Acordo entre Europa e China define um novo rumo para os carros elétricos
A chegada das tarifas sobre os carros elétricos vindos da China marcaram os últimos anos. Isso mudará em breve, com a Europa e a China a alcançarem um acordo sobre a importação de carros elétricos, estabelecendo preços mínimos como alternativa às tarifas. Saiba os detalhes.
Um passo decisivo entre a Europa e a China
As tensões comerciais que marcaram os últimos meses parecem ter encontrado finalmente um caminho para a resolução. A China e a União Europeia chegaram a um entendimento sobre os passos necessários para resolver o diferendo relativo à importação de carros elétricos fabricados na China. Este desenvolvimento surge após a implementação de tarifas adicionais por Bruxelas em 2024, que podiam atingir os 35,3%
Estas surgiram como resposta aos subsídios estatais que, segundo a Europa, distorciam a concorrência no mercado. A publicação de um documento de orientação por parte da Comissão Europeia marca o início de uma nova fase, onde o foco deixa de ser punitivo para se tornar regulador e cooperativo. Este documento estabelece as regras os fabricantes chineses poderem submeter propostas de preços mínimos de importação.
Detalhes do acordo e o impacto no mercado
Esta é uma alternativa às pesadas taxas aduaneiras que vinham a ser aplicadas. O núcleo deste acordo reside na possibilidade de substituir as tarifas por compromissos de preços. Para que tal seja aceite, os preços mínimos de importação terão de ser definidos de forma a eliminar os efeitos prejudiciais dos subsídios estatais chineses.
A Comissão Europeia clarificou que cada oferta será analisada de forma objetiva e justa, respeitando os princípios da não discriminação e as regras da Organização Mundial do Comércio. É relevante notar que os planos de investimento dos fabricantes chineses na Europa serão também considerados nesta avaliação. Esta abertura sugere uma estratégia para incentivar a produção local e a integração económica, em vez de um simples bloqueio comercial.
O futuro da mobilidade elétrica na Europa
A diversidade de modelos e configurações de veículos elétricos exigirá preços mínimos específicos para cada caso, garantindo que o mercado europeu permanece competitivo mas justo. Este entendimento é visto como um sinal positivo para a estabilidade das relações comerciais globais. Do lado chinês, a medida é acolhida como benéfica não apenas para o desenvolvimento saudável das trocas comerciais, mas também para a salvaguarda da ordem comercial internacional.
Para os consumidores europeus e para a indústria automóvel, este acordo poderá significar uma maior previsibilidade nos preços e na oferta de veículos. Com a Europa a necessitar de carros elétricos acessíveis para cumprir as suas metas climáticas para 2030, a normalização das relações com o maior produtor mundial destes veículos revela-se uma peça fundamental no xadrez da transição energética.






















Estabelecer preços mínimos só beneficia a passividade das industrias automóveis europeias que ao verem um produto que era superior em tudo, continuaram a apostar num produto obsoleto…
qual e o produto “que era superior em tudo” ?
ignora, o pokemon está a falar de cenas a combustão vs cenas com cabos
Fala alguém que tem um com combustão e com cabos.lol
Tiveste uma epifania não JL?
Não, tive uma lembrança sobre o carro do Zé.
Faltou chinês
O produto que tentam colocar preços mínimos…
Aliás, se não fosse superior então não era preciso estarem a preocupar-se com isso.
preços financiados pelo governo chines para fazer dumping e eliminar a concorrencia é mais justo..
acorda pokemon
Vais dizer que os carros europeus não são financiados pela UE?
Pois, o governo chines tem bolsos sem fundo para subsidiar os milhões de automóveis exportados (não)
Não, lógico que não são. E os chineses não são os carros são as empresas
(2008) https://www.reuters.com/article/world/uk/eu-officials-back-aid-for-car-sector-idUSTRE4AI43M/
(2009) https://www.reuters.com/article/eu-autos-idINLG23098220090116/
(2009) https://legacy.sae.org/images//books/toc_pdfs/MRSB134.pdf
(2009) https://www.reuters.com/article/business/treves-wins-eu-okay-for-55-mln-euro-investment-idUSLDE73J0S4/
(2010) https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/ip_10_100
(2012) https://legacy.sae.org/images//books/toc_pdfs/MRSB134.pdf
(2020) https://www.pbs.org/newshour/economy/france-deploys-8-8-billion-to-rescue-ailing-car-industry
…
queres que continue?
