Quantcast

ONU admite que já não há forma de travar o aquecimento global abaixo de 1,5 °C

46 Comentários

A Organização das Nações Unidas (ONU) admitiu, pela primeira vez, que o mundo vai mesmo ultrapassar o limite de 1,5 °C definido no Acordo de Paris. Em vez de continuar a defender um objetivo já fora de alcance, a organização internacional propõe uma nova estratégia: deixar a temperatura subir, gerir os danos, e só depois tentar trazê-la de volta a níveis seguros.

Durante anos, a ONU insistiu que ainda havia margem para manter o aquecimento global dentro do limite de 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais, o valor que a ciência aponta como fronteira entre impactos graves e impactos catastróficos.

Essa margem, segundo um relatório divulgado esta semana pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (em inglês, UNEP), já não existe.

Atualmente, o planeta encontra-se cerca de 1,4 °C acima da era pré-industrial, e o limite dos 1,5 °C será ultrapassado “nos próximos anos”.

Mesmo no cenário mais otimista, com políticas climáticas ambiciosas, o aquecimento deverá atingir 1,8 °C a meio do século. Se nada mudar em relação às políticas atuais, a subida pode chegar aos 2,6 °C até 2100.

Segundo António Guterres, secretário-geral da ONU, a humanidade está a correr a toda a velocidade rumo à catástrofe climática.

A nova estratégia é o chamado overshoot

Perante este cenário, a ONU não está a desistir do objetivo de 1,5 °C, mas está a mudar de abordagem. A ideia é permitir que a temperatura suba acima do limite durante décadas, atinja um pico e, depois, comece a descer gradualmente até voltar a ficar abaixo dos 1,5 °C, idealmente ainda antes do final do século. Este fenómeno foi nomeado overshoot.

Para que a descida aconteça, será necessário um duplo esforço:

  • Acabar com a utilização de combustíveis fósseis;
  • Desenvolver tecnologias capazes de remover dióxido de carbono da atmosfera em larga escala.

Embora plantar árvores ajude, os próprios autores do relatório reconhecem que essa via, por si só, reduziria a temperatura global em, no máximo, uma décima de grau, o que é insuficiente para resolver o problema.

O preço de viver acima do limite

Enquanto as temperaturas se mantiverem acima dos 1,5 °C, o relatório prevê mais:

  • Mortes e doenças ligadas a fenómenos climáticos extremos;
  • Quebras na produção agrícola;
  • Escassez de água;
  • Economias sob pressão.

Além disso, espécies como os corais de recife correm sério risco de extinção.

Em agosto, um deslizamento de gelo e rochas provocou uma corrente de lama, água e detritos que transbordou as margens do rio Trishuli, também conhecido como Bhotekoshi, que corre entre a China e o Nepal. Casas, estradas, pontes e centrais elétricas foram destruídas. Crédito: Photograph: Safal Prakash Shrestha/JNA/ZUMA Press Wire/Shutterstock, via The Guardian

Há ainda o receio de se atingirem “pontos de não retorno”. O degelo irreversível dos mantos de gelo da Antártida Ocidental e da Gronelândia, a destruição da floresta amazónica ou o colapso do sistema de correntes oceânicas do Atlântico que, atualmente, ajuda a manter o clima ameno na Europa.

Segundo os autores, algumas regiões do planeta poderão tornar-se difíceis de segurar ou mesmo inabitáveis.

Nem todos confiam na solução da ONU

Apesar do otimismo institucional em torno do overshoot, há cientistas que olham para esta estratégia com reservas.

O investigador da Universidade de Stanford, Rob Jackson, que não participou no relatório, relembrou que não foi possível travar a subida das emissões a tempo de evitar os 1,5 °C.

Contudo, agora pretende-se não só travar essa tendência, como inverte-la. Na sua opinião, é a melhor esperança que existe, mas pouco provável de se concretizar.

 

Leia também:

A partir de hoje, estamos a viver “a crédito”: o que é que isto significa?

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TrincaBolotas
    TrincaBolotas

    O Guterres está particularmente preocupado. Já disse que a partir de agora vai passar a andar de burro e vai doar metade do seu ordenado a organizações ambientais.

    1. Avatar de Trumpis
      Trumpis

      Era bom. O texugo nem abdica dos 4000 euros da subvenção vitalicia aos politicos. Ajuda-lhe a pagar o lanche de ostras e champagne às quintas-feiras em Nova iorque.

