Governo: vem aí mais 20 milhões para apoio à compra de elétricos
O Governo vai avançar com um novo concurso de incentivos à aquisição de veículos elétricos, cujo período de candidaturas deverá decorrer até ao final de março.
A medida insere-se na estratégia nacional de promoção da mobilidade sustentável e de redução das emissões de carbono no setor dos transportes.
Este apoio destina-se sobretudo a particulares e entidades, incentivando a substituição de veículos com motor de combustão por alternativas 100% elétricas, consideradas mais eficientes e ambientalmente responsáveis.
O Governo vai disponibilizar um total de cerca de 20 milhões de euros no novo concurso para apoio à compra de veículos elétricos.
Para carros elétricos ligeiros de passageiros, o incentivo previsto é:
- €4.000 por veículo para particulares;
- até €5.000 em alguns casos (por exemplo, para certos tipos de beneficiário como IPSS).
Condições
- O valor do carro não pode exceder €38.500 (IVA incluído) ou €55.000 para veículos com mais de cinco lugares.
- É normalmente exigido o abate de um veículo antigo a combustão com mais de 10 anos para ser elegível.
Isto significa que, no novo concurso que estará aberto até março de 2026, quem comprar um carro elétrico novo pode receber até €4.000 a €5.000 de apoio estatal.






















Portugal é um País, com 35% já em pobreza, e mais 10% no limiar da mesma, ou seja 45% da população em apuros.
Em vez de resolver o problema da habitação, os acéfalos querem torrar 20 milhões em carros eléctricos, que a maioria nem é feita no País.
E passado uns anos estão obsoletos, mas se fossem habitações, as mesmas estariam cá para servir a população.
Com acéfalos destes, estamos fdx
Não concordo com os apoios aos EVs mas também 20M são 100 fogos de renda acessível, não é com isso que vais resolver o problema da habitação.
Além que neste momento o que não falta no país é construção, daqui por 5 anos os valores das rendas e vendas vão estabilizar devido a toda a construção que existe neste momento
@Zé, não sejas tenrinho.
No meu ver 100 fogos de renda acessível é maior que zero. Resolve os problemas? De longe que não, mas são 100 fogos de renda acessivel que se criaram.
“daqui por 5 anos os valores das rendas e vendas vão estabilizar devido a toda a construção que existe neste momento”
-> Tenho saudades dessa fase da minha vida onde ainda era inocente e acreditava em coisas como as que dizes.
É pena o pplware não ter o bot de RemindMe! que o reddit tem, mas daqui a 5 anos uma casa hoje que custe 250k estará pelo menos 100k mais cara e estou a ser simpatico. Isto se entretanto não arrancar uma terceira guerra mundial ou outra coisa qualquer do genero.
tens milhares de fogos de renda acessivel a serem construídos neste momento.
inocente? imobiliario segue a lei da oferta vs procura, se a construção no mercado for suficiente para ultrapassar a procura é logico que os preços estabilizam, não estou a dizer que descem porque acho que a parte de bolha só começou em 2025, até aí a valorização foi natural só que se se deu após quase 10 anos de mercado estagnado
@Zé Fonseca A. nem sempre estamos de acordo, mas desta vez tenho de te dar razão o Português prefere comprar carro do que poupar para comprar uma casa.
Enquanto as pessoas não perceberem que comprar um carro é um péssimo negócio comprar uma casa é um investimento, a casa valoriza e muito em Portugal o carro não.
Comprar casa sempre foi difícil até pode estar um pouco mais agora, mas sempre foi complicado, a primeira casa do meu irmão mais velho custou ainda em escudos 1500 contos, em euros seria 7500€, mas a taxa de juros era de 27% ou 29%, isto há 40 anos atras.
São opções há pessoal que vive toda a vida em casa alugada e opta por ter bons carros e há outros que dão prioridade a ter casa, são opções, até podemos ter necessidade de atualizar o parque automóvel mas neste momento a prioridade devia ser a habitação.
Não faltam 2000 macas? x500 € cada uma dá 1 milhão…
O dinheiro alocado para as diferentes rubricas é definido em Outubro do ano anterior, no chamado Orçamento de Estado.
Assim no Orçamento de Estado de 2026 para o ministério da saúde foram definidos 17 mil milhões com um aumento de 5% relativamente a 2024.
Foram ainda definidos 2,5 mil milhões para o ministério do ambiente e energia, dos quais 1,6 mil milhões foram dotados para as diferentes rubricas do fundo ambiental
Estas a dizer que apesar da saúde ter um orçamento 7 vezes superior ao do ambiente, deve-se retirar fundos do ministério do ambiente e energia para adquirir macas, é isso??
prioridades. se te faltar uma maca que pelo menos te coloquem Um carro de 55 mil euros para descansares.
Prioridades de quem gere a saúde, é isso que queres dizer?
Carros de 55 mil euros não têm estes incentivos.
Peço desculpa não são 17 mil milhões mas 29 mil milhões…
https://www.oe.gov.pt/prioridades/para-onde-vai-o-seu-dinheiro/
Errado, devia ter lido o post, estão a torrar 20 milhões para abater carros em fim de vida.
São os que estão obsoletos que querem mandar para a sucata.
Com acéfalos destes, estamos fdx.
Vão torrar o nosso dinheiro !!! Isso sim !!! 20 milhões !!! Quem deve achar que são obsoletos são os donos, certo ? Ou será que é vossemecê que tem o direito de achar que os outros são acéfalos … só porque sim !!! ???
parece que sim..existem iluminados destes,gente que sabe da vida e carteira alheia,pqp
Sim, existe por ai muito iluminado que apenas leem os titulos.
Se acham que não são obsoletos não os abatam.
Eu não tenho direito nenhum, isto é uma opção, e não uma obrigatoriedade.
São acéfalos quando nem sequer sabem ler.
Porque não abate o tesla de 2016, afinal já é um poluidor e tem 10 anos.
Porque é um carro que está muito bom.
Mas não pode ter 10 anos, tem de ter mais,e também não abato a carrinha com 27.
Uma carrinha com 27. Oh homem você sele isso que isso polui muito. Isso é para estar no lixo morto e enterrado..isso é poluidor, gastador, tudo e mais alguma coisa. Nem sei como o grande JL mantém um poluidor a andar.