(2025) https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/ip_25_635
O realista podia abrir uma marca de carros, pagava 10.000€ a cada trabalhador por 4 dias por semana e depois cumpria isso que diz, fazer um carro o mais barato possível a competir com a Índia e a China! Isso é que era falar, não?
Ena, os chineses ganham assim tanto ?
Isso e investir em carros a hidrogénio…
Os chineses não ganham isso, mas os trabalhadores de uma fábrica alemã ganham em média isso!!!!! Como é que concorrem com chineses e indianos, expliquem lá.
Se a culpa é dos salários então explique-me lá como é que as marcas europeias conseguiam vender na China até agora, sabendo que tinham salários mais elevados…
A VW vendeu 30 Milhões de veículos na China desde 1983 à custa dos baixos salários europeus.
https://annualreport2018.volkswagenag.com/divisions/volkswagen-group-china.html
Os carros da VW vendidos na China são produzidos lá!
Não sei se sabe, mas a China praticamente impede a entrada de qualquer carro estrangeiro eléctrico no país!!!!!
Porque motivo temos de abrir as portas aos deles?
Fale com a UE:
https://ec.europa.eu/eurostat/documents/2995521/5043446/6-05102010-BP-EN.PDF.pdf/3d862404-5a97-42c4-8e29-8078f5dfd8f7?t=1414683094000
“More than 60% of EU27 exports to China in the first half of 2010 were machinery and vehicles 3 and one sixth were other manufactured articles, while these two groups accounted for more than 90% of imports. At the detailed level, the main EU27 exports to China included motor cars and aircraft, while the main imports included computers and parts and mobile phones”
Pensei que os moralistas da Europa só quisessem carros mais “verdes” e ainda por cima “superiores”, melhor ainda, certo?
O problema é que discutir que tipo de burro puxa a carroça sem haver dinheiro é um exercício fascinante… de inutilidade.”
Pensa mal, porque os moralistas passam o tempo a dizer que os carros “negros” é que são “verdes”.
és muito ingénuo
Sem dúvida nenhuma. E não deve pagar contas e nem salários, caso contrário percebia que a Europa não consegue competir com a China e com a Índia no preço, e nem é preciso explicar o porquê!
E o Rui paga ?
Vou contratar o JL mas só lhe pago 10€ por mês. Assim tenho um carro hiper competitivo
Pago a 30 pessoas a tempo inteiro todos os meses!!!!
Por esse valor nem me contrata por hora.
Para fazerem o quê ? já agora..
Nem tudo se resume ao preço da mão de obra, existem outros fatores que não podes descartar tais como:
– Proximidade dos Recursos/ Preços das Matérias Primas;
– Economias de escala;
– Políticas Governamentais;
– Tecnologias e Investimentos;
E o principal está neste último: Nos investimentos.
A Europa (e os EUA) tiveram o carro elétrico na mão mas deixaram-no fugir para os Chineses. Aliás o lobby feito pelos construtores europeus para poderem continuar a vender carros a combustão após 2035 é prova disso mesmo: Os europeus estão mais interessados no lucro fácil do que a desenvolver melhores produtos…
Como se não bastasse o lobby basta lembrar do dieselgate.
Taxas e taxinhas de carbono, que os chineses não têem, preço da energia, custos sociais (Segurança Social), e por aí vai. 14 salários por ano!!!!!
Não, os palermas que queriam cortar totalmente com motores a combustão, perceberam que não conseguiam sustentar as centenas de milhares de trabalhadores do sector automóvel só na Alemanha. A Alemanha pode dar-se ao luxo de deixar falir a BMW, VW, Mercedes……….?
Aos sábios do Fórum, eu pergunto porque é que as vendas dos eléctricos não disparam e as pessoas não deixam de comprar carros a combustão!!!!! Sabem responder-me?
