Que se passa com o iOS 26? Números mostram que está longe do esperado
Desde que foi revelado pela primeira vez, que ficou claro que o iOS 26 seria disruptivo. A sua nova identidade gráfica veio com mudanças, que muitos consideraram serem demasiado drásticas. Isso pode estar a ser confirmado agora com os dados de adoção deste sistema. Estão longe do esperado e no universo Apple, é ainda o iOS 18 quem domina.
Apple, que se passa com o iOS 26?
O iOS 26 está disponível desde 15 de setembro, e seria de esperar que a maioria, ou pelo menos uma grande minoria, dos utilizadores de iPhone já estivesse a utilizar o Liquid Glass desde então. No entanto, parece que a realidade não é bem assim, muito pelo contrário: o iOS 18 ainda está significativamente à frente.
Existe agora a dúvida se há algum problema com o iOS 26. De acordo com os dados mais recentes da Statcounter, que há anos mede a utilização da internet pelos sistemas operativos, browsers e motores de busca, apenas 16,3% dos iPhones estão a correr as diferentes versões do iOS 26. Falamos de 10,6% para o iOS 26.1, 4,6% para o iOS 26.2 e 1,1% para o iOS 26.0.
iOS 18 muito à frente do iOS 26
O iOS 18 e as suas variantes dominam, representando 64,59% dos utilizadores. O iOS 18.7 é a versão mais popular, com 33,83%. Esta informação é muito recente, tendo sido realizada menos de quatro meses após o lançamento da versão final do iOS 26, no passado mês de setembro. Por outras palavras, a grande maioria dos utilizadores de iPhone permaneceu no iOS 18.
É difícil precisar as razões para a fraca utilização do novo sistema da Apple. Talvez o design da fonte Liquid Glass e os seus problemas de legibilidade estejam a afastar alguns utilizadores. Ou poderá ser simplesmente um sinal de cansaço, com as atualizações a serem lançadas uma após a outra em rápida sucessão.
iOS 18 ainda domina no iPhone
Em todo o caso, estes números não devem ser considerados como verdade absoluta. A palavra final virá da Apple, assim que a empresa atualizar as suas próprias estatísticas de utilização — que atualmente refletem apenas o iOS 18. A sua metodologia é, de facto, mais precisa do que a do Statcounter, uma vez que a Apple rastreia os iPhones que se ligaram à App Store.
Ainda assim, e com as informações já presentes, fica no ar a grande dúvida sobre como estão os utilizadores do iPhone realmente a reagir ao iOS 26. Será que a escolha da nova identidade gráfica do sistema do iPhone realmente agradou a todos? Fica a dúvida e espera-se que a Apple responda em breve.






















Ios26 e pessimo, a bateria voa, o sinal das chamadas cai e desaparece do nada em esim, quem usa esim não faca upgrade pois fica sem net e chamadas na rua
Sim, o horror.
Há 4 meses completamente isolado, sem nada, sem ninguém, sem bateria para abrir sequer a app do aliexpress, um pesadelo que apenas quem tem android mas sofre por iOS, poderá compreender.
HELPPPP
Calate percebes zero! ZERO
Não consigo calar-me.
Adoro ver o teu complexo de inferioridade, por causa de um telemóvel.
Obs: escrevi isto através de um android emprestado. Obviamente tenho o IOS 26 e no meu não tenho net. Consegui à pouco, com muita sorte e também por ter sido rápido, mandar vir umas cuecas da shein. De vez em quando lá vou conseguindo fazer alguma coisa no iPhone, mas muito pouca. Se fosse no teu teu android talvez tivesse conseguido mandar vir também umas meias.
É isto, um horror.
O teu Iphone devia ser bem melhor no corretor ortográfico de palavras e expressões simples. «Há pouco» e não «à pouco», como o teu Iphone deixa passar…
Tens a certeza que tens um iPhone?