Não acha que já estamos fartos dos seus pseudo ambientalismos ? Porque não se faz um homem e diz o que incomoda ?
A carrinha é eléctrica senhor ambientalista.
Há 27 anos havia carros elétricos? viu como se apanha as aldrabices?
Havia, se não sabe é um problema de conhecimento seu.
Mas se quiser fazer umas apostas, estou para isso, quer apostar o quê? Um Porsche ? Um Ferrari?
Não… são carros ecológicos… se as pessoas os mantêm é porque não têm dinheiro para comprar outros ou porque aquele serve o propósito. As pessoas não compram carro por capricho (as que têm cabeça). Por isso é que se a frota for 100% elétrica a rede elétrica terá de ser cerca de 11x maior (palavras da SIC), e quem é que acha que vai pagar isso?
Tem alguma solução mirabolante?
Não é o que dizem por aqui.
As pessoas vão comprar quando o carro que têm já não tem viabilidade e querem trocar. Simples.
O que tem de ser 11x maior é a rede de carga e não rede eléctrica.
Quem os usa, tal como pagaram os milhares de postos de combustível.
não precisa de ser maior? Que novidade…. nem diga que trabalha em eletronica… então os mesmos cabos que transportam hoje, vamos a ter como exemplo 20MW de energia, transportam 100 ou 200?
É para rir…
Precisa de ser maior, mas não nessa proporção, já se sabe quanto precisa, 15% maior.
Olhe que não olhe que não, como dizia o Cunhal.
Posso lhe dizer que na minha zona tenho os dois casos…de um lado uma subestação da E Redes que serve uma área mista, núcleo urbano mais suburbano, e essa sim com potência qb e contingência n+1
Do outro, a que me serve e também serve polos mistos, urbanos e suburbanos, foi construída como sendo provisória e está provisória há mais de 30 anos, dois transformadores de 10 MVA, e imagine 14MVA de carga. Ou seja na falha de um o outro não consegue suportar… A E Redes não tem previsão de lhe mexer… E claro é uma zona onde estão a crescer o número de veículos elétricos…. Mais uma vez faz se a casa pelo telhado
Olhe que sim, isso até já aparece em relatórios, basta ver o da t&e.
E depois ? Isso prova o quê? Que é preciso 11 desses ? Mais valia não ter inventado como sempre.
Se fosse pesquisar talvez verificasse que essas informações são públicas, mas como nem pesquisar quer ir…
Tal como as que eu dei, qual a diferença ?
Mais uma vez, fazes interpretações, no minimo, ilariantes.
O apoio é na compra de veiculos elétricos, tendo como condicionante o abate de um veiculo antigo a combustão. Esperimenta ir la pedir um apoio para abater um veiculo a copmbustão em fim de vida, sem comprar um elétrico, e vais ver que “estão a torrar 20 milhões para abater carros em fim de vida” é a tua intrepretação enviesada habitual.
Havia uma altura em que podias abater o carro e ainda te pagavam por isso, sem ter nenhuma contrapartida…
Portanto o objetivo destas medidas é mesmo o de abater um veículo em fim de vida porque estas medidas já existem desde os anos 2000.
Pois, “havia”…
Sim, existiu e eu beneficiei disso porque despachei sucata sem necessidade de dar nenhuma contra-partida.
Depois como constaram que as pessoas estavam apenas a abater carros que já não circulavam e começaram a pedir a compra de carro novo independentemente do sistema de propulsão como contrapartida para o abate.
Aliás é o mesmo programa que este, só que desta vez necessitas de ter como contra partida a aquisição de um automóvel que só pode ser elétrico, isto porque quem atribui estes valores é o Fundo Ambiental.
(2009) https://tvi.iol.pt/noticias/portugal/automoveis/incentivo-ao-abate-de-carros-antigos-aumenta-250-euros
Qual é o problema?
É na compra se abater carro, se não abater não recebe nada, portanto é o mesmo que houve há uns anos e se chamava incentivo à troca…
Enviesada não, real.
*Experimenta
“abate de um veículo antigo a combustão com mais de 10 anos”
-> Um carro com 10 anos é obsoleto aos teus olhos?
Onde diz que é com 10 anos ? Coitados nem sabem ler apesar de copiarem o texto.
Oh taralhoco no texto está o seguinte:
É normalmente exigido o abate de um veículo antigo a combustão com mais de 10 anos para ser elegível.
Voltou a não ler. LOOOOL
Estamos a falar de carros com 11 anos para cima…
Neste momento um veículo com 11 anos, significa que usa a norma EURO 5 ou anterior, norma essa que entrou em vigor em 2011…
Sabendo que vai entrar as normas EURO 7 em novembro de 2026, do ponto de vista ambiental sim o carro é obsoleto e é por isso que é o fundo ambiental a comparticipar a mudança.
Qual é o problema mesmo?
10 anos fim de vida!!!! Vão-se encher de moscas.
Não é 10, é com mais de 10, até pode ter 100.
Pode ser 100, como tambem pode ser 10.
Vou ensinar-te matematica basica.
10 = 10
100 > 10
10 10
.2 corresponde a 10 anos e 2 meses (o que qualifica o carro para ser um carro com mais de 10 anos)
Mas se não gostas do 10 podemos usar o número 11 que esse é rendondo para veres bem.
Se é com mais de 10, tem de ter 11.
Errado, só tem mais de 10 anos quando tiver 11.
Se for um carro registado em Janeiro de 2016, a partir do próximo mês, Fevereiro, está elegivel para abate.
Cromos…
A partir do próximo ano sim.
Errado.
Este ano.
Basta ter um 10 anos + 1 dia.
vou-te ensinar como funciona, quem compra um EV não tem carros a valer menos de 4k para abate, então o que acontece é que vão comprar um carro que estava fora de circulação por 500€ e vão dá-lo para abate, o combustão antigo ou vendem ou ficam com ele
Alguém sabe se fores comprar um elétrico podemos fazer isso ou seja antes um mês podemos comprar um velho por meia dúzia de trocos e depois ir buscar 4000€, estou na duvida que se temos de ter esse carro velho á muitos anos ou não.
não
Se tiver fora de circulação não serve. Portanto mais uma mentira.
Depende da tua definição de fora de circulação
Não é da minha, é da deles.