No entanto isso nunca impediu a Europa de vender automóveis na China porque os Europeus, Japoneses e Americanos estiveram sempre um ou dois passos à frente na tecnologia dos motores a combustão…
Aliás os créditos de carbono surgiram em 1998 e a China também os paga e iniciou em 2021 – época do inicio do declínio da industria automóvel europeia.
Se achas mesmo que o problema são os custos sociais explica-me como é que no top 10 dos carros mais vendidos da China em 2010, encontravas apenas 3 marcas Chinesas (Byd, Cherry, Xiali) sendo que esses carros eram rebrands de modelos já existentes da Toyota ou VW. Até a Xiali deixou de produzir marca própria a passou a produzir apenas Toyota…
https://www.thetruthaboutcars.com/2011/01/chinas-best-selling-cars-of-2010/
O problema está na mudança da inovação tecnológica onde os Chineses tomaram a liderança pela passividade das empresas europeias, Americanas e sobretudo da passividade dos Japoneses…
Para além disso o mercado automóvel, por exemplo em Portugal, os veículos 100% já vendem 3 vezes mais que veículos a gasóleo e as vendas estão claramente a subir também na europa e a tendência é cada vez mais diminuir as vendas dos veículos a combustão à medida que a tecnologia vai desenvolvendo…
Tente vender um carro eléctrico estrangeiro feito fora da China a ver se consegue! Só isso diz tudo sobre este país bondoso!!!!!
Esse argumento só me dá razão pois significa que a industria europeia foi passiva para com os investimentos no carro elétrico e agora tem um produto que não é competitivo para vender no mercado global e demonstra atraso nos seus produtos quando comparados com o dos chineses…
Mas obrigado por ter apontado esse facto.
Ò Mendes, pareces um carro a combustão pá… é que não desenvolves.
Os fabricantes europeus estão entregues aos bichos: em igualdade de preço mínimo o dos chineses mete o deles num bolso. O único efeito que vai ter é proibir os chineses de vender carros feitos para o proletariado e classe média assalariada. Ficam só com o mercado da burguesia exploradora.
Cada esperto……
Olhe? E porque é que Portugal não deixa de produzir tudo? Já que é mais barato na China…..
O conceito de criar riqueza num país diz-lhe alguma coisa? Por acaso sabe porque é que um país industrial é sempre muito mais rico que um agrícola ou ligado ao turismo?!
35% depois ainda falam das tarifas do Trump, burocratas de Bruxelas não eleitos pelo povo mais do mesmo.
Anda aqui alguém que não foi votar e agora diz que não elegeu.
Há cada um (sempre os mesmos) que tristeza. Já não há paciência para a mesma tagarelice da treta. Sem a UE estarias bem para lá dos confins da miséria .
https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%B5es_europeias_de_2024
os burocratas corruptos nao foram eleitos pelo povo, mas alguem com 2 dedos de testa votaria naquele bando de inuteis corruptos, U vd Liar , KKKaja Kallas, o Costinha loool.
se há coisa correcta é taxar ou exigir valores minimos de produtos chineses que no caso dos EVs o que estão a fazer é dumping, vendem abaixo do valor de produção porque o estado os financia, o objectivo é destruir a economia europeia e americana para depois todo o mundo depender deles e eles poderem impor os preços que bem entenderem
Mais uma fake news oh ze deixa te disso essa ja nao cola, os europeus andaram estes anos todos a sombra da baneneira a vender carros carissimos e o ze povinho pagava pois é agora acabou a mama ou se adaptam ou morrem e espero que a Vw seja a primeira chega de enganar o ze povinho.
Para mim europeus nem dados
até podem vender carros caros, mas o preço dos chineses não é real, não podes comparar o melhor com o pior e financiado para fazer dumping.
isto é uma guerra comercial, comprares chinês é estares a contribuir para a extinção da tua propria economia e do teu proprio posto de trabalho..
aproveita essa tua visão
E nos a combustão não fazem dumping ?
A Mercedes, BMW, Bentley, Rolls Royce…… são marcas conhecidas por praticarem preços a baixo do preço de custo!!!!!!!!
