de largura e 131,9 de altura.
Além disso, o Black é modular, ou seja, o utilizador poderá acrescentar dispositivos conforme as necessidades. Na traseira do smartphone há uma porta de expansão para encaixar módulos como um sensor biométrico, antena de satélite ou uma bateria extra (inclusive com carregamento solar). Também traz uma porta PDMI, que pode ser usada para o ligar noutros dispositivos multimédia.
Este não é um dispositivo para o público em geral, foi talhado para utilizar serviços e software governamental e militar. Numa altura em que vários ramos da defesa norte-americana está a substituir os seus equipamentos BlackBerry, este poderá ser um dispositivo dedicado às necessidades de quem os vai operar. Via | Techcrunch | Gizmodo | Reuters
Este artigo tem mais de um ano
Daqui a pouco inventam smatphones com asas que vão ter a casa do dono quando são perdidos xd
Era é tri operadora! Duas celulares e outra aérea!
Deviam ser todos os android assim!
Enfim… Quem não tem cão, caça com gato, que é o mesmo que dizer que quem não tem uma solução elegante, deste século, usa soluções que mais parecem vindas da guerra fria…
É uma opção dedicada. Pode ser inovadora pela oferta modular, assunto que está muito me voga.
Sim, o grande trunfo é a oferta modular e o facto de ser feito nos USA…
Você tem um grande problema de interpretação.
Estamos de falar em abrir o smartphone e sacar das memorias.
Achas que se fizessem o mesmo num smartphone com iOS ou outro SO não conseguiriam ligar a algum tipo de dispositivo e sacar os dados?
Tudo é falível neste mundo.
Mas a cegueira cronica faz disto
Eu sou mais um que já venho a qualquer noticia da Google ou Apple para me rir dos seus comentários.
+1
E você (e o “Nuno”) perderam uma belíssima oportunidade para estarem calados.
Se você não for cego, pode ler isto:
http://images.apple.com/iphone/business/docs/iOS_Security_Feb14.pdf
No documento pode comprovar (pág. 8) que “não conseguiriam ligar a algum tipo de dispositivo e scar os dados”, pois estes são cifrados por uma chave aleatória, diferente para cada dispositivo, contida no SOC A7, que nem a Apple tem conhecimento.
Portanto, é cifrado por hardware, logo, nem por bugs no software, é possível aceder ao SSD.
Na página 9, também pode verificar que a partir do iOS 7, todos os ficheiros se encontram também cifrados por software também, logo, não é possível aceder a esses ficheiro a partir de outras aplicações.
entre a teoria e a pratica, há muito que se diga…
Não há nada que se lhe diga, é o que é.
Não é teoria, é um relatório das práticas que a apple usa.
Portanto, a Apple diz que o seu sistema é infalível, é isso? Estranho seria o contrário… Se fosse assim tão seguro, todos os que procurassem segurança optariam por iPhone, o que sabes bem que não é verdade.
Isso é a tua opinião. Ou seja, não conta para nada.
O documento não é uma opinião, é um conjunto de factos do que a Apple faz nos dispositivos ios.
Não é uma garantia de segurança, é o que simplesmente é feito, quem quiser usa, quem não quiser, não usa.
E os dispositivos móveis mais seguros para consumidor hoje em dia, são os iOS, quer gostes ou não. Se achas que não, arranja um documento idêntico ao da Apple, de qualquer outro fabricante, e depois compara-se.
@ Brit_Box
Se não fosse considerado seguro, não teria sido dos poucos aparelhos aprovados para uso pelo departamente de defesa do EUA!
Não te preocupes que o teu iphone qualquer dia explode no teu bolso sem tu dares com ela…
E a tua cabeça também, de tanto inchada
inchada porquê?
“Este não é um dispositivo para o público em geral, foi talhado para utilizar serviços e software governamental e militar.”
Estás a falar de algo que nem fazes ideia (nem farás) do que é…
É um dispositivo que ninguém usa, diz antes…
Potente era fazer um smartphone que explodisse! Assim dava um a minha sogra, mandava uma sms “código” e explodia o smartphone e a ela também…
…mas para outros podia ser por causa dos roubos claro xD
Pronto Robert Soares já partilhei no Facebook a tua mensagem e disse para a partilharem também para ver se chega à tua sogra antes que seja tarde de mais. 🙂
Grande ideia, cada vez mais os dispositivos móveis sao criados com mais segurança, vai chegar a altura de serem tão seguros que nem mesmo o utilizador irá conseguir desbloqueá-los se se esquecer por algum motivo do código de desbloqueio ou de uma cena qualquer xD
Ah e tal, não é um bug, é uma feature…
Eu não sei o que se passa com os videos, mas começa a chatear que comecem a descarregar sem que uma pessoa possa impedir!