Desculpa Pedro António, mas foi no android emprestado. No iPhone não tenho net, não tenho rede, nem sequer bateria. Mas pensando bem, se calhar já é o iPhone a querer dizer-me para não perder tempo com complexados do telemóvel, não sei…
Eu fui um dos que atualizou apenas na versão 26.2, precisamente por a nova interface gráfica não ser de todo do meu agrado. Tenho a ideia de que a partir da 26.2, já não exista tanta taxa de rejeição, o problema foi o impacto da primeira versão. Muitos ficaram desagradados e agora será difícil ganhar a confiança do publico para esta versão. a não ser, que optem por estratégias, que nada ficam bem a uma empresa como a Apple, como a noticiada há dias pelo pplware, de que da última atualização de segurança do IOS 18 para equipamentos compatíveis com o IOS 26, não estaria disponível…
Eu pessoalmente na versão 26.2 já é bem aceitável ao nível gráfico e muito estável funcionalmente de um modo geral.
Uma, das razões: Ásia e América do sul.
É que, são 273000000 de Iphones (e Ipads e Ipods) que foram vendidos, nessas regiões. Quase 50000 modelos, são mesmo só para essas regiões, algo que parou, com o Iphone 16. A Apple anuncia 80000 milhões, de vendas, dos novos modelos mas, os antigos, continuam, a ser vendidos, nessas regiões.
É que pagar 500 euros (convertido), por um Iphone 14 ou 2800 euros (caso da Argentina) pelo Iphone 17, acabam por ficar, com os antigos. Em vários países, até africanos, a Apple, só vende, modelos de 2020, para cá, nos grandes centros urbanos (mais de 750000 habitantes). Fora deles, há lojas Apple mas, devido, à fraca capacidade económica, vendem os modelos antigos, aqueles que são entregues, por desconto de 50 euros, na compra de um novo modelo, que os portugueses trocaram 6,98 milhões, aquando do lançamento do Iphone 16.
Nesses países, qualquer pessoa usa, o telemóvel, até se estragar, de vez. É fácil arranjar, quem lhes troque, a bateria ou o écrãn, por preços reduzidos. E, ninguém cria conta, no Itunes,100% obrigatório, para quem queira fazer update, para a versão 20 e daí, para cima.
Assim, não é estranho… só se se pensar, na publicidade, que é passada, nas redes sociais, que são vendidos 10000 milhões, de novos modelos, a cada lançamento, tal é a quantidade de pessoas, que os mostram…
Sim, mandem o que não presta para África e América latina, sempre à procura do negócio fácil!
Eu tenho o iOS 26.2 no meu iPhone 15 Pro Max e não noto nada, nem degradação da bateria, nem consumos elevados, nem aquecimento, nem problemas de rede. Não vejo ou não entendo o porquê de tanto alarido em volta deste assunto. Por vezes pergunto-me se a questão não passa pela má utilização, aplicações externas ou aplicações em segundo plano de terceiros que não estejam a consumir mais bateria e depois como é óbvio quem paga é a Apple, isto faz-me lembrar o mesmo tema no Windows 11. Tantos que falam que o Windows 11 tem imensos problemas e etc, mas eu não tenho problemas nenhuns atualmente. Tive até à pouco tempo atrás uma incompatibilidade com a minha placa Wi-Fi na minha motherboard ASUS, mas a Microsoft resolveu o problema e neste momento no 25H2 zero problemas. Contudo, acho que muitas das vezes os problemas são originados pela má configuração, a má utilização e as pessoas acharem que é só instalar e depois o iPhone ou o Windows que aguentem.
é horrível. legibilidade péssima.
Desde o 16 Pro que atualizei para o iOS 26 sem problemas como vejo em alguns comentários. Troquei-o pelo 17 Pro Max e continua a fluir perfeitamente. Será que os utilizadores que tem o iOS 18, é motivado a esses equipamentos não terem o suporte para o no SO?