PplWare Mobile

OpenMediaVault – Tenha uma NAS sem gastar dinheiro

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Nelson says:

    É a tal coisa, só o que se gasta a mais com a electricidade, o barulho, o calor, etc… mais vale a pena comprar um synology jeitoso…

    • Paulo Vieira says:

      concordo plenamente, bom bom era poder ter isso num raspeberry pi, isso sim é que era sensacional.

    • Luis Carreira says:

      Só se gasta a mais se não se souber escolher o material certo!
      Eu tenho esta solução há mais de um ano a funcionar num Atom D2500HN.
      Tem a grande vantagem de ter mais funcionalidades (a nova versão inclui o Owncloud) e ser muito mais escalável do que qualquer solução de hardware proprietário…

    • nanas says:

      Se tú dizes deve ser verdade absoluta

    • Avenzel says:

      Tenho o Ubuntu Server a correr duma memória USB de 8 GB num AMD Sempron 140 e 2 GB de RAM. Comprei uma caixa nova, uma fonte em condições e ainda assim gastei menos de 200€ há alguns anos. Tenho 5 discos ligados neste momento e pelos testes que fiz com um medidor de consumo que me dá o gasto em Euros garanto que gasta muito pouco, não faz barulho nem aquece.

  2. Joel says:

    Pelo preço de um synology jeitoso sem discos, tenho um HP Microserver N40L (igual ao da imagem inicial) com 4 discos, silencioso e com consumos médios de 30W.
    O software utilizado é o Nas4Free que corre numa Pen, e tem características de fazer inveja a muitos NAS’s de marca, como por exemplo suporte ao fantástico ZFS.
    Mesmo que não seja para aproveitar o PC velho lá de casa, vale a pena procurar hardware “poupadinho” e fazer um NAS à medida com estes softwares gratuitos.

  3. zemac says:

    Pois, o ZFS é fantástico, mas para trabalhar a sério (sem ser a NAS lá de casa) é preciso ter 1GB de memória por cada Terabyte de disco e um cpu i3 pelo menos. Ou então abdicar do ZFS, replicação e outras features, e ai já lá podemos ir com um ATOM (ou o AMD do HP) e 2 GB de memória (tal como a Synology, e outros …) .
    Claro que as soluções profissionais custam dinheiro …

    • Joel says:

      Em relação à RAM sim, convém ter no mínimo 4GB mais 1GB por cada Terabyte, no meu caso tenho 8GB. De resto o AMD Turion II aguenta-se bem, mesmo com snapshots e outros serviços a correr. O limite está mesmo nos 125MB/s do Gigabit, pois de HDD tenho máximos de 488MB/s de escrita e 849MB/s de leitura, isto com o ZFS bem afinadinho. Só com link aggregation conseguiria tirar todo o partido. Quem sabe um dia…
      No fundo acho que é possível criar uma solução digna de se chamar profissional sem ter de gastar balúrdios. Vendo bem, o mais caro foram os discos, e esses são sempre necessários.

  4. Joao Campos says:

    Uma sugestão: vejam o Amahi (http://www.amahi.org/), uma solução open-source para quem quer montar um NAS para media centers.

  5. halnaweb says:

    Não querendo complicar a coisa, isto parece-me ser uma solução interessante para montar numa rede empresarial, esta ou qualquer outra semelhante. Para o pessoal que se preocupa com os gastos de energia, mais vale optarem pelo método básico… disco externo…botão on/off

    Liga para fazer backups, desliga e guarda no cofre… se houver!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.