OpenMediaVault – Tenha uma NAS sem gastar dinheiro
Hoje em dia o que não faltam é soluções que nos permitem dar uma “nova vida” aos equipamentos mais antigos. Se tem um PC já com algum tempo e não sabe o que lhe fazer, então irá certamente gostar da solução que vamos apresentar hoje.
Chama-se OpenMediaVault e permite transformar o seu PC numa autêntica NAS… sem gastar dinheiro!
O OpenMediaVault é uma solução out-of-the-box muito semelhante ao FreeNAS, que assenta no Linux Debian. Esta plataforma webased foi desenhada para ambientes domésticos e pequenas empresas, e suporta um conjunto de serviços dos quais se destacam o SSH,(S)FTP, SMB/CIFS, DAAP media server, RSync, BitTorrent…entre outros.
Principais características
Core
- baseado no Debian
- Administração através de uma interface Web
- Instalação simples de actualizações
- Agendamento de tarefas
- Suporte para múltiplos idiomas
- Suporte para plugins
- Gestão de utilizadores
Networking
- Link aggregation
- Wake On Lan
Gestão de Volumes
- Suporte para partições GPT
- Suporte para os seguintes sistemas de ficheiros: EXT3/EXT4/XFS/JFS
- Suporte para listas de controlo de acesso
- Possibilidade de partilhar facilmente informação
- Suporte para RAID JBOD/0/1/5/6/...
- Sistema de Quotas
Monitorização
- Syslog
- Watchdog
- S.M.A.R.T.
- SNMP (v1/2c/3)
- Notificações de e-mail
Serviços
- SSH
- FTP
- TFTP
- NFS (v3/v4)
- SMB/CIFS
- RSync
Plugins
- LVM
- Suporte para LDAP
- AFP
- Cliente Bittorrent
- Servidor DAAP
- UPS
- iSCSI Target
- Antivírus
…e muito muito mais.
Tendo em conta as características, o OpenMediaVault é sem duvida uma fantástica solução que pode ser usada para os mais diversos cenários. Num próximo artigo iremos ensinar como como podem instalar esta ferramenta e como pode usar alguns dos serviços suportados.
Licença: GPLv3 Download: OpenMediavault i386 | amd64 Homepage: OpenMediaVault
Este artigo tem mais de um ano
É a tal coisa, só o que se gasta a mais com a electricidade, o barulho, o calor, etc… mais vale a pena comprar um synology jeitoso…
concordo plenamente, bom bom era poder ter isso num raspeberry pi, isso sim é que era sensacional.
Não faltam projectos de nas server com o RPI
Recolhi e instalei a imagem do openmediavaulte para o respeberry pi no site da openmediavaulte e foi só colocar no cartão e usar.
Tens muitos projectos, como foi dito… basta procurar…
Não é um synology ou coisa parecida, mas preço/consumo/proveito… para um utilizador, normalmente serve…
Amigos, teria o nome de um dos projetos para o raspeberry pi ou cubieboard, procurei um pouco nao nao vi nada proximo ao openmedia ou freenas
Só se gasta a mais se não se souber escolher o material certo!
Eu tenho esta solução há mais de um ano a funcionar num Atom D2500HN.
Tem a grande vantagem de ter mais funcionalidades (a nova versão inclui o Owncloud) e ser muito mais escalável do que qualquer solução de hardware proprietário…
Sim, o meu computador velho é um atom?
E mesmo os atom’s gastam bem mais e geram mais calor que os ARM geralmente utilizados para este efeito.
Se tú dizes deve ser verdade absoluta
Sabes o que era fixe, era vires cá tu, “dizer verdades”, antes, e mais vezes do que criticar os outros.
Tenho o Ubuntu Server a correr duma memória USB de 8 GB num AMD Sempron 140 e 2 GB de RAM. Comprei uma caixa nova, uma fonte em condições e ainda assim gastei menos de 200€ há alguns anos. Tenho 5 discos ligados neste momento e pelos testes que fiz com um medidor de consumo que me dá o gasto em Euros garanto que gasta muito pouco, não faz barulho nem aquece.
Pelo preço de um synology jeitoso sem discos, tenho um HP Microserver N40L (igual ao da imagem inicial) com 4 discos, silencioso e com consumos médios de 30W.
O software utilizado é o Nas4Free que corre numa Pen, e tem características de fazer inveja a muitos NAS’s de marca, como por exemplo suporte ao fantástico ZFS.
Mesmo que não seja para aproveitar o PC velho lá de casa, vale a pena procurar hardware “poupadinho” e fazer um NAS à medida com estes softwares gratuitos.
Pois, o ZFS é fantástico, mas para trabalhar a sério (sem ser a NAS lá de casa) é preciso ter 1GB de memória por cada Terabyte de disco e um cpu i3 pelo menos. Ou então abdicar do ZFS, replicação e outras features, e ai já lá podemos ir com um ATOM (ou o AMD do HP) e 2 GB de memória (tal como a Synology, e outros …) .
Claro que as soluções profissionais custam dinheiro …
Em relação à RAM sim, convém ter no mínimo 4GB mais 1GB por cada Terabyte, no meu caso tenho 8GB. De resto o AMD Turion II aguenta-se bem, mesmo com snapshots e outros serviços a correr. O limite está mesmo nos 125MB/s do Gigabit, pois de HDD tenho máximos de 488MB/s de escrita e 849MB/s de leitura, isto com o ZFS bem afinadinho. Só com link aggregation conseguiria tirar todo o partido. Quem sabe um dia…
No fundo acho que é possível criar uma solução digna de se chamar profissional sem ter de gastar balúrdios. Vendo bem, o mais caro foram os discos, e esses são sempre necessários.
Uma sugestão: vejam o Amahi (http://www.amahi.org/), uma solução open-source para quem quer montar um NAS para media centers.
Não querendo complicar a coisa, isto parece-me ser uma solução interessante para montar numa rede empresarial, esta ou qualquer outra semelhante. Para o pessoal que se preocupa com os gastos de energia, mais vale optarem pelo método básico… disco externo…botão on/off
Liga para fazer backups, desliga e guarda no cofre… se houver!