Quantcast

Não vale a pena estar quatro anos na faculdade, diz criador do ChatGPT

31 Comentários

O diretor-executivo da OpenAI, a empresa responsável pelo ChatGPT, defende que dois anos de universidade podem ser suficientes para a maioria das pessoas, e explica porque é que, no seu caso, foram “a quantidade exata de tempo”.

Sam Altman, diretor-executivo da OpenAI, criadora do ChatGPT

A cara do ChatGPT voltou a gerar debate ao afirmar que os tradicionais quatro anos de curso universitário já não fazem sentido para o mundo atual.

As declarações de Sam Altman foram feitas numa aparição surpresa no Internapalooza, um evento de networking para estagiários da área tecnológica organizado pelo investidor Cory Levy.

Segundo o diretor-executivo da OpenAI, citado pelo Business Insider, os dois anos que passou em Stanford antes de abandonar os estudos foram “a quantidade exata de tempo” para si.

Acho que aprendi muito, e os retornos teriam diminuído consideravelmente.

Afirmou, sugerindo que mais dois anos “não teriam sido assim tão bons”.

“O mundo evoluiu, a faculdade não deveria ser tão longa”

O responsável da OpenAI partilhou que, na sua opinião, a faculdade não deveria ser tão longa como é: “talvez, com a forma como o mundo evoluiu”.

Ainda assim, admitiu ter sido “ótimo conhecer pessoas, viver por conta própria e trabalhar em projetos”.

Importa recordar que Sam Altman abandonou Stanford em 2005, após dois anos, para cofundar a Loopt, uma aplicação de partilha de localização entre amigos.

A startup viria a integrar o primeiro grupo de empresas apoiadas pela Y Combinator, a mesma que, anos mais tarde, Sam Altman viria a liderar, antes de assumir as rédeas da OpenAI.

A sustentar esta opinião de que os cursos superiores poderiam ser mais curtos, o responsável pela criadora do ChatGPT admitiu que conhece “muita gente que não foi para a faculdade e que está a fazer um excelente trabalho.”

Menos foco em “ser levado a sério”

Além do tema da universidade, Altman deixou ainda alguns conselhos de carreira ao público mais jovem presente no evento. Segundo o diretor-executivo, muita gente perde tempo a tentar ser “levada a sério”, uma preocupação que, na sua opinião, faz cada vez menos sentido.

As pessoas investem demasiado esforço a tentar ser levadas a sério, e conseguem chegar bastante longe na vida e na carreira só por porem mãos à obra.

Disse, acrescentando que “isto é ainda mais verdade hoje do que antes: hoje é possível criar uma startup praticamente sozinho, numa sala, com muitos tokens de IA, e pouco mais”.

Ainda assim, reconheceu que há contextos onde ser levado a sério continua a pesar, como nas vendas a grandes empresas mais tradicionais.

Nesses casos, a solução que encontrou passou por contratar alguém mais experiente: “Depois de tentar e falhar durante algum tempo, pensei: vou simplesmente contratar alguém com 50 anos.”

Questionado sobre a fase em que geria a OpenAI a par de outros projetos, Altman defendeu que aconselhar alguém a focar-se num único projeto logo de início pode ser um mau conselho, pois “é normal trabalhar em vários projetos durante algum tempo, porque não se sabe à partida o que vai resultar”.

Na sua opinião, “o erro é não abandonar tudo o resto assim que se descobre qual é a aposta com maior convicção”.

 

Leia também:

Engenharia Informática no ensino superior: o que gostaria que me tivessem dito

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gringo Bandido
    Gringo Bandido

    Não vale a pena trabalhar muito que não se ganha bom dinheiro com isso, o sistema está falido.

    1. Avatar de sapochicão
      sapochicão

      Não vale, basta comprar uns oculos de VR e morres feliz…

      1. Avatar de Gringo Bandido
        Gringo Bandido

        Há quem diga que ter uma prática de meditação durante algum tempo provoca efeitos melhor que qualquer droga ou qualquer filme, não precisamos estar ligados à máquina, só a nós mesmos.

  2. Avatar de Rogerio
    Rogerio

    Em minha humilde opinião, errado não está. Obviamente que há casos e casos, mas tomando como exemplo a “enrolação” que é a universidade para justificar o dinheiro nela investido, penso o mesmo.

    E se partirmos do pressuposto que todo conhecimento é válido e infinito, quando você terminaria sua faculdade?

  3. Avatar de sapochicão
    sapochicão

    exato, nem vale a pena ir à escola. Assim fazem a lavagem cerebral logo desde pequenos e em 20 anos são trilionários e o povo é gado que nem consegue fazer contas de somar…

    Mas não há ninguém que pegue nestes estarolas e os meta em frente a uma parede branca para a pintarem de vermelho, elon musk incluido e trampa também, embora se o trump lá estiver a cor da parede muda para creme com tons de azul bostéfia!!!

