Quantcast

Novo vídeo da Tesla mostra os seus carros a “salvar vidas”

24 Comentários

A Tesla partilhou um novo vídeo a demonstrar que o Full Self-Driving (FSD) “salva vidas”, nas suas palavras. A publicação chega no seguimento de um esforço mais amplo da marca para sustentar essa ideia de que o seu sistema autónomo é mais seguro do que a condução manual.

A conta oficial da Tesla no X tem o hábito de partilhar vídeos submetidos por condutores, com travagens de emergência em cima da hora, reações a peões ou animais que surgem de repente, bem como outras situações em que o carro parece ter “visto” o perigo antes do próprio condutor.

Estas imagens, que viralizam na maioria das vezes, procuram reforçar a ideia de que o FSD (Supervisionado) já é um sistema que protege quem vai ao volante.

A publicação mais recente não foge à receita, mostrando o software a antecipar-se várias vezes ao perigo em frações de segundo.

Os números que a Tesla apresenta

Disponível no site oficial da marca, o “Relatório de Segurança dos Veículos com Condução Automatizada Total (Supervisionada)” tenta dar sustento estatístico às imagens que se tornaram virais.

Conforme mostrado, a utilização do FSD da Tesla resulta em:

  • Sete vezes menos colisões graves;
  • Sete vezes menos colisões menores;
  • Cinco vezes menos colisões fora da autoestrada.

Segundo a metodologia descrita pela Tesla, uma colisão é registada quando há acionamento de airbags ou de outros sistemas de retenção não reversíveis, ou quando existe uma alteração de velocidade (Delta-V) igual ou superior a 8 km/h em 150 milissegundos.

A empresa distingue ainda entre “colisões graves” (com acionamento de airbag) e “colisões menores” (sem acionamento), e considera que uma colisão ocorreu “com FSD ativo” sempre que o sistema esteve ligado nos cinco segundos anteriores ao impacto, mesmo que tenha sido desligado mesmo antes de o carro bater.

Com base nestes critérios, a Tesla compara as taxas de colisão dos veículos a circular com FSD (Supervisionado) face à condução manual, com e sem os sistemas de segurança ativa que equipam os modelos mais recentes.

A marca tenta ainda estimar uma “média dos Estados Unidos” de referência, cruzando dados de milhas percorridas da Federal Highway Administration com estatísticas de colisões de bases de dados federais.

Ressalvas dos especialistas

Apesar dos números verdadeiramente promissores, os especialistas são cautelosos.

Uma investigação da Reuters, feita com o apoio de 11 especialistas em segurança rodoviária, concluiu que a Tesla compara colisões que só contabiliza quando há acionamento de airbag com estatísticas federais que incluem qualquer acidente em que o veículo tenha sido rebocado.

Este limiar de gravidade bem mais baixo estreita a alegada vantagem de segurança quando a comparação é ajustada para critérios equivalentes.

Além disso, Phil Koopman, professor de engenharia na Carnegie Mellon University e uma das vozes mais citadas em segurança de condução autónoma, diz que qualquer carro novo é, por natureza, muito mais seguro do que um carro com 12 anos, a idade média usada pela Tesla para representar a “média dos Estados Unidos”.

Neste contexto, Koopman já classificou publicamente relatórios anteriores da Tesla com esta mesma metodologia como mais próximos de marketing do que de uma análise de segurança rigorosa.

A isto soma-se o facto de o FSD tender a ser mais usado em autoestrada e em boas condições meteorológicas, ou seja, cenários estatisticamente mais seguros, enviesando a comparação com a condução manual “média”, que inclui muita mais condução urbana, noturna ou em más condições.

 

Leia também:

Tesla estará a preparar verificação de identidade para “desbloquear” o FSD

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de utherzzao5
    utherzzao5

    Nada de especial. Um condutor comum conseguia evitar essas situações.

    1. Avatar de JL
      JL

      Vá lá, não ser um condutor super com o secalharya.

    2. Avatar de Danny
      Danny

      Mas ai não mostra as situações em que provavelmente seria a morte do peão e o tesla conseguiu desviar.

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    estamos a poucos anos de começarmos a assistir a pessoas se mandarem para cima de passadeiras e cruzamentos com sinais vermelhos porque os carros vão parar sozinhos..
    podem guardar este post e voltamos a falar em breve

    1. Avatar de JL
      JL

      Ok Maya, registado.

    2. Avatar de Danny
      Danny

      E já não se mandam?

  3. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Se é assim tão bom e salva tantas vidas, qual o motivo de se fazer negócio com isto Srº Musk?

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Será que os médicos trabalham de borla? Ou será que são só os bombeiros?
      Será que os hospitais privados são de graça, ou será que só a malta que trabalha nos SNS é que não ganha ordenado?

      1. Avatar de Carlos Fernandes
        Carlos Fernandes

        Pois, conheces a história do cito de segurança automóvel da Volvo certo?

    2. Avatar de JL
      JL

      Os médicos também salvam vidas, no entanto não o fazem por caridade…

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Mas os médicos são só médicos, não são médicos e trolhas na obra do lado, já a Tesla, vende carros e muitos outros extras e merchandising, estão a comparar a beira da estrada com a estrada da beira, por isso a pergunta, se salva assim tantas vidas qual o motivo de fazer negócio com isto?

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Já vi médicos nas obras aqui ao lado, numa altura em que os Ucranianos andavam em tudo que era obra nos anos 2000.

        2. Avatar de JL
          JL

          E a tesla é apenas a tesla, também não entendo porque nos últimos anos na indústria automóvel só existe 2 marcas, a Tesla e a Outras.

          Qualquer marca usa as funcionalidade como vantagem comercial:

          https ://group.mercedes-benz.com/technology/autonomous-driving/driving/automated-driving-assistance.html

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Eu não quero que o carro conduza sozinho, para isso apanho um Uber, autocarro ou taxi, mas se poder evitar de forma automática o atropelamento de uma pessoa, não acho moralmente aceitável que se pague por isso, mas é apenas a minha opinião.

          2. Avatar de JL
            JL

            Simples, não compre com esse extra, é dinheiro que poupa.

            Para as seguranças “normais” não precisa de pagar por isto, o carro já trás o ADAS sempre ativo, acho que está a confundir as tecnologias.

          3. Avatar de Realista
            Realista

            Tu não queres um carro que conduza sozinho… ainda.

  4. Avatar de jorge
    jorge

    A mesma faca que corta o pão, corta os dedos. Qual a culpa dos carros em um acidente?

  5. Avatar de José Silva
    José Silva

    Curiosamente, a Forbes apresentou um estudo da LendingTree que indicou a Tesla como a marca com mais acidentes. Entre um estudo e outro o cenário deve ter mudado mesmo muito.

    1. Avatar de Silva
      Silva

      Epá, essa da Tesla ser a marca com mais acidentes é hilariante, eu não gosto do Musk, mas excusas de inventar.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        E mais mortos por km percorrido.
        Actualiza-te.

        1. Avatar de JL
          JL

          Está a falar do relatório daquela empresa onde o CEO morreu num acidente de motor ?

  6. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Estes podem juntar-se à Apple, passam a vida a salvar vidas.