Não é deles é de todos
Não é de todos, é a definição da lei.
Acéfalos, escutai: quem trabalha e paga este país é a classe média; a classe média é a única preocupada com viver bem, saúde e melhorar as condições de vida/trabalho/poluição/ruído; a classe média (não acéfala) sabe que os veículos de combustão libertam imensos poluentes (como os benzenos e micro partículas que provocam diversos tipos de cancro, leucemia, etc) e que faz muitíssimo sentido acabar com esses veículos para pouparmos na saúde, termos mais saúde e qualidade de vida; a classe média também quer saber pouco dos fogos sociais porque uma boa parte deles ganha debaixo da mesa tanto ou mais que a classe média (a minha senhora a dias que trabalha em vários sítios, ganha 500€ declarados + 1200€ não declarados e recebe todas as ajudas sociais possíveis, portanto o equivalente a 2300€/mensais líquidos à vontade tudo sumado) e nem se tem que chatear. Aliás, ela é a própria a fazer contas e a dizer que o SNS e restantes impostos não paga e disfruta. Agora há uns “pormenores” importantes, que é este dinheiro -no sentido de EV- ser uma ninharia e quase não dar para nenhum EV de jeito.
Portanto, a classe média não acéfala quer ver algum resultado do dinheiro que paga em impostos, e que não seja tudo derretido pela esquerda; mas também queria ver políticos atentos ao roubo de apartamentos para alojamento local, por israelitas, belgas, franceses e americanos a querer inflacionar/explorar os portugueses e fazer proteção de preços.
O problema maior são os acéfalos de todas as classes sociais que, ou só reclamam da cerveja e futebol e que querem subsídios; ou reclamam que querem fazer negócios explorando a classe média. O resto que mantenha o país a funcionar…
Essa parte também tem acéfalos:
https://www.google.com/amp/s/www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2026/01/14/73417-pacote-fiscal-da-habitacao-e-boa-noticia-o-que-ganha-o-imobiliario%3famp
Claro que tem. O governo baixa os impostos e os promotores ficam com a diferença. Até parece que nem estamos em Portugal. Com os empresários a chorar que nem ganham para um Porsche.
Então mas têm incentivos ou não ? ou será que são subsídios ?
E estes são o quê ?
https://www.portugal.gov.pt/pt/gc25/comunicacao/noticia?i=apoios-na-habitacao-atingem-cerca-de-1-000-milhoes-de-euros-em-menos-de-dois-anos#:~:text=Apoios%20na%20habita%C3%A7%C3%A3o%20atingem%20cerca%20de%201,de%20dois%20anos%20%2D%20XXV%20Governo%20Constitucional
Hahahahahahaha
Ahahah também para si.
Ideias luminosas ! Estou num País de ricos … Só pode … Eu … 😉 Ou ando de charuto com uns bons anos ou ando a pé … 😉
Os ricos compram carros até 38500 euros ?
E têm carros com mais de 10 anos para abater ?
Meu caro, não percebi nada das suas perguntas … Só sei que o dinheiro não chega . Sei que cada um faz as suas contas , ou pelo menos deveria fazer . Nos meus bolsos, conto moedinhas que tem que chegar até ao fim do mês . O problema é que cada vez são menos . Cada um compra com o seu dinheiro . Espero bem que não seja com o meu …
e por no teu caso não chegar quer dizer que os outros são ricos?
trabalho não falta, estamos em minimos historicos de desemprego, há areas que nem conseguem contratar para as suas necessidades.. se numa altura destas não consegues fazer dinheiro não sei quando conseguirás.. boa altura para pensares nas tuas escolhas de vida
Não entendi nadinha … mas devo ser eu que sou muito burrinho … Dá uma ajudinha ?
No entanto, eu fui muito BURRO em não ter levantado a ancora e ter dado corda aos sapatos e ido para outro País … Só me posso culpar e mim próprio , ter aguentado num País em que uns filhos duma realíssima put@ me lixaram no 25 de Abril de 1974 (a mim e a outros milhares de portugueses !!!!
Estudasses
Qual é o pais já agora ? para vermos os incentivos que existem por aí.
Se não percebe é ler o texto do artigo com muita atenção.
E onde diz que é obrigado a comprar ?
Como sabe esses carros com
≥ 10anos são comprados à linha de refugo do norte da Europa destinada a África com o único propósito de conseguir o almejado subsídio elektro em PT.
Ou seja, na maioria dos casos nem sequer é sucata circulante em PT.
Mais grave, grande parte dos novos elektros subsidiados nem sequer ficam PT. São vendidos ainda com boa margem para países como B e NL à conta do esquema como comprova o recente caso de um Xico Esperto que formou 11 (ONZE) sociedades apenas para aquisição de elektros em PT e posterior venda para aqueles países.
PT é um país de artistas desde a cúpula até ao terreiro.
Não é maior ou igual, é maior.
Não existem subsídios, isso é no combustível.
Mostre lá a prova que são mais baratos nesses países ?
Tesla é que é bom:
https://www.facebook.com/share/p/1D2JDBA6su/
A causa desse problema está muito bem explicado neste vídeo:
https://youtu.be/QfEpOntNTUs?si=rXH3FqUhOQHUijHg
Um carro com meses e 7000 kms já a babar óleo do motor, suspensões mal apertadas e mal alinhadas braços e triângulos principalmente, colocando em perigo ocupantes e restantes utentes da via, faróis de plástico ranhoso, falta de tinta ou tinta insuficiente em diversos painéis etc
Não é defeito, é feitio!
É uma característica de longa data. Só a febre dos alucinados por tudo elektro justifica a homologação destes carros:
https://www.reuters.com/investigates/special-report/tesla-musk-steering-suspension/
sempre a provocar o JL, deixem lá o JL ser feliz com a sua chinesice
Portanto o preconceito é tanto que até vão buscar problemas antigos ?
Por não foi buscar os problemas da Audi com as suspensões e volantes ?
Porque já ninguém inteligente compra Audi.
Seu bazaroco velho marreta. Baralha tudo! Volantes encarquilhados é aos magotes no clubtesla. Volta e meia é pessoal a perguntar onde mandar resolver o problema da pele (q é mais plástico à base de petróleo) encarquilhada.