    2. Avatar de Abanderado S.
      Abanderado S.

      Sim sim,
      Com a guerra, a quantidade de poluição que tem sido feita, com a destruição desses navios gigantes, tudo a arder, directo para a atmosfera, refinarias, e muitas outras coisas, quimicos,etc.

      Está tudo muito preocupado com o clima de facto..
      Vejam o calor que já nem se aguenta.

      Podiam reparar a camada de ozono, mas parece que preferem destruir e deixar a arder tudo.

      As prioridades, afinal estão trocadas, ou eram falsas desde o inicio.

  2. Avatar de -O_O-
    -O_O-

    há dez anos já era impossível, portanto, agora é trabalhar para viver nestas condições … a meu ver, a falta de água, como sucede atualmente na tunísia, e a de comida vão provocar revoluções em muitos locais deste planeta

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Ha 10.000 anos já era impossível.
      Aprendam, estamos a sair de uma ice age por isso as temperaturas vão aumentar, estima-se que a temperatura normal do planeta seja 4 graus superior, só o futuro pode dizer.
      Precisamos conhecer a história do planeta e entender que no passado a Antártida tinha uma rainforest e as temperaturas rondavam os 20 graus

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Também ouvi essa teoria da Antártida e já por aqui tinha partilhado, mas uma coisa é certa, o nosso consumo desenfreado está a acelerar e de que maneira a saída do ice age.

        https ://www.bas.ac.uk/news/traces-of-rainforests-found-in-west-antarctica/

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Não é teoria, esta provado

      2. Avatar de Realista
        Realista

        A questão não são se as alterações iriam ou não acontecer ou se estamos ou não a sair de uma ice age. Não é o acontecimento, mas o tempo curto em que o acontecimento está a acontecer, que contrasta com o que ocorreu no passado, em que as alterações aconteceram lentamente em períodos de vários séculos . Atualmente esse período foi reduzido para décadas.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          O Zé supostamente vem da área de exactas mas faltou à aula onde se explica o conceito de tendência. Para ele, aumentar 1 ºC em 1000 anos ou 1ºC num século é a mesma coisa…

        2. Avatar de AlexS
          AlexS

          “ontrasta com o que ocorreu no passado”

          È impressionante como alguém faz uma afirmação destas
          Como raio se sabe com precisão o que aconteceu no passado?
          Milénios são as margens de erro da Idade do Gelo! E mesmo as margens de erro são estimadas.

          “The absolute chronological error for dating the last major ice age and its peak (the Last Glacial Maximum) typically has a margin of error of ±500 to ±5,000 years, depending on the dating method and record used”

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Não é ele que diz são os cientistas.
            O que é que a margem de erro tem a ver com isso?
            É óbvio que os valores são aproximados mas isso não invalida que dê para tirar conclusões sobre o ritmo das subidas ou descidas de temperatura.

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Génios, todas as ice ages foram diferentes, porque acham que só nesta surgiram árvores de fruto, mamíferos e humanos? Nas outras nunca houve nada disso.
            Calibrem as vossas réguas, estão a medir mal

          3. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Génio, ninguém contesta que houve Ice Ages. O ponto é a rapidez do aumento da temperatura, as suas consequências e as suas causas.

          4. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Não tens réguas para comparar, só sabes que a subida esta a ser rápida, não sabes como foram as outras nem sabes se seria igual sem influência humana.
            É tudo especulativo

      3. Avatar de Grunho
        Grunho

        A mais 4 graus de temperatura média – que podem ser 10 ou 20 em picos de calor – onde que os capitalistas vão buscar trolhas para trabalhar ao sol e morrer pela riqueza deles?

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          É o capitalismo que manda nos ciclos do planeta?
          Com tanto poder também quero virar capitalista

  3. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Estas afirmações são feitas por alguém que claramente não conhece a secção de comentários do PPlware, caso contrário não dizia estas coisas sem sentido. 🙂 🙂

  4. Avatar de Mendes
    Mendes

    O mundo nunca antes usou tantas fontes renováveis, carros elétricos e reciclagens como hoje.

    Então fica a pergunta, era alarmismo tudo o que ouvimos, então?

    1. Avatar de KidsGraça
      KidsGraça

      E ao mesmo tempo nunca antes o mundo consumiu tantos combustíveis fósseis como hoje.

      Então fica a pergunta, era alarmismo tudo o que ouvimos, então?

