Europa quer mudar as inspeções automóveis: o que pode mudar para Portugal?
A União Europeia está a preparar uma revisão importante das regras das inspeções técnicas automóveis, com propostas que podem simplificar a vida dos condutores, reforçar a segurança rodoviária e adaptar as verificações aos carros mais modernos.
A principal novidade passa pela possibilidade de realizar a inspeção periódica obrigatória noutro Estado-membro da União Europeia, algo que atualmente não é permitido.
Se a proposta avançar, um veículo matriculado em Portugal poderá ser inspecionado, por exemplo, em Espanha, França ou Alemanha, sendo emitido um certificado europeu temporário válido durante vários meses. Esta mudança pretende facilitar a mobilidade dentro da UE, especialmente para quem vive, trabalha ou permanece longos períodos fora do país de matrícula.
Inspeções anuais para carros com mais de 10 anos? Afinal, não
Inicialmente, a Comissão Europeia sugeriu tornar obrigatória uma inspeção anual para veículos ligeiros com mais de 10 anos em todos os países da UE.
No entanto, essa proposta foi rejeitada pelos eurodeputados, que consideraram a medida excessiva e sem provas suficientes de impacto significativo na redução da sinistralidade.
Na prática, para Portugal, esta rejeição pouco altera, já que os automóveis ligeiros portugueses já passam por inspeções anuais a partir dos oito anos de idade.
Mais tecnologia e mais exigência...
Outra mudança relevante é a intenção de incluir novos critérios técnicos nas inspeções:
- Verificação de sistemas avançados de segurança, como travagem automática de emergência;
- Avaliação de airbags e outros sistemas eletrónicos;
- Possível medição de partículas finas e emissões de óxidos de azoto;
- Reforço no controlo de quilometragem para combater fraudes em conta-quilómetros.
Estas medidas refletem a evolução tecnológica dos automóveis e o foco crescente da UE na segurança e sustentabilidade.
E em Portugal?
Além das possíveis mudanças europeias, Portugal já introduziu novas regras em 2026, incluindo maior controlo sobre recalls pendentes, podendo veículos com campanhas de recolha não resolvidas reprovar na inspeção.
Ainda não existem alterações definitivas, uma vez que as propostas seguem agora para negociações entre Parlamento Europeu, Comissão e Estados-membros. No entanto, tudo indica que o futuro das inspeções será:
- Mais flexível em termos geográficos;
- Mais tecnológico;
- Mais focado na segurança ativa;
- E potencialmente mais rigoroso.
Para os condutores portugueses, as mudanças podem significar menos burocracia em contexto europeu, mas também inspeções cada vez mais completas.




















Cheira-me a mais um esquema crapuloso dos parasitas de Bruxelas para obrigar o pessoal a deitar o carro fora e levar o guito de bandeja aos sem vergonhas do lobby automóvel. Fazer a folha à classe média e a todos os mais de 90% de baixo, sabendo perfeitamente que para eles todos sobra menos de 1/3 da riqueza nacional. É sair já da internacional capitalista neoliberal. Pela arma do voto ou pelo voto das armas.
Nesse caso só ficam pior, já que depois compram menos carros.
Eles acham que obrigando as pessoas a substituir os carros vão vender mais.
Se isso significar que deixo de levar com ibizas fumarentos é top…
Ora aí está, isso é que era!
Não percebo como é que “as ibizas” fumarentas (e outros azeiteiros) passam nas IPO. Aliás até sei, mas não interessa.
é porque percebes pouco da vida 🙂
Alguns não chegam lá a ir e têm inspeção.
Cheira-me que não leu a noticia.
Isso dá muito trabalho, sem falar que ler é coisa de capitalista.
Há uma solução para ti: Vender o carro e utilizar transporte publico.
Querem-nos proibir de andar de carro.
Desde a eliminação de estacionamento nas cidades, ruas cortadas, leis que aumentam o preço dos carros e combustíveis, regras mais apertadas nas inspeções.
Juntando tudo, fica claro que nos querem a pé e a pedir.
Portugal já aplica a maior parte das alterações propostas pela UE, logo o que está a dizer não faz muito sentido.
E motociclos, bicicletas, trotinetes? Muitos andam a cair aos bocados!
E esses motociclos, bicicletas, e trotinetes dietam fumos ? E esses bocados!deles caem cima dos outros utentes das vias?
na verdade deveriam era inspecionar as estradas todos os anos… Porque os carros podem estar aptos a circular nas estradas, porem existem muitas estradas que não estão aptas para os carros circularem. Nesse sentido a segurança ja não é importante?
Muito bem dito.
Nem mais. Foi em cheio.
Se eu não tivesse tão longe do trabalho, investia numa trotineta, compensava bastante…
Até 15 kms a trotinete cobre perfeitamente. Mais distância pode ir guardada no comboio dentro de uma bolsa.