Uma tristeza. Tadinhos! 😛
Para sua orientação, tenho o gasosas a caminhar para clássico e a pele do volante está um mimo, é um prazer ao toque e recomenda-se sabe-se lá até quando.
Vá -se mazé curar com essas tretas, já se percebeu q NC experimentou o glamour de um carro a sério.
O glamour de ter de esperar que o turbo arrefeça…
Audi não é volantes encarquilhados, são volantes a tremer, parece que têm frio.
Volta e meia a garantia troca.
Claro que está um mimo, não usa.
Mas vamos lá a contas, quanto custou esse seu carro ? E depois vamos comparar o custo com um de hoje.
As tretas são apenas suas, vem falar de qualidade num tópico que nada tem a ver com uma marca, agora eu não posso comprar a marca Y porque a marca X tem problemas ? Depois chama tretas ?
Oh Zé, aqui entre nós, quem tem uma chinesice, segundo o Yahamia é o Zé, o meu não é Volvo.
LOL
E você acreditou que soltando um eixo o carro rodopia ? Looool
Lógico, foi a bateria que o meteu a rodopiar, parecia uma mota de água sem corta corrente, só parou quando embateu no rail, há testemunhas que temeram pela vida
Loooool
38500 é carro de rico sim.
se me disser que um de 20 000 nao é, isso eu aceito.
Então um carro de 60 mil é de bilionário ?
Depende das prioridades. Para mostrar a fachada sim.
Ah agora já depende das prioridades ? Um bilionário tem prioridades. Loool
Que eu saiba os pobres é que tentam mostrar fachada.
um carro de €1000 enquadra-se na categoria “até €38500″…
Mais um foguetório. Continuamos a financiar carros para riquinhos e empresas através dos impostos “verdes” pagos por todos.
Chama-se a isso democracia … a democracia dos amigos !
Os ricos compram carros até 38500 euros ?
Os ricos sabem fazer contas , certo ? Ou será vossemecê que faz as contas dos outros à borla ? Será que eles precisam da sua sábia ajuda ? Duvido muito … enfim …
na minha terra os ricos não precisam de trabalhar.. um carro de 40k sempre foi um carro que se vendeu bem em Portugal comprado pela classe media assalariada..
senão vejamos, bmw serie 3, vw passat, audi A4, volvo v60, tudo carros acima de 40k a circular em abundancia nas estradas portuguesas, conduzidos para ir trabalhar, levar miudos à escola, ir à santa terrinha ao fim-de-semana e até acartar lenha para poupar em aquecimento..
a tua visão da tua carteira e das tuas proprias escolhas de vida toldam-te o julgamento do que é real do que é uma ficção criada por ti
Obrigado , essa foi a melhor historia que ouvi … Muito agradecido 🙂
Mas compram ou não ?
Eu fiz contas onde ?
Estas a falar de ricos ou exibicionistas?
O Belmiro de Azevedo tinha a fama de gastar pouco quer em carros, não sei se é verdade mas é a fama que tinha.
e esse era um dos verdadeiros ricos
Só lhe posso dizer….este comentário ganha tudo no face
E andam assim os nossos governos, incessantemente a lançar programas de apoio e subsídios, apresentado-os como apoios financeiros, mas que apenas servem quem não precisa de apoio financeiro, pois para haver o investimento é preciso ter o dinheiro, quem não o tiver não beneficia nem dos bens em causa, muito menos dos apoios correspondentes. Será este um país que preza pela igualdade? Como? Se afinal uns que têm dinheiro para investir vão receber dinheiro do estado e outros que não têm dinheiro para investir ficam a ver navios? No entanto ambos contribuíram para o estado através dos seus impostos…
Tudo isto, com o dinheiro do contribuinte, e sem o seu consentimento.
Acrescentando a isto todas as despesas que teimam em tornar os nosso políticos como pessoas de excepção dando-lhes secretários pessoais, motoristas pessoais, pagamentos de todo o tipo de despesas, algumas supostamente profissionais, reformas chorudas e vitalícias a metade da idade de trabalho entre outros
Nem vou falar de outros assuntos ainda piores, para não fazer acusações. Acho que ainda não se lembraram de lançar um apoio à defesa pessoal em justiça…
Claro que depois não sobra dinheiro para a saúde nem para o ensino.
Que bela esta governação europeia, que linda esta governação portuguesa.
O problema da saúde é dinheiro ? Assim se vê o que você entende de política e governação.
E vê-se o que você percebe de eletricidade…. vá ao opendata da E-Redes, e veja lá as informações que falo. Mas é mais fácil criticar eu sei… E pronto eu digo Voce tem razão, só para levar a bicicleta.
Onde diz que é preciso 11x mais energia ?
Eu ouvi na SIC, na reportagem que deu. Mas você interpretou para onde lhe deu jeito.
Já agora… Com o advento dos datacenters também não é preciso energia pois não. Se calhar segundo as suas contas 1% deve chegar?
E ouviu bem, eles só se enganaram no termo, é preciso 11x mais rede de carrega, isso já sabemos.
Não é como dá jeito, é como é, porque já se sabe quanto consome a atual rede, são dados públicos que estão no portal da mobie.
Neste momento nem a 1% chega, mas para alimentar tudo, se o parque fosse 100% eléctrico era preciso 15% mais energia que a que é consumida hoje.
Perguntando á IA meu caro
Há aqui uma confusão recorrente entre energia e potência, que convém esclarecer antes de tirar conclusões apressadas.
Se assumirmos, por simplicidade, que o parque automóvel português (~5,6 milhões de veículos) fosse 100% elétrico e que cada viatura carregasse a uma potência média de 3 kW, a potência teórica máxima seria:
5,6 M × 3 kW = 16,8 GW
Obviamente este valor nunca ocorre, porque os veículos não carregam todos ao mesmo tempo. É exatamente para isso que existe o coeficiente de simultaneidade.
Aplicando um valor conservador e realista de 35%, obtemos:
16,8 GW × 0,35 ≈ 5,9 GW
Ou seja, mesmo num cenário extremo (100% EV), o acréscimo de potência simultânea seria da ordem dos 6 GW.