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Temos aqui um ditadorzeco em potencia que quer matar quem diga coisas com que não concorda…

      1. Avatar de sapochicão
        sapochicão

        é mais quem quer transformar os teus filhos em vegetais inuteis…

  4. Avatar de sapochicão
    sapochicão

    Se houve rum apocalypse e for algo similar a um dos 126376 filme sjá feitos, ainda que apenas 20% de semelhança eu e muitos como eu quando vissem um destes patetas era logo um baláxio na corneta quando eles viessem ter connosco armados em chicos espertos, cortava-os ao meio e fazia sopa de sapo. ALA sapoide…

    E sapo queirod sapinho, poupa-nos detsas notícias dementes mais parece saidas da Inteligência artificial. Qualquer diz tem pessoal aqui no sapo que nem foi á escola a publicar notícias vindas do chatgpt.

    Good Luck, Have Fun, Don’t Die!!!

  5. Avatar de bst
    bst

    Scam Altman outra vez a mostrar novamente o quanto vive numa realidade alternativa. Totalmente desprovido de humanidade e de noção.

    Parem de dar atenção. E sobretudo de usar chatgpt. Qualquer um dos outros modelos é melhor.

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Concordo, este San Altman é um oportunista, vigaro e vai ser um estoiro gigante quando a Open AI rebentar. Há bem melhor que o ChatGPT, testem a fundo a concorrência.

  6. Avatar de Jó

    O sistema que ele defende está muito mais avançado em portugal, é ver o relvas…

  7. Avatar de OfficialKarma
    OfficialKarma

    Quando precisar de um médico, devia consultador alguém com a formação interrompida no 2º ano. Ou talvez consultar-se com a Inteligência Artificial.

    1. Avatar de Mestre Zen
      Mestre Zen

      90% das vezes os médicos não são precisos, é o nosso corpo que se auto cura, mas isso dá aos médicos uma certa credibilidade ilusória como acontece a quem reza.

      Antigamente abusavam de penicilina, hoje abusam de anti-inflamatórios que fazem mais mal que bem.

      É como ter um osso estalado e levar anestesia para continuar a andar sem dor, uma estupidez.

      Porque será que não trabalham sob orçamento e não se pagava caso não acertassem no diagnóstico?

      Maior parte tinha de pedir para comer.

      1. Avatar de OfficialKarma
        OfficialKarma

        Há médicos e que tenha o diploma de médico… Tal como há doenças, e há quem tenha uma indisposição. Em todo o caso, nenhum médico digno desse nome é possível formar em 2 anos. A medicina, aliás, é uma aprendizagem contínua ao longo da vida inteira. Mas só vai ao médico quem quer. Pode consultar a inteligência artificial.

  8. Avatar de Ze
    Ze

    Grande parte das universidades tem interesse é no negocio em si e nao noutra coisa!!! nao sejam passarinhos, 2 anos ou 3 no máximo bem administrados, sao mais que suficientes para uma boa formaçao! Mas como o maximo objectivo é o DINHEIRO…. querem la saber na realidade da formação das pessoas. É com auditorios com 100 ou 150 pessoas que um professor transmite conhecimentos??? é este método fiavel? vão se encher de moscas.

    1. Avatar de Vergonha
      Vergonha

      Isto mesmo, se pudessem punham 1000 alunos dentro dos anfiteatros e assim ganhavam mais propinas. Tanto publicas como privadas. Tudo farinha do mesmo saco. Qualquer papelito levam dezenas ou centenas de euros.

      1. Avatar de OfficialKarma
        OfficialKarma

        Mas vocês estão a confundir as coisas. Uma coisa é a miséria de qualidade do ensino superior, os conteúdos programáticos para encher chouriços, os professores de que deviam estar internados no Júlio de Matos, a falta de condições das salas de aula, a lista seria interminável… Outra coisa é concordar que uma licenciatura é possível em 2 anos. Em determinadas áreas de formação, é completamente impossível. E mesmo em 3 anos de licenciatura atuais, muitas vezes ficam muitas lacunas. Por essa razão as licenciaturas hoje já têm pouco valor, exigindo-se em muitos casos o mestrado.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Tenho curso pre bolonha, 5 anos, maior perda de tempo e dinheiro da minha vida.
          Nao aconselho a ninguém que nao precise de um curso para exercer a profissão que pretenda a seguir ensino superior, isso vale para os meus filhos também

          1. Avatar de OfficialKarma
            OfficialKarma

            Tal como referiu, não aconselha o ensino superior a ninguém que não precise do curso para exercer a profissão. Mas são muitas as profissões que exigem curso superior, médicos, advogados, engenheiros, contabilistas, etc. E cada vez mais. Por exemplo, há muitos anos atrás, para ser “engenheiro” de máquinas na merinha mercante, bastava frequentar uma formação, faziam o exame, e eram “engenheiros”. Hoje, para ter acesso ao exame, é necessário um curso superior. Resultado? Não há engenheiro de máquinas no mercados, porque estes são daqueles que andam com um fato macaco vestido e as mãos sujas de óleo, e ninguém quer ir para a universidade para depois andar com as mãos sujas de óleo. O que acontece é que muitos engenheiros de máquinas hoje ganham muito mais do que o comandante de um navio. É apenas um exemplo, que se repetem cada vez mais em áreas técnicas. Tal como Horácio dizia na Ode a Leucónoe, “nunca o dia de amanhã merece confiança”, por isso recomendo sempre que os jovens frequentem o ensino superior, mesmo que nunca venham a exercer a profissão.

