Combustíveis com preços “loucos”! Saiba onde atestar o depósito mais barato
Mais uma segunda-feira e mais uma enorme subida do preço dos combustíveis. Os preços voltaram a disparar e, mais uma vez, de forma bem agressiva. Afinal qunato subiu o gasóleo e a gasolina?
De acordo com as informações mais recentes, o gasóleo aumentou 12 cêntimos e a gasolina cerca de oito cêntimos. Estes são valores pesados para a carteira dos portugueses que têm de pagar mais 20 euros para atestar um depósito.
De acordo com o Ministério das Finanças, as taxas do imposto sobre os combustíveis baixaram, com um desconto extraordinário de 2,6 cêntimos por litro sobre o gasóleo e de 1,4 cêntimos sobre a gasolina. Contas feitas, tendo em conta o IVA, o desconto efetivo será de 3,2 cêntimos no gasóleo e de 1,7 cêntimos na gasolina.
Em que posto de combustível os preços são mais baixos?
Por forma a permitir a disponibilização ao público dos preços dos combustíveis praticados nos postos de abastecimento, e que o seu conhecimento possa constituir um fator de ponderação na opção do consumidor e, deste modo, dinamizar também a concorrência, foi criado o Portal Preços dos Combustíveis Online.
Além dos preços, disponibiliza-se, igualmente, informação sobre a localização, horário de funcionamento e serviços existentes em cada posto de abastecimento.
Este portal permite ainda apurar, diariamente e para cada combustível comercializado, os preços médios.




















“Os futuros do petróleo Brent subiram acima de US$ 113 por barril na segunda-feira, no caminho para seu o valor de fecho mais alto desde meados de 2022 [vê-se pondo o gráfico em 5Y], enquanto os investidores avaliavam o ultimato de Trump instando o Irão a reabrir o Estreito de Ormuz. No sábado, Trump alertou que “obliteraria” as principais centrais de energia iranianas se não fosse reaberto para o transporte até o final da segunda-feira. Em resposta, Teerão disse que teria como alvo ativos dos EUA e Israel em toda a região, incluindo energia, tecnologia da informação e infraestrutura de dessalinização, se as suas próprias instalações de energia fossem atingidas. (…) Os preços do petróleo aumentaram cerca de 50% desde o início da guerra no Irão, já que o conflito não mostra sinais de flexibilização, fechando efetivamente Ormuz e reduzindo drasticamente a produção de petróleo do Médio Oriente. Uma libertação coordenada de reservas estratégicas e os esforços dos EUA para facilitar a venda de petróleo russo e iraniano até agora não conseguiram conter a sua subida rápida e sustentada”.
Vai-se ter que baixar bastante a receita do estado e gastar muito dinheiro em apoios para procurar diminuir os efeitos, tal como em 2022, mas pode ser bem pior. Em Espanha o governo lançou uma “basooka” com um custo estimado de 5 mil milhões de euros.
https://tradingeconomics.com/commodity/brent-crude-oil
Pois …pois…
https ://www.rtp.pt/noticias/economia/preco-dos-combustiveis-sobe-em-portugal-e-baixa-em-espanha_v1728467
Pois, se em Espanha ainda não tinham tomado qualquer medida para baixar o preço – em Portugal o gasóleo já estava mais barato que em Espanha – é natural que baixe esta 2ª Fª.
“…Espanha o governo lançou uma “basooka” com um custo estimado de 5 mil milhões de euros. …”
E em PT , com a quarta parte das pessoas, são “basookas” de 3,3 mil milhões para a electricidade todos os anos.
Estou para ver se algum dia o diesel vai voltar a ser mais barato (ou menos caro :P) que a gasolina…
Se os fachos, ou seja a direita reacionária, continuarem no governo, provavelmente que sim. Obrigam os consumidores de gasolina a subsidiar fiscalmente o gasóleo com 40 cêntimos de imposto fixo a mais em vez de 20, para beneficiar a burguesia exploradora à custa do proletariado e classe média. É assim que eles funcionam.