Para enquadrar:
O pico atual do sistema elétrico português ronda os 9–10 GW
Isto significaria um pico total na ordem dos 15–16 GW
Este valor não é absurdo nem impossível do ponto de vista de geração, mas é crítico do ponto de vista da rede, sobretudo em:
Baixa Tensão
Postos de transformação urbanos
Alimentadores residenciais
E é aqui que muitos falham:
o problema da mobilidade elétrica não é a energia anual consumida, é a potência mal gerida nos picos.
Com carregamento inteligente, tarifários horários, limitação dinâmica de potência e carregamento noturno distribuído, o coeficiente de simultaneidade real desce drasticamente, tornando o impacto perfeitamente gerível.
Resumindo:
Energia: problema resolúvel
Potência sem gestão: problema sério
Potência com gestão: não há drama nenhum
As contas são simples. O resto é ruído.
Ou seja, o problema não è o que se consome a mais, mas a potencia de ponta. E acredite, estamos pior do que pensa. Ontem foi um desses dias, zero vento, zero sol, se tivéssemos num ano seco era complicado.
Mas vá, agora tbm vai dizer que está a mentir?
A potência de pico é o maior problema.
Então mas faz as contas para estarem todos a carregar ao mesmo tempo ? Então limpava as estradas ? Loooool
Está a ver, nem dessa maneira com algo improvável lhe dá 11x quanto mais em energia.
Não, segundo eles deverá ser em energia, porque falam em total de carregamentos.
Nem leu o comentário… referi uma simultaneadade de 35% que se calhar até é de mais.
Será que sabe que V = R * I ?
Mas 11x não dá essa percentagem.
Escusa de inventar cálculos, já estão mais que feitos.
Logo vi que nem a lei de ohm sabe…
O que tem a ver a lei de ohm com o assunto ? enfim.
Diria que temos outras prioridades em Portugal para gastar esses 20 milhões. Digo eu, que não sou ninguém, mas eles é que sabem. Enquanto isso temos uma crise da habitação como nunca antes vista e o SNS agarrado às máquinas em suporte de vida, já moribundo.
Mas hey, há que ver o copo meio cheio. Ao menos a classe média alta, que alias, já tem poder de compra, poderá adquirir o seu veículo elétrico com apoio do Estado.
@Fusion, concordo contigo, com exceção do SNS, ai o problema não é dinheiro o problema é que a saúde é um excelente negócio e os privados sabem disso, só há problemas no SNS desde o aparecimentos dos hospitais privados até lá nunca tivemos problemas e muito menos nas grandes cidades como agora.
Mas como digo não é mau pensado não estarmos tão dependentes do petróleo.
wrong.. o efeito causa está ao contrário.. só há sucesso nos privados desde a quebra do SNS.
problema do SNS não é falta de dinheiro nem falta de profissionais, é má gestão central e local
O SNS não precisa de mais dinheiro, o problema do SNS é má gestão.
Põe os olhos no Hospital S.João do Porto e pensa! Claro que o investimento não foi pequeno mas agora estão a colher os frutos.
melhor exemplo é o de braga, e o investimento foi pequeno, faz-se tudo com gestão
20 milhoes para habitaçao nem pensar!!! rendas acessiveis essas que tinham sempre retorno, nao seria investimento perdido, enquanto nos carros…. é a fundo perdido!!!! a ilusão continua e o povinho a alimentar o porco!!! POUCO BOM!!!! Cabeçorras!!!
Principais Valores e Metas:
930 Milhões de Euros: Destinados a programas públicos de reabilitação e construção de habitação.
1,2 Mil Milhões de Euros (IHRU): Para promoção e reabilitação, visando cerca de 22 mil pessoas em 2026.
59 Mil Casas: Meta de execução nos próximos seis anos, com 33 mil financiadas pelo PRR e 12 mil pelo programa de Arrendamento Acessível.
Reabilitação: Foco na reabilitação de imóveis públicos para arrendamento acessível, com meta de 10 mil fogos até 2035.
em 2025 foram 1MM.. de que te servem 20 milhoes? falta de noção
Para habitação não são 20, são 1000.
https://www.portugal.gov.pt/pt/gc25/comunicacao/noticia?i=apoios-na-habitacao-atingem-cerca-de-1-000-milhoes-de-euros-em-menos-de-dois-anos#:~:text=Apoios%20na%20habita%C3%A7%C3%A3o%20atingem%20cerca%20de%201,de%20dois%20anos%20%2D%20XXV%20Governo%20Constitucional.
Era mais fácil, simplesmente, ao Estado, uma redução temporária de IVA, nos mesmos moldes da campanha do fundo ambiental.
Direto, sem intermediários e sem complicações.
a ideia é diminuir carros a combustao, além disso quem compra a maioria dos carros são as empresas, já não pagam iva
Espeta-se milhões em tanta coisa que nada serve os portugueses, mas quando apoiam os carros elétricos que dão uma poupança substancial a quem faz a transição caem todos em cima.
Trocar um charuto a combustão para quem faz muitos Kms compensa sim e sobra dinheiro para investir seja na habitação ou seja lá o que escolherem, deixem essa ideia que só os ricos têm carros elétricos!
Poupa em quê, concretamente?
Eletricidade tem sido 1/3 do que gastava em diesel, manutenção é praticamente pneus…6 anos disso já dá um valor engraçado. Para não falar das isenções de alguns impostos/taxas por ser considerado ecológico, pelo menos por enquanto.
Se conseguir juntar produção de energia solar que também existem apoios…
Refaz as contas q andas enganado. Literalmente em tudo, inclusivamente no q concerne ao autoconsumo.
Têm oportunidade de ter mais qualidade de vida e é só falar mal porque sim, sem fundamentos…
Mesmo apresentando factos e experiências…
…não vale a pena!
Mais um de mão estendida ao Estado. Sempre a pedincharem ao Estado.
Em tudo, até em tempo.
Pare com os disparates. Já chega!
Eu não disse disparate nenhum..
Já chega ?
Concordaria contigo se esta medida abrange-se todos. No entanto sejamos honestos, achas que esta medida vai beneficiar quem? O pobre que precisa de comprar carro?
Esse não tem dinheiro para comprar um electrico.
Não é o dinheiro em si que chateia, mas sim quem vai usufruir dele, que é na verdade aqueles que já têm dinheiro.
Beneficia os que têm um carro com mais de 10 e quer comprar um de baixo valor, já que não dá para veículos acima de 38500 euros.
