Tesla descontinua o Model S e Model X para se dedicar aos robôs
Elon Musk anunciou há poucas horas que a Tesla vai terminar a produção dos veículos Model S e Model X. Vai utilizar a fábrica em Fremont, na Califórnia, para construir robôs humanoides Optimus e assim crescer, adaptando-se a uma nova realidade.
Tesla descontinua o Model S e Model X
Foi durante a conferência telefónica de resultados do quarto trimestre da empresa. Revelou que chegou a altura de terminar os programas Model S e Model X com uma despedida honrosa. Nas suas palavras, "se está interessado em comprar um Model S ou Model X, agora é a altura de encomendar".
Depois do Roadster original, os dois modelos são os veículos mais antigos da Tesla. Nos últimos anos a empresa reduziu drasticamente os preços devido ao aumento da concorrência global no mercado dos veículos elétricos. A Tesla começou a vender o Model S em 2012 e o Model X três anos depois. No site da Tesla, o Model S está atualmente com um preço inicial de cerca de 110.000 euros, enquanto o Model X começa por cerca de 115.000 dólares.
As we shift to an autonomous future, Model S & X production will wind down next quarter.
If you’d like to own one of them, now’s a good time to place your order.
Tesla wouldn’t be what it is today without Model S & X and their (early) owners – thank you for your support over… pic.twitter.com/4J06T1QjVM
— Tesla (@Tesla) January 29, 2026
Os modelos mais populares da Tesla são o Model 3 e o Model Y, que representaram 97% das 1,59 milhões de unidades entregues pela empresa no ano passado. O Model 3 tem agora um preço inicial de cerca de 37.000 euros, e o Model Y, de cerca de 40.000 euros. A Tesla lançou versões mais acessíveis destes veículos no final do ano passado.
Elon Musk quer dedicar-se aos robôs Optimus
No seu relatório de resultados divulgado na quarta-feira, a Tesla reportou a sua primeira queda anual de receitas da história, com as vendas em queda em três dos últimos quatro trimestres. Musk tem tentado desviar a atenção dos veículos elétricos tradicionais para um futuro com carros autónomos e robôs humanoides, áreas em que a empresa praticamente não opera atualmente.
A Tesla está a desenvolver o Optimus com o objetivo de um dia o vender como um robô bípede e inteligente, capaz de realizar desde trabalhos em fábricas até cuidar de crianças. A empresa afirmou em comunicado que planeia apresentar a terceira geração do Optimus este trimestre, o seu “primeiro modelo concebido para produção em massa”.
Musk disse na conferência telefónica que a Tesla está a substituir a sua linha de produção dos Model S e Model X em Fremont “por uma linha de produção do Optimus com capacidade para 1 milhão de unidades por ano”. “Como se trata de uma cadeia de abastecimento completamente nova”, disse Musk, “não há praticamente nada da cadeia de abastecimento existente no Optimus”. A Tesla espera aumentar o número de funcionários na fábrica de Fremont, acrescentou Musk, “e aumentar significativamente a produção”.
Leia também:






















As peças de substituição e updates de software serão garantidas por quanto tempo? Ou não há qualquer data/garantia?
peças sao 10 anos
para o model S do JL que já tem 7 anos e ainda conseguia vender por 10k, agora nem 1k vai valer no mercado, e logo agora que ele queria um carro a sério
E bem! Os robots sao melhores que a porcaria de carros que fazem, comprei um model 3 Longe range que diziam ser fantastico aqui incluido JL e um almeida e afinal o todo poderoso long range de Lisboa ao Porto ficou com 12% de bateria. Isto um long range! A versao normal nem chega a aveiro….conduzir a 170kmh pelos vistos gasta imensa bateria. O meu antigo mercedes com 23 anos a diesel faz lisboa porto a 200kmh e chego com metade do deposito que me permite voltar sem problema
isso acontece porque 1L de combustivel tem mais energiar que o mesmo espaço ocupado por baterias
ganhou o prémio da estupidez…. enfim conduz acima dos limites, poe em perigo os outros condutores e vem dizer marcas… mas que o carro X ou Y que fazem todos praticamente o mesmos kms nessas condições e que nao valem nada… abra os olhos!
Onde disse isso mentiroso ?
Além de que nunca comprou nenhum.
Quando é para exagerar, que se faça à grande de forma extraordinária e impactante.
Que grande aldrabão (face palm)
Esta empresa no ramo automóvel não tem futuro …só venderão nos USA…..não há hipótese de competirem com os carros Chineses.
O departamento de marketing da Tesla anda aos papéis. Como assim incentivar a compra de modelos que vão ser descontinuados?
Já era tempo de eliminarem esses mamarrachos.
E ainda falta a carreta á prova de bala. Não anda cá a fazer nada.
Pois não, já que nem anda cá.
Essa notícia é uma bomba para os entusiastas de carros elétricos.
Sim, porque só a Tesla os constrói.
Um bomba o k, então a noticia diz que custam mais 100k e que só tem vendas residuais enquanto os mais baratos representam 97% das vendas,.