Agradeçam ao maluco do Trump e ao genocida Bibi.
Em Espanha baixou bastante. É a diferença entre um governo q se preocupa com as pessoas e com a economia e um governo que apenas vê mobilidade elektra à frente.
Tá descansado que o corte no iva dos combustiveis é compensado noutro sitio qualquer 😀
um governo nunca fica a perder dinheiro, é como os casinos
Facilmente compensado com a interrupção de subvenções ao lobby elektro.
O governo mais que corrupto de Sánchez é um governo que se preocupa com as pessoas. Big lol.
Nem a esposa dele resistiu a juntar-se ao regabofe que por lá vai.
Em ES, a Rivera é q manobra o lobby Elektro.
https://citizensclimatelobby.org/es/
Teve azar, acabou-se a xuxa.
Contaminar não deve ser grátis, solução, baixar o IVA. Loool
NOP, IVA+ redução do “impuesto de hidrocarburos” fica apenas no mínimo exigido pela UE. Quanto ao lobby elektro em Espanha, presidido pela Rivera, vai ter de esperar por melhores dias pq a corda já partiu, como lhe disse aqui há uns dias.
Claro que, se a situação se complicar ainda mais, a UE não terá outro remédio senão aligeirar o imposto mínimo sobre os hidrocarbonetos.
Ah afinal não existe lobby, ok.
https://youtu.be/w59Yp8087V0?si=q15RbpykZ-bKxpSO
O professor é q os topa.
Exato, o preço atual dos combustíveis tem tudo a ver com o lobby climático. Loooool
Claro q têm e ficou patente q nem em tempos de crise abdicam do saque a favor dos elektros.
@Yamahia tens que ser honesto tempos de crise causado pelos Elektros.
Então e nos outros países onde não há lobby climático e os combustíveis aumentam ? é devido a quê ?
Não é melhor dizer a verdade ?
Qual? Consegue ver algum país onde se assista à mesma pouca vergonha que há em Portugal? Nem na UE lunática, quanto mais!
Em Espanha o gasóleo e a gasolina tinham subido mais que em Portugal. O preço médio do gasóleo em Portugal até já estava mais baixo em Portugal. Baixou quanto em Espanha?
É a diferença entre um governo socialista e um democrata, o socialista deixa a conta para depois outros pagarem.
Só se forem as contas dos devaneios elektros. Acho bem q os outros paguem.
Andam durante decadas a fazer Guerras, e a malta que elektros é que são os safados
Paguem como os outros, é só o que se pede. Não achas justo?
Que eu saiba, Todos pagam factura de electricidade. Excepto os que produzem em casa, pouco pagam e alguns até recebem no final do mes 😀
Em PT, quem tem autoconsumo chega a pagar mais de 1 € por kWh. Quem não tem beneficia de subsídios na ordem dos 3,3 mil milhões de euros por ano.
Então mas você decida-se, ou pagam ou não.
E quantos milhões foram de subsídios aos combustíveis ?
O curioso é que ambos beneficiam desses subsidios.
Pagam 1€ por kWh a quem? Passam o dia com o AC ligado e conta não aumenta.
já pagámos mais de 8 mil milhões de euros incluindo juros com défices tarifários. Isto para o JL não interessa porque diz respeito aos amigos dele! Aos lobbys que ele diz que não existe.
Dos combustiveis, não se pode dizer que baixar um imposto seja subsidio. Apenas se pode traduzir, teoricamente, em menos receita, o que não é o caso. Pela mesma ordem de ideias, quando o governo baixa os escalões estão a subsidiar?
@Toni, um dia dei-me ao trabalho de fazer as contas
https://pplware.sapo.pt/motores/restricoes-da-china-sobre-as-terras-raras-podem-paralisar-as-fabricas-da-ue-em-breve/comment-page-1/#comment-3686508
Mais concretamente 1,129€ por kWh
Que Contas da treta. Maioria do pessoal mete painel em meia dúzia de anos está pago e o resto é lucro.
