Já conhece este “ar condicionado” que funciona sem eletricidade?
Sim, o verão está aí à porta e já não passamos sem o ar condicionado . À medida que as ondas de calor se tornam mais frequentes e intensas, surgem soluções cada vez mais criativas para arrefecer casas e espaços públicos sem aumentar o consumo energético. Uma das mais curiosas vem de França e recorre a uma tecnologia ancestral combinada com fabrico moderno em 3D.
Trata-se de um sistema de climatização passiva desenvolvido pelo estúdio francês Entreautre, que utiliza terracota impressa em 3D para produzir uma sensação de frescura sem recorrer a eletricidade.
Como funciona este climatizador?
O princípio é simples e conhecido há milhares de anos em regiões quentes de África, Médio Oriente e Ásia: o arrefecimento evaporativo.
Quando a água entra em contacto com uma superfície porosa, parte dessa água evapora-se. Durante esse processo, absorve calor do ambiente, reduzindo a temperatura do ar circundante. É exatamente o mesmo fenómeno que sentimos quando o suor evapora da pele.
No sistema criado pela Entreautre, a água circula através de uma complexa estrutura de terracota. À medida que o ar passa pelas superfícies húmidas, ocorre evaporação e o ar é naturalmente arrefecido.
Inspirado nos corais marinhos
O design do equipamento não foi escolhido ao acaso. Os criadores inspiraram-se nos recifes de coral, cuja geometria ramificada oferece uma enorme área de contacto com a água e o ar.
Graças à impressão 3D em cerâmica, foi possível criar um conjunto de canais, curvas e cavidades praticamente impossíveis de fabricar através de métodos tradicionais. Quanto maior for a superfície húmida exposta ao ar, mais eficiente se torna o processo de arrefecimento.
Terracota e impressão 3D: uma combinação sustentável
A terracota é um material natural, reciclável e de baixo impacto ambiental. Além disso, possui uma porosidade natural que favorece a retenção e evaporação da água.
Segundo os responsáveis pelo projeto, a utilização da impressão 3D permite explorar formas altamente complexas, maximizando o desempenho do sistema sem necessidade de compressores, gases refrigerantes ou consumos elétricos durante o funcionamento.
Pode substituir um ar condicionado tradicional?
Ainda não. O projeto continua numa fase experimental e não pretende competir diretamente com os sistemas de ar condicionado convencionais.
O objetivo passa antes por complementar soluções de climatização, especialmente em regiões onde o calor extremo e os elevados consumos energéticos representam um problema crescente.
Apesar das limitações, esta abordagem mostra como técnicas antigas podem ganhar uma nova vida através da tecnologia moderna. Numa altura em que o consumo energético associado à climatização continua a aumentar em todo o mundo, soluções passivas como esta poderão desempenhar um papel importante na adaptação às alterações climáticas.






















E deve alinhar os chakras também.
Este “climatizador” simplesmente não funciona. É apenas mais banha da cobra como as pulseiras “power balance”
Dr. facebook 😉 estás apenas a desvalorizar algo que desconheces. O arrefecimento evaporativo é uma técnica com milhares de anos, utilizada em várias regiões quentes do mundo muito antes de existir eletricidade. Não substitui um ar condicionado moderno, mas reduz efetivamente a temperatura do ar em determinadas condições.
Chamar-lhe “banha da cobra” não é um argumento técnico, é apenas uma opinião… e fraca, convenhamos. A física por trás deste sistema é a mesma que faz o suor arrefecer o corpo quando evapora. Funciona há séculos e continua a funcionar hoje.
Para ter algum efeito prático o sistema de arrefecimento evaporatico tem de ser construido em grande escala, não um porta chaves desses…LOL
Oh, sempre existiu, até a tecnologia (eletrónica) tomar conta. Não quer dizer que não funciona, mas hoje, como sistema único, pode ser pouco, mas pode ser complementar. Dito isto, tens de ler para perceber.
Ou seja, arranjaram maneira de vender uns evaporadores a preços malucos só porque são impressos em 3D… só não dizem que isto não resulta nada bem em zonas onde a humidade é elevada. Aqui na minha zona se calhar ainda dá é para retirar água do ar, e não o contrário.
Já existe ar condicionado, para o fresco, sem usar electricidade há séculos.
Chama-se leque.
Até já sinto os pés frios só de olhar para a fotografia.
Chamar “ar condicionado” ao arrefecimento evaporativo é uma ideia extremamente farfetched.
Isto funciona só em certas condições de humidade e temperatura, se estivermos num ambiente quente mas de humidade elevada não vai ajudar, antes pelo contrário. É física!
Certo . Se reparares, o “ar condicionado” está entre aspas. É mesmo porque, apesar de ser um modelo antigo, arcaico de refrigeração, como acontece com um sistema de ar condicionado, o princípio é outro. Não deixa de ser uma forma de refrigeração, tal como o ar condicionado, mas com um conceito diferente.