    2. Avatar de Romero
      Romero

      Sua pergunta é interessante. Se olharmos para a China, por exemplo, sendo a maior poluidora do mundo, devido a suas fábricas que abastecem o mundo, temos hoje:

      – A China se tornou a maior potência em energia solar do mundo;
      – 1 a cada 2 carros vendidos hoje são elétricos.

      E nada mudou muito, mas em algumas cidades hoje, podemos ver o céu, o que era impensável a 10 anos atrás por conta da poluição. E sim, tem muito “alarmismo”.

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Podiam começar por deixar de fabricar baterias em massa e proibir a instalação de painéis solares e eólicas nas áreas florestais que ardem misteriosamente e/ou são arrasadas com maquinaria pesada para dar lugar a esses mesmos.

    1. Avatar de Treinador de bancada
      Treinador de bancada

      Doente mental. Desculpa mas não há outra forma de dizer. Ou és um master troll ou tens problemas mentais.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Ele é mais a favor de “drill baby drill” ou desmatar para produzir soja para etanol

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Também nunca percebi o ódio do @Yamahia as energias renováveis, compreendo que não queira/ goste de VE, isso eu compreendo perfeitamente, até a mim que estou comprador de um VE me faz concussão ter de parar a cada 200 km (em alguns muitos casos), por isso vou comprar dento do meu orçamento o VE com a maior autonomia, mas às renováveis não consigo entender.

          1. Avatar de Grunho
            Grunho

            É anti-ético usar renováveis e meios de transporte não poluentes. “Tens de gastar, tens de consumir, tens de desperdiçar, tens de poluir, que é para manter a economia a andar e os capitalistas a facturar”. Tudo isso ameaça postos de trabalho e, mais importante ainda, postos de capital.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        A Europa é o continente que mais desmata para plantar eólicas e painéis
        A Europa é, de facto, o continente que mais rapidamente está a aquecer no planeta , aquecendo a cerca do dobro da média global.
        Agora é só fazer a conta.
        https://www.rtp.pt/play/p12768/e759837/linha-da-frente

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          É obrigatório replantar uma quantidade maior de árvores face às que foram abatidas naquele local ou outro acordado com as autoridades. E isto é cumprido.

          Sobre isto não falas. Não dá jeito, é isso?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pensar que meia dúzia de abetos bebés substitui uma floresta centenária é pura ilusão. Destruir florestas antigas liberta toneladas de CO2 e destrói sumidouros de carbono insubstituíveis. Para piorar, estas árvores novas ou voam com o vento ou os animais chamam-lhes um figo. Isto, claro, partindo do princípio de que chegam a ser plantadas, porque fiscalização não há nenhuma. É a típica replantação só no papel para servir de lavagem verde à opinião pública.

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Irra que te custa a aceitar a realidade, até nas florestas!

      3. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Mentalidade, se não deita fumo é mau.
        Mandar dinheiro para outros paises, mesmo que seja para financiar guerra é bem gasto. Gastar dinheiro na infraestrutura no proprio pais é coisa de lunatico e queimar dinheiro

  6. Avatar de AlexS
    AlexS

    A perniciosa ONU a fazer tudo para manter o esquema.

  7. Avatar de José Bonifácio Boni.
    José Bonifácio Boni.

    Os tolos das ciências-ainda-a-avançar, continuam achando que eliminando todas as vaquinhas que soltam puns, resolveriam o problema do que chamam equivocadamente de AQUECIMENTO GLOBAL, quando na verdade, é um AQUECIMENTO MACROCÓSMICO!

    Tudo isso causado por maiores atividades do DEAT=DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÓMICO TEMONUCLEAR que como os antigos faraós, ainda chamam indevidamente de DEUS SOL.

    Eu que sou das CIÊNCIAS-AVANÇADAS, já havia descoberto isso há bastantes espaço-tempo-i, e todos que zombavam de mim, hoje descaradamente, imitam-me.

  8. Avatar de Gringo Bandido
    Gringo Bandido

    O lado mercantil nunca devia ter liderado a nossa civilização, agora vamos sofrer as consequências, em vez de evoluirmos intelectualmente e espiritualmente andamos a dar cabo do planeta para ter bugigangas.

  9. Avatar de José Bonifácio Boni.
    José Bonifácio Boni.

    Onde consta TEMONUCLEAR: gentileza considerar TERMONUCLEAR

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Ah. Ok. Agora sim. Com esta correcção já faz sentido o que disseste.