Um dia que tenhas electricidade em casa faz as contas
Portanto baixar imposto para reduzir custo não é subsídio, mas baixar o custo da electricidade é subsídio. Boa, entendi perfeitamente. Loool
Então se há menos receita vão criar um défice ? Ou estou errado ?
Que contas são essas ? diga lá ?
Oh sim. Cá a IL diz que temos que descer os impostos dos combustíveis. Aqueles que alegam menos Estado em tudo. E o Estado é que tem que fazer o favor?
A questão é que com menos IVA em Espanha ainda vai acabar por ter a mesma ou mais receita.
Se soubessem que não há governos socialistas…. Engraçado que criticam o socialismo mas quando lhes apresentam o liberalismo começam a chorar.
Eu não critiquei o socialismo, só disse algo que acontece com frequência com o socialismo.
Já agora Mário, parece que o Land Cruiser que se vendia rápido ainda lá está.
Olhe que não olhe que não.
E um tesla perda total? Ainda não vi nenhum á venda.
Eu vi, tanto que comprei um.
Olhe que não, mas ele está lá, já procurou ?
Estranho que não fala da microprodução fotovoltaica que começou a 650€ / MWh e terminou nos 220€ / MWh (ainda cnheço um contrato destes). Isto não era subsidiar… não, nada disso. Era o preço de mercado. ainda me lembro de pagar a 10€ o kilobato!
Eu disse que não era subsidiar ? Onde ?
O Mustang bebe na mesma!
Água, e poupa.
A poupa tanto poupou que fez um ninho de trampa.
Quando for possível produzir petróleo em casa esses tipos dos elétricos vão deixar de ficar-se a rir…
Exatamente … Um trator agrícola de grande porte, com um depósito de 500 L, enchê-lo, a cada 2 dias pelo menos, aumentou 150€.
Quando for possível ter tratores com motor elétrico, nem se vai notar a subida do preço do petróleo no preço dos alimentos.
Ainda esta semana vi mais 2 tratores elétricos…
Viste um trator ou um tratorzico?
– https ://agriculture.newholland.com/pt-pt/europe/produtos/tractores-agricolas/t4-electric-power
– https ://www.fendt.com/int/agricultural-machinery/fendt-e-tractors
– https ://www.agriexpo.online/pt/prod/advanced-tractors-zshx-beijing-zhishenhexing-technology-co-ltd/product-194575-182521.html
Quando for possível produzir petróleo em casa esses tipos dos elétricos vão deixar de se rir…
Realista…. arranja-me maneira de carregar uma máquina dessas no meio do campo, em plena campanha de arroz ou milho por exemplo. E sim, muitas vezes as maquinas ficam nos campos e não voltam a casa.
Ou mesmo na colheita da silagem, são horas e horas a transportar produto para armazenar, muitas vezes sem paragens, achas que é viável andar a recarregar tratores? As refeições são muitas vezes pausas de 15 minutos.
Mas já vi que és menino da cidade e que cenas do campo são de mais para ti.
Fui ver qual era a potência do teus tratorzico: 48 KW
Um trator dos grandes, a diesel, anda entre os 150 kW e os 240 450 kW.
Um trator dos grandes, a diesel, anda entre os 150 kW e os 240 kW (e os de lagarta 450 kW, perto de 10x o tratorzito).
Como qualquer produto, Existem de todas as potencias e para todas as necessidades. Qual é a potencia que precisas?
Um trator dos grandes, para substituir um a gasóleo. De 240 kW de potência. E que possa trabalhar o mesmo número de horas, pelo menos 12H seguidas.
O trânsito continua igual.
Tem que subir bem mais para eu poder acelerar como deve de ser.
O meu carro precisa de espaço para lançar os cavalos.
Tem calma Paul Walker! ainda tens azar e espalhas cheiro a bacon frito!
Gringo, PorcoDoPunjab já pilota automóveis há mais de 30 anos.
