Quantcast

Robô agrediu menina de cinco anos em museu de ciência na China

14 Comentários

Uma menina de cinco anos perdeu quatro dentes depois de ter sido atingida no rosto por um robô humanoide durante um espetáculo num museu de ciência na China. Passados nove meses, a família continua sem chegar a acordo com a empresa responsável quanto ao valor da indemnização.

O incidente remonta a 12 de novembro do ano passado, no Museu de Ciência e Tecnologia de Xiangyang, na província de Hubei, na China. A criança encontrava-se no local numa visita organizada pelo jardim de infância, para assistir a uma demonstração com um robô humanoide.

Durante a atuação, o robô deu um pontapé inesperado que atingiu a menina em cheio no rosto. O museu já assumiu que o operador da máquina “não avaliou corretamente a distância de segurança”, o que terá estado na origem do acidente.

Consequências para a criança

Na altura, a menina começou de imediato a sangrar e precisou de ser levada ao hospital, onde os médicos deram pontos no lábio superior. Um dos dentes da frente foi arrancado na hora, outro ficou solto e acabou por cair pouco depois, e os danos nas gengivas levaram à perda de mais dois dentes de leite durante o tratamento posterior.

Segundo a mãe, citada pela CNN, a criança tem vivido há meses praticamente à base de dieta líquida, com episódios frequentes de inflamação nas gengivas e febre alta.

As cicatrizes no rosto também estarão a afetar o bem-estar psicológico da menina, com a família a recear que possam, no futuro, condicionar-lhe certas escolhas profissionais que exigem exames médicos, como o ingresso em academias militares ou na polícia.

Impasse na indemnização

Nove meses depois, ainda não há acordo entre a família e a empresa responsável pelo robô, a Hefei And Exhibition. A empresa terá oferecido 20 mil yuan (cerca de 2550 euros), além das despesas médicas já cobertas, enquanto os pais exigem um pagamento único de 150 mil yuan (mais de 19 mil euros) para cobrir tratamentos futuros, incluindo procedimentos estéticos ligados às cicatrizes.

Face ao impasse, a empresa terá sugerido à família que recorra à via judicial para resolver a disputa.

Um problema que não é isolado

Em março, em Macau, uma idosa precisou de ser hospitalizada depois de uma discussão com um robô usado numa ação promocional, que a terá assustado, sem chegar a existir contacto físico. O robô acabou por ser recolhido pela polícia como medida de precaução.

Casos como estes ganham relevância à medida que a China consolida a liderança mundial na produção e implementação de robôs humanoides: estima-se que, das cerca de 15 mil unidades instaladas globalmente em 2025, mais de 85% estejam em território chinês.

 

Leia também:

Parece ficção científica, mas já não é: primeiro robô humanoide “detido” pela polícia (vídeo)

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulada na xarecax
    Paulada na xarecax

    parecia o pai do Tozé, memo na bochecha

  2. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Ouvi dizer que a miúda até ficou com os olhos em bico depois da agressão. 🙂 🙂 🙂

  3. Avatar de Roger Fe.
    Roger Fe.

    Tudo que é inovação foi, é e será sempre um risco para a humanidade.
    Mas deixo aqui algumas noticias para tornar a inovação algo positivo:

    https://1253985869.vod2.myqcloud.com/7fd5fc82vodtranscq1253985869/7f9621685001834817192473965/v.f100040.mp4
    Reparem como um tenista robô recupera de uma queda.

    Em https://robopodium.com/media
    Desporto robótico no mundo

    https://pv.news.cctvplus.com/2026/0823/8495640_PREVIEW_20260823141837898.mp4
    Robôs Humanoides reunem talentos do mundo para ultrapassar os limites da inovação.

  4. Avatar de r41m31
    r41m31

    É o que dá não dizer obrigado ao ChatGPT, pontapé nas trombas…

  5. Avatar de MLopes
    MLopes

    se fosse a minha filha de 7 anos, depois de lhe passar o choro inicial, acho que os robô não ficaria em muito bom estado 😉

    1. Avatar de Gringo Bandido
      Gringo Bandido

      Até que chega o tempo dos robôs aprenderem a arte marcial do Bruce Lee, Jeet Kune Do que significa “o caminho do punho interceptador” que consiste em reagir mal o agressor se move para nos bater, nem dá tempo para nos atingir! tenta vencer a um robô destes com reacções relâmpago lol

  6. Avatar de Lulu
    Lulu

    O James Cameron tem razão, o ser humano está a brincar com o fogo

  7. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Devia ir preso.

  8. Avatar de -O_O-
    -O_O-

    skynet ?!?!?

  9. Avatar de Max
    Max

    Espero que tenham percebido que os dois robôs referidos no post – este do pontapé e o outro na rua em Macau, eram comandados por operadores.

    1. Avatar de Muito mais que isso.
      Muito mais que isso.

      Era isso mesmo que ia comentar.

  10. Avatar de Rodrigo Leão
    Rodrigo Leão

    E por isto que falo no meu blog em bombardear todas as fabricas de robots. Juntem se a mim no blog LinuxvsRobots e vamos derrubar esta praya juntos. Para os primeiros seguidores ofereco umas linguas de gato com o símbolo do android

  11. Avatar de utherzzao3
    utherzzao3

    I WILL BE BACK!

  12. Avatar de Zec
    Zec

    Uma empresa de robótica e IA não tem 20.000€ para dar? Até pensei que os pais estavam a pedir milhões em indenização. Aqui se vê que isto é tudo uma bolha.