      1. Avatar de José Bonifácio Boni.
        José Bonifácio Boni.

        Enquanto todos diziam que estávamos num máximo solar, e que logo,logo, entraríamos num mínimo:

        Eu já dizia e mais uma vez estava certo, que dessa vez não seria como nos ciclos anteriores, inclusive alertando os governantes e também o de Portugal, que deveriam empenhar-se junto a engenheiros agrônomos, buscando tornar videiras e oliveiras, mais resistentes as altas temperaturas…

        Vejam nos meus blogs.

        Alguém me deu ouvidos?

        Agora é tarde, a Inês é morta!

        A 3º MACRO (DES)PROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÓMICA que descobri, está a porta de todos, e todos despreparados!

        1. Avatar de José Bonifácio Boni.
          José Bonifácio Boni.

          Dizem que quando médicos desconhecem o que tu estás sentindo: eles dizem que tu estás com virose.

          Tem um famoso médico brasileiro, que diz que a morte, é a prova incontestável, da incompetência da medicina.

          O mesmo percebe-se desses das ciências-ainda-a-avançar, que por desconhecerem totalmente a verdadeira causa do AQUECIMENTO e ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS:

          Culpam de forma totalmente inventiva, pouco criativa e nada assertiva: um tal El-Niño “O Menino”.

          Isso é totalmente ridículo!

          Contínuo ironicamente perguntando para todos eles:

          Qual o tamanho da fogueira e quantidade de lenha que o homem está utilizando, para aquecer o fundo dos oceanos?

          Muitos da ONU já admitem, que não sabem o que está acontecendo.

          E não sabem mesmo!

          Eu sei não por mim mesmo mas pelo que me veio, de dimensões superiores, a essa nossa subdesenvolvida 3º dimensão.

          O que aprendi, repassei nos meus blogs, sem cobrar um centavo sequer de ninguém.

          1. Avatar de Enr Abatolos
            Enr Abatolos

            Não vejo a hora da anunciada chegada da confederação galática, desde há 25 anos a esta parte, ocorrer finalmente. E que leve todos os tolos daqui para fora. Enquando isso não aconteec, consulta um médico. Da área de psiquiatria, claro.

  10. Avatar de sapochicão
    sapochicão

    intro do Last of US!!!

  11. Avatar de Viper1
    Viper1

    O verdadeiro problemas não é o 1,5º, até porque o derretimento das calotas polares provocam esfriamento abaixo do normal deturpando as temperaturas médias. O verdadeiro problemas são os picos, sejam eles positivos ou negativos. Eu lembro-me bem que quando era criança, nas zona onde vivo temperaturas de 30ºC era algo atípico, que ocorria 2 ou 3 dias em anos ocasionais. Hoje temos temperaturas constantemente acimas de 30 ºC, e o atípico começam a ser as temperaturas de 40ºC. É bom que o ser humano tenha noção que entre 35ºC a 40ºC a tempratura é perigosa é periodos de longa exposição e baixa humidade. Entre 40ºC a 45ºC pode dar origem a golpes de calor. Acima de 45ºC pode ser fatal. Vivemos cada vez mais com ar condicionado, em casa, no carro, no trabalho, e cada vez menos temos noção do perigo que se apresenta pela frente.

  12. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    É só um super vulcão expelir uma quantidade de matéria para a atmosfera e passa de inevitável, a um Inverno que pode durar de meses a séculos ou até mais, dependendo de diversos factores.

  13. Avatar de Alejandro
    Alejandro

    Há também a questão das chamadas ilhas de calor. Cidades, urbanizações, autoestradas, etc. O calor acumulado pelo asfalto e betão não é nada desprezível, a amplitude térmica na mesma hora entre uma ilha de calor e zonas circundantes, varia entre 3 até 7 graus centígrados. Será possível e viável pintar as estradas todas de branco? E que problemas isso pode também causar? Quase ninguém fala do metano produzido por lixeiras que armazenam lixo indiferenciado e não tratado. O metano tem 26 vezes o poder de efeito estufa em comparação ao CO2.

  14. Avatar de utherzzao3
    utherzzao3

    Já há 30 ou 40 anos se estudava a camada de ozono na escola e tal. Os cientistas bem avisaram que isto iria aquecer lá para 2050! Mas ainda começou mais cedo devido a tanta poluição diária!