Oh sim, são bem conhecidas por isso. Ahahhaha
Mas não estava a falar de marcas europeias, mas sim de marcas chineses com carros a combustão.
100% correto
Pois eu tenho ainda uma outra abordagem a esta questão da importação de carros eléctricos chineses. Que se comprem bugigangas à China ainda vá… e já todos cedemos a essa tentação. Agora sustentar ditaduras, que ainda por cima nos querem dominar, comprando-lhes objectos de luxo no valor de dezenas de milhares de euros? No mínimo é preciso ser-se extremamente masoquista.
As indústrias do aço e química também estão a ser desmanteladas, a pouco e pouco, na Europa, e a deslocalizarem-se para a China.
Green new deal. Davos on fire.
E acha isso positivo? Acha que a indústria na UE pesar apenas 13% augura-nos um grande futuro?
A Europa tem, infelizmente, maus governantes que pensam mais em utopias verdes e ilusórias do que no bem-estar dos europeus. É já mais do que tempo de os mandarmos à fava o que é preferível a financiarmos uma China antagonista que, não querendo saber minimamente do que nos interessa, só se quer aproveitar de nós.
Como é evidente!!!!!!
Mas estes sábios sabiam gerir a Europa melhor do que quem lá está!!!!
Íam longe se fechassemos tudo o que temos e importássemos tudo!!!!!
Imaginem só o cenário, a Autoeuropa fecha em Portugal: Quantos trabalhadores deixam de receber milhares de euros por mês (somando a própria e as empresas que fornecem a autoeuropa)? ìam plantar batatas? Emigravam para a China para produzirem carros eléctricos?
Eu gosto de ouvir líricos sem responsabilidade nenhuma às costas!
Masoquista é continuar a comprar carros europeus 200% acima do valor e depois de enganarem o ze poivinho com escanda los antras de escandalos a solução é alterar o carros das pessoas para lhe retirar cavalos, vão mas é pastar para mim europeu podem morrer todos
Mais um anjinho!
Qual escãndalo? O dos americanos que acusaram a VW de fazer uma coisa que qualquer marca faz?
Ainda não percebeu o que é uma guerra entre blocos?
Sabia que os EUA multaram a VW, Deutche Bank, Navigator……… e a UE respondeu com multas milionárias à Microsoft, Apple, ………….
Também ainda não percebeu que os europeus só trabalham entre 35 a 45 horas quando noutros continentes trabalham 60 horas e ganham muito menos? Como é que compete com isso? Termos os mesmos salários da China e da índia? É isso que quer?
Quando alguém do PCP, BE e PS vêem falar de que devemos ter salários muito mais altos e trabalhar só 4 dias por semana eu respondo-lhes logo que estão a perder uma oportunidade única de abrirem eles uma empresa, pagarem 5.000€ a cada trabalhador por mês e só ocupá-los 4 dias por semana………
Agora falar com o dinheiro dos outros……….
Outra é não permitirmos as nossas empresas de aplicarem certos produtos químicos, mas depois importamos produtos sem qualquer controlo de sanidade!!!!!!
Diga lá que nunca comprou um carro de marca não europeia ? Com peças feitas na China ?
Fiat, BMW, VW, Opel, Renault, ……… não, só marcas europeias!
Com peças feitas na china ? E combustível vindo das arábias ? que são muito bons exemplos de boas práticas laborais.
Se a poluição for feita fora da Europa, já não e poluição toda a gente sabe 🙂
Então ? mais vale fazer fora e dentro da Europa ? a triplicar ?
Caro Tiago, infelizmente a Liberdade tem custos. Há os que preferem financiar potenciais opressores e opressores de facto noutras paragens e há os que preferem os custos da Liberdade.
Concordo consigo e sou ainda mais veemente contra a China. Mas eu vejo aqui tanta gente que supostamente devia ser inteligente e não percebe que há no mundo 2 países que mandam em praticamente tudo e um apêndice (rússia). Quem manda no mundo é os EUA e a China.
Mas estes iluminados acham bem que façam guerra contra nós e que nos explorem, mas se a UE responde só chamam nomes à UE. Presumo eu portanto que todos estes energúmenos se revejam em anormalidades como o Trump, JD Vance e Stephen Miller para além do ditador Xi na China!!!!!