Cada caso é específico, para alguns nem compensa ter elétrico. Mas se tem problemas com o veículo atual ou quer trocar, faz bastantes kms e consegue comprar outro, compensa. Comprei usado, mas se tivesse tido apoio ia para um novo.
Basta ver a redução das vendas de veículos de turismo a gasóleo e o aumento dos carros de turismo elétricos para ver quem os está a comprar – as empresas, por causa da dedução do IVA.
Façam como na dedução do IVA para os veículos de turismo a combustível – se não é táxi nem carro funerário, só com uma divisória entre o banco da frente e a parte da carga é que há direito à dedução. Sempre queria ver onde iam parar as vendas de elétricos.
Mas para os elétricos há tudo: isenção de ISV (e IVA sobre o ISV) e de IUC (imposto de circulação), um imposto sobre o consumo de eletricidade de 0,001 €/kWh, e no caso de empresas dedução do IVA. Nos a combustíveis. há esses impostos e os impostos sobre os combustíveis – cerca de 5,20 €/100 km na gasolina e 4,60 €/100 km no gasóleo e promessas de aumento.
E ainda dão dinheiro para comprar elétricos – arre por*a que é demais!
E ainda se tem que ler que na Dinamarca, onde ainda é pior (e por isso a venda de elétricos já vai em 68%) é que é …
só paga iva quem quer
Isso é nós elétricos, híbridos e GPL que, em 2015, foi permitido deduzir o IVA (se usados para fins profissionais, que não há controlo).
Nos a combustível a regra é a não dedução do IVA – seja na compra, seja no aluguer.
Ah então venderam muitos a gasóleo quando dava para deduzir IVA ? Portanto o problema não são os carros.
mas havia alternativa aos carros a gasóleo? em 2002, 2003, e por aí fora?
Não sabia.
Havia, gasolina, GPL, híbridos e até eléctricos.
aqueles evs da malta vegan dos US? lol.. bons tempos
Não, europeus, eu tenho um.
Só inventanço! realmente havia um Tesla Model 69 matriculado em 2002 tem razão.
Quem falou em Tesla ?
Não acredita aposte !
Deve ser uma piaggio.
Não, é de da marca que mais carros em Portugal.
*vende em Portugal
Ainda ninguém entendeu que das duas uma:
1) Ou o estado paga para abater viaturas com motores mais poluentes e que ainda usam a norma EURO 5 para baixo, na compra de novo veículo e assim reduzir as emissões no geral.
2) O estado não financia a troca mas têm de pagar créditos de carbono por estar poluir em excesso.
O que é que preferem?!
Crédito de Carbono = Especulação apenas.
Podemos fazer créditos de estupidez? é a mesma coisa, baseada em especulação
E porque não fazem ? Havia aqui pessoal a pagar. Lool
https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/ip_17_238
“”Especulação””
Sim especulação… mais razão me dá….
(2021) https://www.reuters.com/world/europe/germany-persistently-broke-air-pollution-rules-eu-top-court-rules-2021-06-03/
“especulação”
Nada a acrescentar. Especulações.
Ah hoje está muita poluição, a tonelada de CO2 é a 80€. Amanhã mandei uma bufa, é a 90€.
Era a isto que me referia.
Além disso, falamos do país que é responsável por menos de ,0.1% das emissões. Será que as guerras tbm são com aviões e tanques elétricos?
Óbvio, é um mercado, ele varia conforme a oferta e a procura.
É como o preço dos:
Combustíveis; Gás; Eletricidade; Ouro; Dólares; Ações; Eletrodomésticos… e tudo o resto.
Por essa lógica não te interessa se uma cidade possuí níveis elevados de poluição pois o que importa é o País como um todo:
https ://www.publico.pt/2025/04/10/azul/noticia/cidades-europeias-niveis-poluicao-ar-perigosos-maioria-populacao-2129165
Grande lógica sim senhor…
Mais uma prova da tua falta de lógica:
Também queres que os submarinos sejam a combustão?
LoL
Os profetas dos eléctricos gostam muito dessa falácia – que a UE penaliza os países pelas emissões de poluentes por automóveis.
É completamente falso – quem é penalizado por isso são os fabricantes de automóveis.
(2021) https://www.reuters.com/world/europe/germany-persistently-broke-air-pollution-rules-eu-top-court-rules-2021-06-03/
The EU court of justice said that from 2010 to 2016, Germany breached the EU’s annual limits for nitrogen dioxide (NO2) pollution in 26 zones, among them Berlin, Stuttgart, Munich, Cologne and Duesseldorf. Stuttgart and Rhine-Maine also broke hourly NO2 limits in the period, it said.
Siding with the European Commission that brought the case, the court ruled the German government had failed to adopt measures to ensure compliance with EU air quality rules. Germany must now comply or face further legal action.
(…)
Road transport is the main source of NO2 emissions, meaning urban areas tend to be hit hardest. (…)”
Portanto o que dizias?!
Dizia que nem sabes a diferença entre a legislação sobre CO2 e a legislação sobre NO2.
Verdade, mas confundir CO2 com NO2 não invalida que não existam penalidades aos países poluidores.
Aliás isso só confirma a existência de penalidades ambientais que são independentes aos fabricantes de automóveis e que portanto não são uma falácia daquilo que chamas de “profetas dos elétricos” como queres fazer querer…
Adeus reformas.
Tem tudo a ver
Mas alguem me explica, sendo os EV tão bons, sao precisos incentivos???? acho tao ridiculo um produto que é rotulado como melhor que os demais e depois sao precisos incentivos para serem comprados!!!! Acho que alguma coisa nao esta a ser bem contada!!!! Assumam isso ao menos!!!
A mesma pergunta eu faço, se os a combustão são tão bons, porque é que tiveram os mesmos incentivos ?
Mas um EV não é melhor em tudo??? Nunca um combustão teve, por exemplo, isençao de ISV… nem isenção de IUC…. mesmo assim a maioria nao os compra!!!! mesmo com incentivos e estas isenções. Um veiculo sem IUC, sem ISV, sem “manutenção” tudo de bom e depois ainda tem incentivos para os comprarem… ganhem juízo!!!
E um diesel não era melhor em tudo ?
Claro que não, além do que tinham bom, também tinham de mau, as emissões.