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Sou engenheiro e não preciso de curso para exercer.
            Engenheiros há muitos oh palerma

        2. Avatar de José
          José

          Sem dúvida, mas o mestrado também está banalizado. É pedir 5000 euros para ir a aulas assistir a um “contéudo” que facilmente encontras online, numa especialização avançada a 1 terço do custo, isto porque no sistema que a nossa sociedade criou temos que possuir um papel.
          A licenciatura indiretamente atingiu o estatuto de escolaridade mínima obrigatória. 80% dos “Dr’s” que se intitulam em Portugal, que fizeram mestrado, não sabem nada, não querem trabalhar, querem é titulos académicos que não servem para nada. Por isso concordo que o Ensino superior devia ser alterado, as propinas são muito baratas em Portugal, logo qualquer zéquinha tem acesso ao ensino superior. Atenção que não sou contra o acesso aos estudos, mas num país precário como o nosso, que falta electricistas, canalizadores etc, deviamos apostar mais nos cursos profissionais.

          Só o Zé Fonseca A. para ser engenheiro do seu próprio ramo, o master of the universe! Para exercer como engenheiro, legalmente em Portugal, tens que estar inscrito ou na OET ou OE. Menos o Zé, tem um curso pré bolonha de 5 anos em fala barato e vem praqui dizer asneiras. Porque os milhões que ele faz como CEO, desculpem, como mid level manager paga lhe as 4 casas que ele tem alugadas nos EUA, só não entendo é porque ele ainda trabalha.

  9. Avatar de alex
    alex

    Ir para a escola para quê?
    Agora criam OnlyFans e algumas ganham mais em 2 meses do que uma pessoa a trabalhar durante um ano..

    1. Avatar de OfficialKarma
      OfficialKarma

      Pois, mas a partir dos trinta a poucos, quando as mamas começarem a fica descaídas e celulite a aparececer (no caso delas) e as mamas começarem a crescer e o pau a diminuir (no caso deles), depois acaba-se o rendimento e não sabem fazer nada na vida.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        O mais curioso é que já tens miudagem a fazer isso de forma estruturada, miudas que quando fazem 18 criam conta e fazem uns 2-3 milhões no primeiro ano e investem o dinheiro para terem rendimento passivo e aos 20 e poucos cancelam as contas e vivem de rendimentos

        1. Avatar de OfficialKarma
          OfficialKarma

          Acredito que sim. Mas acredito que a maioria dessa meninas que ganham os 2 milhões no primeiro ano, estoiram-no no segundo porque não têm cabeça. As únicas que investem o que ganham são meninas que abrem a perna mas também têm estudos. Como diz a sabedoria popular, “nem todas as p*tas são rameiras…”

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Muitas nem sequer têm nudez explicita.
            A maioria não tem cabeça mas ha gente com cabeça a aproveitar para capitalizar nesta moda, aqui ha tempos li um artigo de uma que tinha feito 3 milhões no primeiro dia que abriu conta, no mesmo dia que fez 18 anos, tudo sem nudez, e investiu grande parte dos ganhos

  10. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Mas quem raio paga para ver mamas e rabos?
    Atenção, ver, não é interagir, digamos assim.

    Isso a mim nem me aquece nem me arrefece.
    Agora festas de Kung Fu Chinês, abram alas…

    1. Avatar de sapochicão
      sapochicão

      se no passado os teus pais e meus se satisfaziam com posters e revistas, nós já somos da era analogica ou digital, quer gravar canal 18 em VHS ou sacar porn ou ver nos 127536713 sites de porn sem nunca pagar nada.

      Tens que evr que há sempre evolução e esta geração nova vai querer porn interativo sme duvida e já há tecnologia para isso e muito mais. Com robots humanoides a estarem prontos para comercialização global em 5 anos, quantos julgas que vão ser usados para enfiar a agulha??

  11. Avatar de sapochicão
    sapochicão

    se no passado os teus pais e meus se satisfaziam com posters e revistas, nós já somos da era analogica ou digital, quer gravar canal 18 em VHS ou sacar porn ou ver nos 127536713 sites de porn sem nunca pagar nada.

    Tens que evr que há sempre evolução e esta geração nova vai querer porn interativo sme duvida e já há tecnologia para isso e muito mais. Com robots humanoides a estarem prontos para comercialização global em 5 anos, quantos julgas que vão ser usados para enfiar a agulha??

  12. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Sapochicão, eu sou do tempo dos clássicos de literatura Gina e Tânia.
    Nunca ouviu falar? Grandes obras…
    Era a única altura em que a rapaziada se juntava toda à volta de um livro, de livre vontade.
    Naqueles tempos havia o hábito da leitura.
    Belos tempos, meus ricos anos 80, tão distantes que estão.

  13. Avatar de Rui
    Rui

    Não vale a pena ouvir os disparates do Sam Altman, digo eu.