PplWare Mobile

Combustíveis com preços “loucos”! Saiba onde atestar o depósito mais barato

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Max says:

    “Os futuros do petróleo Brent subiram acima de US$ 113 por barril na segunda-feira, no caminho para seu o valor de fecho mais alto desde meados de 2022 [vê-se pondo o gráfico em 5Y], enquanto os investidores avaliavam o ultimato de Trump instando o Irão a reabrir o Estreito de Ormuz. No sábado, Trump alertou que “obliteraria” as principais centrais de energia iranianas se não fosse reaberto para o transporte até o final da segunda-feira. Em resposta, Teerão disse que teria como alvo ativos dos EUA e Israel em toda a região, incluindo energia, tecnologia da informação e infraestrutura de dessalinização, se as suas próprias instalações de energia fossem atingidas. (…) Os preços do petróleo aumentaram cerca de 50% desde o início da guerra no Irão, já que o conflito não mostra sinais de flexibilização, fechando efetivamente Ormuz e reduzindo drasticamente a produção de petróleo do Médio Oriente. Uma libertação coordenada de reservas estratégicas e os esforços dos EUA para facilitar a venda de petróleo russo e iraniano até agora não conseguiram conter a sua subida rápida e sustentada”.
    Vai-se ter que baixar bastante a receita do estado e gastar muito dinheiro em apoios para procurar diminuir os efeitos, tal como em 2022, mas pode ser bem pior. Em Espanha o governo lançou uma “basooka” com um custo estimado de 5 mil milhões de euros.
    https://tradingeconomics.com/commodity/brent-crude-oil

    • Yamahia says:

      Pois …pois…
      https ://www.rtp.pt/noticias/economia/preco-dos-combustiveis-sobe-em-portugal-e-baixa-em-espanha_v1728467

      • Max says:

        Pois, se em Espanha ainda não tinham tomado qualquer medida para baixar o preço – em Portugal o gasóleo já estava mais barato que em Espanha – é natural que baixe esta 2ª Fª.

    • Yamahia says:

      “…Espanha o governo lançou uma “basooka” com um custo estimado de 5 mil milhões de euros. …”
      E em PT , com a quarta parte das pessoas, são “basookas” de 3,3 mil milhões para a electricidade todos os anos.

  2. SrBla says:

    Estou para ver se algum dia o diesel vai voltar a ser mais barato (ou menos caro :P) que a gasolina…

    • Grunho says:

      Se os fachos, ou seja a direita reacionária, continuarem no governo, provavelmente que sim. Obrigam os consumidores de gasolina a subsidiar fiscalmente o gasóleo com 40 cêntimos de imposto fixo a mais em vez de 20, para beneficiar a burguesia exploradora à custa do proletariado e classe média. É assim que eles funcionam.

  3. guilherme says:

    Agradeçam ao maluco do Trump e ao genocida Bibi.

  4. Yamahia says:

    Em Espanha baixou bastante. É a diferença entre um governo q se preocupa com as pessoas e com a economia e um governo que apenas vê mobilidade elektra à frente.

  5. VAOpoK says:

    O Mustang bebe na mesma!

  6. Realista says:

    Quando for possível produzir petróleo em casa esses tipos dos elétricos vão deixar de ficar-se a rir…

    • Max says:

      Exatamente … Um trator agrícola de grande porte, com um depósito de 500 L, enchê-lo, a cada 2 dias pelo menos, aumentou 150€.
      Quando for possível ter tratores com motor elétrico, nem se vai notar a subida do preço do petróleo no preço dos alimentos.

      • Toni da Adega says:

        Ainda esta semana vi mais 2 tratores elétricos…

      • Realista says:

        – https ://agriculture.newholland.com/pt-pt/europe/produtos/tractores-agricolas/t4-electric-power

        – https ://www.fendt.com/int/agricultural-machinery/fendt-e-tractors

        – https ://www.agriexpo.online/pt/prod/advanced-tractors-zshx-beijing-zhishenhexing-technology-co-ltd/product-194575-182521.html

        Quando for possível produzir petróleo em casa esses tipos dos elétricos vão deixar de se rir…

        • Mário says:

          Realista…. arranja-me maneira de carregar uma máquina dessas no meio do campo, em plena campanha de arroz ou milho por exemplo. E sim, muitas vezes as maquinas ficam nos campos e não voltam a casa.
          Ou mesmo na colheita da silagem, são horas e horas a transportar produto para armazenar, muitas vezes sem paragens, achas que é viável andar a recarregar tratores? As refeições são muitas vezes pausas de 15 minutos.
          Mas já vi que és menino da cidade e que cenas do campo são de mais para ti.