Você é que tem de ganhar juízo, os carros com menos emissões sempre tiveram incentivos.
Já ralhou com o Montenegro para ele comprar ambulancias elétricas? Afinal eles tbm são mauzões que não vÊm vantagem de ambulancias elétricas.
Então quer dizer que não posso comprar um carro a gasolina ? Ou um híbrido ?
Para veículos de emergência não há melhor.
Vão a uma emergência, depois são chamados logo a seguir para outra e dizem.. olhe aguente aí que estamos sem bateria e vamos demorar mais meia hora a chegar.
Então que veículos de emergência há a gasolina ? E híbridos ? E gpl ?
Então mostre aí os KMS que esses veículos fazem ?
E porque não existem ?
as Crafters e Passats que estão paradas numa oficina onde passo todos os dias já passaram o meio milhão. E as malvadas não morrem. Você claro saltaria de alegria.
Mas essas são a gasolina ou híbridas ? Então não se pode comprar carros desses.
Não morrem mas passam o tempo nas oficinas, tá certo.
Já agora ,não é verdade que a maioria não os compra, já são a categoria mais vendida em Portugal.
Não ligue ao mentiroso.
Onde está a mentira ?
Uma pessoa que defende cegamente uma tecnologia em prol de outra sem olhar as circunstâncias do uso… Num caso de catástrofe são mesmo os carros elétricos que nos vão salvar comcerteza.. então ambulancias elétricas, vmer elétricas.. ui.
Mas esse pessoa é aquela que nunca tem contratempos, tem sempre tudo planeado, e nunca falha nada. Até tem uma carrinha que evolui para carro elétrico com 27 anos e instalações elétricas com 80 anos a carregar 2 carros elétricos em simultâneo
Eu defendo ? Onde ?
Não estará a falar de si ?
Mas se desconfia porque não aposta ? Não consegue ser um homem ?
Não não tiveram. E depois ainda diz que não destila ódio. Está aqui á vista.
Tal como os carros elétricos com 27 anos…
Tanto tiveram que alguém já colocou ai a notícia.
Mas destilo ódio onde ? Você é que faz isso.
Sim tenho com 27 anos, quer aposta uma casa ?
https: //tvi.iol.pt/noticias/portugal/automoveis/incentivo-ao-abate-de-carros-antigos-aumenta-250-euros
Exactamente.
Queres dizer que se deve parar de incentivar a cultura?
Queres dizer que se deve parar de incentivar hábitos saudáveis?
Queres dizer que se deve parar de incentivar a educação ou saúde?
LoL
Mais uma razão para haver incentivos, carros eléctricos são mais fáceis de reparar e mais fiáveis:
https://www.am-online.com/news/ev-roadside-repairs-easier-than-petrol-or-diesel-aa-and-autotrader-data-suggests
Isso é uma razão para não haver – nem dando dinheiro para os comprar, nem perda de receita por isenção de impostos.
Se são assim tão bons, fáceis de reparar e mais fiáveis – quem quiser sompre-os, sem ser à custa dos contribuintes que não recebem dinheiro para os comprar e pagam esses impostos.
Não é à custa dos contribuintes, é à conta dos poluidoras.
Claro que não recebem, nem estes, só recebem os que entreguem um carro para abate.
á custa de contribuintes…. você indirectamente tbm paga essa taxa. Na comida que compra, nos bens que manda vir de lojas online, etc.
Não, é dos poluidores, que têm opção.
Eu não a pago. Portanto quem paga são esses, e não eu.
É do interesse deles deixarem de a pagar para aumentarem o rendimento, e é mesmo isso que as empresas andam a fazer.
Então não recebe encomendas em casa? Não voa? Não compra comida? Milagre. Diga me como faz?
Recebo pois, e a maioria delas são entregues em carrinhas eléctricas, por alguma razão eles as usam, já viu o mercado de ligeiros de mercadorias eléctricos ? já vai nos 18.7%.
Não seja aldrabão. Indirectamente acaba sempre por pagar. Ah já sei foi ralhar com o pingo doce e com o continente para usarem camiões eletricos
Eu não sou, mas você já admitiu ser.
Indirectamente talvez, no entanto os que usam eléctricas podem fazer mais barato e por isso vão ganhar mercado.
Alguns já usam eléctricos sim, é uma questão de tempo até todos usarem.
Mas é por isso que comprou a diesel ? Entao não podemos comprar híbridos e carros a gasolina ?
Mais fácil de reparar?
Basta ir ás oficinas em Portugal. Bem de facto são. Têm uma batidela e é logo perda total. Ou então 10 mil euros de reparação.
Mas há sempre quem vá ao zé chapa da esquina que faz mais barato e sem fatura.
Isso é mentira, já lhe mostrei um que tem 2 brancas pacandas e não foi perda total.
Ha ? Então é você que faz isso porque os seus deram perda total ?
Está a dizer então que estes estão a mentir ? Uma associação de utilizadores ? Tal como a ACAD ?
Depois sou eu que defendo cegamente uma tecnologia ?
Não, falo de um grande distribuidor em portugal que por acaso tem oficina. E olhe que foi o chefe de oficina que me disse, não inventei.
É sempre assim, arranja sempre alguém com quem tenha falado.
Mas essa oficina é o exemplo para todos ?
Lá voltamos à mesma lengalenga dos outros anos. Começa a parecer uma telenovela.
Realmente, com tanta gente a fazer uma tempestade num copo de água.
Mais uma vez, se um produto é melhor que os outros, porque precisa de incentivos para ser comprado??? mas esta tudo doido??? Ou se calhar o produto não é assim tao bom e por isso precisa de incentivos para ser comprado??? PENSEM um bocado não é?? Se sao mais faceis de reparar, mais fiaveis, sem ISV, sem IUC e etc etc e ainda precisam de incentivos????
Queres dizer que se deve parar de incentivar a cultura?
Queres dizer que se deve parar de incentivar hábitos saudáveis?
Queres dizer que se deve parar de incentivar a educação ou saúde?
A tua lógica é uma falácia…
Cabeçorra estamos a falar de artigos comerciais!!!! que comparação genial voce me esta a fazer!!!!
A cultura não é comercial ? E os produtos saudáveis ?
A educação e saúde também são comerciais.
O que tens é um sistema de gostos pessoais para catalogar as coisas que gostas… diz antes assim.
