No futuro use a janela para carregar o Smartphone
O mundo da tecnologia não pára de inovar e a procura das energias limpas e alternativas, de fácil acesso, é uma ansiedade dos criativos. Esta sugestão é ainda um concept mas poderá ser uma solução interessante, será a ponte para os modelos de carga actual e o futuro onde a energia solar e as formas de recarregar baterias irão evitar as tomadas.
A Window Socket, criada pelos designers Kyuho Song & Boa Oh, oferece uma forma inteligente de aproveitar a luz solar como fonte de energia.
Esta solução é desenvolvida em plástico, tem a particularidade de fornecer energia directamente ao dispositivo, ao contrário das soluções que já conhecíamos que funcionam com bateria solar, mas nada com um plug-in directo como a Window Socket.
Esta tomada portátil solar é de concepção simples e o modo de usar é intuitivo, tal como qualquer outra, basta vermos o seu aspecto.
Para carregar os dispositivos, quaisquer que sejam, basta colocar a tomada, usando a ventosa, numa janela onde o sol ilumine abundantemente a tomada e ligar o aparelho a essa tomada.
Segundo os designers e criadores, Kyuho Song e Boa Oh, a Windows Socket leva de 5 a 8 horas para carregar completamente e a energia armazenada dura 10 horas.
Assim o produto apresenta-se como uma tomada que recolhe a energia da luz solar, é de fácil transport e pode ser colocada em qualquer janela com exposição ao sol.
O produto ainda não existe, é apenas um concept dos designers, mas em breve pode ser uma realidade dado o detalhe tecnológico envolvido e as empresas já disponíveis para avançar com o projecto.
A bateria deste dispositivo é pequena, apenas de 1000mAh, mas fornece energia para carregar pequenos electrodomésticos, como os Smartphones, por exemplo. Mas, como referimos, a ideia é mesmo desenvolver essa capacidade e aumentar o poder de armazenamento.
Via | Yanko
Este artigo tem mais de um ano
Ideia fenomenal. Literalmente vamos passar a ter tomadas onde quisermos! (Sim, porque isto tem TUDO para que se torne mais que comum.)
Compraria, aqui na região norte faz sol 365 dias por ano, e muito sol
Corrigindo: Região norte do Brasil
O único problema é que isso é electricidade grátis e vai haver sempre um bando de capitalistas que querer que paguemos uma taxa qualquer por usarmos qualquer coisa que seja grátis e livre para todos….
lool eletrecidade gratis com aquilo, por amor de deus, nem um painel de 1 m^3 da para tu usufruíres muito….
como esta descrito no post é apenas para smartphones, mp3, e pequenas coisas.
mas nao deixa de ser uma bela engenhoca ja me tinha dado jeito certas vezes… (electricidade móvel)
ps: painéis solares passado 5 anos a sua rentabilidade desce cerca de 60 %.. logo nunca vai ser futuro nenhum, é mais marketing para vender..
futuro sim é energia eólica, ou nuclear(é a mais barata ns dias de hoje)
E lá por só ter capacidade de carregar pequenos domésticos, não deixa de ser electricidade e grátis?
é, mas achas que são os capitalistas que vão estar interessados nesta bujiganga ??
o nuno pintou isto como se fosse uma evolução energética que não o é
o monopólio energético este preocupado com coisas bem maiores (ex: centrais nucleres, incrementação na cabeça do ze povinho que é uma coisa má, mas é a única solução para portugal ser minimamente sustentável energicamente, alem do mais que o impacto ambiental é inferior ao das barragens… mas em vez disso toca a dar dinheiro aos alemães, franceses, etc)
É de louvar que existam projectos como este, pois senão ainda todos tinham ecrãs de raios catódicos e ninguém evoluia, o capitalismo infelismente tem poder, mas é porque “o zé povinho” de Portugal é maioritariamente “antigo”. A comunidade de inovadores é afastada compulsivamente, aliás se bem se lembram existiu uma investigadora PORTUGUESA, sim TUGA que “inventou” transistores de papel. Aplicabilidade?!! Bem a imaginação é o limite, onde está ela agora? Abafada (fora de PORTUGAL, tanto quanto sei) pois não teve financiamento, porque será ?!!!