Esta gente ainda não percebeu que a Europa está a tentar ser destruída pelos EUA, rússia e em certa medida pela China, porque nenhuma potência gosta de negociar com um grande como a UE, preferem de longe negociar com minorcas como Portugal, Grécia, Irlanda,……….
Estes iluminados não percebem isso? E acham que na China não cobram pesadas tarifas ao que é estrangeiro? E impedem até de venderem lá o que quer que seja sem terem uma empresa local a servir de espia para a China?
Não percebo estes iluminados!
Fico admirado quando alguém não percebe que a Europa trabalha menos horas por semana e ganha mais do que em qualquer outro continente e mesmo assim acham que as nossas empresas têem de vender ainda mais barato porque conseguem competir com a China, Índia………. anjinhos!!!!!
Tudo isto escrito num aparelho fabricado na China.
Exatamente, e esse e o problema!
O único problema que vejo é a narrativa dos moralistas.
Querem nos dominar?? É para rir??
Tu andaste a dormir estes anos todos em que a China andou a comprar tudo no Ocidente? Em que parte do sono estavas quando a China comprou dívida dos EUA?
Em que sonho estás agora, para vires falar de ditaduras por causa de carros elétricos?
És cheganinho de cima a baixo, só mentiras e bla bla.
Portanto é basicamente uma taxa disfarçada, está visto que vamos deixar de ir buscar carros a Alemanha e vamos busca los a china.
Ainda hoje andei numa Peugeot Expert de 9 lugares 100% elétrica acabadinha de sair do concecionário. Tinha 93% de bateria e dizia ter autonomia para 205 kms (a loucura). Uma viatura de 39 mil euros, jantes em ferro e tampões do pior. Com os interiores mais miseráveis que vi na vida. É só plástico do mais rasca, desde o teto ao tablier e até o chão (sim, o chão é do mesmo plástico rasca do tablier). Acho que até os papa reformas dos cotas têm melhores materiais.
E vamos continuar a proteger a mediocridade. Prefiro carros “europeus” a carros de outras paragens, mas assim não é fácil. É por essas e por outras que espero que o meu chegue aos 25 anos e de preferência não compro mais nenhum.
Há muitos anos atras tive uma conversa que penso que seja atual ainda : por que razão a China virou-se para os elétricos.
E uma razão que me deram foram as licenças de motores a combustão mais avançadas que estavam na mão das empresas europeias, japonesas e americanas. E com este caminho sem beco viram a possibilidade de arriscar noutra via: elétricos.
No entanto para garantir que iam a frente nesta nova corrida foram ver quais as matérias primas necessárias.
Os EUA até tinham vantagem na matéria prima , mas estavam focados mais na sua indústria de carros a combustão,que se formos a ver dominavam nas vendas mundiais.
Então a China começou a preparar a indústria da mineração, a industria da distribuição, a cadeia de valor desde o início até ao fim.
Não tenho dados mas presumo que a indústria da matéria prima essencial para os elétricos na China está bastante regulamentada de forma que o preço seja igual para todas as empresas de automóveis elétricos na China.
E estas depois competem na inovação entre elas de forma a ter um preço final mais baixo.
Apesar de muitos indicarem que o governo chinese ajuda estas empresas também é verdade que as empresas ocidentais também recebem muitos subsídios e algumas empresas ocidentais também usufruem dos subsídios chineses, algo que o Ocidente esconde.
Outro fator de vantagem é a questão da educação. A China está a apostar tanto na educação que atualmente até Ocidentais, na área de investigação, estão a migrar para a China. A China compreende, tendo em conta a sua história de mais de 5000 anos, que a paciência é boa conselheira e por isso aposta no longo prazo e não no curto prazo como atualmente o Ocidente está a fazer.
Só li até “porque a China de virou para os eléctricos”, isso é mentira, a China ainda produz mais carros a combustão do que eléctricos.
Isto naó é uma cartelizacao de preços? WTF??
Os elétricos vão todos para o lixo.
Viva a gasolina!
Quando tiver algum para o lixo, diga.