PplWare Mobile

Luz de emergência substitui triângulo em Espanha a partir de 1 de janeiro

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. David Guerreiro says:

    O help flash vai ser ótimo quando forem tentar usar e virem que a pilha rebentou lá dentro por falta de uso, ou descarregou devido ao calor do verão ou frio do inverno. Um dispositivo desses dentro de um carro que fica na rua, onde no verão apanha sol direto e frio no inverno, as pilhas/baterias num instante vão à vida.

    • Max says:

      O triângulo é ótimo, andando para lá e para cá para o por e tirar sujeito a ser atropelado, e cair quando se estiver vento.

    • LM says:

      Isto é mais para dar dinheiro às fabricas de amigos e o Estado ainda arrecada impostos.
      Este sistema para além dos inconvenientes que citou, ainda tem outro: durante o dia não se vê; ao contrário do triângulo e ainda outro: se o dono do veículo precisar de o abandonar, penso que no caso de roubo da luz de emergência a despesa será maior do que se fosse a do triângulo.

      • Zé Fonseca A. says:

        Isto é para espanhóis, de qual estado estás a falar?

      • JL says:

        Há maneiras mais simples de dar dinheiro amigos, não precisavam de envolver tantas pessoas.

      • David Guerreiro says:

        Não me parece que seja isso, no entanto este tipo de tecnologias não foram pensadas por quem realmente as utiliza, mas sim por alguém que está sentado numa cadeira e não tem noção de nada.

      • Gola-alta says:

        Psiuuu… Isto nada tem a ver com atropelamentos a colocar o triângulo.
        Tem a ver com geolocalização.
        assim a polícia pode ir logo lá ter contigo e ver se tens os documentos e seguro em dia, fazer-te soprar no balão, aplicar-te algumas multas rodoviárias e com isso ganhar alguns cobres. Estás a ver? Não é só com radares.
        Big Brother is watching you!

        • JL says:

          E agora não podem porquê ? não me diga que não anda com um telefone no bolso.

          O que não faltam são multas para aplicar, falta é vontade ou vagar para o fazerem mais.

          • Gola-alta says:

            Caro @JL, precipitou-se no seu raciocínio…
            Claro que é possível, por triangulação do sinal das antenas de tlm, saber o paradeiro ou as rotas de um indivíduo. Mas a polícia não vai ao encontro de nenhum cidadão anónimo apenas por este se encontrar parado/imóvel mais de X tempo num local, seja em casa, no trabalho, no restaurante ou na taberna, pois não?
            Portanto o que eu referi, e no fundo, do que nesta thread é falado, é que “este dispositivo” envia a localização no acto da sua activação, para que as forças policiais acorram ao local e procedam as diligências policiais que entenderem sobre o ‘sinistrado’/’activador do sinal’.
            E isso permite-lhes dois tipos de comportamento:
            1.O correcto: auxílio mais atempado a vítimas de acidente ou avaria mecânica, controlo e desvio do trânsito, e.g. em auto-estradas, etc
            2. O perverso: Controlo sobre a vida privada dos cidadãos, que foi o que retratei em cima.
            Trata-se, portanto, de um pau-de-dois-bicos.
            Concorda?

            Mas o @JL precipitou-se na avaliação do tema e optou por colocar aqui uma das suas respostas de chapa-3, e que se prende com a sua-negligência/desinteresse pelo respeito do direito ao anonimato do cidadão comum e, deixe-me adivinhar, o facto de não se importar que os veículos enviem a sua localização, em directo, para as marcas ou forças policiais ou o Estado, do seu paradeiro, não é?
            Gostava de o ver a propor um abaixo-assinado, na Europa (U.E.), a defender a proibição de os Veículos Eléctricos enviarem os dados do veículo para qualquer entidade que seja sem o consentimento do respectivo proprietário. Isso é que era, não é, caro @JL?
            O verdadeiro respeito pelo direito ao anonimato, estou a tocar-lhe na ferida? 😉

          • JL says:

            Não é apenas possível , o telefone tem GPS

            Não vai se não quiser, então só vai ao acidente porque lhe apetece ?

            Só envia localização se comprar o que envia localização, que é o mais caro, dai eles dizerem que muitos fazem isso.

            O que eu quero dizer é que não precisam disto para fazer o perverso, já têm muitos meios ou situações para o fazer, se não fazem é porque não querem ou não têm tempo.

            Mas quem é que se vai meter a controlar a vida privada ? só se for para enviar um sinal a dizer “COMPRE COMPRE COMPRE COMPRE”, mas alguém quer saber o que você faz em casa ou onde quer que esteja ? essa mania da perseguição para muitos já parece doença.

            Quem começou por dizer que vão usar isso para o multar foi você, como se eles não tivessem já situações de sobra para o fazer e não fazem.

            Eu não me importo nada, quero lá saber que fiquem a saber onde ando, podem saber à vontade, não tenho nada a esconder de ninguém e se souberem onde ando melhor, se eu desaparecer já sabem onde me encontrar.

            Bem me parecia que isso era preconceito, como se os veículos eléctricos fossem os únicos a fazer isso, não sabe que há mais de 10 anos que a maioria dos carros trazem esses dispositivos ? Tenho um vizinho com um Golf com 10 anos que lhe está a dar erro desse sistema, a reparação é simples, é trocar o cartão para um mais recente porque as redes já não o suportam, custo da marca cerca de 60 euros.

            Mas eles não enviam para qualquer entidade, enviam apenas para os servidores da marca.

    • Realista says:

      Podem colocar a pilha apenas quando o forem usar.
      Pessoalmente nunca deixo pilhas dentro de aparelhos que raramente uso. É uma questão de bom senso.

    • JL says:

      E não a podem verificar na inspeção porquê?

    • luis ferreira says:

      O triângulo andina pode ser colocado antes de uma curva apertada, avisando antecipadamente do perigo…este novo dispositivo…não! apenas válido para retas ou curvas abertas com boa visibilidade

  2. Max says:

    Em Portugal, quem quiser, embora não tenha valor legal, ou seja não substitua o triângulo (exceto para os carros matriculados em Espanha) pode-se por uma V-16 no tejadilho (ou na carga que tenha caído e ficou na via).
    Quem quiser comprar, há a dois preços:
    – mais cara: a versão homologada em Espanha, obrigatória para carros lá matriculados, a partir a 01/01/2026, com ligação por IoT à rede das autoridades de viação espanholas
    – mais barata: sem essa ligação (que cá não adianta nada).

  3. Sérgio V. says:

    Isto é uma lei estúpida. Digam me quantas pessoas morreram em 10 anos ao colocar o triângulo.
    A maioria nem triângulo mete.

  4. GM says:

    É necessário acompanhar uns quantos canais espanhóis, com notícias referentes ao tema do sinalizador. Até agora, salvo a opinião do director da DGT (Pere Navarro) todas as opiniões são contrárias à utilização do dispositivo.

  5. V says:

    É uma estupidez.
    Como complemento, muito bem; como substituto, péssimo.

  6. VAOpoK says:

    Tem tudo para correr bem! >.>

    O triângulo nunca fica sem pilhas!

    • JL says:

      Entendo que os seus veículos a combustão andem sempre com problemas e as vezes que fica sem combustível devem ser muitas, dai estar preocupado com as pilhas do pirilampo, entendo, isso como vai funcionar muitas vezes, provavelmente vai ter de trocar de pilhas de vez em quando.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.