PplWare Mobile

Portugal: jovem rouba equipamento da NATO para espionagem

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Zé Fonseca A. says:

    Não ia valer de nada, o iPad não contém dados sensíveis e o pc necessita de uma yubikey para aceder.. mas só pelo facto de querer vender os equipamentos numa embaixada percebe-se que inteligência não era o forte do moço

    • Condutor do Meio says:

      Fico espantado com a quantidade de diferentes assuntos em que o Sr. fala com 100% de certeza

      • Zé Fonseca A. says:

        Não devias ficar espantado, sou o maior.

      • Zé Fonseca A. says:

        É informação pública, DoD também usa, também é público.
        É a minha aérea de trabalho, todas as equipas na minha empresa com acessos privilegiados não faz nada sem yubikeys, é quase um standard nos dias de hoje.
        Vou tentar estar menos informado para não te sentires mal por saber tanta coisa, longe de mim querer menosprezar pessoas sem factor G

        • Pedro António says:

          Ahahah… Essa é boa. Não encontro em ti nenhum fator G, nem nenhum fator S, só deves ter mesmo é o fator B… aproveita, conheço uma exploração onde isso dá subsídio….

        • Quim says:

          E o ipad não tem nada de interesse porque não devia ter nada de interesse, ou tiveste-o na tua posse e confirmaste? Não tens noção de como são as pessoas, é que não faltam exemplos de incompetência e incomprimento mesmo em altos cargos, isto não é um iphone ou neste caso um ipad qualquer, pode sempre haver alguma coisa de interesse nesses equipamentos.

          • Zé Fonseca A. says:

            porque sei as medidas de segurança usadas, usam um sistema de classificação de informação, tudo o que tiver informação sensivel é cifrado e só consegues aceder a essa informação com credenciais da pessoa autorizada + MFA, mesmo aí existe um sistema de DLP que avalia se estás a aceder à informação dentro do SASE da NATO.
            pelo meio tens mais algumas protecções que não vale a pena estar a despejar em leigos..
            esta informação não é publica mas aqui na empresa temos certificação NATO SECRET e já fiz alguns workshops de segurança nas instalações deles.
            isto são standards de qualquer empresa ligada à defesa governamental ou privada, ou achas mesmo que isto são os anos 90 em que era só entrar nos pcs e ter acesso à informação? os sistemas de segurança são dummy proof, podem até dar-te uma pen com todos os documentos sensiveis ou até enviar por email e a menos que tenhas processamento quantico nunca vais conseguir aceder à informação contida nos documentos.

          • Toy says:

            Com tanta porcaria que debita por segundo já nem se lembra do que disse inicialmente “o iPad não contém dados sensíveis e o pc necessita de uma yubikey para aceder..” a NSO group manda cumprimentos Zé..

        • CMFV says:

          Comparar equipamentos NATO, com equipamentos de empresas privadas é como comparar o cu com a feira de Castro. Lá por trabalhar na área não implica estar a par da segurança existente nesses equipamentos…

  2. Max says:

    O que conta o Gemini:
    – O “jovem” tem currículo: 11 crimes de burla informática, pornografia de menores, condução sem carta e uso de documentos alheios. Um “fura-vidas” criminal que tentou a sua sorte no mundo da alta espionagem.
    – Na altura de uma conferência da NATO, em fevereiro de 2025, em Lisboa, alojou-se propositadamente no hotel de onde roubou o computador e o iPad.
    – Contactou a embaixada da Rússia, por mail, pedindo 10.000 euros. Não obteve resposta.
    – Foi à embaixada. Foi barrado.
    – Foi detido pela PJ a partir da queixa do oficial que foi roubado e das imagens das câmaras do hotel (e das proximidades da embaixada). Possivelmente, está em prisão preventiva desde então.
    Outro caso (sem qualquer semelhança) – um espião do SIS foi condenado, em 2018, por espionagem, alegou em tribunal que os seus contactos com os agentes russos eram para lhes vender azeite.

    • David Guerreiro says:

      Pelo que vi na Now, também foi preso em 2023 na Ucrânia a tentar roubar informações para a Rússia. Deviam era ter mandado combater para a frente, nem que fosse carne para canhão. Gente dessa não faz falta nenhuma.

      • Max says:

        Sim, diz o Now e a Sábado que foi detido na Ucrânia por estar a fotografar alvos militares (infraestruturas e movimentação de tropas) para fornecer à Russia. Não foi processado e regressou a Portugal.
        A acusação descreve-o como alguém com uma personalidade desajustada e mitomaníaca, que criou uma rede imaginária para tentar infiltrar-se no mundo da espionagem militar. A pena pesada a que está sujeito não é pelo furto, mas pela tentativa consciente de fazer perigar a segurança nacional.

  3. Max says:

    O filtro levou-me o comentário 🙂

  4. Hugo says:

    Eu não acredito nestas novelas da maria..
    Mas alguém que roubasse alguma coisa, ia com ela a uma embaixada?
    Só se fosse para criar problemas a esse País.
    E acham que enviava emails??

    A Russia tem várias aplicações de chat, muito provavelmente iria usar uma delas, até chegar a alguém de interesse.

    Em suma; Isto é treta pessoal.

  5. Factos says:

    Imaginem os detalhes da eurovisão caírem nas mãos erradas…
    Descansem, a receita ultra secreta do Pastel de N.A.T.O está bem guardado.

  6. PAULO SILVA says:

    Vender segredos militares não é traição à patria? será julgado por isso?
    Não foi um ipad qualquer.

    • Max says:

      Bem, o funcionário do SIS detido em Roma por vender segredos da NATO (alegou em tribunal que se encontrava com agentes russos para promover produtos regionais, como azeite e mel) foi condenado, em 2018, a 7 anos de cadeia.Saiu em 2021 por razões de saúde.
      Aqui, o jovem, também será condenado a uma pena pesada, que é o que prevê a lei (e depois soltam-no quando lhe passar a maluqueira).

    • Hugo says:

      Eu não acredito nisto.
      Mas a ser verdade, secalhar ele roubou, para fazer uns trocos e não para trocar segredos.
      A historia de que foi á embaixada, e enviou emails, pode ser alguma coisa para o incriminar.

      Mas eu nem sequer acredito na historia, hoje em dia ha tanta coisa estranha a acontecer.

  7. carlos lopes says:

    so de roubar o ipad era por a corda o pescoço

  8. Gnam says:

    E para isto que servem os portugueses, aqui na suica so servem para servir e lavar

  9. xpto says:

    Primeiro é preciso provar que que estava no Ipad e no PC era efectivamente informacao confidencial, coisa que nao vai acontecer.

  10. EC says:

    espionar é roubar dados alheios… assim ladrao que rouba ladrao tem 100 anos de perdao!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.