Nunca tive um acidente em que o culpado fosse eu…
Não me interessa, coloco sempre 20 euros
Maravilha!!! a ti não te enganam 🙂
Enquanto não acabarem com os tapetes voadores versão séc XXI isto não vai melhorar. Até pq a esmagadora maioria são elektros, pode confirmar-se pelos turbantes. E o gov alucinado já disse que vai estabelecer tectos máximos para o kWh com recurso ao filão das taxas aplicadas aos combustíveis imprescindíveis para abastecer os mercados de bens de 1ª necessidade.
O que vale é que um gerador a funcionar 24/24 horas consegue fornecer eletricidade para abastecer esses mercados de bens de 1º necessidade.
Aliás esses bens de primeira necessidade conservam-se com eletricidade de geradores.
Portanto tens razão sim senhor, o “pitroil” é essencial.
Deixo um repto, vais ao supermercado e deixas de consumir todo e qualquer produto que no seu ciclo de vida desde o produtor até ao consumidor não usou 1 mililitro de petróleo.
Sabes que a carne também não nasce na prateleira do supermercado.
+1 Se é para usar petróleo é para usar a 100% ou 0% fora isso não faz sentido
E se não usar eletricidade, o que chega ao supermercado ? NADA.
Bens de primeira necessidade não precisam de frio, desde feijão, arroz, massa, batatas e pão, passando por bacalhau, ovos, atum e outras conservas, até azeite, leite, cebolas, fruta e muitos outros produtos essenciais.
E houve um tempo que ainda se podia ir à caça mas os os espelhos e as ventoinhas deram cabo dela. Resta-nos a pesca, falta saber até quando pq o lobby não se cala com as offshores!
Mas caça ainda existe, desde que pague.
Vc. anda muito esquecido.
https://www.reddit.com/r/autotldr/comments/ki4x5s/540_animals_were_killed_by_16_hunters_in_portugal
Caça existe? Só se for de aviário!
Já agora:
https://www.rtp.pt/play/p12768/e759837/linha-da-frente
Eu disse que existe;
https://diariodarepublica.pt/dr/legislacao-consolidada/portaria/2024-898587583
Esses iam morrer de qualquer maneira, é zona de caça.
Qual é o problema com a caça e as ventoinhas?
E a Pesca até aumentava com as offshores mais abrigo e zona reprodutiva.
O peixe foge do barulho das ventoinhas. Já está mais que provado.
Por isso não avançou (ainda) em Matosinhos e Viana
https://www.rtp.pt/noticias/economia/pescadores-revoltados-exigem-respeito-e-dialogo-sobre-eolicas-offshore_n1472170
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0141113625000340?via%3Dihub#bib66
“Turbine foundations in both wind farms had larger haddock aggregated close to them, with a small increase in flatfish size close to turbines compared to outside wind farm reference sites.’
“Beatrice wind farm turbine foundations had on average ∼2.9 times more haddock and ∼2.5 times more flatfish biomass close to them compared to reference sites, and Moray East turbines had ∼2 times more haddock biomass”
Lá vem a ladainha elektra, comparar construções na orla marítima tanto na fase da edificação como na fase da produção sempre a vibrar, com barcos afundados em alto mar fundeados há séculos em profundo silêncio pode dar jeito mas é para enganar tolos.
Depois há o detalhe que convenientemente esquecem é que nas zonas dos parques, muitas vezes a pesca fica limitada ou proibida. Ou seja, até pode haver peixe, mas as redes não entram. E quando entram, arriscam-se a ficar presas em cabos e estruturas.
E peixes de fundo tipo peixe espada preto, cherne …não se apanham tradicionalmente junto à orla marítima portanto se fugirem no todo ou parte para junto das offshores significa q haverá menos deponibolidade em alto mar onde poderiam ser capturados. Se efectivamente se deslocarem para junto dos parques, não poderão ser capturados. Simples assim?
Então até dou de barato que peixes de fundo, desses alguns até podem aproximar-se para aproveitar alguma estrutura e abrigo, mas não é aí que está o grosso da pesca. A maioria das espécies em PT com interesse comercial anda mais à superfície , tipo sardinha, carapau, robalo ou sargo, etc Esses não vão ficar ali encostados a turbinas a levar com o barulho das pás.
