Depois do sucesso na Suíça, há outros países europeus a planear painéis solares nas ferrovias
A tecnologia que transforma linhas ferroviárias em pequenas centrais de produção de energia solar poderá estar prestes a expandir-se na Europa. Depois do sucesso alcançado por um projeto piloto na Suíça, há outros países a explorarem a possibilidade.
Depois do sucesso alcançado por um projeto piloto na Suíça, que explorámos aqui, Itália e França poderão estar a preparar-se para avançar com uma iniciativa semelhante, reforçando a aposta em soluções inovadoras para aumentar a produção de eletricidade a partir de fontes renováveis.
A ideia passa por aproveitar o espaço existente entre os carris para instalar painéis fotovoltaicos, sem interferir com a circulação normal dos comboios. Desta forma, é possível produzir energia sem ocupar novos terrenos ou recorrer a infraestruturas adicionais.
Projeto suíço superou as expectativas
O projeto foi desenvolvido pela startup Sun-Ways, que instalou cerca de 100 metros de painéis solares entre carris em Buttes, no cantão de Neuchâtel.
Conforme vimos anteriormente, o fundador da empresa, Joseph Scuderi, partilhou que mais de 11 mil comboios já circularam sobre os painéis sem qualquer problema.
Apesar de os painéis estarem instalados na horizontal, o que reduz ligeiramente a eficiência quando comparados com sistemas inclinados, a empresa estima que a perda de produção ronda apenas os 10%.
Ainda assim, durante o primeiro ano de funcionamento, o sistema já gerou mais de 16 mil quilowatt-hora (kWh) de eletricidade, o equivalente ao consumo anual de três a quatro casas.
Segundo a empresa, a infraestrutura funcionou sem necessidade de manutenção extraordinária, graças à utilização de painéis reforçados, revestimento antirreflexo e um sistema de limpeza efetuado por escovas instaladas nos próprios comboios.
Itália e França poderão ser os próximos destinos
Entretanto, a empresa estabeleceu uma parceria com uma empresa italiana, que está em contacto com a Rede Ferroviária Italiana (RFI), responsável pela gestão da infraestrutura ferroviária do país.
Embora ainda não exista uma data oficial para o arranque dos trabalhos, está prevista a apresentação de um projeto piloto nos próximos meses.
Em França, a operadora ferroviária francesa SNCF assinou um acordo de cooperação técnica com a Sun-Ways para estudar o impacto desta solução na manutenção das linhas, no âmbito da meta de cobrir 20% do seu consumo energético com solar até 2030.
Entretanto, a empresa continua também a explorar oportunidades noutros mercados, tendo já recebido autorização para um projeto na Coreia do Sul.
Uma ideia com potencial, mas ainda em fase de testes
A utilização de linhas ferroviárias para produzir energia renovável apresenta um potencial interessante, especialmente porque aproveita infraestruturas já existentes e reduz a necessidade de ocupar novos espaços.
No entanto, continuam por responder algumas questões relacionadas com os custos de implementação, a durabilidade dos equipamentos e a viabilidade económica em grande escala.
Para já, os resultados iniciais são encorajadores e poderão abrir caminho a uma nova forma de integrar a produção de energia solar nas infraestruturas de transporte, caso os próximos projetos confirmem o desempenho observado na Suíça.
























Aqui só se planeiam adiamentos e supressões de comboios.
E se vêm painéis solares nas ferrovias vão gamar os fios
“a empresa estima que a perda de produção ronda apenas os 10%”
“o sistema já gerou mais de 16 mil quilowatt-hora (kWh) de eletricidade, o equivalente ao consumo anual de três a quatro casas”
Excelente. Fechem as centrais nucleares.
“…instalou cerca de 100 metros de painéis solares entre carris…”
Estava à espera que o resultado fosse o equivalente a uma central elétrica?
De qualquer maneira é espaço que é utilizado para rigorosamente nada, e desta forma consegue ser útil
não se esqueçam das cheias de inverno, tivémos ca em Portugal por exemplo, ferrovias submersas em água. Os painés não avariam se ficarem submersos?
Com os “engenheiros” que temos os painéis solares iriam ser instalados logo nessa zonas.
Uma linha de comboio produz eletricidade para 3 casas lol…so se for do montenegro. Gastar bilhoes de euros em paineis feios por quilómetros para 3 casas ridiculo
Não é uma linha de comboio, basta ler o artigo, “…instalou cerca de 100 metros de painéis solares entre carris…”
“Feios”, até porque deves perder um tempo do ca….. a admirar as linhas comboio. lol
Olhando para a área entre os carris, cheias de óleo…
Metem cá em Portugal começam logo a gamar os paineis, isso é logo.
cá esse material vai evaporar
Breve o Planeta é um espelho.
É um belo esquema de sacar subsidios às camaras e regiões. Green washing do melhor. Investiguem e vão ver .
depois digam onde e quando: tenho um ‘primo’ que quer ir ‘ver’