Google adia fim do suporte da sincronização no Windows Phone
A guerra entre a Google a Microsoft sobre os protocolos suportados para a sincronização dos contactos e calendário tem feito correr muita tinta. Depois da decisão que a gigante das pesquisas tomou, os utilizadores do Windows Phone viram-se privados deste serviço, e sem esperanças de num futuro próximo terem acesso a estes serviços.
Apesar desta guerra a Google acedeu a atrasar alguns meses o fim do suporte para os actuais protocolos, mas com o aproximar desta data, resolveu alargar o prazo dado e vai manter este suporte até ao dia 31 de Dezembro de 2013.
Esta guerra iniciou-se com o abandono por parte da Google dos protocolos de sincronismo do serviço de calendário e de contactos, passando a usar os protocolos abertos CalDav e CardDav.
Como o Windows Phone não estava preparado para sincronizar recorrendo a estes protocolos abertos, os utilizadores deste sistema operativo viram o suporte para utilização destes serviços ser perdido.
A Microsoft depressa desenvolveu esforços para dotar o Windows Phone 8 de suporte para os protocolos que a Google agora suporta e lançou-o na forma de uma actualização.
Como ainda não está disponível para todos e como muitos utilizadores ainda não fizeram a actualização, a Google e a Microsoft chegaram a mais um acordo para que o prazo de suporte fosse novamente alargado.
A nova data para fim do suporte para o serviço de calendário e contactos da Google fora dos protocolos CalDav e CardDav é agora o dia 31 de Dezembro de 2013.
Esta é a segunda vez que a Google concorda em adiar o fim do suporte. A vez anterior levou a que fosse acordado o suporte até ao passado dia 31 de Julho, para permitir que a Microsoft dotasse o seu sistema operativo móvel de suporte para os novos protocolos.
Como a disponibilização da actualização foi atrasada, foi necessário prolongar novamente o suporte, tendo sido por isso acordada a nova data.
Não é a primeira vez que estas duas empresas se envolvem em batalhas sobre questões de protocolos e aplicações, acabando sempre por acabar por chegar a acordos e a trabalharem em conjunto.
Ainda recentemente existiu uma questão similar com a aplicação YouTube para o Windows Phone, desenvolvida pela Microsoft.
Depois de a Google ter exigido a sua remoção da loja de aplicações do Windows Phone, acabaram por acordar em desenvolver a aplicação de forma conjunta e respeitando as regras que a Google definiu para a utilização do serviço.
Este artigo tem mais de um ano
A Google cada vez mais faz lembrar a Microsoft dos anos 90….no mau sentido.
Concordo xDDD, mas a MS acordou para a vida e deixou-se das suas mas ideias e começou a ser o que é hoje, mas agora as coisas voltam-se para ela! É bem feita para ela ver o que fez, mas é mau para o consumidor que sofre por esta e por outras causas!
Realmente é um pouco verdade… é pena ver a Google a fazer isso.
Por sua vez, não é a primeira vez que a Microsoft passa por este tipo de situações. Se a historia se repetir, é a Google que ficará perder.
Felizmente não preciso da google para nada e nem gmail tenho – a minha conta google para os Android é yahoo.
Pode ser que daqui a uns tempos tomem do veneno que estão a criar.
O numero de serviços que podem substituir os serviços da Google é muito maior, comparado as alternativas que existem aos serviços da Microsoft.
Ou seja, é mais fácil um utilizador deixar de usar o email, mapas ou drive da Google, do que deixar de usar o Windows.
Concordo.
Disseste tudo o que eu tinha em mente.
True
Num comentário que fiz a um outro artigo que aqui foi postado eu disse que tinha deixado de utilizar qualquer “produto” da Google para verificar se conseguia “sobreviver” a nível tecnológico.Já passaram uns meses e… ainda estou vivo!! E,sinceramente,vou continuar assim…embora não coloque em causa(seria estupidez minha)a qualidade de muitos SERVIÇOS(não confundir com produtos) que a Google disponibiliza!!
+10
E é assim que a Google vai perder um cliente…eu
Estou muito mais satisfeito com Windows phone do que com androids…
Boas notícias, portanto temos até ao fim do ano para deixar de usar os serviços da Google 😉
Pessoal, alguma alternativa credível ao GMail que tenha suporte para Exchange?
Mudar de mail é daquelas coisas que mais me custa fazer, tenho costume ser fiel ao mesmo endereço de mail por longos anos… é como os números de telefones fixos de nossas avós que são os mesmos por longas décadas. lol
outlook.com
Está excelente.