Cuidado ao atualizar para o Windows 11! Hackers estão a comprometer ferramentas
Muitos olham agora para a atualização para o Windows 11. O fim do Windows 10 foi o fator decisivo, mas surgem problemas de segurança. Surgiu um site falso do Flyoobe, ferramenta para contornar o TPM do Windows 11. O programador alertou os utilizadores sobre o risco de malware de hackers.
Cuidado ao atualizar para o Windows 11
Com o fim do suporte ao Windows 10 no mês passado, muitos começaram a procurar formas de atualizar para o Windows 11. Nos PCs que não cumprem os requisitos de sistema recorrem a ferramentas de terceiros. Uma destas, o Flyoobe, ganha destaque e permite instalar o Windows 11 sem contornar os requisitos de sistema. No entanto, foi emitido um importante alerta de segurança relativamente a esta popular ferramenta.
O programador da ferramenta Flyoobe publicou um "ALERTA DE SEGURANÇA" na sua página oficial do GitHub. O aviso informa que uma cópia maliciosa da ferramenta está a ser distribuída através de um site falso. O desenvolvedor realçou que o site, que utiliza o domínio flyoobe.net, não tem qualquer ligação com o projeto. Acredita-se que este site falso está a tentar enganar os utilizadores, disfarçando-se como o site oficial.
Foi relatado que o software descarregado do site falso pode conter código malicioso ou um assembly modificado. Descarregar ferramentas como o Flyoobe, que exigem acesso ao nível do sistema, de fontes não fidedignas, acarreta riscos significativos. Este tipo de software falso pode infetar o seu computador com ransomware, Trojans, spyware ou keyloggers durante o processo de instalação do Windows.
Hackers comprometem ferramentas com malware
Além disso, este software pode conter scripts ocultos concebidos para roubar dados pessoais. Originalmente conhecido como Flyby11, o Flyoobe utiliza o slogan "Uma melhor forma de instalar o Windows". A ferramenta pretende tornar o Windows 11 mais acessível, especialmente em computadores mais antigos ou com configurações mais modestas.
Permite aos utilizadores atualizar diretamente do Windows 10 para o Windows 11, ignorando as verificações de compatibilidade, como a verificação do módulo TPM. A ferramenta também oferece uma instalação mais leve do sistema operativo, removendo componentes de inteligência artificial ou recursos desnecessários. Simplifica até a instalação de algumas aplicações usadas com frequência.
Mesmo que os instaladores modificados pareçam funcionar normalmente, podem introduzir falhas de segurança no sistema ou causar problemas de estabilidade difíceis de rastrear. O programador alerta veementemente os utilizadores para que descarreguem a ferramenta apenas da página oficial de lançamentos no GitHub.





















O problema é quando devs se juntam ao projecto só para deixar código malicioso, ou quando conseguem credenciais github e mudam código e o pessoal saca na confiança.
Nunca devemos instalar uma versão acabada de lançar +-3 dias.
Tanto campo para cultivar e temos uns badamecos escondidos atrás de PCs armados em bons sem fazer nada de útil… enfim.
Um hacker, como o Rui Pinto, que roubou 9 milhões de euros, usando phishing e sites falsos, pagou 260000 euros e teve 3 anos, de pena suspensa. Com os 100 milhões, a 500 milhões de euros, que ainda terá, em criptomoedas, não se importa com justiça. Até pode apanhar 10 anos, de prisão, quando sair pode ganhar 80000 milhões, além o que tem guardado.
Não é preciso inventar muito, basta executar isto na raíz do directório com a instalação do Windows 11: %~dp0sources\setupprep.exe /product server
E se não funcionar com a última ISO, façam download de uma versão anterior (https://massgrave.dev/windows_11_links) e depois fazem a actualização já dentro do Windows 11…
mas alguém faz isso dessa maneira? Quem é que hoje em dia não sabe que para atualizar para novo OS tem de ser via pen USB e instalação nova. Fazem o backup no W10 e metem numa pena ou num disco à parte. Sacam a iso do W11 do site oficial, burn na pen com rufus e depois de instalado e tal metem o backup e vão á procura da key se precisarem na greve do max…
Muito difícil? Que paciência…
Até as oficiais têm problemas!