Por favor, revejam isso!
O quê? Isso não será algo que tens instalado?
Mas já agora podes reportar para geral@pplware.com o que se passa com mais detalhe?
Não! não é do que tenho instalado, pois tenho a impedir que o video por Flash e HMTL descarregue! Isso sempre funcionou até há pouco tempo!
Para impedir que o video comece, tive agora que usar o Javascript Blocker, bloqueando os scripts do videos.sapo.pt. Mas isso tb impede de poder ver o conteúdo!
Nunes devias ver a tua maquina, pois tenho visto todo o tipo de videos no pplware e nunca me aconteceu tal coisa. E mesmo no video deste post, nao faz qualquer tipo de download.
Me passa o mesmo, isso nunca acontecia antes!!!
A página começa logo a descarregar dos videos.sapo.pt uma grande quantidade de dados, não é o video todo, mas é uma grande quantidade de dados, o que chateia imenso quando a velocidade da ligação está limitada!
O título está errado. O smartphone não se auto-destrói quando tentam aceder ilegitimamente à informação. Os dados é que são destruídos. É diferente…
Não, tudo fica inutilizado.
Alguns iphones já se tem visto que têm essa função de autodestruição, como aquele que queimou uma rapariga à pouco tempo quando se incendiou. Não é nada de novo.
e alguns Samsungs, e até aviões da Boeing!
Isso não me parece nada seguro! Parece mais um artigo dos chineses que um telemóvel para o Uncle Sam!
É que isso tem tudo para dar mal!
Bastava fechar o telemóvel dentro de uma caixa metálica (dentro de um elevador, mas mais fechado), que deixaria de poder comunicar.
Depois, é fácil descarregar imediatamente a bateria, usando as portas dos acessórios, porta micro-USB e porta HDMI! Isso evitaria que explodisse!
Depois, com um laser, pode-se fácilmente cortar e extrair o chip dentro do epoxy (plástico preto), colocar dentro de uma caixa nova, e aceder ás informações contidas nele!
Trabalho na manutenção de uma empresa que faz equipamentos em que tudo tem de ser seguro. E apesar de utilizarmos PC’s, é tudo “á prova de tudo”, por exemplo, um disco rígido não liga diretamente ao computador, tem antes um descodificador que numa tentativa de violação, fica logo o descoficador e o disco completamente inutilizados.
Imagino como será num exército como o dos USA, que tem as tecnologias logo todas que nem sonhamos que existe!
Se simplesmente apaga os dados da memórias, é só deixar acabar a bateria para poder abri-lo, se é uma destruição física já pode ser diferente mas mesmo assim…
Um buraco na caixa de plástico, mergulha-se na água, depois é só retirar as memórias, que é o que interessa…
Com uma radiografia consegue-se logo ver onde está o silício, corta-se á volta, extrai-se o circuito integrado, e lê-se a memória!
Até um país de terceiro mundo conseguiria…
Não há hipótese, se querem segurança, têm de usar criptografia, e para aplicações militares, têm de fazer isso por hardware.
Nós não sabemos que tipo de criptografia este telemóvel utiliza e se é por hardware ou software. Também não sabemos como é que o sistema detecta uma intrusão física.
A apple vai processar alguém por roubo de patentes 😀
(explosão de smartphones é algo inerente à apple)
Telemóveis a explodir ou arder é um problema que acontece com todas as marcas, não só com a Apple.
Sim, mas nesse campo a Apple deve claramente estar a frente xD
basta procurar para encontrar esse problema em diversas marcas! A Apple simplesmente é a mais mediática!
Não.
Tens mais casos e bem piores por parte da Samsung.
Além de que mais viriam à tona, porque se vens te manifestar online que o teu Samsung ardeu, a Samsung põe-te logo um contrato que te dá um telemóvel novo em troca do teu silêncio.
Se calhar tem uma micro-pilha suplementar interna como os Pc’s. Se se tira a bateria para qualquer anomalia, a pilha encarrega-se da destruição.