Mais uma vez:
A mesma pergunta eu faço, se os a combustão são tão bons, porque é que tiveram os mesmos incentivos ?
Ou se calhar o produto não era tão bom e por isso precisavam de incentivos ?
Pensem um bocado !
Não será porque serem muito mais caros ?
https ://tvi.iol.pt/noticias/portugal/automoveis/incentivo-ao-abate-de-carros-antigos-aumenta-250-euros
Sim, já houve incentivos ao abate. Mas agora são incentivos à compra de elétricos, com abate.
Os elétricos são à volta de 20%. Os outros 80% são de contribuintes que pagam impostos pag para beneficiar os compradores de elétricos.
Isto para não falar nos impostos que os elétricos não pagam.
Então agora é diferente onde ?
Nesses era incentivo à compra de combustão, que se viu ser um erro.
Não, eléctricos são cerca de 32%.
Quais outros ? Agora já voltou a juntar tudo ?
Não são os contribuintes, são os poluidores.
E são os a gasolina que contribuem para os a gasóleo andarem, disso não fala ?
Além de agora quase forçarem as pessoas a mudar para os elétricos, tornando o combustível artificialmente caro com taxas e taxinhas em prol do ambiente, que sabemos bem que eles estão-se a marimbar para o ambiente.
Sim JL, ninguém me obrigou a comprar, mas fique lá com a bicicleta.
Mas quem está a forçar ? Só compra quem quer, quer ver ?
ENTÃO QUAL É O SEU ELECTRICO ?
Continue a seguir o rebanho. Continue
Leia com as letras todas… Ao tornar algo desvantajoso não está a obrigar? Eu acho que sim.
Mas pronto. Democracia.. mas só a sua opinião é que vale.
Quem quer continuar a seguir o rebanho é você, é você que está aqui a tentar mudar a cabeça dos que saíram do rebanho, não eu.
Eu li, se disse que estão a obrigar, então diga qual o seu eléctrico, simples.
Então também andaram a obrigar a comprar um diesel ? foi por isso que comprou ? então quer dizer que também anda no rebanho.
Está a ver como os seus argumentos apenas se aplicam a si ?
É democracia, tanto que eu escolhi o que quis, não aquilo que você quer.
Escolheu aquilo que quis sim.
Mas não venha para cá impor as suas escolhas. Que é isso que faz.
Mas eu impus onde ? Não é você que diz que tem de ter uma ambulância em casa ? Nem podemos comprar algo que não dê para ambulância ?
Cabeçorra, quando os carros a combustao tiveram isençao de ISV e IUC??? mas que mesmos incentivos??? compare o comparável por favor!!!! os incentivos poucos que existiram no passado foi para acabarem com os carros muito velhos em Portugal!!! e nada teve a ver com a pouca vergonha que se passa agora!!! Um PRODUTO seja ele qual for, MELHOR que o seu concorrente, NUNCA vai precisar de incentivos para ser vendido!!!
Não existe isenção, o imposto calculado é que dá menos de 10 euros, não pagarem, e os eléctricos já pagaram IUC, até 2019 os que eram anteriores a 2007.
Não sou eu que estou a comparar o incomparável, é você, que está a comparar veículos com zero emissões com veículos com emissões.
E agora é igual, matam 2 coelhos só com uma cajadada.
Não é nenhuma pouca vergonha, é o correcto a fazer se, se existem fundos para usar na transição energética devem ser usados nos veículos que menores emissões existem, TAL COMO SEMPRE FOI.
Então os diesel eram piores que os a gasolina ? E os híbridos ? Então esses não prestam, é isso que está a dizer ? Ou está a dizer que o mundo está enganado e você está certo ? Porque ao redor do mundo é igual.
Fundos esses pagos pelas pessoas, ou de onde acha que vem o dinheiro para os fundos??? Cabeçorra!!!! quando um produto é realmente bom ou melhor que a concorrencia nao tem necessidade de incentivos para ser comprado, é uma pouca vergonha SIM!!! Quem quiser electrico que o compre, mas nao com os meus impostos!!! Entende?? Qualquer dia vai haver incentivos para comprar iPhones e Macbooks!!! Em nome do AMBIENTE!!!!
Errado, pago pelos poluidores.
Então se os a combustão eram bons porque também os tiveram? Cabeçorra.
E não é quem queira ? Já antes era para os a combustão com os mesmos .
Então qual é o seu eléctrico ?
Outra mentira, não é com os seus impostos.
Porquê? Os telemóveis a combustão pagam taxas sobre poluição ? Cabeçorra.
Então mas os fogões com etiqueta mais eficiente não são bons ? Porque precisam de incentivos ?
https://www.fundoambiental.pt/apoios-prr/c13-eficiencia-energetica-em-edificios/10c13-i012025-programa-e-lar.aspx
E os combustíveis ? Se são bons porque precisam de descontos ?
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://pplware.sapo.pt/motores/combustiveis-reducao-do-desconto-no-isp-rende-200-milhoes-de-euros-ao-estado/&ved=2ahUKEwiDiKuQ6Y-SAxVRAfsDHXqfEIwQFnoECCoQAQ&usg=AOvVaw0bQ__S-Ga-xZ0AZl_uPCG9
E as casas, se são tão bons porque precisam de incentivos ?
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2026/01/14/73417-pacote-fiscal-da-habitacao-e-boa-noticia-o-que-ganha-o-imobiliario&ved=2ahUKEwie39Wf6Y-SAxUdWaQEHcSZE4MQFnoECCgQAQ&usg=AOvVaw2xWG2yEFAYWri7Zb-7_CRq
(2004) https ://tvi.iol.pt/noticias/geral/13-08-2004/governo-abre-linha-de-financiamento-para-por-internet-no-pre-escolar
(2007) https ://www.publico.pt/2007/06/05/economia/noticia/governo-e-operadores-de-telecomunicacoes-criam-fundo-para-a-sociedade-da-informacao-1295978
(2010) https ://www.rtp.pt/noticias/economia/investimento-no-eescola-superou-1000-me-estado-assegurou-28_n483083
(2025) https ://www.publico.pt/2025/04/10/sociedade/noticia/governo-aprova-15-milhoes-euros-garantir-internet-alunos-proximo-ano-letivo-2129367