O meu carro com 23 anos acabou de passar na inspecção com os amortecedores traseiros completamente estafados. Apontaram que os batentes estavam deteriorados e tinham de ser substituídos. Quando os substituí o carro passou a andar aos saltinhos porque estava sempre a bater nos batentes, fui ver os amortecedores e reparei que não estavam a fazer nada, só as molas estavam a mascarar os cansados amortecedores. Acabei por mudá-los, claro, mas na inspecção só olharam para os batentes, ou seja, só para o ano é que me iam dizer que os batentes estavam estragados outra vez e siga.
Eu queria que tivesse chumbado pelos amortecedores também, mas como me disse o inspecionador na reinspeção, a máquina não acusou nada.
Agora temos também de falar dos carros que andam por aí a queimar mal. Precisamos que qualquer polícia possa pedir uma inspeção ás emissões apenas com um vídeo da fumarada que sai do escape.
Só falta dizer para deixarmos o carro e levantarmos umas horas depois.
Realizar a inspeção periódica obrigatória noutro Estado-membro da União Europeia é possivel, mas só é valido nesse estado.
Mais dinheiro a pagar pela inspeção do carro. Só faltou dizer isso…
Pois, mais máquinas, mais tecnologia, maior investimento dos IPO levamos por tabela … é certinho.
Que cambada.
Podiam era criar um sistema que enviasse um SMS quando as inspeções se aproximarem para as pessoas caso se esqueçam não engordem os cofres do estado como eu. Vinha muito calminho num carro com 4 anos e 1 mês, que praticamente não sai da garagem por teletrabalho, tem 12.000Km, está novo. Um carro da PSP só liga as sirenes e lá me mandou encostar …. amigo não tem a inspeção. A nossa fantástica câmera e base de dados disse-nos que consigo iamos faturar 250Eur fáceis ….. uma corja. Andamos neste país a alimentar uma corja.
Tratei de reclamar, vou aguardar pelos dois anos da praxe, cartinha registada com aviso de receção foi para a pilha. Findos os dois anos solicito devolução do pagamento, caso não receba resposta. Embora tenha ouvido que o novo Min AI estava para extender estes prazos, mais uma forma de não perderem os valores da caça à multa. Enfim …. ter um carro é um verdadeiro luxo e isto gira tudo em torno dos lobbies. Com teletrabalho (para quem pode obviamente) haveria menos carros, menos poluição, menos gastos de combustível, menos stress, menos horas enfiado em filas mas …… haveria menos multas, menos impostos pagos em combustível, menos restaurantes a faturar por comida duvidosa, menos imposto de circulação a pagar, menos necessidade de arrendamentos a peso de ouro perto das grandes cidades. Os lobbies privados e públicos é que gerem a nossa vida.
Só paga mais quem quer! Pode fazer a IPO até três meses antes do final do prazo!!!
E agora, uma possível solução para o esquecimento: Agenda do telemóvel.
Veja lá que até dá para que o lembrete apareça todos os anos…coisas da tecnologia!
Eu fui à inspecção como meu carro foi reprovado porque o sensor do air bag acende ora apaga na quele momento estava acesso isso viram mas o veio de transmissão que pode por em risco a condução nao viram isto é mais um motivo para chupar uns cobres e todos os anos
Eu fui à inspecção como meu carro foi reprovado porque o sensor do air bag acende ora apaga na quele momento estava acesso isso viram mas o veio de transmissão que pode por em risco a condução nao viram isto é mais um motivo para chupar uns cobres e todos os anos
Fui à inspecção este mês. O meu carro com 17 anos e 94.000 está impecável. Cuido bem dele fazendo todas as revisões e trocas que forem necessárias. Ando pouco, e este, por enquanto serve perfeitamente. Pensei em trocar, mas para quê? Além disso, ando com imensas dúvidas sobre que tecnologia adoptar. Gostava de ser mais ecológico, mas ecológico a sério. Por enquanto não temos nada disso.
Temos sim senhor: Andar a pé.
Fui á inspeção e meu carro com apenas 20 mil km e impecável de tudo, chumbou porque não tinha um autocolante colado na porta, eles disseram que esse autocolante é necessário e tive que ir a um concessionário da marca e paguei 135€ pelo autocolante, em seguida esperei 2 meses que o mesmo chegasse e sem poder andar com o carro, quando chegou fui imediatamente a esse concessionário oficial para me colarem o dito cujo e deram-me uma declaração para levar a uma inspeção especial, que se chama nspeção B(paguei 44€)e o carro foi finalmente aprovado, mas agora tenho que ir ao IMT pagar mais 50€ para mudar o livrete porque a lei portuguesa obriga a mudar o livrete se algo original tiver que ser substituído(incluindo o autocolante), o meu carro vem de fábrica com o número de chassis gravado no parabrisas e também debaixo do banco, dá para ver que é o mesmo carro que consta no DUA(livrete) mas eles implicaram com um autocolante, resultado: 3 meses sem poder conduzir o carro, e gastos desnecessários, tudo por culpa de um autocolante com 8cm de largura e 5 de comprimento… Tenham muito cuidado com isso, chama-se chapa do construtor mas na verdade é um autocolante, é uma forma de encher os bolsos ao estado português…
Todos os automóveis ligeiros portugueses já passam por inspeções anuais a partir dos oito anos de idade… irrelevante para Portugal!