Depois para os ir pescar
obriga a gastar gastar mais gasóleo e tempo
Quem paga o prejuízo?
Olha lá na NO offshores em zonas de pesca não entram. Mais uma vez, eles são louros mas não são parvos.
Há paises da Europa que já estao a introduzir racionamento de combustiveis. Não achas que deviam primeiro banir os elektros. Poupava-se logo bastante gasoleo e gasolina
https://pplware.sapo.pt/motores/preco-do-brent-cai-mais-de-9-apos-anuncio-de-trump-sobre-conversacoes-com-o-irao/comment-page-1/#comment-3904072
fonte: Yamahia 😀
Adoro a teoria se tivermos mais veiculos a combustao nas estradas de portugal, reduzimos o consumo de petroleo
Isto é um problema global, não é de Portugal. O petróleo de Portugal nem sequer passa por Ormuz.
Em Portugal o q se verifica é q quem paga os aumentos do gás (muito superior ao do petróleo) usado na produção de electricidade, é mais uma vez a carga de impostos desproporcionados sobre os combustíveis terrestres.
PAra os km que faço neste momento, dá para fazer gestão de custos com uso do cartão continente. Resultado, depois das ultimas subidas ainda só meti gasóleo 1 unica vez ao preço de 1,34€ /litro.
Então comprou um diesel só pelo barulho e vibração.
E pagar os subsídios da energia. As famosas FiT
Você em que pais vive?
Ja não vejo esse preço á tempos
So se fosse a Espanha
É com descontos do continente, ele disse.
“dril baby dril”
Afinal, que efeito no preço dos combustíveis teve a bazooka em Espanha (com efeito a 22 de março) comparado com a medida tomada em Portugal de manter o valor dos impostos sobre os combustíveis (ISP+IVA) igual ao da semana de 2 a 6 de março (com efeito a partir de 9 de março).
Para isso indico a) o preço médio da gasólelo e da gasolina nos dias 27 de fevereiro (antes da guerra), 21 de março, (antes da bazooka em Espanha) e no dia 23de março, 2ª Fª (quando já atuou a bazooka em Espanha e foi feito o ajustamento semanal do preço ep Portugal, e b) a diferença entre Portugal e Espanha nesses dias:
a) Preços por litro
PORTUGAL
Combustível 27/02: 21/03; 23/03; Δ valor ; Δ %
– Gasóleo 1,508€ 1,.924€ 2,046 € +0,538€ +35,7% desde o início da guerra subiu 53,8cêntimos (35,7%)
– Gasolina 1,684€ 1,854€ 1,922€ + 0238€ +0,238€ +14,1% desde o início da guerra subiu 23,8 cêntimos (14,1%)
ESPANHA
Combustível 27/02: 21/03; 23/03; Δ valor ; Δ %
– Gasóleo 1,435€ 1,.942€ 21,77€ +0,337€ +22,5% desde o início da guerra subiu 33,7 cêntimos (22,5%)
– Gasolina 1,478€ 1,796€ 1,585€ +0238€ +0,17€ +17,2% desde o início da guerra subiu 23,88 ccêntimos (14,1%)
b) Diferença PORTUGAL-ESPANHA
Combustível 27/02: 21/03; 23/03; Δ valor
– Gasóleo +0,073€ -0,018€ +27,4€ +0,201€,
– Gasolina +0,206€ +0,058€ +37,7€ +0.17€
Em Portugal o gasóleo custa mais 27,4 cêntimos que em Espanha (custava mais 7,3 cêntimos antes da guerra, aumentou mais 20,1 cêntimos que em Espanha)
Em Portugal a gasolina custa mais 33,7 cêntimos que em Espanha (custava mais 20,6 cêntimos antes da guerra, aumentou mais 13,1 cêntimos que em Espanha)
Fontes: Portugal DGEG, Espanha, gráfico onde se vê bem o impacto da bazooka https://www.elperiodico.com/es/economia/20260324/precio-gasolina-diesel-hoy-24-marzo-dv-128339152