        • Max says:

          Fui ver qual era a potência do teus tratorzico: 48 KW
          Um trator dos grandes, a diesel, anda entre os 150 kW e os 240 450 kW.

          • Max says:

            Um trator dos grandes, a diesel, anda entre os 150 kW e os 240 kW (e os de lagarta 450 kW, perto de 10x o tratorzito).

          • Toni da Adega says:

            Como qualquer produto, Existem de todas as potencias e para todas as necessidades. Qual é a potencia que precisas?

          • Max says:

            Um trator dos grandes, para substituir um a gasóleo. De 240 kW de potência. E que possa trabalhar o mesmo número de horas, pelo menos 12H seguidas.

  7. PorcoDoPunjab says:

    O trânsito continua igual.
    Tem que subir bem mais para eu poder acelerar como deve de ser.
    O meu carro precisa de espaço para lançar os cavalos.

  8. Diana says:

    Não me interessa, coloco sempre 20 euros

  9. Yamahia says:

    Enquanto não acabarem com os tapetes voadores versão séc XXI isto não vai melhorar. Até pq a esmagadora maioria são elektros, pode confirmar-se pelos turbantes. E o gov alucinado já disse que vai estabelecer tectos máximos para o kWh com recurso ao filão das taxas aplicadas aos combustíveis imprescindíveis para abastecer os mercados de bens de 1ª necessidade.

  10. há cada gajo says:

    PAra os km que faço neste momento, dá para fazer gestão de custos com uso do cartão continente. Resultado, depois das ultimas subidas ainda só meti gasóleo 1 unica vez ao preço de 1,34€ /litro.

  11. JL says:

    “dril baby dril”

  12. Max says:

    Afinal, que efeito no preço dos combustíveis teve a bazooka em Espanha (com efeito a 22 de março) comparado com a medida tomada em Portugal de manter o valor dos impostos sobre os combustíveis (ISP+IVA) igual ao da semana de 2 a 6 de março (com efeito a partir de 9 de março).
    Para isso indico a) o preço médio da gasólelo e da gasolina nos dias 27 de fevereiro (antes da guerra), 21 de março, (antes da bazooka em Espanha) e no dia 23de março, 2ª Fª (quando já atuou a bazooka em Espanha e foi feito o ajustamento semanal do preço ep Portugal, e b) a diferença entre Portugal e Espanha nesses dias:

    a) Preços por litro
    PORTUGAL
    Combustível 27/02: 21/03; 23/03; Δ valor ; Δ %
    – Gasóleo 1,508€ 1,.924€ 2,046 € +0,538€ +35,7% desde o início da guerra subiu 53,8cêntimos (35,7%)
    – Gasolina 1,684€ 1,854€ 1,922€ + 0238€ +0,238€ +14,1% desde o início da guerra subiu 23,8 cêntimos (14,1%)
    ESPANHA
    Combustível 27/02: 21/03; 23/03; Δ valor ; Δ %
    – Gasóleo 1,435€ 1,.942€ 21,77€ +0,337€ +22,5% desde o início da guerra subiu 33,7 cêntimos (22,5%)
    – Gasolina 1,478€ 1,796€ 1,585€ +0238€ +0,17€ +17,2% desde o início da guerra subiu 23,88 ccêntimos (14,1%)

    b) Diferença PORTUGAL-ESPANHA
    Combustível 27/02: 21/03; 23/03; Δ valor
    – Gasóleo +0,073€ -0,018€ +27,4€ +0,201€,
    – Gasolina +0,206€ +0,058€ +37,7€ +0.17€
    Em Portugal o gasóleo custa mais 27,4 cêntimos que em Espanha (custava mais 7,3 cêntimos antes da guerra, aumentou mais 20,1 cêntimos que em Espanha)
    Em Portugal a gasolina custa mais 33,7 cêntimos que em Espanha (custava mais 20,6 cêntimos antes da guerra, aumentou mais 13,1 cêntimos que em Espanha)
    Fontes: Portugal DGEG, Espanha, gráfico onde se vê bem o impacto da bazooka https://www.elperiodico.com/es/economia/20260324/precio-gasolina-diesel-hoy-24-marzo-dv-128339152

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.