Sob camadas de pó, Tesla.
+1
Desenvolvam mas não se esqueçam de registar a patente.
No pequeno telemóvel LG Pop GD510 já tenho há muito tempo uma tampa trazeira que é um painal solar ref. PCB100. Demorava algum tempo a carregar mas paciência. (digo demorava porque já não o uso). Levava-o no tablier do carro com a trazeira para cima e lá ia carregando.
Foi pena não terem continuado com o desenvolvimento disto até á era dos smartphones.
Não é uma ventosa mas também o colocava no parapeito da janela ao sol.
É uma ideia interessante mas para resultar vão ter que usar materiais de grande qualidade!
As ventosas na maioria dos casos perdem aderência com o tempo, e estando expostas a grandes variações de temperatura e às radiações a perda de aderência será mais do que provável!
Este género de painéis solares demoram tempo a carregar baterias, daí tb só usar pilha/bateria de 1A, o que não é suficiente para carregar completamente um telemóvel. Na minha opinião deveriam apostar em algo que conseguisse carregar no mínimo uma bateria de 2A com 1 dia de exposição!
No eBay, se procurarmos por “solar charger window”, também existem uns dispositivos similares, mas para usb. O conceito não é novo, como o título dá a entender, mas as possibilidades são sem dúvidas maiores com esta invenção, ao permitir muitos mais equipamentos.
isto não vai passar de um gadget chines, por muito que a personagem que desenhou isto tenha boas intenções, falta a tecnologia, hoje em dia ainda é impossível ligares + do que cenas USB, a ficha é só para inglês ver, porque dá mais jeito ser USB que por ficha.
experimenta ligar la um portátil só serve para acender o led do transformador e carregar o condenador haaha e mesmo o condenador ia demorar um bocadinho
condensador*
mas se não estou enganado, quase todos os gadgets hoje em dia sao carregados USB, a ficha esta lá quara que?? para haver + desperdício energético num inversor (1 “transformador”, um rectificador de onda”quadrada que aquilo é chines”, 2 condeçadores no mínimo).
isto tudo so naquela bujiganga para ter ficha, depois + desperdício no transformador que vais la por (1 transformador, uma ponte de grantz, e + 2 condeçadores )
isto são as minhas contas por alto… não era + facil sair logo corrente continua, com poucas perdas??? digo eu que sei pouco de eletronica
“experimenta ligar la um portátil só serve para acender o led do transformador e carregar o condenador haaha e mesmo o condenador ia demorar um bocadinho”
Apenas comentei em relação a esta tua afirmação.
Se fui um pouco mais agressivo não foi com intenção… Mas a questão é que ficou bem explícito que era para pequenos gadgets e não para portáteis como o exemplo que referes em cima.
PS: Não é preciso ser muito entendido (nem fazer-se de tal) para perceber que isto tem algumas falhas em larga escala ou para dispositivos de maior porte… Mas penso que as pessoas muitas vezes criticam porque levam as coisas demasiado à letra e às era desnecessário… Por vezes devia dar-se mais valor aos conceitos do que propriamente ao produto.
Cumprimentos,
César Teixeira
nada de novo, se desenvolvessem as células foto-voltaicas era outra conversa, isto é mais um daqueles gadgets para quem nao tem mais que fazer.
Sim, apoiado. Invistam nas células e depois integrem-nas directamente da traseira dos smartphones, nos portateis, tablets e afins.
Não é o Padrão Brasileiro ABNT2
Com um painel solar daquele tamanho, mais vale meter directamente na traseira do telemovel, pois meter um conversor DC para 230V AC e mais o inverso para alimentar o telemovel desperdiça uma boa parte do que já é pouco.
Talvez resulte para um telemovel “burro”, pois os smartphones hoje em dia mandam uma bateria de 2000ma abaixo em 10 horas, o que quer dizer que com um painel solar daqueles um bom dia de sol proavelmente nem chegava para encher a bateria estando sempre ligado.
Há mesmo ideias fantásticas, natualmente que necessite de ser oprimizada, mas não deixa de ser uma boa ideia! 😀
Dava cá um jeitasso! 😀